Processando...

Simulado PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | Professor I | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | Professor I

SIMULADO PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | PROFESSOR I

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS para o cargo de Professor I .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDATEC para o concurso PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor I , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS | Professor I contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO -RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#133734
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • a) comportamentalista
  • b) positivista
  • c) freudiana
  • d) isomórfica
  • e) darwiniana
#133735
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Conforme Zagury, o psicólogo Maslow disse que o homem tem uma série de “necessidades normais” que ele agrupou de forma hierarquizada. NÃO é uma das necessidades agrupadas por maslow:

  • a) Necessidades de reconhecimento e prestígio.
  • b) Necessidades políticas.
  • c) Necessidades de amor e de afeto.
  • d) Necessidades de segurança.
  • e) Necessidades fisiológicas.
#133736
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Segundo Zagury, a criança que não aprende a ter limites cresce com uma deformação na percepção do outro. Só ela importa, o seu querer, o seu bem-estar, o seu prazer. As consequências são muitas e frequentemente bem graves. São elas:
I. Falta de concentração. II. Falta de capacidade de suportar quaisquer mínimas dificuldades. III. Desrespeito pelo outro. IV. Falta de persistência. V. Desinteresse pelos estudos. Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas II, III e IV.
  • d) Apenas III, IV e V.
  • e) I, II, III, IV e V.
#133737
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Conforme Craidy, quando falamos em crianças pequenas, devemos pensar em medidas preventivas, sendo assim, analise as seguintes assertivas, que apresentam exemplos dessas possíveis medidas, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
( ) Prender a chupeta por um barbante em torno do pescoço da criança. ( ) Deixar os babadores nas crianças na hora de dormir. ( ) Proteger adequadamente as tomadas elétricas e as janelas. ( ) Chavear as portas de entrada e saída. ( ) Permitir o livre acesso às áreas de serviço, como, por exemplo, a cozinha. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) E – E – C – C – E.
  • b) C – C – E – E – C.
  • c) E – E – E – C – C.
  • d) C – C – C – C – C.
  • e) C – E – C – E – E.
#133738
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

De acordo com Craidy, os reflexos de moro e de sucção vigoroso e a preensão reflexa de objetos com as mãos estão presentes na criança de:

  • a) Seis meses.
  • b) Oito meses.
  • c) Um mês.
  • d) Um ano e três meses.
  • e) Dois anos.
#133739
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Conforme Oliveira-Formosinho, analise a sentença abaixo: A documentação e a avaliação da aprendizagem das crianças devem ser conduzidas em um vácuo, como se estivéssemos observando processos isolados separados e independentes (1ª parte). Documentar e avaliar é se preocupar com descobrir e compreender os modos como as crianças atribuem significados a suas experiências de aprendizagem criando narrativas em processos comunicativos (2ª parte). A documentação e a avaliação devem ser contextualizadas e situadas tanto na práxis pedagógica específica como nas circunstâncias, identidades, contextos e culturas das crianças (3ª parte).
Quais partes estão corretas?

  • a) Apenas a 1ª parte.
  • b) Apenas a 3ª parte.
  • c) Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • d) Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • e) Todas as partes.
#133740
Banca
FUNDATEC
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santo Augusto-RS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Segundo Oliveira-Formosinho, sobre a organização do conhecimento, como é o nome da pedagogia que apresenta caráter abstrato do currículo e do ensino e cujo currículo e ensino são direcionados a um estudante abstrato, de capacidade média, motivação média, meio cultural familiar médio, etc?

    • a) Pedagogia participativa.
    • b) Pedagogia Teacch.
    • c) Pedagogia transmissiva.
    • d) Pedagogia bilíngue.
    • e) Pedagogia das inteligências múltiplas.
    #133741
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Santo Augusto-RS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    Horn diz que, segundo Arribas, para que sejam viabilizados espaços qualificados nos pátios e nas áreas externas, alguns aspectos deverão ser contemplados. Sendo assim, analise as seguintes assertivas, que trazem exemplos desses aspectos, e assinale C, se certas, ou E, se erradas.
    ( ) Espaços com sombra e com um único tipo de piso. ( ) A amplitude dos espaços externos. ( ) A criação de espaços nos quais a criança possa ter privacidade. ( ) O equilíbrio entre espaços demasiadamente estruturados ou sem estrutura.
    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    • a) E – E – E – E.
    • b) E – C – C – C.
    • c) C – C – C – C.
    • d) C – E – E – C.
    • e) C – E – C – E.
    #133742
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Santo Augusto-RS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    Segundo Wadsworth, analise as assertivas abaixo: I. O uso precoce pela criança pré-operacional do lápis, do crayon e do pincel resulta nas garatujas, sendo que no início não há, por parte da criança, a noção de desenhar (representar) alguma coisa. II. Uma característica do pensamento operatório formal é a centração, ou seja, a criança diante de um estímulo visual tende a centrar ou fixar sua atenção sobre um número limitado de aspectos perceptuais do estímulo. III. Em torno dos 2 anos de idade (um pouco antes ou um pouco depois), a criança típica começa a empregar palavras faladas como símbolos, em vez de objetos. Um som (palavra) começa a representar um objeto. IV. A criança sensório-motora é inicialmente egocêntrica, pois ela não faz diferenciação entre ela como objeto e os outros objetos.
    Quais estão corretas?

    • a) Apenas I.
    • b) Apenas III.
    • c) Apenas II e IV.
    • d) Apenas I, II e III.
    • e) Apenas I, III e IV.
    #133743
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Santo Augusto-RS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Conforme Ferreira e Ries, o(a)___________________ coincide com as possibilidades da criança de andar, falar, manifestar interesses e controlar seus esfíncteres, em torno do segundo ano e terceiro anos de vida. É uma fase relacionada com as manifestações de dominação e submissão, organização e desorganização, busca de controle de si mesmo e do meio.
    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    • a) fase anal
    • b) estágio projetivo
    • c) fase oral-sensorial
    • d) período de latência
    • e) estágio operacional concreto
    #133744
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Santo Augusto-RS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Para colaborar com o processo de transformação da realidade da avaliação escolar, é preciso buscar um procedimento metodológico que nos ajude. A construção de um método de trabalho possibilita evitar tanto o fechamento do grupo quanto a dependência, em direção à autonomia. Para Vasconcellos, uma metodologia de trabalho na perspectiva dialética-libertadora deve compreender os seguintes elementos: I. Partir da prática – ter a prática em que estamos inseridos como desafio para a transformação. II. Refletir sobre a prática – através da reflexão crítica e coletiva, buscar subsídios, procurar conhecer como funciona a prática, quais são suas contradições, sua estrutura, suas leis de movimento, captar sua essência, para saber como atuar no sentido de sua transformação. III. Transformar a prática – atuar, coletiva e organizadamente, sobre a prática, procurando transforma-la na direção desejada.
    Quais estão corretas?

    • a) Apenas I.
    • b) Apenas II.
    • c) Apenas III.
    • d) Apenas I e II.
    • e) I, II e III.
    #133745
    Banca
    FUNDATEC
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    Prefeitura de Santo Augusto-RS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Para Luckesi, a avaliação só nos propiciará condições para a obtenção de uma melhor qualidade de vida se estiver assentada sobre a disposição para _______________, pois é a partir daí que podemos construir qualquer coisa que seja.
    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

      • a) classificar
      • b) segmentar
      • c) acolher
      • d) rotular
      • e) hierarquizar
      #133746
      Banca
      FUNDATEC
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Santo Augusto-RS
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      Segundo Perrenoud, habilidades como: elaborar um projeto em equipe, representações comuns, dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões, formar e renovar uma equipe pedagógica e administrar crises ou conflitos interpessoais fazem parte da competência de referência:

      • a) Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.
      • b) Trabalhar em equipe.
      • c) Utilizar novas tecnologias.
      • d) Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
      • e) Administrar sua própria formação contínua.
      #133747
      Banca
      FUNDATEC
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Santo Augusto-RS
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 14 - 

      De acordo com Bergmann, a metodologia da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a alguns desses benefícios.

      • a) Possibilita um conhecimento menos apurado dos alunos pelos seus professores.
      • b) Fala a língua dos estudantes de hoje.
      • c) Ajuda os estudantes que enfrentam dificuldades.
      • d) Ajuda alunos com diferentes habilidades a se superarem.
      • e) Intensifica a interação aluno-professor.
      #133748
      Banca
      FUNDATEC
      Matéria
      Pedagogia
      Concurso
      Prefeitura de Santo Augusto-RS
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 15 - 

      Segundo Bergmann, a combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. Há muitas formas de inverter esse processo. Pode-se começar por, EXCETO:

        • a) Projetos.
        • b) Pesquisa.
        • c) Leituras prévias.
        • d) Repetição do conteúdo pelos alunos.
        • e) Produções dos alunos.