Processando...

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Português | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Professor – Português

📚 Simulado Prefeitura de São Paulo-SP | Professor Português | cód.8962

Está focado no concurso Prefeitura de São Paulo-SP? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de São Paulo-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de São Paulo-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de São Paulo-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de São Paulo-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de São Paulo-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de São Paulo-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de São Paulo-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de São Paulo-SP.

Ver apostilas para Prefeitura de São Paulo-SP


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de São Paulo-SP

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de São Paulo-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de São Paulo-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#132432
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Um artigo de Marcuschi se intitula “Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’”.

Sobre língua falada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As aulas de língua falada não pretendem ensinar a falar, mas sim de mostrar a imensa riqueza e variedade de usos da língua.

( ) A língua falada não é um estudo autônomo, ela deve ser vista integradamente e na relação com a escrita.

( ) Os estudos de língua falada permitem facilmente estudos de aspectos como a variação e a mudança.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e F.
  • b) V, V e V.
  • c) V, F e V.
  • d) F, V e V.
  • e) V, F e F.
#132433
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Diante da questão: “Que tipos de textos devemos estudar no espaço escolar?”, assinale a opção que indica a resposta mais adequada.

  • a) Textos literários, já que são expressivamente os mais ricos.
  • b) Textos da chamada “boa imprensa” por apresentarem estruturação correta.
  • c) Textos clássicos da língua, por unirem qualidades estéticas e correção.
  • d) Textos de gêneros textuais e modalidades linguísticas variados.
  • e) Textos de modalidades linguísticas “nobres”, por suas qualidades expressivas.
#132434
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

No trecho destacado de Nícia de Andrade destacado aparecem várias perguntas. Assinale a opção que apresenta uma resposta inadequada.

  • a) A gramática deve ser entendida como um sistema único ou como um diassistema? / A opção correta é a última, adequando-se a diversas situações de comunicação.
  • b) Valoriza-se a língua escrita, a língua oral, ou ambas? / Valoriza-se a língua oral, apesar de abandonada pela tradição, já que ela é a origem das modificações na língua escrita.
  • c) Qual a função do texto? / O texto deve ser analisado tendo em vista especialmente suas potencialidades expressivas.
  • d) Ensina-se redação ou trabalha-se produção textual? / Trabalha-se a produção textual, evitando-se a priorização formal sobre a criatividade.
  • e) Cobra-se ou incentiva-se a leitura? / Deve prioritariamente mostrar as qualidades expressivas dos textos e, assim fazendo, incentivar-se a leitura.
#132435
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Segundo esse segmento do texto de Nícia de Andrade, diante da frase “Me empresta algum dinheiro, amigo!”, a posição didática do professor de Língua Portuguesa deve ser a de

  • a) condenar universalmente a construção por inadequada à norma culta.
  • b) mostrar a inadequação à norma culta, mas destacar sua adequação a outras situações de comunicação.
  • c) indicar a adequação da construção já que é estrutura predominante na linguagem coloquial.
  • d) criticar a construção, independentemente da situação comunicativa, em virtude de a frase ser iniciada por pronome oblíquo átono.
  • e) destacar a importância da participação linguística do povo na construção da língua portuguesa.
#132436
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de São Paulo-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Em cursos pré-vestibulares, cria-se a disciplina Técnica de Redação, cujo objetivo é preparar os alunos para as dissertações dos exames vestibulares, dissertações essas que devem apresentar coesão e coerência, além de parágrafos definidos com o propósito de se estabelecer introdução, desenvolvimento e conclusão”.

Nícia de Andrade Verdini Clare, Ensino de língua portuguesa: uma visão histórica.

Nesse segmento do texto de Nícia de Andrade, destaca-se

  • a) a prioridade da organização formal sobre a criatividade.
  • b) o magnífico progresso do ensino de Redação, que passa a ter bases linguísticas.
  • c) a organização didática adquirida a partir do advento da Linguística Textual.
  • d) uma visão deformada do ensino de língua, com destaque da norma culta.
  • e) uma preocupação marcante com a positiva esquematização do texto.