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Simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Arquivista | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CE | Arquivista

📚 Simulado Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-CE | Arquivista | cód.9029

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#133303
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(1,0) 1 - 

Analise as afirmativas quanto à localização, às condições ambientais e à utilização do espaço do prédio de arquivo.
I. Destacam-se, dentre as características do terreno, a inexistência de pântanos e similares e a facilidade de acesso para caminhões, carros e pedestres. II. Quanto às condições ambientais, recomenda-se a manutenção da temperatura média de 22º C. Para a documentação especial, exigem-se temperaturas mais baixas. A umidade relativa do ar deve ser de 70%. III. O arquivo municipal deve ser de fácil acesso, localizando-se perto do centro político-administrativo da cidade ou, pelo menos, da maioria das repartições municipais.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I – III.
  • e) I – II – III.
#133304
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(1,0) 2 - 

Leia a afirmativa a seguir.
Na Resolução do CONARQ nº 5, de 1996, que dispõe sobre a publicação de editais para eliminação de documentos, está previsto um prazo de ___ a ___ dias para possibilitar às partes interessadas desentranhar peças de processos em fase de eliminação.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

  • a) 10 / 20.
  • b) 20 / 35.
  • c) 30 / 40.
  • d) 35 / 40.
  • e) 30 / 45.
#133305
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(1,0) 3 - 

Marque a opção CORRETA que indica os elementos de descrição obrigatórios da Norma Brasileira de Descrição Arquivística.

  • a) Identificação; dimensão; estrutura; condições de acesso.
  • b) Código de referência; título; data; nível de descrição; dimensão e suporte; nome do produtor; condições de acesso.
  • c) Identificação; contexto; conteúdo e estrutura; acesso e utilização; documentação associada.
  • d) Código de referência; título; data; nível de descrição; dimensão e suporte; condições de acesso.
  • e) Identificação; contexto; conteúdo; acesso; documentação associada.
#133306
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(1,0) 4 - 

Sobre a difusão em arquivos, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Nos chamados espetáculos de luz e som, de tanto êxito no turismo, quanto maior a participação de arquivistas e historiadores na montagem, maior será o retorno, quer para o arquivo, quer para as próprias entidades promotoras de turismo. ( ) A repercussão de uma exposição na imprensa escrita e falada é fator de disseminação da ideia de arquivo: seu alcance é muito grande. ( ) Uma outra atividade desenvolvida, sobretudo pelos alemães, é a colaboração dos arquivistas com o turismo cultural e com a realização de filmes documentários ou artísticos. No Brasil, no entanto, o arquivista não é a pessoa mais bem preparada para assegurar um turismo de qualidade.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • a) V – V – V.
  • b) F – V – F.
  • c) V – V – F.
  • d) F – F – F.
  • e) F – F – V.
#133307
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(1,0) 5 - 

A microfilmagem de arquivos está sendo utilizada em instituições públicas e privadas por se tratar de um recurso que

  • a) torna mais barato o tratamento e a manutenção de acervos arquivísticos em suporte papel, fotográfico e videográfico.
  • b) é de grande utilidade em aplicações específicas na preservação de documentos essenciais sob o ponto de vista jurídico-histórico-cultural.
  • c) tem custos similares aos demais procedimentos convencionais.
  • d) é apropriado somente para os arquivos correntes.
  • e) torna bem mais caro o tratamento dispensado aos acervos arquivísticos.
#133308
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(1,0) 6 - 

Quanto ao Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública: Atividades – Meio, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Classe 010 são classificados os documentos referentes às atividades relacionadas à administração interna dos órgãos públicos, as quais viabilizam o seu funcionamento e o alcance dos objetivos para que foram criados. II. A aplicação desses instrumentos deverá ser acompanhada pela instituição arquivística na sua específica esfera de competência, não sendo necessário proceder a ajustes em função das particularidades de cada órgão. III. O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. IV. No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados códigos encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • a) I – II.
  • b) I – III – IV.
  • c) I – IV.
  • d) II – III.
  • e) II.
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(1,0) 7 - 

Tendo em vista as diretrizes para a elaboração de instrumentos de pesquisa, analise as afirmativas a seguir.
I. Guia é o primeiro instrumento de pesquisa a ser produzido por um arquivo e divide-se em duas partes. A primeira traz os dados gerais sobre a instituição e sobre as condições de consulta; a segunda descreve sumariamente os fundos e as coleções. II. Índices, como instrumentos de pesquisa autônomos, procuram compor os documentos em descritores que podem ser temáticos, cronológicos, onomásticos e geográficos. III. Elaboração de instrumentos de pesquisa constitui uma das atividades essenciais de qualquer instituição detentora de acervos. As atividades de descrição, ao lado das de classificação, são etapas inerentes ao processo de organização de um arquivo. A escolha do instrumento de pesquisa a ser produzido deve ser feita pelo arquivista. IV. Inventários são, pela ordem hierárquica dos níveis da classificação, os instrumentos de pesquisa que se seguem ao guia. Eles buscam oferecer um quadro sumário de um ou mais fundos ou coleções.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • a) I – II.
  • b) I – II – III.
  • c) II – III.
  • d) I – IV.
  • e) I – II – III – IV.
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(1,0) 8 - 

Tendo em vista a tabela de temporalidade e destinação de documentos, analise as afirmativas a seguir.
I. O arquivista Pedro, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, é a autoridade competente pela aprovação da tabela de temporalidade. II. A tabela de temporalidade é um instrumento que necessita de atualizações. III. A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação que tem por objetivos definir prazos de eliminação de documentos. IV. A avaliação dos prazos de guarda deve ser aprovada em sessão da Câmara Municipal de Vereadores.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I – II – III.
  • e) I – II – III – IV.
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(1,0) 9 - 

Sobre ações que propiciam a conservação dos documentos, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Não utilizar clipes de metal para marcação de páginas de maior interesse. ( ) Sempre manuseie documentos com as mãos limpas, livres de sujeira e gorduras. ( ) Não dobre o canto da folha para marcar páginas. Esta dobra, no futuro, poderá causar o rompimento do papel. ( ) Não umedeça o dedo com a saliva para virar as páginas de um documento/livro.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • a) F – F – F – V.
  • b) V – F – V – F.
  • c) V – V – V – V.
  • d) F – F – F – F.
  • e) F – V – V – F.
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(1,0) 10 - 

Sobre as vantagens do Gerenciamento Eletrônico de Documentos, analise as afirmativas a seguir.
( ) Baixo custo de implantação do sistema ( ) Aproveitamento de espaço físico. ( ) Disponibilização instantânea de documentos com limites físicos. ( ) Alta velocidade apesar de pouca precisão na localização de documentos.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • a) I.
  • b) II.
  • c) III.
  • d) I – II – IV.
  • e) II – III – IV.
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(1,0) 11 - 

Sobre Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) São sistemas que, dependendo de sua necessidade, podem controlar o documento desde a sua criação. ( ) Possibilita às organizações dinamizar, racionalizar e disseminar o acesso à informação, facilitando, desta forma, a tomada de decisões para a estratégia das organizações. ( ) Utiliza computadores e também pranchetas. ( ) Um banco de dados que só gerencia as informações contidas em documentos em papel pode ser considerado um GED.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • a) V – V – V – F.
  • b) V – V – V – V.
  • c) F – V – F – V.
  • d) V – V – F – F.
  • e) F – F – F – F.
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(1,0) 12 - 

Sobre a rotina de arquivamento, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Cada documento deve ser lido cuidadosamente para verificar seu conteúdo e sob que classificação deverá ser arquivado. ( ) Deve-se registrar mensalmente, em um livro ou sistema informatizado, os documentos que darão entrada no arquivo. Importante fazer um breve relato sobre do que trata o documento para facilitar a localização. ( ) É facultativa a verificação do último despacho contido no documento para o devido cumprimento. ( ) O material deve ser selecionado para verificar o que será realmente arquivado e o que poderá ser descartado imediatamente, sem prejuízo para a instituição.
Marque a opção que indica a sequência CORRETA.

  • a) V – V – V – V.
  • b) F – F – F – V.
  • c) V – F – F – V.
  • d) V – V – F – F.
  • e) V – F – F – F.
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(1,0) 13 - 

Reinaldo é arquivista da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. Para que ele possa planejar que tipo de mobiliário deve obter para dispor um acervo de documentos textuais, deverá levar em consideração o(os)(a)

  • a) produto dos documentos.
  • b) tipo de papel dos documentos.
  • c) idade dos documentos.
  • d) espécie documental.
  • e) assuntos dos documentos.
#133426
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(1,0) 14 - 

Quais as características principais que um documento arquivístico em formato digital, para se materializar como um documento arquivístico digital de fato, precisa ter?

    • a) Forma dinâmica e interativa.
    • b) Forma fixa e dados fluidos.
    • c) Forma dinâmica e dados fluidos.
    • d) Forma dinâmica e conteúdo estável.
    • e) Forma fixa e conteúdo estável.
    #133427
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    (1,0) 15 - 

    Como se chamam os documentos decorrentes do exercício de atividades-fim de uma instituição ou de uma unidade administrativa?

    • a) Técnico.
    • b) Institucional.
    • c) Permanente.
    • d) Administrativo.
    • e) Corrente.