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Simulado Prefeitura de Tremembé - SP | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Tremembé - SP

SIMULADO PREFEITURA DE TREMEMBÉ - SP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Tremembé - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Tremembé - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Tremembé - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Tremembé - SP contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Tremembé - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Tremembé - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Tremembé - SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Tremembé - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Tremembé - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Tremembé - SP é aqui!


#203347
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(1,0) 1 - 

Ao realizar um ato de comunicação verbal, o indivíduo escolhe e seleciona as palavras, para depois organizá-las e combiná-las, conforme a sua vontade. E todo esse trabalho de seleção e combinação não é aleatório, não é realizado por acaso, mas está intimamente ligado à intenção do emissor. Assim sendo, a linguagem passa a ter funções. A respeito das funções de linguagem e suas definições assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Função fática: A mais comum das funções da linguagem; voltada para a informação, para o próprio contexto. A intenção é transmitir ao receptor dados da realidade de uma forma direta e objetiva, com palavras empregadas em seu sentido denotativo.
  • b) Função referencial: É a mensagem centrada no destinatário. Ocorre quando a intenção do emissor é influenciar o destinatário, quando a mensagem está centrada no destinatário em forma de ordem, apelo ou súplica, temos a função apelativa ou conativa da linguagem.
  • c) Função emotiva: É o texto em primeira pessoa. Quando a intenção do emissor é posicionar-se em relação ao tema que está abordando, é expressar seus sentimentos e emoções, sempre resulta um texto subjetivo, escrito em primeira pessoa.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203356
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(1,0) 2 - 

Qual é a conjugação do verbo ‘’haver’’ na 1º pessoa do singular no pretérito mais perfeito? Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Haveria.
  • b) Houvera.
  • c) Havia.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203358
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(1,0) 3 - 

A língua portuguesa dispõe de diferentes processos de combinação de morfemas para formar novas palavras. Os principais processos de formação de palavras são a derivação e a composição, sendo assim assinale a alternativa CORRETA a respeito destes processos e duas especificidades.

  • a) Palavras primitivas são aquelas que derivam de outras palavras. Exemplos: diário (de dia), casarão (de casa), floreira (de flor).
  • b) Palavras derivadas são aquelas que não derivam de outras palavras. Exemplos: dia, casa, flor
  • c) Parassíntese é quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203359
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(1,0) 4 - 

O emprego de palavras estrangeiras tem sido cada vez mais comum em nosso dia a dia. Os empréstimos linguísticos estão presentes nas modalidades oral e escrita, o que é uma característica natural do processo de globalização, fenômeno que amplia as relações entre as diferentes culturas no mundo contemporâneo. Assinale a alternativa que apresente SOMENTE exemplos de estrangeirismo.

  • a) Croissant, designer, jeans e link.
  • b) Café, biscoito, cappuccino e show.
  • c) Xampu, football, designer e okay.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203360
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(1,0) 5 - 

A escola precisa construir espaços de diálogo e de participação no dia-a-dia de suas atividades curriculares e não curriculares, de forma a permitir que estudantes, docentes e a comunidade se tornem atores e atrizes efetivos de fato, da construção da cidadania participativa. Na escola, os distúrbios disciplinares, a violência e o autoritarismo nas relações interpessoais são alguns dos maiores problemas sociais da atualidade e vêm comprometendo a busca por uma educação de qualidade, e de forma democrática, para que os conflitos cotidianos sejam enfrentados nas escolas, busca-se a construção de valores de ética e de cidadania por parte dos membros da comunidade escolar. A escola é um ambiente propício para o exercício e aprendizado da ética. Através dela, professores, alunos e funcionários podem obter resultados positivos no processo educacional, melhorando o ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se todos agirem de forma ética na escola todos ganhará, pois os resultados serão positivos: Mediante o exposto acima assinale a alternativa CORRETA:

  • a) Os pais ou responsáveis não tem o direito ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
  • b) Das implicações estatutárias para a escola e do direito á educação, é o Art. 53 diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício de sua cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se - lhes: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; direito de ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
  • c) No processo educacional respeitar-se-ão somente os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, sendo de suma importância que a instituição escolar tome conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, somente para a sua prática educacional.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203361
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(1,0) 6 - 

Na Relação da Escola com o Conselho Tutelar o Art.56 define que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicação ao Conselho Tutelar os casos de:

I- Maus tratos envolvendo sues alunos;

II- Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

III- Elevados níveis de repetência;

IV- A desvalorização e desrespeito aos profissionais da educação escolar.

Quanto ao exposto acima assinale a alternativa que indica uma afirmativa INCORRETA:

  • a) I e II.
  • b) vI, II e III.
  • c) Apenas a IV.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203362
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(1,0) 7 - 

Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei nº. 9.394/96. Onde o artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. De acordo com essa Lei é CORRETO:

  • a) A escola tem uma responsabilidade importante nesse sentido e é todo o ambiente escolar que deve estar organizado de modo a favorecer o desenvolvimento dos educandos enquanto cidadãos.
  • b) A escola deve ser o ambiente em que somente professores promovam a educação, criando condições e buscando recursos para que os envolvidos no sistema de ensino possam desempenhar sua missão.
  • c) A lei trata especificamente do objetivo fundamental, que é a formação básica do cidadão, que só pode ser dada pela família a ser promovida mediante a responsabilidade familiar.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203364
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(1,0) 8 - 

O cidadão, porém é mais do que apenas os habitantes. É aquele que está interessado no que acontece em sua comunidade. Para alunos e professores, a cidade é a escola. Do ponto de vista do educador, a cidadania passa por boas relações com os colegas, com a direção, com os funcionários – pelo direito de ensinar, ou seja, formar cidadãos. Do ponto de vista do aluno, ela reside no direito de ir à escola e só começa a fazer sentido quando ele aprende. Julgue as afirmativas: I- Ao assegurar a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, essa formação, está incluída aspectos relativos ao conhecimento das matérias escolares, mas também aspectos práticos para que o educando possa também participar ativamente de sua transformação. II- O que caracteriza o cidadão é a sua participação na vida social, nas decisões que dizem respeito ao desenvolvimento da comunidade e do país. É preciso que todo cidadão tenha seus direitos respeitados e seja cumpridor de seus deveres. III- Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e publica. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa publica e o próprio meio ambiente. IV- A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética. Assinale a alternativa CORRETA:

  • a) I, III e IV apenas.
  • b) I, II e IV apenas.
  • c) I, II e III apenas.
  • d) Nenhuma das alternativas.
#203365
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(1,0) 9 - 

Na formação do educador nada é visto sobre a história da criança e do adolescente. A falta de uma visão histórica/ da realidade de crianças e adolescentes, entre outros fatores, dificulta a compreensão dos educadores com relação à cidadania de crianças e adolescentes. O Brasil deu um passo importante na conquista da cidadania infanto-adolescente, ao promulgar em 13 de julho de1990 a Lei conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. O Estatuto representou um novo paradigma com relação ao tratamento dispensado à infância e adolescência. Assinale a alternativa que indica qual é essa Lei:

  • a) Lei 9394/1996.
  • b) Emenda Constitucional 14 de 12/09/1996.
  • c) Lei 8.069/90.
  • d) Nenhuma das alternativas
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(1,0) 10 - 

O assunto relações humanas está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética. Muito se tem falado sobre as deficiências nas Relações Humanas no ambiente de trabalho. O desenvolvimento de competências comportamentais passou a ser trabalhado, na prática, em treinamentos dinâmicos que abordam as relações humanas e aplicam técnicas de sensibilização, em que o colaborador faz uma reflexão sobre seus relacionamentos pessoais e profissionais, e uma análise em relação às escolhas feitas todos os dias e que nortearão suas vidas, tanto na organização como fora dela. O assunto “relações humanas” está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética, no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada pessoa. A seguir estão relacionados alguns aspectos dos treinamentos comportamentais e as regras de boa convivência funcional e que devem ser trabalhadas com superiores, subordinados e colegas: Assinale a CORRETA:

  • a) Ser claro na comunicação, falar somente o necessário, saber ouvir é uma arte! Cuidar para não ferir o outro com reações agressivas – controlar emoções é fundamental.
  • b) Procurar causar antipatias isso leva a conhecer a si mesmo e procurar ser individualista são básicos para o trabalho harmonioso e rentável.
  • c) Cortar a palavra de quem fala para manifestar a sua opinião falar o que pensa e expor os colegas nessas situações.
  • d) Nenhuma das alternativas.