Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE SANTO AMARO DO MARANHÃO - MA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA
Para realizar o simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA é aqui!
- #201440
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
- a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
- b) Garantia de padrão de qualidade.
- c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
- d) Consideração com a diversidade étnicoracial.
- e) Uniformidade de ideias e de concepções pedagógicas.
- #201441
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com a Lei nº 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens como certos ( C ) ou errados ( E ).
( ) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
( ) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente e limita-sea preservação da imagem, da identidade, ideias e crenças.
( ) Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
A sequência correta é:
- a) E - C - C
- b) C - E - C
- c) E - C - E
- d) E - E - C
- e) C - C - C
- #201443
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Sendo a avaliação parte do processo de ensino e aprendizagem, o modo de avaliar está relacionado à concepção de ensino dos atores envolvidos nesse processo. A partir desse pressuposto analise as proposições a seguir:
I. Reflete os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.
II. A avaliação é exclusividade do professor, o qual detém e domina os instrumentos adequados para sua aplicação.
III. A avaliação deve ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
IV. Avaliação é o processo de aferição de conhecimentos constituídos pelo aluno em determinado momento de sua trajetória escolar e destina-se a avaliar a aprendizagem e não o ensino oferecido.
Assinale a opção correta.
- a) As proposições I, II e III são corretas.
- b) Apenas as proposições I e III são corretas.
- c) Apenas a proposição III é correta.
- d) Apenas as proposições I, III e IV são corretas.
- e) As proposições I, II, IIIe IV são corretas.
- #201444
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Não se constitui diretriz do Plano Nacional de Educação.
- a) Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.
- b) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
- c) Promoção da sustentabilidade socioeconômica
- d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;
- e) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade.
- #201446
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com relação ao Planejamento Escolar, julgue os itens com verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ).
( ) Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
( ) O Planejamento é uma ação pedagógica indispensável do processo de ensino, devido à sua concepção mecânica e burocrática.
( ) O planejamento proporciona uma visão homogênea da turma, o que possibilita, por sua vez, uma ação educativa mais eficaz.
( ) O Planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
A sequência correta é:
- a) V, V, F, V
- b) V, F, V, F
- c) F, V, V, F
- d) F, V, F, V
- e) V, F, F, V
- #201448
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Essa tendência defende que a função social e política da escola deve ser assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizado, a inserção nas escolas, com qualidade, das classes populares garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais.
Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frete à realidade social injusta e desigual. Busca instrumentalizar os sujeitos históricos, aptos a transformar a sociedade e a si próprio. Sua metodologia defende que o ponto de partida no processo formativo do aluno seja a reflexão da prática social, ponto de partida e de chegada, porém, embasada teoricamente”.
O texto acima descreve a:
- a) Tendência Liberal Tradicional
- b) Tendência Liberal Renovada não-diretiva
- c) Tendência Liberal Tecnicista
- d) Tendência Progressista Libertadora
- e) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
- #201450
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista.”
O texto acima descreve a:
- a) Tendência Liberal Renovada não-diretiva
- b) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
- c) Tendência Progressista Libertadora
- d) Tendência Liberal Tradicional
- e) Tendência Progressista Libertária
- #201452
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Com referência à educação inclusiva , julgue os itens como certos ( C ) ou errados ( E ).
( ) A inclusão não leva em conta as diferenças individuais e as diversas situações.
( ) A escola inclusiva, busca a reorientação curricular, propondo uma nova forma de abordar os conteúdos curriculares no cotidiano escolar.
( ) A inclusão escolar,tem como pressuposto a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.
( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial apresenta-se como uma proposta importante, com um projeto separado da proposta da escola regular.
A sequência correta é:
- a) E - E - C - E
- b) C - C - C - E
- c) E - C - C - E
- d) E - C - E - E
- e) C - C - E - E
- #201454
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, é incorreto afirmar:
- a) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, na seleção dos conteúdos deve-se levar em conta sua relevância social.
- b) Na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais não se constituem novas áreas de conhecimentos.
- c) No contexto dos PCN’s, a avaliação deve assumir um caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos.
- d) São temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
- e) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a ressignificação dos conteúdos para além de fatos e conceitos, incluindo procedimentos, valores, normas e atitudes.
- #201456
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Analise as proposições com referência ao Projeto Político Pedagógico.
I. O Projeto Político Pedagógico norteia-se na premissa de constituir uma escola baseada na democracia e qualidade de ensino para todos.
II. As bases de um Projeto Político Pedagógico devem estar estruturadas num processo de planejamento participativo, com a participação de pais, professores, alunos, funcionários e comunidade.
III. Dever ser elaborado coletivamente, a partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposições de alternativas.
IV. O Projeto Político Pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social.
Marque a opção correta.
- a) As proposições I, II, III e IV estão corretas.
- b) Apenas as proposições I, II e III são corretas.
- c) Apenas a proposição III é incorreta.
- d) Apenas as proposiçõesI e III são corretas.
- e) Apenas as proposições I e II são corretas.