Processando...

Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão - MA

📚 Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA gratuito | cód.16012

Quer ser destaque no concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA.

Ver apostilas para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#201440
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com o artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:

  • a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
  • b) Garantia de padrão de qualidade.
  • c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
  • d) Consideração com a diversidade étnicoracial.
  • e) Uniformidade de ideias e de concepções pedagógicas.
#201441
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com a Lei nº 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue os itens como certos ( C ) ou errados ( E ).

( ) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

( ) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente e limita-sea preservação da imagem, da identidade, ideias e crenças.

( ) Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

A sequência correta é:

  • a) E - C - C
  • b) C - E - C
  • c) E - C - E
  • d) E - E - C
  • e) C - C - C
#201443
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Sendo a avaliação parte do processo de ensino e aprendizagem, o modo de avaliar está relacionado à concepção de ensino dos atores envolvidos nesse processo. A partir desse pressuposto analise as proposições a seguir:

I. Reflete os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

II. A avaliação é exclusividade do professor, o qual detém e domina os instrumentos adequados para sua aplicação.

III. A avaliação deve ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

IV. Avaliação é o processo de aferição de conhecimentos constituídos pelo aluno em determinado momento de sua trajetória escolar e destina-se a avaliar a aprendizagem e não o ensino oferecido.

Assinale a opção correta.

  • a) As proposições I, II e III são corretas.
  • b) Apenas as proposições I e III são corretas.
  • c) Apenas a proposição III é correta.
  • d) Apenas as proposições I, III e IV são corretas.
  • e) As proposições I, II, IIIe IV são corretas.
#201444
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Não se constitui diretriz do Plano Nacional de Educação.

  • a) Promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país.
  • b) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
  • c) Promoção da sustentabilidade socioeconômica
  • d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;
  • e) Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruto - PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade.
#201446
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Com relação ao Planejamento Escolar, julgue os itens com verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ).

( ) Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.

( ) O Planejamento é uma ação pedagógica indispensável do processo de ensino, devido à sua concepção mecânica e burocrática.

( ) O planejamento proporciona uma visão homogênea da turma, o que possibilita, por sua vez, uma ação educativa mais eficaz.

( ) O Planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

A sequência correta é:

  • a) V, V, F, V
  • b) V, F, V, F
  • c) F, V, V, F
  • d) F, V, F, V
  • e) V, F, F, V
#201448
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

“Essa tendência defende que a função social e política da escola deve ser assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizado, a inserção nas escolas, com qualidade, das classes populares garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais.

Esta tendência prioriza, na sua concepção pedagógica, o domínio dos conteúdos científicos, a prática de métodos de estudo, a construção de habilidades e raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frete à realidade social injusta e desigual. Busca instrumentalizar os sujeitos históricos, aptos a transformar a sociedade e a si próprio. Sua metodologia defende que o ponto de partida no processo formativo do aluno seja a reflexão da prática social, ponto de partida e de chegada, porém, embasada teoricamente”.

O texto acima descreve a:

  • a) Tendência Liberal Tradicional
  • b) Tendência Liberal Renovada não-diretiva
  • c) Tendência Liberal Tecnicista
  • d) Tendência Progressista Libertadora
  • e) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
#201450
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

“Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista.”

O texto acima descreve a:

  • a) Tendência Liberal Renovada não-diretiva
  • b) Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
  • c) Tendência Progressista Libertadora
  • d) Tendência Liberal Tradicional
  • e) Tendência Progressista Libertária
#201452
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com referência à educação inclusiva , julgue os itens como certos ( C ) ou errados ( E ).

( ) A inclusão não leva em conta as diferenças individuais e as diversas situações.

( ) A escola inclusiva, busca a reorientação curricular, propondo uma nova forma de abordar os conteúdos curriculares no cotidiano escolar.

( ) A inclusão escolar,tem como pressuposto a construção de uma escola acolhedora, onde não existam critérios ou exigências de natureza alguma, nem mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos.

( ) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial apresenta-se como uma proposta importante, com um projeto separado da proposta da escola regular.

A sequência correta é:

  • a) E - E - C - E
  • b) C - C - C - E
  • c) E - C - C - E
  • d) E - C - E - E
  • e) C - C - E - E
#201454
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, é incorreto afirmar:

  • a) De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, na seleção dos conteúdos deve-se levar em conta sua relevância social.
  • b) Na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais não se constituem novas áreas de conhecimentos.
  • c) No contexto dos PCN’s, a avaliação deve assumir um caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos.
  • d) São temas transversais definidos nos PCN’s: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo.
  • e) Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem a ressignificação dos conteúdos para além de fatos e conceitos, incluindo procedimentos, valores, normas e atitudes.
#201456
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Santo Amaro do Maranhão-MA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Analise as proposições com referência ao Projeto Político Pedagógico.

I. O Projeto Político Pedagógico norteia-se na premissa de constituir uma escola baseada na democracia e qualidade de ensino para todos.

II. As bases de um Projeto Político Pedagógico devem estar estruturadas num processo de planejamento participativo, com a participação de pais, professores, alunos, funcionários e comunidade.

III. Dever ser elaborado coletivamente, a partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposições de alternativas.

IV. O Projeto Político Pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social.

Marque a opção correta.

  • a) As proposições I, II, III e IV estão corretas.
  • b) Apenas as proposições I, II e III são corretas.
  • c) Apenas a proposição III é incorreta.
  • d) Apenas as proposiçõesI e III são corretas.
  • e) Apenas as proposições I e II são corretas.