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Simulado Prefeitura de São José de Princesa - PB | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São José de Princesa - PB

SIMULADO PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA - PB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de São José de Princesa - PB.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de São José de Princesa - PB que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de São José de Princesa - PB, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de São José de Princesa - PB contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de São José de Princesa - PB.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de São José de Princesa - PB. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de São José de Princesa - PB
Para realizar o simulado Prefeitura de São José de Princesa - PB você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de São José de Princesa - PB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de São José de Princesa - PB é aqui!


#201993
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Matérias Diversas
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Prefeitura de São José de Princesa-PB
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(1,0) 1 - 

Até meados da década de 1980 a discussão acerca das práticas de alfabetização se relacionava principalmente ao debate sobre os métodos mais eficazes para ensinar a ler e escrever que envolviam os sintéticos, analíticos e analíticos sintéticos. Todos se baseavam em uma concepção de leitura e escrita como:

  • a) formas de inserir os alunos em práticas sociais
  • b) uso social e cultural da escrita
  • c) aprendizado para conviver dando significado
  • d) decodificação e codificação
  • e) aprendizado para aprender a aprender
#201994
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Concurso
Prefeitura de São José de Princesa-PB
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(1,0) 2 - 

Os estudos e pesquisas que evidenciam o ensinar a ler e escrever com base nos métodos analíticos ou sintéticos destacam a exigência para que as crianças apresentassem:

  • a) uma prontidão para o início do processo de alfabetização
  • b) o erro como novos saberes
  • c) habilidades para aprovação e a reprovação deveriam favorecer a elevação das estatísticas
  • d) competências leitoras para circular em turmas heterogêneas
  • e) competências que buscavam respeitar as peculiaridades de cada sujeito por meio de práticas de ensino acessíveis
#201995
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(1,0) 3 - 

Os programas e projetos do Ministério de Educação que norteiam as práticas sociais de leitura e escrita, nos dias atuais, sugerem uma postura por parte do professorado e dos gestores que leva-os a reescreverem os conhecimentos escolares que evidenciem a ancoragem social desses conhecimentos, bem como que se transforme a escola e o currículo em espaços:

  • a) de daltonismo cultural para dar destaque aos alunos mais capazes, reagrupando-os turmas de excelência
  • b) que valorizam a homogeneidade de saberes e classifica os estudantes para o sucesso escolar
  • c) de crítica cultural e diálogo, contribuindo para o estabelecimento de relações escolares cada vez mais democráticas com repercussões positivas na sala de aula
  • d) que vê todos os estudantes como idênticos e assegura a organização de turmas conforme os níveis de saberes prévios
  • e) que asseguram os saberes do senso comum como ponto de partida e como resultados de aprendizagem
#201996
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(1,0) 4 - 

A professora Maria Clara desenvolve sua prática com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais –PCN e nas orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –PNAIC. Dessa forma a postura da professora deve testemunhar que ensinar a ler e escrever requer:

  • a) a prática pedagógica de alfabetização que evidencia a faceta psicológica, fundamental para lidar com as crianças das classes populares
  • b) a prática de alfabetização que evidencia o assistencialismo pedagógico, fundamental para lidar com as crianças de baixo poder aquisitivo
  • c) a prática de alfabetização que evidencia a função diagnóstica da avaliação para classificar as crianças e homogeneizar as turmas
  • d) a postura psicológica, fundamental para que as crianças das classes populares sejam aprovadas automaticamente para séries posteriores
  • e) inserir o aluno no contexto das práticas sociais da leitura e escrita, de modo que se torne alfabetizado e letrado
#201997
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(1,0) 5 - 

O professor Ricardo desenvolve sua prática cotidiana nos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos no que se refere ao domínio do Sistema de Escrita Alfabética e à capacidade de produzir textos. Segundo os documentos do MEC, que circulam na Internet e nas Secretarias de Educação o maior desafio do professor alfabetizador é criar situações didáticas que levem a criança a:

  • a) pensar sobre as características do nosso sistema de escrita de forma reflexiva, lúdica, inseridas em atividades de leitura e escrita de diferentes textos
  • b) apropriar-se da escrita alfabética único meio de tornar o aluno alfabetizado para produzir textos sob a exclusiva orientação do professor
  • c) conviver inicialmente apenas com o material escrito que circula no seu meio social
  • d) ser redistribuída em turmas homogêneas, por meio de uma avaliação classificatória, visando o sucesso escolar de todos
  • e) ser vista e considerada como todos os estudantes idênticos, assegurando os saberes prévios como resultado da aprendizagem
#202000
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(1,0) 6 - 

Os projetos podem ser elaborados segundo diversas formas. Entretanto é preciso que neles estejam garantidos alguns aspectos que os qualificam como sendo bons, dentre eles que o produto final possa:

  • a) dá visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos
  • b) evidenciar que os saberes prévios dos alunos permaneceram, pela especificidade da função da escola pública
  • c) dá visibilidade aos conceitos espontâneos, o que é assegurado como objetivo final das atividades planejadas nas instituições públicas
  • d) confirmar a fragilidade da formação inicial docente, único meio de fortalecer as representações de serviços públicos
  • e) evidenciar que as orientações didáticas e os conhecimentos prévios dos alunos são generalizáveis para qualquer área do conhecimento
#202002
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(1,0) 7 - 

A professora Márcia fez um relatório avaliativo sobre o projeto de reescrita de contos desenvolvido em sua sala, de acordo com os critérios estabelecidos em um Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA, o qual orienta que deve conter:

  • a) exclusivamente os pontos positivos que levaram a avaliação dos alunos a aprovação automática para o ano subsequente
  • b) as habilidades evidenciadas que permitiram o reagrupamento dos estudantes para turmas homogêneas, visando reduzir o desperdício escolar
  • c) avanços pessoais; dificuldades evidenciadas; e encaminhamentos para o aperfeiçoamento de práticas dessa natureza a fim de atender às necessidades dos alunos
  • d) a listagem dos estudantes com desempenho idêntico, justificando as causas dos que não conseguiram boas notas
  • e) o que foi assegurado dos saberes do senso comum como resultante das aprendizagens no referido projeto
#202003
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(1,0) 8 - 

O professor Joaquim segue as orientações dos PCN e demais documentos norteadores do currículo, em nível nacional, no sentido de estimular a criança a escrever uma história. Nesse sentido, a criança deve dar conta de várias exigências ao mesmo tempo, tais como:

  • a) automatizar a escrita e se deter com frequência para se decidir como escrever mecanicamente, sob a orientação do professor
  • b) selecionar as ideias que colocará no papel, ordená-las e escolher a forma de expressá-las, além de pensar na forma de grafa-las, com a mediação docente
  • c) selecionar as ideias que colocará no papel, ordená-las e escolher a forma de expressá-las, além de pensar na forma como memorizou para não cometer erros
  • d) desenvolver uma atitude permanente de preocupação com a nota que vai tirar e com a competitividade a ser instalada na sala de aula
  • e) escrever com correção, esperar a revisão do professor para ser aprovado no final do ano
#202004
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(1,0) 9 - 

A professora Joana segue as orientações dos PCN e demais documentos norteadores do ensino da Língua Portuguesa para começar a ensinar, de forma sistemática, a ortografia. Convém dar tempo para que as crianças compreendam o sistema de escrita alfabética, isto é:

  • a) apropriem-se mecanicamente das vogais e consoantes, tornando-se copista
  • b) decorem as letras mecanicamente, único meio de produzir pequenos textos com correção ortográfica
  • c) tenham clareza que o aprendizado da ortografia envolve apenas a memória
  • d) aprendam o valor sonoro das letras e possam escrever sozinhas pequenos textos
  • e) saibam registrar em um quadro de regras como usar letras como H, Y e W
#202005
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(1,0) 10 - 

Segundo os PCN a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair o que favorece:

  • a) a mobilização dos esquemas mentais, o que leva o aluno a manter os conhecimentos prévios, compreender a Matemática e elevar a sua autoestima
  • b) a compreensão da Matemática como um conhecimento pronto e definitivo que fortalece o gosto pela matéria
  • c) o entendimento do conhecimento matemático como sendo privilégio de poucos cidadãos
  • d) que o conhecimento matemático requer abstração e deve ser aprendido no estágio de operações formais
  • e) a estruturação do pensamento, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares