Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA gratuito | cód.16012
Quer ser destaque no concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA.
Ver apostilas para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #201440
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
- a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
- b) Garantia de padrão de qualidade.
- c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
- d) Consideração com a diversidade étnicoracial.
- e) Uniformidade de ideias e de concepções pedagógicas.
- #201441
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com a Lei nº 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens como certos ( C ) ou errados ( E ).
( ) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
( ) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente e limita-sea preservação da imagem, da identidade, ideias e crenças.
( ) Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
A sequência correta é:
- a) E - C - C
- b) C - E - C
- c) E - C - E
- d) E - E - C
- e) C - C - C
- #201443
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sendo a avaliação parte do processo de ensino e aprendizagem, o modo de avaliar está relacionado à concepção de ensino dos atores envolvidos nesse processo. A partir desse pressuposto analise as proposições a seguir:
I. Reflete os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.
II. A avaliação é exclusividade do professor, o qual detém e domina os instrumentos adequados para sua aplicação.
III. A avaliação deve ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
IV. Avaliação é o processo de aferição de conhecimentos constituídos pelo aluno em determinado momento de sua trajetória escolar e destina-se a avaliar a aprendizagem e não o ensino oferecido.
Assinale a opção correta.
- a) As proposições I, II e III são corretas.
- b) Apenas as proposições I e III são corretas.
- c) Apenas a proposição III é correta.
- d) Apenas as proposições I, III e IV são corretas.
- e) As proposições I, II, IIIe IV são corretas.
- #201444
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Não se constitui diretriz do Plano Nacional de Educação.
- a) Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.
- b) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
- c) Promoção da sustentabilidade socioeconômica
- d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;
- e) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade.
- #201446
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com relação ao Planejamento Escolar, julgue os itens com verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ).
( ) Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
( ) O Planejamento é uma ação pedagógica indispensável do processo de ensino, devido à sua concepção mecânica e burocrática.
( ) O planejamento proporciona uma visão homogênea da turma, o que possibilita, por sua vez, uma ação educativa mais eficaz.
( ) O Planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
A sequência correta é:
- a) V, V, F, V
- b) V, F, V, F
- c) F, V, V, F
- d) F, V, F, V
- e) V, F, F, V
- #201448
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Essa tendência defende que a função social e política da escola deve ser assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizado, a inserção nas escolas, com qualidade, das classes populares garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais.
Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frete à realidade social injusta e desigual. Busca instrumentalizar os sujeitos históricos, aptos a transformar a sociedade e a si próprio. Sua metodologia defende que o ponto de partida no processo formativo do aluno seja a reflexão da prática social, ponto de partida e de chegada, porém, embasada teoricamente”.
O texto acima descreve a:
- a) Tendência Liberal Tradicional
- b) Tendência Liberal Renovada não-diretiva
- c) Tendência Liberal Tecnicista
- d) Tendência Progressista Libertadora
- e) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
- #201450
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista.”
O texto acima descreve a:
- a) Tendência Liberal Renovada não-diretiva
- b) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
- c) Tendência Progressista Libertadora
- d) Tendência Liberal Tradicional
- e) Tendência Progressista Libertária
- #201452
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com referência à educação inclusiva , julgue os itens como certos ( C ) ou errados ( E ).
( ) A inclusão não leva em conta as diferenças individuais e as diversas situações.
( ) A escola inclusiva, busca a reorientação curricular, propondo uma nova forma de abordar os conteúdos curriculares no cotidiano escolar.
( ) A inclusão escolar,tem como pressuposto a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.
( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial apresenta-se como uma proposta importante, com um projeto separado da proposta da escola regular.
A sequência correta é:
- a) E - E - C - E
- b) C - C - C - E
- c) E - C - C - E
- d) E - C - E - E
- e) C - C - E - E
- #201454
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, é incorreto afirmar:
- a) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, na seleção dos conteúdos deve-se levar em conta sua relevância social.
- b) Na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais não se constituem novas áreas de conhecimentos.
- c) No contexto dos PCN’s, a avaliação deve assumir um caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos.
- d) São temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
- e) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a ressignificação dos conteúdos para além de fatos e conceitos, incluindo procedimentos, valores, normas e atitudes.
- #201456
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Analise as proposições com referência ao Projeto Político Pedagógico.
I. O Projeto Político Pedagógico norteia-se na premissa de constituir uma escola baseada na democracia e qualidade de ensino para todos.
II. As bases de um Projeto Político Pedagógico devem estar estruturadas num processo de planejamento participativo, com a participação de pais, professores, alunos, funcionários e comunidade.
III. Dever ser elaborado coletivamente, a partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposições de alternativas.
IV. O Projeto Político Pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social.
Marque a opção correta.
- a) As proposições I, II, III e IV estão corretas.
- b) Apenas as proposições I, II e III são corretas.
- c) Apenas a proposição III é incorreta.
- d) Apenas as proposiçõesI e III são corretas.
- e) Apenas as proposições I e II são corretas.