Simulado Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL
Para realizar o simulado Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São Miguel dos Campos - AL é aqui!
- #160348
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(1,0) 1 -
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/DCL9r... TDFr2xrFI/s1600/pe.jpg>.
Acesso em: 10 out. 2017.
Com base na crítica da tirinha e na relação entre prática pedagógica e rendimento escolar, qual a função social da escola?
- a) Instruir os conteúdos obrigatórios visando à formação cidadã.
- b) Mediar a relação entre o saber escolar e os interesses dos alunos.
- c) Cumprir com as normais sociais, religiosas e culturais da região.
- d) Ensinar de forma intensa para reverter os índices do fracasso escolar.
- e) Promover processos avaliativos amigáveis, inclusivos e transversais.
- #160349
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(1,0) 2 -
Gestão (do latim: gestione) significa o ato de gerir, gerência, administração. Gestão é administração, é tomada de decisões, é organização, direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar seu papel. Constitui-se de preceitos e práticas decorrentes que afirmam ou negam os princípios que as geram.
FERREIRA, N. S. C. Gestão e Organização Escolar. Curitiba: IESDE Brasil S. A., 2009. p. 13.
Os princípios da gestão da educação estão relacionados à garantia da qualidade para o
- a) controle financeiro.
- b) exercício da cidadania.
- c) ordenamento escolar.
- d) aumento da autonomia.
- e) planejamento do ensino.
- #160350
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(1,0) 3 -
A tabela apresenta as médias nacionais para o Ideb, que devem ser atingidas em atendimento ao que preceitua a Lei nº 13.005/2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE).

Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/... em: 20 out. 2017.
Para atingir os índices da tabela em 2021, o PNE procura fomentar a melhoria da
- a) alfabetização das crianças.
- b) educação de jovens e adultos.
- c) qualidade da educação básica.
- d) escolaridade formação dos profissionais da educação da população.
- e) formação dos profissionais da educação.
- #160351
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(1,0) 4 -
O Plano Nacional de Educação em movimento
O Ministério da Educação se mobilizou de forma articulada com os demais entes federados e instâncias representativas do setor educacional, direcionando o seu trabalho em torno do plano em um movimento inédito: referenciou seu Planejamento Estratégico Institucional e seu Plano Tático Operacional a cada meta do PNE, envolveu todas as secretarias e autarquias na definição das ações, dos responsáveis e dos recursos.
Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: 5 nov. 2017.
O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional em um período de
- a) 6 anos.
- b) 8 anos.
- c) 10 anos.
- d) 12 anos.
- e) 20 anos.
- #160352
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(1,0) 5 -
Um dos grandes problemas que emerge na problemática da formação dos profissionais da educação é a relação teoria e prática. Nesse contexto, a visão positivista
- a) estabelece entre teoria e prática uma relação autoritária de mando e obediência: a teoria manda porque possui ideias, e a prática obedece porque é ignorante.
- b) entende que a teoria reduz as questões da prática e estabelece uma unidade entre teoria e a prática.
- c) vincula a teoria e a prática estabelecendo uma certa unidade entre uma e a outra.
- d) considera que a teoria e a prática são dois componentes indissolúveis.
- e) afirma que a teoria nasce de uma prática e há entre elas certa unidade.
- #160353
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(1,0) 6 -
Escolas, inclusão social e a criança com deficiência
[...] Eu estava cuidando da loja de minha mãe, quando uma cliente apareceu acompanhada de um rapaz de 17 anos muito agitado, falante pra caramba, mas que não articulava muito bem as palavras. A mulher me contou que esse menino era hiperativo e tinha um atraso mental de 11 anos. Ou seja, ele tinha a mentalidade de uma criança de 6 anos. Ela contou como estava difícil arranjar uma escola para o neto. Que já o tinha colocado na APAE, mas o despreparo era muito grande: ele estudava numa sala com outras tantas crianças de variadas idades e deficiências, com níveis de dificuldade de aprendizagem e necessidades específicas muito diferentes das que ele tinha. Por conta disso e sem ver o desenvolvimento acontecer, a família o tirou da escola especial e o matriculou na escola regular. Depois de muita discussão e briga, colocaram-no na 8ª série. Mas como manter na oitava série um rapaz que tem a mentalidade de uma criança de 6 anos e ainda não aprendeu nem a ler ou escrever? [...] Disponível em: <https://mundodesalienado.wordpress.com/2013/08/23/escolas-inclusao-social-e-acrianca-com-deficiencia/>. Acesso em: 5 nov. 2017.
A ênfase na inclusão social com a matrícula de crianças deficientes em escolas regulares de ensino ocorre com o intuito de promover a
- a) adaptação dos deficientes às necessidades sociais e educacionais.
- b) inserção social total e incondicional sem disfarçar as limitações.
- c) política compensatória com acesso aos privilégios ao qual têm direito.
- d) aprendizagem correspondente à idade escolar regular da criança.
- e) possibilidade de inserção por despertar acuidade emocional.
- #160354
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(1,0) 7 -
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...] Art. 32 [...] § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 04 nov. 2017.
A oferta de ensino fundamental na modalidade a distância em situações emergenciais, regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.057/2017, refere-se, dentre outras situações, a pessoas que
- a) sejam impedidas, por qualquer motivo, de acompanhar o ensino presencial.
- b) vivam em situação de risco ou em localidades insalubres.
- c) se encontram no exterior do país, por qualquer motivo.
- d) estejam fora da faixa etária apropriada para o ensino.
- e) trabalhem em período integral, matutino ou noturno.
- #160355
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(1,0) 8 -
A Lei nº 13.006/2014, que alterou o Art. 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica 2 (duas) horas mensais de
- a) técnica de atuação profissional.
- b) conversação em línguas estrangeiras.
- c) encenação teatral de peças regionais.
- d) educação física e artística desportivas.
- e) exibição de filmes de produção nacional.
- #160356
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(1,0) 9 -
Tire suas principais dúvidas sobre educação infantil
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é um direito humano e social de todas as crianças, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível socioeconômico ou classe social. Também não está atrelada à situação trabalhista dos pais, nem ao nível de instrução, religião, opinião política ou orientação sexual. Ela é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2015/09/tire-suas-principais-duvidas-sobreeducacao-infantil>. Acesso em: 04 nov. 2017 (Adaptado)
A Lei nº 12.796/2013, que alterou a Lei nº 9.394/1996, determinou que a educação infantil gratuita fosse garantida para as crianças de até
- a) 3 anos.
- b) 4 anos.
- c) 5 anos.
- d) 6 anos.
- e) 7 anos.
- #160357
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(1,0) 10 -
A Lei nº 13.278/2016, que alterou o Art. 26 da Lei n° 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou como componente curricular obrigatório o ensino de
- a) português, espanhol e língua inglesa.
- b) artes visuais, dança, música e teatro.
- c) direitos humanos, literatura e poesia.
- d) esportes olímpicos e artes marciais.
- e) sociologia, história local e do Brasil.
- #160358
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(1,0) 11 -

Disponível em: <

>. Acesso em: 10 out. 2017.
O cartum apresenta uma crítica frequente direcionada aos professores que
- a) apreciam as inovações tecnológicas.
- b) reclamam do desrespeito dos alunos.
- c) desaprovam a evolução da tecnologia.
- d) rejeitam o uso das tecnologias nas aulas.
- e) desdenham dos processos de qualificação.
- #160359
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(1,0) 12 -
O Conselho Escolar tem papel decisivo na educação e na escola. Ele reúne diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola, que deve ser visto, debatido e analisado dentro do contexto nacional e internacional em que vivemos.
Disponível em: <http://www.virtual.ufc.br/solar/aula_link/llpt/A_a_H/estrutura_politica_gestao_ organizacional/aula_01/imagens/01/funcao_social_escola.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2017 (Adaptado).
No que se refere à função social da escola, o Conselho Escolar promove um lugar privilegiado para estimular a
- a) prática conservadora.
- b) ética e a moral cidadã.
- c) crítica sobre a realidade.
- d) democracia participativa.
- e) ideologia política vigente.
- #160360
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(1,0) 13 -
Disponível em:<http://www.portaldaeducacao.re... (p.3)>.Acesso em: 10 out. 2017.
A utilização de diários eletrônicos entre os profissionais de educação, frente às mudanças no mundo do trabalho, é decorrente da
- a) imposição da gestão.
- b) precarização docente.
- c) alienação do professor.
- d) remição de secretários.
- e) automação de serviços.
- #160361
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(1,0) 14 -
A figura apresenta uma foto de uma aula em que o professor e todos os alunos utilizam um tablet.

Disponível em: <

>. Acesso em: 10 out. 2017.
Os profissionais de educação em relação às tecnologias da informação e comunicação devem guiar-se pela
- a) restrição.
- b) submissão.
- c) integração.
- d) automação.
- e) substituição.
- #160362
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(1,0) 15 -
A Lei nº 4320/1964 estatui as disposições gerais acerca do controle da execução orçamentária. Esse tipo de controle compreende a legalidade dos atos de que resultem:
I. a arrecadação das receitas; II. a realização das despesas; III. a fixação das despesas; IV. a previsão das receitas.
Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas
- a) I e II.
- b) II e IV.
- c) III e IV.
- d) I, II e III.
- e) I, III e IV.