Processando...

Simulado Prefeitura de São Cristóvão - SE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de São Cristóvão - SE de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado Prefeitura de São Cristóvão-SE gratuito | cód.9466

Seu futuro começa com uma escolha: treinar de verdade. E o simulado Prefeitura de São Cristóvão-SE é o primeiro passo! 🏁

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de São Cristóvão-SE

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de São Cristóvão-SE foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de São Cristóvão-SE e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de São Cristóvão-SE

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de São Cristóvão-SE


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de São Cristóvão-SE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de São Cristóvão-SE


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de São Cristóvão-SE.

Ver apostilas para Prefeitura de São Cristóvão-SE


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de São Cristóvão-SE

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de São Cristóvão-SE. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de São Cristóvão-SE


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#137145
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Cristóvão-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.
O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.

Na galeria de personagens distorcidos do Naturalismo brasileiro encontra-se Bentinho — o narrador de Dom Casmurro, de Machado de Assis —, cuja personalidade é definida no texto a partir de determinismos raciais e geográficos.

#137146
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Cristóvão-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.
O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.

Nas obras realistas e naturalistas, as personagens tendem ao típico, o que pode levar a uma construção literária do patológico, como se observa nas obras O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, e O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

#137147
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Cristóvão-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.
O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.

A BNCC recomenda que seja trabalhada com os estudantes a habilidade de relacionar o texto literário com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação, o que é fundamental para a leitura de obras naturalistas, que enunciam preconceitos de seu tempo.

#137148
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de São Cristóvão-SE
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.
O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.

Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.

Em O Cortiço, de Aluísio Azevedo, a abordagem estética pela retórica da ciência imprime ao narrador uma voz objetiva, destituída de juízos de valor, como no trecho a seguir, em que descreve uma das personagens do romance: “A filha tinha quinze anos, a pele de um moreno quente, beiços sensuais, bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a pedir homem”.

    #137149
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de São Cristóvão-SE
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.
    O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.

    Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

    Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.

    O cientificismo e o determinismo são duas das características mais importantes do Naturalismo, escola literária entre cujos expoentes, no Brasil, inclui-se a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

    #137150
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de São Cristóvão-SE
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe artística brasileira no início da ditadura militar foi o “nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica, acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita. E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália, contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando em inglês com pronúncia nordestina registra um momento substancial de nossa história e imaginação”.
    Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários eretratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).



    Sobre a cabeça os aviõesSob os meus pés os caminhõesAponta contra os chapadõesMeu nariz

    Eu organizo o movimentoEu oriento o carnavalEu inauguro um monumento no planalto centralDo país
    Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

    A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

    Tanto o Modernismo quanto o Tropicalismo aderiram, em seus respectivos contextos históricos, às políticas de Estado para a cultura e para o desenvolvimento nacional de seu tempo, como mostram os versos apresentados da canção Tropicália.

    #137151
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    Prefeitura de São Cristóvão-SE
    Tipo
    Certo/Errado
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe artística brasileira no início da ditadura militar foi o “nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica, acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita. E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália, contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando em inglês com pronúncia nordestina registra um momento substancial de nossa história e imaginação”.
    Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários eretratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).



    Sobre a cabeça os aviõesSob os meus pés os caminhõesAponta contra os chapadõesMeu nariz

    Eu organizo o movimentoEu oriento o carnavalEu inauguro um monumento no planalto centralDo país
    Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

    A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

    O nacionalismo, com o qual o Tropicalismo assumiu uma nova e conflituosa relação, surgiu pela primeira vez como tema na literatura brasileira a partir do final do século XIX, com a leitura crítica que Machado de Assis fez da sociedade brasileira em obras como Memórias póstumas de Brás Cubas.

      #137152
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Matérias Diversas
      Concurso
      Prefeitura de São Cristóvão-SE
      Tipo
      Certo/Errado
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe artística brasileira no início da ditadura militar foi o “nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica, acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita. E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália, contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando em inglês com pronúncia nordestina registra um momento substancial de nossa história e imaginação”.
      Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários eretratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).



      Sobre a cabeça os aviõesSob os meus pés os caminhõesAponta contra os chapadõesMeu nariz

      Eu organizo o movimentoEu oriento o carnavalEu inauguro um monumento no planalto centralDo país
      Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

      A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

      A observação do crítico Roberto Schwarz sobre o sotaque nordestino em canções em inglês destaca um tipo de relação entre culturas locais e estrangeiras já enunciada por Oswald de Andrade no Manifesto Antropófago.

        #137153
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        Prefeitura de São Cristóvão-SE
        Tipo
        Certo/Errado
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 9 - 

        O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe artística brasileira no início da ditadura militar foi o “nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica, acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita. E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália, contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando em inglês com pronúncia nordestina registra um momento substancial de nossa história e imaginação”.
        Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários eretratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).



        Sobre a cabeça os aviõesSob os meus pés os caminhõesAponta contra os chapadõesMeu nariz

        Eu organizo o movimentoEu oriento o carnavalEu inauguro um monumento no planalto centralDo país
        Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

        A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

        O aproveitamento que os tropicalistas fizeram de culturas estrangeiras na sua própria produção distancia-os dos modernistas que promoveram a Semana de Arte Moderna em 1922

        #137154
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        Prefeitura de São Cristóvão-SE
        Tipo
        Certo/Errado
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 10 - 

        O primeiro grande pomo de discórdia entre a classe artística brasileira no início da ditadura militar foi o “nacionalismo”. Em discussão, o movimento tropicalista e seu aproveitamento do rock, da cultura de massa, da guitarra elétrica, acompanhado de uma recusa dos projetos e das utopias de poder da esquerda tradicional brasileira. Um conservadorismo estético e comportamental, portanto, bifronte: ora de esquerda, ora de direita. E, com relação a esta querela nacionalista e às críticas contra a guitarra, a linguagem do espetáculo, a estratégia pop da Tropicália, contra Caetano cantando em inglês, é interessante lembrar o comentário de Roberto Schwarz: “Caetano sempre quis cantar nessa língua, que ouvia no rádio desde pequeno. E é claro que cantando em inglês com pronúncia nordestina registra um momento substancial de nossa história e imaginação”.
        Flora Süssekind. Literatura e vida literária: polêmicas, diários eretratos. Belo Horizonte: UFMG, 2004, p. 48-9 (com adaptações).



        Sobre a cabeça os aviõesSob os meus pés os caminhõesAponta contra os chapadõesMeu nariz

        Eu organizo o movimentoEu oriento o carnavalEu inauguro um monumento no planalto centralDo país
        Caetano Veloso. Tropicália. 1968.

        A partir dos textos apresentados, julgue o próximo item, a respeito do Modernismo brasileiro e do Tropicalismo.

        O Tropicalismo, com representantes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Torquato Neto, foi um movimento estético iniciado após o ápice do Modernismo, com o qual guarda relações estéticas.

        #137155
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Matérias Diversas
        Concurso
        Prefeitura de São Cristóvão-SE
        Tipo
        Certo/Errado
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 11 - 

        Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio. A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.
        Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno deanálise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

        Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.

        O Uraguai e Caramuru são poemas épicos, gênero literário caracterizado pela métrica rígida e por uma narrativa organizada em episódios.

          #137156
          Banca
          . Bancas Diversas
          Matéria
          Matérias Diversas
          Concurso
          Prefeitura de São Cristóvão-SE
          Tipo
          Certo/Errado
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 12 - 

          Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio. A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.
          Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno deanálise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

          Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.

          A literatura indianista brasileira, que tematiza o indígena, suas práticas e mitologias, é parte importante da literatura brasileira, desde sua formação até a contemporaneidade, ao passo que as literaturas indígenas do Brasil, tanto orais quanto escritas, têm suas origens no reconhecimento político dos povos indígenas a partir do período da redemocratização, na segunda metade da década de 80 do século passado.

          #137157
          Banca
          . Bancas Diversas
          Matéria
          Matérias Diversas
          Concurso
          Prefeitura de São Cristóvão-SE
          Tipo
          Certo/Errado
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 13 - 

          Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio. A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.
          Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno deanálise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

          Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.

          Caramuru e O Uraguai, assim como os romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar, fizeram parte das manifestações românticas do período posterior à independência do Brasil, que, ao idealizarem o indígena, buscavam consolidar a mitologia da nacionalidade brasileira.

          #137158
          Banca
          . Bancas Diversas
          Matéria
          Matérias Diversas
          Concurso
          Prefeitura de São Cristóvão-SE
          Tipo
          Certo/Errado
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 14 - 

          Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio. A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.
          Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno deanálise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

          Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.

          Os expoentes da literatura colonial produzida no Brasil entre os séculos XVI e XVIII incluem textos colonialistas em defesa da política da metrópole portuguesa de exploração de terras, recursos e pessoas.

          #137159
          Banca
          . Bancas Diversas
          Matéria
          Matérias Diversas
          Concurso
          Prefeitura de São Cristóvão-SE
          Tipo
          Certo/Errado
          Comentários
          Seja o primeiro a comentar
          fácil

          (1,0) 15 - 

          Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio. A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.
          Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno deanálise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

          Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.

          A análise de textos literários deve concentrar-se no contexto de publicação da obra, sem influência das circunstâncias históricas relativas ao momento em que se realiza a leitura.