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Simulado PREFEITURA DE TRAIRI – CE | Professor de Educação Básica I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE TRAIRI – CE | Professor de Educação Básica I

SIMULADO PREFEITURA DE TRAIRI – CE | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE TRAIRI – CE para o cargo de Professor de Educação Básica I.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CETREDE para o concurso PREFEITURA DE TRAIRI – CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica I, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE TRAIRI – CE | Professor de Educação Básica I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE TRAIRI – CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#131767
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
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(1,0) 1 - 

Numa atividade a professora propôs:

Simulado PREFEITURA DE TRAIRI – CE | Professor de Educação Básica  I A

Escreva uma história contando o que aconteceu nesses quadrinhos. E uma criança respondeu:

Segundo critérios de análise, a criança


  • a) deixou o espaço da atividade em branco.
  • b) produziu texto não verbal.
  • c) escreveu palavras soltas sem coerência com a proposta.
  • d) produziu texto sem atender a proposta.
  • e) produziu texto atendendo a proposta.
#131768
Banca
CETREDE
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Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
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(1,0) 2 - 

Sobre os princípios do ensino previsto na Constituição da República de 1988 é correto afirmar, EXCETO.

  • a) Igualdade de condições para acesso à escola.
  • b) Igualdade de condições para permanência na escola.
  • c) Gratuidade do ensino para os que comprovem necessidade.
  • d) Garantia de planos de carreira para os profissionais da educação escolar.
  • e) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
#131769
Banca
CETREDE
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Trairi-CE
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(1,0) 3 - 

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, politicas existentes no Pais e, de outro, considerar a necessidade de construir referências transversais comuns ao processo educativo em todo o solo brasileiro. Dentro do PCN, os temas transversais a serem trabalhados no ensino fundamental, são

  • a) meio ambiente, filosofia, antropologia, trabalho e consumo e orientação sexual.
  • b) ética, filosofia, meio ambiente, saúde, orientação sexual.
  • c) meio ambientem saúde, orientação sexual, trabalho e consumo ética e pluralidade cultural.
  • d) meio ambiente, trabalho e consumo, ética e orientação sexual, sustentabilidade.
  • e) saúde, sustentabilidade, filosofia e antropologia.
#131770
Banca
CETREDE
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Pedagogia
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Prefeitura de Trairi-CE
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(1,0) 4 - 

Leia o texto a seguir.

“Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida.”

(PAULO FREIRE, 1995)

A organização do processo de ensino e aprendizagem refere-se, basicamente, aos aspectos do trabalho do professor e dos alunos na sala de aula. Supõe a elaboração do Projeto Político Pedagógico, dos planos de ensino e sua estrutura didático pedagógica, orientada por uma concepção de ensino como direção da atividade cognoscitiva dos alunos sob orientação do professor. A organização do trabalho na sala de aula não visa apenas o cumprimento dos programas, mas ao envolvimento dos alunos, sua participação ativa, o desenvolvimento de habilidades e capacidades intelectuais, o trabalho independente.

(LIBÂNEO, 2001).

No processo de ensino e aprendizagem alguns princípios são considerados fundamentais. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A organização do ambiente escolar não favorece a aprendizagem dos educandos.

( ) Os educandos são diferentes uns dos outros, não só em termos de seus interesses, mas também do seu ritmo de desenvolvimento e dos conhecimentos adquiridos.

( ) A ação do educador precisa estar pautada por firmeza, segurança e uma relação autoritária com os educandos.

( ) O educador precisa verificar sempre se sua proposta de trabalho está sendo claramente entendida pelos educandos, pois isso ajuda a organização e a realização das atividades.

( ) As regras construídas com a participação dos educandos devem ser explícitas, evitando interpretações ambíguas, favorecendo a construção da autonomia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) F – V – F – V – V.
  • b) V – V – F – V – V.
  • c) V – F – V – V – F.
  • d) F – V – V – V – F.
  • e) F – V – F – V – F.
#131771
Banca
CETREDE
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(1,0) 5 - 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu art.53, a criança e ao adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, ao preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes
I. igualdade de condições para o acesso à escola e permanência nela. II. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. III. direito de organização e participação em partidos políticos. IV. direito de ser respeitado por seus educadores.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • a) I – II.
  • b) II – III.
  • c) I – II – IV.
  • d) III – IV.
  • e) I – IV.
#131772
Banca
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(1,0) 6 - 

Mas, afinal, por que a pessoa com deficiência tem direito a frequentar a escola comum? Por que ela tem direito a apreender? Por que defender a inclusão escolar das pessoas com deficiências? Porque

  • a) elas estão vivas.
  • b) elas merecem.
  • c) pode acontecer com qualquer um.
  • d) a Igreja manda.
  • e) nascemos iguais e com os mesmos direitos.
#131773
Banca
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(1,0) 7 - 

Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Os dados revelam ainda que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Quais são os fundamentos legais dos que defendem a inclusão escolar das pessoas com deficiências? O direito à educação, o direito de frequentar a escola comum (junto com os ditos “normais”), o direito a aprender nos “limites” das próprias possibilidades e capacidades são decorrentes do direito primordial à convivência, até porque é na convivência com seres humanos – “normais” ou diferentes – que o ser humano mais aprende.

  • a) LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • b) Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
  • c) Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • d) Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar.
  • e) Política Nacional de Educação Especial.
#131774
Banca
CETREDE
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(1,0) 8 - 

Boaventura Souza Santos assim se expressa: A diferença nos inferioriza; temos o direito a ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza. Até que ponto as diferenças são vistas como fator positivo no cotidiano da sala de aula? Afinal de contas, a provocação pode ser traduzida por uma questão muito forte: todas as pessoas são realmente bem-vindas à escola?
A afirmação e as provocações reportam-se à(às)(aos)

  • a) inclusão.
  • b) difusão de valores.
  • c) valores sociais.
  • d) políticas curriculares.
  • e) ordem democrática.
#131775
Banca
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(1,0) 9 - 

A formação para o trabalho passou a ser exigência da sociedade, particularmente com o desenvolvimento econômico vivido nos últimos anos. A escola necessita, deste modo, se adaptar a esta nova realidade, reorganizando seu currículo e modificando sua prática pedagógica. Em relação a essa afirmação, podemos dizer que

  • a) está correta, pois a atual forma de trabalho da escola está ultrapassada, socialmente falando, devendo ser rapidamente eliminada, a fim de possibilitar a plena realização humana.
  • b) está incorreta, pois a educação já tem o seu papel social definido na formação do cidadão, não cabendo a ela a adaptação às inovações, e sim o contrário.
  • c) está correta, pois a escola deve participar do esforço social em prol do desenvolvimento.
  • d) está incorreta, pois a escola forma o cidadão, e o mercado é que deve formar o trabalhador.
  • e) não está correta nem incorreta, pois a mudança social depende exclusivamente da vontade individual de conquistar melhorias para sua vida.
#131776
Banca
CETREDE
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(1,0) 10 - 

O contato com materiais escritos diversificados influencia diretamente o desejo de interagir com a língua escrita, ao mesmo tempo em que desperta na criança e no jovem o interesse pela leitura. Assim, uma escola que objetiva ser de qualidade precisa.
I. Fazer da sala de aula um espaço rico de motivações para a leitura e escrita. II. Desenvolver atividades que agucem a curiosidade do aluno para a leitura e compreensão do material lido. III. Fortalecer o processo de leitura e escrita dos alunos como caminho para um melhor desempenho escolar. IV. Utilizar, na sala de aula, materiais que fomentem a leitura, de uso exclusivo dos professores de língua portuguesa. V. Fazer do falar e escutar, ler e escrever ações permanentes do aluno, no cotidiano da sala de aula de todo professor.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • a) I – II – III – V.
  • b) I – II – III – IV – V.
  • c) I – II – IV.
  • d) II – IV – V.
  • e) III – IV – V.
#131777
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(1,0) 11 - 

“Um conteúdo de saber que tenha sido definido como saber a ensinar, sofre, a partir de então, um conjunto de transformações adaptativas que irão torná-lo apto a ocupar um lugar entre os objetos de ensino. O ‘trabalho’ que faz de um objeto de saber ensinar, um objeto de ensino, é chamado de transposição didática.” (Chevallard, 1991, p.39)
No cotidiano da sala de aula, a transposição didática depende de(da)
I. um ambiente educativo vivo, que permita dúvidas, diálogo, trocas sem a presença do medo. II. contextualização dos conteúdos, instrumento que facilitará a compreensão da criança acerca do que se quer ensinar. III. linguagem que o professor utiliza como mediadora entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar. IV. memorização, a ferramenta mais utilizada quando o conhecimento científico é incompreensível para as crianças. V. nível de compreensão da criança porque sempre haverá aquela que apresentará dificuldade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • a) III – IV – V.
  • b) II – III – IV.
  • c) I – III – V.
  • d) II – III – V.
  • e) I – II – III.
#131778
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(1,0) 12 - 

As sequências didáticas são estratégias de organização do ensino, tendo em vista os objetivos para a aprendizagem dos alunos. Tal organização envolve os diversos procedimentos didáticos, bem como a avaliação. Acerca dessas estratégias, analise as proposições a seguir.
I. As sequências didáticas podem ser consideradas instrumentos de organização da prática docente, orientando os professores na execução de suas tarefas. II. As sequências didáticas propiciam uma intervenção qualificada na prática pedagógica, no sentido de dar consistência ao ensino. III. As sequências didáticas são, de fato, um conjunto integrado de atividades ligadas entre si, organizadas por etapas, considerando a complexidade do ensino.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • a) II.
  • b) I – II.
  • c) I – III.
  • d) II – III.
  • e) I – II – III.
#131779
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(1,0) 13 - 

Sobre a prática do planejamento, analise as afirmativas e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
Planejar assume várias dimensões e necessita
( ) ser uma ação reflexiva, viva e contínua. ( ) ser uma atividade constante de avaliação e revisão sobre o desempenho docente. ( ) ser um ato decisório de estratégias, opções metodológicas e teóricas sem considerar o contexto educacional. ( ) prever ações que garantam a coerência, a continuidade e o sentido do trabalho pedagógico. ( ) assegurar a inflexibilidade do processo por meio da rejeição do replanejamento considerando resultados alcançados.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • a) V – V – V – F – F.
  • b) F – V – F – F – V.
  • c) F – F – V – V – F.
  • d) V – V – F – V – F.
  • e) V – F – V – F – V.
#131780
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(1,0) 14 - 

De acordo com Freire (2002) na relação professor e aluno o

  • a) professor deve manter distância do aluno, pois ser autoritário “é preciso”.
  • b) diálogo é um dos pilares desta relação, favorecendo a troca de saberes.
  • c) professor deve permitir que o aluno faça o que quiser para tornar-se “um amigãozão”.
  • d) professor deve puní-lo retirando as atividades de que mais gosta sempre que o aluno errar.
  • e) castigo deve ser aplicado para que o aluno compreenda a autoridade do professor.
#131781
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(1,0) 15 - 

Analise a frase a seguir.

“Acreditamos que, através de uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, o professor poderá melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o desempenho de seus alunos. Espera-se que ele atue, nesse nível de ensino, como um mediador que favoreça a ação da criança na construção do seu conhecimento.”

A reflexão a que se refere a afirmação pode ser realizada/concebida pela(s)

  • a) exigências da coordenadora do Fundamental.
  • b) pressão que a diretora da escola faz no desempenho dos professores.
  • c) reclamações dos pais quando os filhos dizem que não gostam da professora.
  • d) premiações oferecidas quando acontecem avaliações dos professores.
  • e) leituras, capacitações, cursos e nível de interesse do professor em crescer.