Processando...

Simulado PREFEITURA DE SERRANA -SP | Monitor de Creche | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SERRANA -SP | Monitor de Creche

SIMULADO PREFEITURA DE SERRANA -SP | MONITOR DE CRECHE

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SERRANA -SP para o cargo de Monitor de Creche.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE SERRANA -SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Monitor de Creche, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SERRANA -SP | Monitor de Creche contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SERRANA -SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#132189
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Paula, monitora de creche, tem observado que uma criança de sua turma vem faltando sistematicamente, sem justificativas da família. Ciente de que a educação infantil é um direito da criança e de que o excesso de faltas pode prejudicar o avanço de seu desenvolvimento, Paula informou a diretora da unidade sobre a situação. Diante dessa informação, a primeira atitude correta a ser tomada pela diretora deverá ser a de

  • a) conversar com os pais ou responsáveis.
  • b) notificar a Associação de Pais e Mestres.
  • c) informar a Secretaria Municipal de Educação.
  • d) registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia.
  • e) comunicar a Secretaria Municipal de Assistência Social.
#132190
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Hoje em dia, há uma preocupação real com os primeiros anos de vida das crianças por sua susceptibilidade a diferentes fatores que podem interferir no desenvolvimento, tanto em nível biológico como social. Observa-se que a preocupação com as crianças em risco social ou socialmente vulneráveis tem crescido e, sob esse aspecto, a creche tem se mostrado importante dispositivo para

  • a) alfabetizar as crianças.
  • b) oferecer educação informal.
  • c) substituir a função da família.
  • d) praticar diversas modalidades de esportes.
  • e) prevenir riscos e promover a qualidade de vida.
#132191
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Rosana, monitora de creche em Serrana, sabe que é seu dever cuidar das crianças, proporcionando-lhes um convívio harmonioso, convívio esse que depende de ordem e organização, isto é, de disciplina. Sabendo que disciplina implica em obediência a regras e normas estabelecidas, assinale, dentre as atividades a seguir, aquela que, pelas suas características intrínsecas, se apresenta como a mais adequada para contribuir com a construção da disciplina com crianças de três anos:

  • a) desenho livre.
  • b) jogo de boliche.
  • c) pintura espontânea.
  • d) brincar no parquinho.
  • e) brincar com massa de modelar.
#132192
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Conforme o parágrafo único do artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/90, “É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como

  • a) decidir as sanções a serem aplicadas ao filho, quando for o caso”.
  • b) visitar a sala de aula do filho no horário de sua conveniência”.
  • c) estar presente em todas as reuniões pedagógicas”.
  • d) participar da definição das propostas educacionais”.
  • e) escolher o professor que dará aulas para seu filho”.
#132193
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O edital do Concurso Público nº 01/2018 (Município de Serrana) expõe uma lista de conhecimentos específicos necessários ao exercício do cargo de Monitor de Creche, sendo um deles a fiscalização da manutenção dos aspectos físicos do prédio. Isto se justifica, pois, para que a aprendizagem aconteça, é necessário que o ambiente seja propício. Como é verdade sabida, o patrimônio compõe a identidade da escola, devendo estar sempre em ordem e salvaguardado, porque, caso contrário, poderá colocar em risco a __________________ das pessoas e o projeto pedagógico da instituição.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

  • a) autoimagem
  • b) autoestima
  • c) segurança
  • d) esperança
  • e) felicidade
#132194
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Ao ler o edital do Concurso Público nº 01/2018 (Município de Serrana) para Monitor de Creche, Orlando constatou que esse profissional necessita “executar atividades previstas no planejamento escolar”. Conversando com um especialista no assunto, este lhe explicou, corretamente, que é importante que o educador execute as atividades planejadas porque estas foram pensadas visando à obtenção de avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Nessa ótica, o monitor de creche, ao seguir o que consta no planejamento da escola, estará cumprindo uma atividade

  • a) dispensável.
  • b) excêntrica.
  • c) aleatória.
  • d) contínua
  • e) mecânica.
#132195
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O monitor de creche Flávio trabalha com uma turma de crianças de um ano de idade. Ele tem conhecimento de que a crianças, durante o primeiro ano de vida, processam informações, constroem conhecimentos e se expressam por meio das ações que realizam. Sendo assim, ele propõe, acertadamente, atividades em que elas possam se expressar e aprender por meio dos movimentos.

Assinale a alternativa que apresenta a atividade que Flávio pode propor às crianças de sua turma, por ser adequada à faixa etária delas.

  • a) Jogar peteca: colocar as crianças em círculo – ou uma de frente para o outra, no caso de apenas dois jogadores; elas devem jogar a peteca de um lado para outro, batendo no fundo dela. Quem deixar a peteca cair é eliminado do jogo.
  • b) Agrupar algumas crianças e amarrar uma fralda na parte de trás da roupa de cada uma delas, como se fosse o rabo de um animal; a um sinal combinado, todas devem correr e tentar tirar a cauda dos amiguinhos.
  • c) Colocar a criança no colo, segurar os bracinhos dela estendidos e fazer movimentos para frente e para trás cantando: “serra, serra, serrador, serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma, duas, três!”
  • d) Brincar de “morto-vivo”: um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo: é ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. Ao dizer “morto”, todos se deitam no chão, “vivo”, todos ficam de pé.
  • e) Brincar de “passa-anel”: as crianças ficam em fila e uma delas passa pela fila tocando as mãos dos amiguinhos, deixando cair uma pedrinha nas mãos de um deles; terminada a fila, escolhe-se alguém para adivinhar com quem está a pedrinha.
#132196
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

É verdade sabida que o sono é um fator indispensável para o desenvolvimento das crianças e sua necessidade varia de criança para criança, como também em relação à idade delas. Sendo um elemento da rotina das instituições de educação infantil, é correto afirmar que a organização do momento da “soneca” na creche deve

  • a) acontecer no horário do almoço dos funcionários, dispensando a presença de adulto no local.
  • b) dispor os colchonetes próximos uns dos outros, facilitando assim o contato direto entre as crianças.
  • c) ocorrer em ambiente preparado de tal forma que se apresente completamente escuro e totalmente silencioso.
  • d) ser realizado com as portas e janelas totalmente fechadas, sem circulação de ar, para facilitar que as crianças durmam.
  • e) conservar as características próprias do ambiente e horário, mantendo pouca luminosidade e baixo nível de ruído.
#132197
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na rotina da creche, cabe ao monitor a fiscalização da entrada e saída das crianças. Trata-se de uma ocupação de extrema importância por estar diretamente associada.

  • a) à qualidade escolar.
  • b) à comodidade dos pais.
  • c) ao conforto dos perueiros.
  • d) à segurança das crianças.
  • e) ao bem-estar dos funcionários
#132198
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O acesso às creches vem sendo difundido não apenas como um direito da mãe trabalhadora, mas também como um direito da criança. Antigamente, a creche tinha como objetivo simplesmente “guardar” a criança. Hoje admite-se que os objetivos da creche consistem em “cuidar e educar”, contudo, o cuidado na creche é diferente do cuidado familiar porque é um cuidado

  • a) assistencialista.
  • b) profissional.
  • c) filantrópico.
  • d) esporádico.
  • e) informal.
#132199
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O espaço da creche deve ser limpo, seguro e confortável, envolvendo, para isso, uma boa ventilação e higiene, tanto do ambiente quanto dos objetos, utensílios e brinquedos. Sendo assim, o monitor de creche precisa ter noções

  • a) básicas de assepsia, desinfecção e esterilização.
  • b) essenciais sobre o tratamento de doenças infectocontagiosas.
  • c) claras dos principais materiais de limpeza necessários à creche.
  • d) consistentes das normas técnicas sobre a guarda dos materiais de limpeza.
  • e) específicas dos equipamentos de segurança que não podem faltar na creche.
#132200
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

O monitor de creche, por lidar diretamente com crianças pequenas, necessita ter competência para trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, cabe a ele propiciar atividades que incentivem o desenvolvimento infantil, sendo uma delas:

  • a) propor brincadeiras no espaço interno e ao ar livre.
  • b) organizar o refeitório após a alimentação das crianças.
  • c) fazer registros avaliativos dos progressos das crianças.
  • d) montar um álbum registrando as atividades das crianças.
  • e) fazer as trocas de roupas das crianças sempre que se sujarem.
#132201
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Serrana-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Conforme o parágrafo 3º do art. 11 da Lei nº 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “(…) Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para

    • a) a terapêutica cabível em cada caso”.
    • b) o acompanhamento que se fizer necessário”.
    • c) o encaminhamento legal a ser oferecido às crianças”.
    • d) o tratamento das principais doenças psicossomáticas”.
    • e) as ações necessárias à promoção do desenvolvimento infantil”.
    #132202
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Serrana-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Embora haja diferentes linhas teóricas sobre a nutrição infantil, é consenso que o aleitamento ao seio é, de todas, a forma mais saudável. Trata-se de uma atividade tão importante que o art. 9º da Lei nº 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dispõe que: “O poder público, as instituições e os empregadores propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno,

    • a) até que a criança atinja dezoito meses de idade".
    • b) inclusive aos filhos adotivos de mães contratadas pelo regime da CLT”.
    • c) inclusive aos filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade”.
    • d) até os seis meses de vida, quando a criança iniciará a alimentação por papinhas”.
    • e) concedendo à mulher, durante a jornada de trabalho, quatro descansos de quarenta minutos, para amamentar o filho”.
    #132203
    Banca
    VUNESP
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Serrana-SP
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    É correto afirmar que o art. 58 da Lei nº 8.069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dispõe que: “no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de

    • a) inspiração”.
    • b) sabedoria”.
    • c) instrução”.
    • d) pesquisa”.
    • e) cultura”.