Simulado Prefeitura de São Luis-MA | Cuidador | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de São Luís-MA | Cuidador | cód.4454
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🧪 Este Simulado Prefeitura de São Luís-MA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de São Luís-MA
- 👔 Cargo: Cuidador
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESPE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📖 Questões Prefeitura de São Luís-MA
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Questões do concurso Prefeitura de São Luís-MA
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Concursos abertos para Prefeitura de São Luís-MA
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #49199
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Julgue os itens a seguir, sobre hábitos adequados de higiene no trabalho.
I Pode-se utilizar jaleco fora do ambiente de trabalho como forma de proteger a roupa.
II Em ambientes de manipulação de alimentos, é permitido o uso de calçados abertos nas estações quentes do ano.
III É preciso manter as mãos sempre limpas e as unhas curtas e sem esmaltes.
Assinale a opção correta.
- a) Apenas o item I está certo.
- b) Apenas o item III está certo.
- c) Apenas os itens I e II estão certos.
- d) Apenas os itens II e III estão certos.
- e) Todos os itens estão certos.
- #49200
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
No que se refere aos hábitos de higiene em creches e escolas e aos problemas de saúde decorrentes da falta de higiene, assinale a opção correta.
- a) Para resfriar os alimentos, os cuidadores devem soprá-los, como forma de evitar queimaduras bucais nas crianças.
- b) As bactérias presentes na cavidade bucal transformam a gordura dos alimentos em um tipo de ácido que remove os sais minerais dos dentes, provocando as cáries.
- c) A transmissão de piolhos ocorre, principalmente, pelo contato direto, sendo mais rara a transmissão indireta, aquela decorrente do compartilhamento de pentes, escovas e bonés.
- d) O uso compartilhado de berços e colchonetes é viável, desde que em horários diferenciados e que os lençóis sejam trocados semanalmente.
- e) A desinfecção de fraldários e banheiras deve ser realizada a cada troca de fralda, utilizando-se água e sabão.
- #49201
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
A respeito de microrganismos que podem contaminar alimentos e de formas de evitar a contaminação por microrganismos, julgue os seguintes itens.
I Vetores como ratos, baratas e moscas podem carrear microrganismos oriundos de fezes, urina e escarro humanos e, em contato com utensílios e equipamentos de cozinha, podem contaminá-los.
II As bactérias fecais, como a Escherichia coli, são todas patogênicas.
III A bactéria Staphylococcus aureus é proveniente do solo e dos vegetais.
IV As formas de prevenção de contaminação por microrganismos incluem o tratamento da água para consumo.
Estão certos apenas os itens
- a) I e IV.
- b) II e III.
- c) III e IV.
- d) I e II.
- e) I e III.
- #49202
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Com relação a fatores que influenciam o crescimento microbiológico, afetando a qualidade e a segurança dos alimentos, julgue os itens a seguir.
I A refrigeração reduz a velocidade de crescimento de alguns microrganismos, sendo, portanto, uma forma de conservação.
II O crescimento da maioria dos microrganismos é estimulado pela adição de sal nos alimentos.
III O aumento da acidez dos alimentos, como nos iogurtes, estimula o crescimento de microrganismos indesejáveis.
IV A desidratação dos alimentos inibe o crescimento dos microrganismos por diminuir a quantidade de água disponível.
Estão certos apenas os itens
- a) II e III.
- b) II e IV.
- c) I e III.
- d) I e IV.
- e) I e II.
- #49203
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de São Luís-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Tendo em vista que os resultados dos testes de aceitação de um alimento contribuem para o planejamento do serviço prestado pela escola no fornecimento da alimentação escolar e também para se evitar o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios, assinale a opção correta.
- a) Preparações que não sejam bem aceitas devem ser imediatamente retiradas do cardápio, para evitar o desperdício de alimentos na alimentação escolar.
- b) Alimentos bem aceitos pelos estudantes devem ser incluídos no cardápio diário da escola, preferencialmente mantendo-se o mesmo modo de preparo.
- c) Preparações saudáveis não precisam ser submetidas a testes de aceitação, pois os estudantes devem consumi-las devido ao seu benefício nutricional, independentemente da qualidade sensorial.
- d) Como forma de ampliar a oferta de nutrientes, recomenda-se a introdução de alimentos de diversas regiões brasileiras na alimentação das crianças, independentemente de teste de aceitação.
- e) Alterações no modo de preparar os alimentos devem ser seguidas de testes de aceitabilidade, ainda que o alimento já tenha sido aprovado em teste anterior.