Simulado Prefeitura de Valinhos -SP | Professor I | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Valinhos-SP | Professor I | cód.6940
Pronto para o desafio? Comece com este simulado Prefeitura de Valinhos-SP! 🔍
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Valinhos-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Valinhos-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Valinhos-SP
- 👔 Cargo: Professor I
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Valinhos-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Valinhos-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Valinhos-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Valinhos-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Valinhos-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Valinhos-SP.
Ver apostilas para Prefeitura de Valinhos-SP
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Valinhos-SP
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Valinhos-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Valinhos-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #99429
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com o último parágrafo, é correto concluir que “Bilac iria arrasar como youtuber”, pois
- a) já era famoso, ao completar trinta anos, por ser um grande poeta de estilo parnasiano.
- b) foi um dos primeiros cronistas do jornal carioca “Gazeta de Notícias”.
- c) comentava a respeito de futebol porque era torcedor do Botafogo.
- d) estava ciente de que, quando explícitos, juízos e idéias, às vezes infundados, não se dissipam.
- e) se sentia muito honrado por ter sido eleito pelos brasileiros e pela imprensa “O Príncipe dos Poetas”.
- #99430
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Lendo o segundo e o quarto parágrafos do texto, é correto afirmar que o autor, respectivamente:
- a) cita características físicas do poeta; e opõe-se ao senso comum que considera Bilac um escritor alienado.
- b) descreve o comportamento vaidoso do poeta; e menciona a rivalidade existente entre Bilac e Machado de Assis.
- c) ironiza o nome pomposo do poeta; e refere-se às críticas de Bilac à modernização do Rio de Janeiro.
- d) evidencia o apreço de diferentes gerações pela obra do poeta; e informa que Bilac foi partidário dos revoltosos de Canudos.
- e) retrata idealizadamente o poeta; e assegura que Bilac se revelou melhor cronista que autor de poesias.
- #99431
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considere os trechos do texto.
• Youtubers, influencers e humoristas, com milhões de adeptos nas redes sociais... (1º parágrafo)
• Com o tempo e o estigma (atribuído pelos modernistas) de poeta jocoso, tornou-se sinônimo de formalismo e alienação. (3º parágrafo)
As expressões que apresentam sentido oposto às expressões destacadas nos trechos selecionados do texto são, respectivamente:
- a) seguidores; a marca; comprometimento.
- b) detratores; a fama; alheamento.
- c) fãs; a pecha; desinteresse.
- d) dissidentes; o elogio; vulnerabilidade.
- e) opositores; o mérito; engajamento.
- #99432
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No terceiro parágrafo, os parênteses foram empregados pelo autor do texto para inserir______________ ; e, no último parágrafo, os pontos de exclamação foram empregados por Bilac para expressar______________
Para que o comentário a respeito da pontuação do texto esteja correto, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
- a) um dado histórico ... seu narcisismo
- b) uma nova informação ... seu descontentamento com a situação descrita
- c) um comentário elogioso ... sua revolta contra a sociedade da época
- d) uma opinião pessoal... seu temor pelo futuro
- e) uma observação sarcástica ... sua frustração com os admiradores
- #99433
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O sinal indicativo de crase está empregado corretamente na alternativa:
- a) O autor se propõe à lembrar aos leitores alguns fatos da biografia de Olavo Bilac.
- b) No período que vai de 1897 à 1908, Bilac escreveu para a “Gazeta de Notícias”
- c) Os fãs se dirigiam à Colombo, tradicional confeitaria do Rio de Janeiro, para ver o poeta.
- d) No texto, compara-se Olavo Bilac à youtubers, influences e humoristas.
- e) Os modernistas atribuíram à Bilac a fama de poeta jocoso.
- #99434
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
De acordo com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão da língua, está correta a alternativa:
- a) O formalismo e a alienação era, para alguns críticos, marcas negativas da produção poética de Bilac.
- b) Infelizmente se mantêm um descaso por Bilac, pois não se preveem comemorações para o centenário de sua morte.
- c) Antecipadas pelo poeta, ainda no período da Belle Époque, estão a televisão e as atuais redes sociais.
- d) Visto como um monumento nacional, seus poemas e sua fama contagiava homens e mulheres de diversas faixas etárias.
- e) A Revolta de Canudos, entre outras polêmicas, eram discutidos por Bilac nas crônicas publicadas no jornal.
- #99435
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assinale a alternativa correta quanto à regência padrão.
- a) Em 1880, Bilac entrou na faculdade de Medicina e, depois, na de Direito, das quais ele não concluiu.
- b) Em 1883, conheceu a jovem Amélia, irmã do poeta Alberto de Oliveira, com quem se apaixonou.
- c) A vida boêmia, para a qual Bilac era adepto, foi motivo para a família Oliveira não autorizar o casamento.
- d) Bilac viajou pelo país para fazer campanhas cívicas às quais se destacam a alfabetização e o serviço militar obrigatório.
- e) A ideia de ouvir e entender estrelas, à qual o autor do texto se remete, está no famoso poema “Via Láctea”.
- #99436
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
No primeiro parágrafo, em “...uma multidinha se formava em frente à confeitaria Colombo só para ver o Príncipe dos Poetas que, no auge dos 30 anos, era uma espécie de monumento da nação...”, as vírgulas foram empregadas para separar a expressão adverbial.
Assinale a alternativa em que as vírgulas foram empregadas com o mesmo objetivo.
- a) Ele, um professor dedicado a seus alunos, foi merecidamente homenageado.
- b) Os ventos, que eram muito intensos, impediram os barcos de aportar na costa.
- c) As luminárias, com detalhes em bronze, foram as escolhidas pelo decorador.
- d) Os garotos da classe, com muita destreza, montaram o painel de fotos e recados.
- e) Helena, exemplo de mãe atenta, costuma auxiliar os filhos nas tarefas escolares.
- #99437
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com o texto, a respeito das famílias de classe média e das famílias de menor renda, é correto afirmar, respectivamente, que
- a) influenciam determinantemente na trajetória acadêmica dos filhos; estão a par da estrutura organizacional da escola.
- b) proporcionam aos filhos experiências que estão além dos limites da escola; veem a escola como responsável pela vida escolar dos filhos.
- c) enfatizam a convivência familiar; participam assiduamente da comunidade escolar.
- d) avaliam que o sucesso nos estudos é consequência da alta renda familiar; consideram irrelevante a autoridade dos pais em relação aos filhos.
- e) preferem que seus filhos estudem na rede privada; veem com descaso os esforços dos professores.
- #99438
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considere a frase do segundo parágrafo.
Em suas pesquisas, Lareau constatou que, embora a educação seja valorizada por todos...
A mesma relação entre ideias estabelecida pela expressão destacada ocorre em:
- a) Enquanto na classe média era incentivado o debate em casa...
- b) A relação entre os pais e o colégio também diferia bastante.
- c) ... intervindo quando necessário junto à instituição.
- d) Segundo Lareau, ainda que razoável, essa atitude não é vantajosa...
- e) À medida que assumem que a responsabilidade pela educação é compartilhada...
- #99439
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Redes sociais e aplicativos são meios bem-sucedidos de interação, e há escolas que adotaram esses meios, o que têm revelado boas perspectivas. A responsabilidade pela educação, quando assumida por todos, garante a pais e escolas muitos benefícios.
De acordo com o emprego e a colocação dos pronomes estabelecidos pela norma-padrão, os trechos destacados no texto podem ser substituídos por:
- a) adotaram-os ... têm revelado-as ... lhes garante
- b) adotaram-os ... lhes têm revelado ... garante-nos
- c) lhes adotaram ... as têm revelado ... garante-nos
- d) os adotaram ... as têm revelado ... garante-lhes
- e) os adotaram ... têm revelado-as ... garante-lhes
- #99440
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Assinale a alternativa cujas expressões destacadas nos trechos do texto indiquem, respectivamente, restrição e comparação.
- a) mesmo ao comparar somente alunos da rede pública (1º parágrafo); Já as famílias com menor renda (5º parágrafo).
- b) a educação seja valorizada por todos (2º parágrafo); variam de acordo com a renda familiar (2º parágrafo).
- c) Enquanto na classe média {3º parágrafo); além da inclusão de atividades extracurriculares (3º parágrafo).
- d) essa atitude não é vantajosa (5º parágrafo); sentem-se ignorados pelas famílias (6º parágrafo).
- e) tendem a conhecer pouco o funcionamento da escola (6º parágrafo); facilitar a comunicação entre pais e professores (7º parágrafo).
- #99441
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
No quarto parágrafo, a autora empregou o verbo intervir: - ... intervindo quando necessário junto à instituição.
Assinale a alternativa em que esse verbo está corretamente empregado.
- a) Os pais erroneamente interviram na escolha profissional dos filhos.
- b) Se os professores intervissem, a decisão dos alunos não seria espontânea.
- c) Hoje, as redes sociais intervêm em todas as esferas da sociedade.
- d) O médico interviu cirurgicamente para conter a hemorragia.
- e) A Defesa Civil interveria, caso a intensidade das chuvas aumentasse.
- #99442
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Para que o trecho do oitavo parágrafo - Ao convidar os pais para conversar, a escola transmite informações importantes... - expresse ideia de causa, ele deve ser reescrito da seguinte forma:
- a) Tão logo convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...
- b) Mesmo que convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...
- c) Assim que convide os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...
- d) Se convidar os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...
- e) Já que convidará os pais para conversar, a escola poderá transmitir informações importantes...
- #99443
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Valinhos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Leia a tira.

(Fernando Gonsales. Folha de S.Paulo, 0 8.04.2013)
Observando a cena, é correto concluir que, em relação ao conquistador barato, que se comporta____________ , os outros galos e a galinha se sentem, respectivamente, ____________ e _____________
- a) indecorosamente ... resignados ... insegura
- b) reticentemente ... irritados ... indecisa
- c) romanticamente ... vaidosos ... apaixonada
- d) ardilosamente ... traídos ... desconfiada
- e) ousadamente ... indignados ... lisonjeada