Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB | FACET | cód.8314
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado Prefeitura de Santa Rita-PB hoje! ✅
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Santa Rita-PB
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Santa Rita-PB
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FACET
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Santa Rita-PB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Santa Rita-PB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Santa Rita-PB
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Santa Rita-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Santa Rita-PB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.
Ver apostilas para Prefeitura de Santa Rita-PB
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Santa Rita-PB
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Santa Rita-PB. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Santa Rita-PB
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #124630
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. De acordo com os princípios apresentados pelos autores, assinale a alternativa incorreta.
- a) A relevância social do conteúdo, o que implica compreender seu significado na reflexão pedagógica da escola.
- b) A contemporaneidade do conteúdo, o que garante a seleção dos temas mais atuais.
- c) A adequação do conteúdo às práticas sociais e à capacidade cognitiva do aluno.
- d) A simultaneidade dos conteúdos, o que implica na apresentação dos conteúdos ao mesmo tempo.
- e) A hierarquização dos conteúdos, o que exige pré-requisitos, reforçando o etapismo.
- #124631
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:
- a) de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.
- b) do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.
- c) da classificação, objetivos, atividades e estratégias.
- d) de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.
- e) da melhor equipe, dos sistemas técnicos e táticos.
- #124632
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular. De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.
I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos. II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades. III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I
- b) Apenas II
- c) Apenas III
- d) Apenas II e III
- e) Todas
- #124633
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em uma pedagogia emergente que busca responder a determinados interesses de classe, neste caso, denominada crítico-superadora, a reflexão pedagógica tem quais características específicas?
- a) sociológica, filosófica e antropológica
- b) sócio-cognocivas, teleológica e antropológica
- c) diagnóstica, judicativa e teleológica
- d) diagnóstica, filosófica e antropológica
- e) judicativa, filosófica e teleológica
- #124634
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em acordo com a Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 1996, a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:
I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física. II. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas. III. Maior de vinte anos de idade. IV. Que apresente atestado médico.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I, II e IV
- b) Apenas II e III
- c) Apenas I e II
- d) Apenas I, II e III
- e) Todas
- #124635
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Segundo Veiga (2000), o Projeto Político-Pedagógico, como forma de organização do trabalho da escola, fundamenta-se nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico:
I – Impessoalidade II – Qualidade III - Gestão democrática IV – Moralidade V – Valorização do magistério
Está correto o que se afirma em:
- a) I, II e III.
- b) II, III e IV.
- c) I, III e V.
- d) II, III e V.
- e) III, IV e V.
- #124638
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Analise as questões que seguem e assinale a opção correta.
- a) A avaliação formativa tem como objetivo identificar as competências do aluno para adequá-lo num grupo ou nível de aprendizagem.
- b) A avaliação formativa é um procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que ensina.
- c) A avaliação formativa manifesta-se nas propostas em que a condução do ensino está centrada no professor.
- d) A avaliação formativa deve exprimir-se através de notas ou conceitos.
- e) A avaliação formativa possibilita uma reflexão contínua sobre a prática do professor e a aprendizagem dos alunos.
- #124640
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A avaliação deve ser contínua, para servir de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. A prática contínua da avaliação possibilita ao professor o acompanhamento da construção do conhecimento pelo aluno. O processo de construção do conhecimento se dá através de três momentos:
- a) produção, avaliação e síncrese.
- b) síncrese, análise e síntese.
- c) observação, reflexão e avaliação.
- d) análise, síntese e avaliação.
- e) síncrese, produção e análise
- #124641
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para que a pedagogia de projetos seja favorável à aprendizagem e não corra o risco de tornar-se um modismo, exige-se do professor algumas condições. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Ter competência para trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada. ( ) Tomar a decisão de promover a aprendizagem significativa. ( ) Ser capaz de potencializar a discussão reflexiva e fomentar a empatia com o grupo. ( ) Ser capaz de manter as crianças ocupadas o tempo todo com atividades de aprendizagem da escrita. ( ) Repensar o conceito de atividade e priorizar atividades intelectuais. ( ) Compreender que com a pedagogia de projetos os alunos constroem suas aprendizagens sem necessidade de ajuda de outras pessoas.
A sequência correta encontrada é:
- a) V, F, V, V, F, F.
- b) F, V, F, F, V, V.
- c) V, V, V, F, V, F.
- d) V, F, V, F, V, V.
- e) V, F, F, V, F, V.
- #124644
- Banca
- FACET
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A pedagogia de projetos é uma estratégia educativa que propicia a realização das aspirações de sucesso escolar tanto por parte dos educandos como por parte dos educadores. O trabalho com projetos na escola:
I. Propiciam a vivência da transdisciplinaridade e da interculturalidade. II. Permitem aos professores escolher os temas mais significativos para os projetos que pretendem realizar com seus alunos em determinados momentos do ano letivo. III. Viabilizam a aplicação imediata do conhecimento construído e o desenvolvimento de competências voltadas para o ser, saber-fazer, saber-conviver e saber empreender. IV. Representam uma utopia generosa por se configurar como uma atividade lúdica em que os educandos aprendem brincando. V. Promovem o interesse pela pesquisa e o fortalecimento da autoestima, da iniciativa e da criatividade.
Estão corretos apenas os itens:
- a) I e II.
- b) II e III.
- c) III, IV.
- d) I, II, III.
- e) I, III e V.