Simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Valinhos-SP | Professor I | cód.6941
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Valinhos-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Valinhos-SP
- 👔 Cargo: Professor I
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📖 Questões Prefeitura de Valinhos-SP
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Questões do concurso Prefeitura de Valinhos-SP
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- #99464
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
Aguiar (2006) afirma que, além do cumprimento das funções sociais e pedagógicas que lhes são próprias, espera-se que a educação e a escola sejam indutoras de novas formas de sociabilidade humana. Nessa perspectiva, de acordo com a autora, espera-se que a educação e a escola influenciem
- a) a comunidade, promovendo o desenvolvimento e a democracia a partir de um trabalho com objetivos pedagógicos e valores de cidadania.
- b) as famílias a participarem dos eventos da escola, ajudando nas festas organizadas pelo colegiado de pais da escola.
- c) os alunos no sentido de que compreendam o valor da educação para o seu futuro e se dediquem com afinco aos estudos.
- d) a comunidade escolar a ajudar na segurança externa da escola, para garantira regularidade da frequência dos alunos às aulas.
- e) os diferentes segmentos da escola, educadores, funcionários, pais e alunos, no sentido de promover um convívio saudável entre eles.
- #99465
- Banca
- VUNESP
- Matéria
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- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
A Diretora de uma escola pública de ensino fundamental organizou uma reunião para apresentar os resultados da aprendizagem do ano anterior e discutir ações de melhoria para o ano letivo corrente, convocando para tal evento os representantes da comunidade escolar, de todos os segmentos: pais, funcionários, professores, especialistas da educação e alunos.
É correto afirmar, à luz da legislação vigente, que esse procedimento demonstra que a direção da escola
- a) delega o que é de sua competência a outros segmentos da unidade escolar, o que fere princípios legais vigentes.
- b) toma uma decisão equivocada ignorando que o planejamento da escola é de responsabilidade da coordenação pedagógica.
- c) atua de forma alinhada com as diretrizes educacionais legais e com o princípio constitucional de gestão democrática.
- d) adota um procedimento característico de uma liderança populista, para agradar a todos e reinar absoluta.
- e) busca parcerias com a comunidade local para delegar suas atribuições e se descompromissar com o trabalho.
- #99466
- Banca
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- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, 2000 (vol. 1), as novas relações entre conhecimento e trabalho exigem capacidade de iniciativa e inovação e, mais do que nunca, “aprender a aprender”. Isso coloca, de acordo com o documento oficial, uma nova demanda para a escola, porque destina à educação básica a função de garantir condições para que o aluno construa instrumentos que o capacitem para um processo de
- a) evolução social constante.
- b) educação permanente.
- c) utilização de novas tecnologias.
- d) utilização de novas tecnologias.
- e) utilização de novas tecnologias.
- #99467
- Banca
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- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Analise as afirmações extraídas do texto de Borba e Goulart, presentes na obra do MEC (2007): Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, para responder à questão.
I. A arte não está a serviço da educação. Ostetto e Leite (2004)
II. Para ser educativa, a arte precisa ser arte e não arte educativa. (Kramer, 1998)
Considerando as idéias expressas, é correto afirmar que as autoras defendem que
- a) o conteúdo artístico não deve ser trabalhado na escola, porque nem todos os professores desenvolveram essa habilidade, transformando a arte em pretexto para o ensino de outros conteúdos.
- b) o desenvolvimento das áreas artísticas deve ocorrer em unidades de ensino próprias e específicas para cada campo da Arte, em função da sua riqueza cultural e conhecimentos específicos.
- c) o cumprimento do currículo no ensino fundamental é essencial e, para que isso seja possível, o trabalho com a arte é compensado pelo desenvolvimento de projetos de literatura, contemplando, dessa forma, a interdisciplinaridade.
- d) o trabalho com a dimensão artístico-cultural na formação dos alunos por meio da arte é indispensável na escola, se constituindo como experiência estética e humana e como área de conhecimento que tem conteúdos próprios.
- e) a educação infantil é a etapa apropriada para oferecer experiências no campo das artes, para que o tempo das demais etapas da educação básica seja utilizado pelas outras disciplinas.
- #99468
- Banca
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(1,0) 20 -
Os professores das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental de uma escola pública elaboraram o planejamento anual, fundamentados na leitura do documento do Ministério da Educação (2007), Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de criança de seis anos de idade. Dessa forma, consideraram que na área das Linguagens deve-se enfatizar também a socialização e a memória das práticas esportivas e de outras práticas corporais, entendendo que
- a) a educação física é a principal forma de disciplinar as crianças nos anos iniciais, porque faz com que elas se movimentem, se expressem, eliminando as causas de indisciplina.
- b) as atividades físicas na escola propiciam melhor interação e integração entre os professores e os alunos e entre os próprios alunos, facilitando o trabalho pedagógico na sala de aula.
- c) as aulas de educação física despertam o interesse e uma maior participação dos alunos, principalmente se forem ministradas na quadra e com atividades de livre escolha das crianças.
- d) o currículo oficial dos anos iniciais do ensino fundamental inclui a disciplina de educação física como opcional, portanto, é interessante realizar um trabalho contemplando essa prática.
- e) o pleno desenvolvimento humano envolve todas as áreas do conhecimento inclusive a ludicidade, a espontaneidade, a autonomia, as culturas e a organização das crianças.