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Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Psicopedagogo | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Psicopedagogo

SIMULADO PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | PSICOPEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP para o cargo de Psicopedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicopedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP | Psicopedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SERTÃOZINHO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#134711
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
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(1,0) 1 - 

O desenvolvimento cognitivo demanda capacidade de organização do pensamento na execução de atividades. Espontaneamente nem todos os estudantes adquirem essa habilidade, partindo para ação impulsivamente. Feuerstein propõe por meio da Experiência de Aprendizagem Mediada desencadear necessidades de usar funções cognitivas visando gerar novos esquemas. Para mediar o aluno na construção e organização do pensamento, é pertinente considerar o seguinte:

  • a) construir com os alunos etapas de uma atividade.
  • b) esquemas de ação são efeito apenas do indivíduo.
  • c) impossibilidade de controlar a impulsividade.
  • d) evitar o erro.
  • e) as necessidades são inatas.
#134712
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
Tipo
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(1,0) 2 - 

O jogo de regra é uma atividade que favorece a consciência meta cognitiva; permite a construção do espírito olímpico e espírito lúdico. Tem sido utilizado em equipe para desenvolver capacidade de organização, argumentação e pensamento estratégico. Entre as funcionalidades do jogo em equipe, é possível destacar que o

  • a) jogo como modalidade desafiadora demanda organização espaço-temporal.
  • b) jogo de equipe é funcional somente no contexto da Educação Física.
  • c) espírito lúdico demanda o brincar descompromissado.
  • d) trabalho em equipe contribui para desenvolver escutatória; organização e espírito olímpico.
  • e) compromisso no espírito olímpico é individual.
#134713
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
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(1,0) 3 - 

O jogo, nas suas diferentes modalidades, tais como exercício; simbólico; regra e construção, é uma ferramenta útil para promover o desenvolvimento e o uso das funções cognitivas. A relação do aprendente com aprendizagem é facilmente identificável nessa atividade. É possível caracterizar a funcionalidade do jogo no contexto escolar enquanto

  • a) oportunidade para tomar consciência do modo de relacionar e pensar estrategicamente.
  • b) o jogo é fundamentalmente recreativo.
  • c) não há espaço para o jogo no contexto acadêmico.
  • d) os alunos preferem o jogo.
  • e) o jogo mostra essencialmente aspectos emocionais.
#134714
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Sertãozinho-SP
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(1,0) 4 - 

Estudantes costumam relacionar seus resultados acadêmicos com incapacidade cognitiva. Não identificam o não saber como um possível caminho para aprendizagem. Essas crenças interferem negativamente na autoestima do estudante. Compete ao educador não apenas transmitir conteúdos, mas, também, contribuir para a constituição de um sujeito da aprendizagem fortalecido. Uma ação que pode contribuir para o fortalecimento da autoestima do estudante é

    • a) oferecer atividades fáceis.
    • b) enfatizar nas atividades não acadêmicas.
    • c) utilizar somente avaliações qualitativas.
    • d) incluir a meta cognição para compreensão de processos.
    • e) associar o não saber com falta de atenção e memória.
    #134715
    Banca
    VUNESP
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    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
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    (1,0) 5 - 

    Ao longo do processo de aprendizagem, os erros são construtivos, pois oportunizam aprendizagens. Nesse contexto, a conduta do professor nos momentos de correção deve ter como objetivo

    • a) mostrar as respostas corretas.
    • b) pedir que o aluno copie a correção.
    • c) chamar o aluno que acertou para mostrar a resposta correta.
    • d) reavaliar posteriormente.
    • e) intervir na mediação entre pares.
    #134716
    Banca
    VUNESP
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    Concurso
    Prefeitura de Sertãozinho-SP
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    (1,0) 6 - 

    Para garantir a sustentabilidade do trabalho, fazem-se necessários a construção vincular e o contrato composto de alguns combinados: dia e horário do atendimento; férias; condições para reposição; honorários, se houver; sessões de orientação familiar, visitas à escola e o contato com demais profissionais. A respeito da sustentabilidade do tratamento, é correto afirmar que

    • a) a adesão ao tratamento depende apenas do profissional.
    • b) o engajamento do paciente e seu responsável depende do interesse de ambos.
    • c) a relação de confiança e adesão deve ser uma construção.
    • d) um contrato formalizado concretamente garante a adesão.
    • e) a autorização simbólica é suficiente para adesão ao trabalho.
    #134717
    Banca
    VUNESP
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    (1,0) 7 - 

    O informe psicopedagógico ou relatório de avaliação tem por objetivo compartilhar a pesquisa do psicopedagogo para indicar a etiologia das dificuldades e o funcionamento das quatro estruturas propondo encaminhamentos. A respeito da funcionalidade desse documento, é correto afirmar:

    • a) indica apenas o potencial de aprendizagem.
    • b) fecha diagnóstico.
    • c) indica possíveis causas para a defasagem acadêmica.
    • d) segue um roteiro padronizado.
    • e) sintetiza causas das dificuldades, potencialidades, indica intervenções úteis.
    #134718
    Banca
    VUNESP
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    (1,0) 8 - 

    A avaliação psicopedagógica clínica objetiva a identificação das possíveis causas para dificuldades de aprendizagem. Apesar da busca por uma resposta única e objetiva que caracterize a causa, é importante considerar diferentes versões que identificam e caracterizam as desarmonias no processo de aprendizagem. Tendo em vista o tema, assinale a alternativa correta.

    • a) Avaliações objetivas do funcionamento cognitivo determina a causa da queixa.
    • b) Testes específicos padronizados são fundamentais para o processo.
    • c) Fundamental escutar diferentes descrições a respeito das dificuldades de aprendizagem.
    • d) Os resultados acadêmicos determinam a causa das dificuldades de aprendizagem.
    • e) A queixa familiar é soberana para explicar a causa.
    #134719
    Banca
    VUNESP
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    (1,0) 9 - 

    Avaliação Psicopedagógica Clínica na abordagem dinâmica é processual e ocorre em etapas com objetivos diferentes e complementares. O profissional usará ferramentas apropriadas para pesquisar dissonâncias e o potencial de aprendizagem. Nessa modalidade de avaliação, é correto afirmar:

    • a) apenas testes padronizados garantem e validam a avaliação.
    • b) o conjunto de recursos interventivos é padronizado.
    • c) apenas a queixa pedagógica organiza o processo avaliativo clínico.
    • d) analisam-se apenas aspectos emocionais.
    • e) requer escuta criteriosa e capacidade de relacionar aspectos funcionais e relacionais.
    #134720
    Banca
    VUNESP
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    (1,0) 10 - 

    As modalidades avaliativas nas instâncias Psicopedagógica e Pedagógica demandam avaliação continuada pautada nas produções individuais e grupais para identificar transformações inéditas, isto é mudança em cada nível de desenvolvimento. Ao avaliar essas transformações, é importante

    • a) focar nos resultados acadêmicos.
    • b) usar avaliações padronizadas que facilita a análise dos resultados.
    • c) considerar indicadores de êxito em avaliação continuada nas diferentes etapas de desenvolvimento.
    • d) se inspirar principalmente nos resultados do grupo.
    • e) fundamentar os parâmetros avaliativos em dados quantitativos.
    #134721
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    Nem sempre é simples identificar claramente a etiologia das dificuldades de aprendizagem devido à complexidade do aprender e do desenvolvimento. Em algumas situações, é necessário conduzir um diagnóstico diferencial com o objeto de encaminhamento mais adequado e funcional visando melhor atender o sujeito da aprendizagem inserido em diferentes contextos. A respeito do diagnóstico diferencial, é correto afirmar que

    • a) é útil para indicar objetivamente a gravidade das dificuldades.
    • b) é multidisciplinar permitindo melhor definição do perfil de aprendizagem e de suas dissonâncias.
    • c) independe das variáveis e complexidade.
    • d) depende apenas da Avaliação Psicopedagógica.
    • e) o profissional da área da Saúde é soberano no Diagnóstico Diferencial.
    #134722
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    O corpo diferentemente do organismo é o instrumento; ele é o órgão da aprendizagem que favorece uma coordenação funcional. O organismo é a infraestrutura que permite automatizar os sistemas sensoriais. Considerando a estrutura corpo, entre as quatro estruturas para aprender, propostas por Pain, é correto afirmar que

    • a) algumas crianças lidam inadequadamente com os objetos por falhas na integração orgânica.
    • b) o corpo é atravessado pela cognição e ressonância afetiva.
    • c) os automatismos acontecem ao nível corporal.
    • d) na aprendizagem a cognição é fator determinante.
    • e) a funcionalidade depende dos aspectos neurológicos.
    #134723
    Banca
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    (1,0) 13 - 

    O diagnóstico psicopedagógico numa abordagem dinâmica, também nomeado de “Avaliação Psicopedagógica Interventiva”, caracteriza-se pela flexibilidade na escolha de práticas; foco no processo; ritmo. O profissional está atento às questões relacionais do aprendente e ao seu potencial para aprender. A respeito dos recursos utilizados em um diagnóstico dinâmico e flexível, é correto afirmar qu

    • a) os recursos são todos padronizados para uma avaliação científica.
    • b) o profissional pesquisa unicamente as dificuldades de aprendizagem específicas.
    • c) se usa somente jogos na avaliação.
    • d) os recursos atendem a necessidade do profissional para identificar aspectos relacionais e funcionais em contexto.
    • e) há um padrão em relação ao tempo usado para avaliar.
    #134724
    Banca
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    Prefeitura de Sertãozinho-SP
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    (1,0) 14 - 

    O modelo de Avaliação Psicopedagógica depende da concepção da praxis relacionada com a formação do psicopedagogo. A respeito de um modelo de diagnóstico, que tem por objeto identificar: queixa; contexto familiar; proposta pedagógica; funcionamento cognitivo; relação com o aprender e o potencial de aprendizagem, é correto afirmar que

    • a) depende da escolha do profissional a partir de sua história pessoal e profissional.
    • b) estabelece relação entre a modalidade de aprendizagem e a história vital do aluno/paciente.
    • c) considera apenas testes padronizados.
    • d) utiliza apenas recursos científicos.
    • e) pesquisa apenas o potencial de aprendizagem.
    #134725
    Banca
    VUNESP
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    Pedagogia
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    (1,0) 15 - 

    A dificuldade de aprendizagem pode ser classificada como dificuldades reativas ou ordem sintomática. Diferentes fatores têm contribuído para surgimento das dificuldades reativas. Entre as dificuldades de ordem reativa, é correto destacar:

    • a) dificuldade para memorizar conteúdos devido a sua complexidade.
    • b) os alunos não se interessam pelos conteúdos.
    • c) os alunos não se organizam para estudar, são indisciplinados.
    • d) transtorno de aprendizagem como a dislexia.
    • e) desconsiderar conteúdos acadêmicos que demandam meta-cognição e conceituação.