Simulado PREFEITURA DE VIAMÃO -RS | Professor de Língua Portuguesa | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Viamão-RS | Professor de Língua Portuguesa | cód.8794
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Viamão-RS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Viamão-RS
- 👔 Cargo: Professor de Língua Portuguesa
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FUNDATEC
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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📖 Questões Prefeitura de Viamão-RS
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Questões do concurso Prefeitura de Viamão-RS
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Concursos abertos para Prefeitura de Viamão-RS
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- #130686
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Viamão-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Avalie as assertivas a seguir sobre figuras de linguagem, segundo Abaurre:
I. Assonância é a repetição de sons consonantais em sílabas acentuadas. II. Aliteração é a repetição de fonemas vocálicos com a intenção de criar um efeito sensorial. III. Sinédoque ocorre quando há a substituição de uma palavra pela outra que sofre, no contexto, uma redução ou ampliação do seu sentido básico.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #130688
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Viamão-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Considerando o fragmento abaixo, retirado do texto, avalie as seguintes propostas de reescritura:
o diferencial desses profissionais é aliar uma insatisfação com a realidade ao impulso de encontrar soluções para os problemas. (l. 20-21).
I. Aliar a insatisfação à realidade criada pelo impulso para encontrar soluções para os problemas constitui-se em um diferencial profissional. II. O diferencial desses profissionais é aliar o impulso de encontrar soluções para os problemas a uma insatisfação com a realidade. III. Profissionais diferenciados, ao se aliarem a uma insatisfação real, encontram soluções para todos os problemas gerados pelo impulso.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #130698
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Viamão-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
No que concerne à ocorrência de orações no texto, avalie as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nas linhas 02 e 03, observa-se a ocorrência de três orações reduzidas de particípio. ( ) Na linha 03, o pronome relativo que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva. ( ) A última frase do texto representa uma oração absoluta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) V – F – F.
- b) V – F – V.
- c) V – V – F.
- d) F – V – V.
- e) F – F – F.
- #130699
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
- Português
- Concurso
- Prefeitura de Viamão-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Considerando o contexto de ocorrência e a necessidade ou não do uso da crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 05, 36, 37, 42 e 50.
- a) às – a – a – À – à
- b) as – à – à – A – à
- c) às – a – à – À – a
- d) as – à – a – À – à
- e) às – à – a – A – a
- #130701
- Banca
- FUNDATEC
- Matéria
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- Concurso
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- Tipo
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(1,0) 20 -
Relativamente ao emprego do acento indicativo de crase, avalie as assertivas que seguem à luz do que preconiza Abaurre:
I. Crase é o resultado de um processo fonológico por meio do qual dois fonemas vocálicos idênticos realizam-se, na fala, como um fonema, apenas. II. Na escrita, a crase é um fenômeno marcado pelo uso do acento grave; quando a crase é desencadeada pela ocorrência da preposição a seguida do artigo definido feminino a(as), ou dos pronomes demonstrativos a, aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo ou ainda dos pronomes relativos a qual, as quais. III. A crase é um processo fonológico mais geral que nem sempre é indicado por um sinal gráfico na escrita.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.