Simulado PREFEITURA DE SÃO PAULO -SP | Engenharia Civil | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de São Paulo-SP | Engenheiro Civil | cód.8957
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🧪 Este Simulado Prefeitura de São Paulo-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de São Paulo-SP
- 👔 Cargo: Engenheiro Civil
- 📚 Matéria: Engenharia Civil
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #132349
- Banca
- VUNESP
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- Engenharia Civil
- Concurso
- Prefeitura de São Paulo-SP
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(1,0) 1 -
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) é constituído por um conjunto de programas computacionais que integra dados, equipamentos e pessoas que permitem e facilitam a análise e a representação de fenômenos geográficos. Entre os modelos mais comuns de SIG, aquele que modela digitalmente as entidades utilizando essencialmente três formas espaciais: o ponto, a linha e o polígono é o modelo SGI
- a) isotônico.
- b) raster.
- c) digital.
- d) vetorial.
- e) isogonal.
- #132350
- Banca
- VUNESP
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- Prefeitura de São Paulo-SP
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(1,0) 2 -
A análise da capacidade de suporte do subleito e dos materiais constitutivos do pavimento viário é feita pelo ensaio ISC – Índice de Suporte Califórnia (C.B.R.) em corpos de prova indeformados ou moldados em laboratórios. Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. de, no mínimo:
- a) 60%
- b) 80%
- c) 20%
- d) 40%
- e) 2%
- #132351
- Banca
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(1,0) 3 -
Nos serviços de pavimentação viária com execução de concreto betuminoso usinado a quente, os controles de quantidade de asfalto na mistura, de graduação da mistura de agregados, entre outros, devem ser feitos, no mínimo, uma vez ao dia, ou deve-se inspecionar a superfície executada da pista a cada:
- a) 400 m²
- b) 500 m²
- c) 700 m²
- d) 200 m²
- e) 900 m²
- #132352
- Banca
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(1,0) 4 -
Nos casos de estabilidade de muros de gravidade e de muros de flexão, o fator de segurança mínimo na verificação da segurança contra tombamentos é:
- a) 3,0.
- b) 2,0.
- c) 1,4.
- d) 1,5.
- e) 2,5.
- #132353
- Banca
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(1,0) 5 -
Considere a viga simplesmente apoiada de uma ponte com vão de 20 m, submetida à carga uniformemente distribuída de 40 kN/m e a uma carga móvel representada na figura.

O momento fletor máximo no ponto C, em kNm, é:
- a) 3 200.
- b) 2 720.
- c) 2 960.
- d) 2 400.
- e) 2 680.
- #132354
- Banca
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(1,0) 6 -
O canal aberto de concreto, cujo corte é representado pela figura, com profundidade de 1,0 m, escoa água a uma velocidade de 2 m/s até certo ponto, onde, devido a uma queda, a velocidade se eleva a 6 m/s, reduzindo a profundidade a 0,5 m

Se forem desprezadas as perdas por atrito, e considerando a aceleração da gravidade 10 m/s², a diferença de nível entre os pontos A e B é:
- a) 2,0 m.
- b) 1,8 m.
- c) 1,5 m.
- d) 2,5 m.
- e) 1,1 m.
- #132355
- Banca
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(1,0) 7 -
Uma linha adutora com 2 000 m de comprimento foi projetada para interligar um manancial de recursos hídricos na cota 726 m a um reservatório localizado na cota 686 m. A perda de carga acidental na linha é de 6 m, e a perda de carga unitária na tubulação é de 0,004 m/m. A altura manométrica utilizada no projeto da linha adutora é de
- a) 14 m.
- b) 46 m.
- c) 40 m.
- d) 26 m.
- e) 32 m.
- #132356
- Banca
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(1,0) 8 -
Uma área loteada de 73 hectares, com pequena declividade, será drenada por um canal que receberá todas as águas superficiais em uma região onde a precipitação anual é de 1 728 mm. Se o coeficiente de escoamento superficial for 0,30, a vazão estimada na galeria, em litros por segundo, será
- a) 10.
- b) 12.
- c) 16.
- d) 8.
- e) 6.
- #132357
- Banca
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- Tipo
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(1,0) 9 -
Na execução das estruturas usuais de concreto armado, a tolerância dimensional de uma viga com comprimento de 4 m é de
- a) ± 5 mm.
- b) ± 25 mm.
- c) ± 20 mm.
- d) ± 15 mm.
- e) ± 10 mm.
- #132358
- Banca
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(1,0) 10 -
Uma obra foi planejada conforme o cronograma PERT-CPM da figura, no qual as atividades são representadas por letras, seguidas pelo seu tempo de execução, em dias.

O tempo de conclusão dessa obra, em dias, é:
- a) 10.
- b) 51.
- c) 16.
- d) 12.
- e) 14.
- #132392
- Banca
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(1,0) 11 -
O valor máximo da contratação para que uma obra pública de engenharia seja licitada na modalidade convite é de
- a) R$ 80.000,00.
- b) R$ 330.000,00.
- c) R$ 150.000,00.
- d) R$ 1.430.000,00.
- e) R$ 176.000,00.
- #132393
- Banca
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(1,0) 12 -
Ao se projetar um edifício público com capacidade para 500 pessoas, devem ser previstas vagas de estacionamento para veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção. Devidamente sinalizadas e com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes, essas vagas devem ser em número mínimo de
- a) 20.
- b) 5.
- c) 10.
- d) 50.
- e) 2.
- #132394
- Banca
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(1,0) 13 -
Para garantir as condições de acessibilidade nas edificações, quando for impraticável executar uma rota acessível entre o estacionamento e os acessos da edificação, devem ser previstas, em outro local, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima do acesso, de
- a) 50 m.
- b) 30 m.
- c) 10 m.
- d) 20 m.
- e) 40 m.
- #132395
- Banca
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(1,0) 14 -
Depende de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental – RIMA, a ser submetido à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de
- a) estradas de rodagem com uma faixa de rolamento.
- b) qualquer atividade que utilize carvão vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.
- c) projetos urbanísticos, com área de até 100 hectares.
- d) barragem para fins hidrelétricos, com potência de até 10 MW.
- e) linhas de transmissão de energia elétrica, abaixo de 230 KV.
- #132396
- Banca
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(1,0) 15 -
São objetivos da Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana do Município de São Paulo:
- a) manutenção e proteção das zonas exclusivamente industriais e comerciais.
- b) compatibilização do uso e ocupação do solo com a oferta de sistemas de transporte coletivo e de infraestrutura para os serviços públicos.
- c) compatibilização do uso e ocupação do solo com a oferta de sistemas de transporte coletivo e de infraestrutura para os serviços públicos.
- d) concentração das oportunidades de trabalho, emprego e renda e beneficiar os bairros comerciais.
- e) promoção da convivência competitiva entre a urbanização e a conservação de áreas industriais, incentivando a construção de grandes obras públicas e privadas e melhorar as condições de vida dos moradores.