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Simulado Prefeitura de São Luis-MA | Cuidador | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São Luis-MA | Cuidador

📚 Simulado Prefeitura de São Luís-MA | Cuidador | cód.4454

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#49199
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Luís-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 16 - 

Julgue os itens a seguir, sobre hábitos adequados de higiene no trabalho.

 

I Pode-se utilizar jaleco fora do ambiente de trabalho como forma de proteger a roupa.

II Em ambientes de manipulação de alimentos, é permitido o uso de calçados abertos nas estações quentes do ano.

III É preciso manter as mãos sempre limpas e as unhas curtas e sem esmaltes.

 

Assinale a opção correta.

 

  • a) Apenas o item I está certo.
  • b) Apenas o item III está certo.
  • c) Apenas os itens I e II estão certos.
  • d) Apenas os itens II e III estão certos.
  • e) Todos os itens estão certos.
#49200
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Luís-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 17 - 

No que se refere aos hábitos de higiene em creches e escolas e aos problemas de saúde decorrentes da falta de higiene, assinale a opção correta.

  • a) Para resfriar os alimentos, os cuidadores devem soprá-los, como forma de evitar queimaduras bucais nas crianças.
  • b) As bactérias presentes na cavidade bucal transformam a gordura dos alimentos em um tipo de ácido que remove os sais minerais dos dentes, provocando as cáries.
  • c) A transmissão de piolhos ocorre, principalmente, pelo contato direto, sendo mais rara a transmissão indireta, aquela decorrente do compartilhamento de pentes, escovas e bonés.
  • d) O uso compartilhado de berços e colchonetes é viável, desde que em horários diferenciados e que os lençóis sejam trocados semanalmente.
  • e) A desinfecção de fraldários e banheiras deve ser realizada a cada troca de fralda, utilizando-se água e sabão.
#49201
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Luís-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 18 - 

A respeito de microrganismos que podem contaminar alimentos e de formas de evitar a contaminação por microrganismos, julgue os seguintes itens.

 

I Vetores como ratos, baratas e moscas podem carrear microrganismos oriundos de fezes, urina e escarro humanos e, em contato com utensílios e equipamentos de cozinha, podem contaminá-los.

II As bactérias fecais, como a Escherichia coli, são todas patogênicas.

III A bactéria Staphylococcus aureus é proveniente do solo e dos vegetais.

IV As formas de prevenção de contaminação por microrganismos incluem o tratamento da água para consumo.

 

Estão certos apenas os itens

 

  • a) I e IV.
  • b) II e III.
  • c) III e IV.
  • d) I e II.
  • e) I e III.
#49202
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Luís-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 19 - 

Com relação a fatores que influenciam o crescimento microbiológico, afetando a qualidade e a segurança dos alimentos, julgue os itens a seguir.

 

I A refrigeração reduz a velocidade de crescimento de alguns microrganismos, sendo, portanto, uma forma de conservação.

II O crescimento da maioria dos microrganismos é estimulado pela adição de sal nos alimentos.

III O aumento da acidez dos alimentos, como nos iogurtes, estimula o crescimento de microrganismos indesejáveis.

IV A desidratação dos alimentos inibe o crescimento dos microrganismos por diminuir a quantidade de água disponível.

 

Estão certos apenas os itens

 

  • a) II e III.
  • b) II e IV.
  • c) I e III.
  • d) I e IV.
  • e) I e II.
#49203
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Luís-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 20 - 

Tendo em vista que os resultados dos testes de aceitação de um alimento contribuem para o planejamento do serviço prestado pela escola no fornecimento da alimentação escolar e também para se evitar o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios, assinale a opção correta.

  • a) Preparações que não sejam bem aceitas devem ser imediatamente retiradas do cardápio, para evitar o desperdício de alimentos na alimentação escolar.
  • b) Alimentos bem aceitos pelos estudantes devem ser incluídos no cardápio diário da escola, preferencialmente mantendo-se o mesmo modo de preparo.
  • c) Preparações saudáveis não precisam ser submetidas a testes de aceitação, pois os estudantes devem consumi-las devido ao seu benefício nutricional, independentemente da qualidade sensorial.
  • d) Como forma de ampliar a oferta de nutrientes, recomenda-se a introdução de alimentos de diversas regiões brasileiras na alimentação das crianças, independentemente de teste de aceitação.
  • e) Alterações no modo de preparar os alimentos devem ser seguidas de testes de aceitabilidade, ainda que o alimento já tenha sido aprovado em teste anterior.