Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Santa Rita-PB
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FACET
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
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- #124648
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(1,0) 1 -
Na tendência pedagógica liberal tradicional o relacionamento professor-aluno manifesta-se numa prática em que o professor:
- a) Exerce autoridade e exige atitude receptiva do aluno.
- b) Auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo do educando.
- c) Garante um clima de relacionamento pessoal autêntico com os educandos evitando intervir em suas ações.
- d) Administra as condições de transmissão da matéria de forma que o aluno possa ser sujeito de sua própria formação.
- e) Não atua com autoridade. Educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento.
- #124651
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(1,0) 2 -
A pedagogia crítico-social dos conteúdos assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997. Em relação a pedagogia crítico-social dos conteúdos analise as afirmações abaixo.
I. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. II. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora. III. Os métodos de ensino consistem nos procedimentos necessários ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. IV. O grau de envolvimento na aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno, quanto do professor e do contexto da sala de aula. V. A escola atua como modeladora do comportamento humano. Os conteúdos decorrem da ciência objetiva eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.
São características da pedagogia crítico-social dos conteúdos o que se afirma em:
- a) I, II e IV
- b) I, III e V.
- c) II, III e IV.
- d) IV e V.
- e) III e V.
- #124653
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(1,0) 3 -
Leia as afirmações abaixo:
I. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. II. Democratização do acesso e da permanência com sucesso do aluno na escola. III. Valorização dos profissionais da educação. IV. Relação entre a escola e a comunidade. V. Centralização dos recursos financeiros.
As afirmativas que caracterizam princípios orientadores do Projeto Político-Pedagógico são:
- a) I e IV.
- b) II e III.
- c) I, II e III.
- d) II, III e IV.
- e) III, IV e V.
- #124655
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(1,0) 4 -
Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade. Em qual dos princípios do ensino citados abaixo se expressa o eixo da liberdade?
I. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. II. Valorização da experiência extraescolar. III. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. IV. Gestão democrática do ensino público. V. Consideração com a diversidade étnico-cultural.
Está correto o que consta em:
- a) I, II e III.
- b) II, III e IV.
- c) III, IV e V.
- d) I e IV.
- e) I e V.
- #124658
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(1,0) 5 -
O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos. O ensino tem um caráter pedagógico e sua principal tarefa é assegurar a difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade. A relação entre ensino e aprendizagem é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. LIBÊNEO, José Carlos. Didática. São Paulo Cortez, 1994. Alguns professores acreditam que o mais importante na aula é o seu ensino, o que eles dizem, o que fazem, o que pensam, o que decidem, o que organizam. Para esses professores:
- a) a mediação do professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos.
- b) ensinar e aprender são dois processos indissociáveis.
- c) o principal propósito da escola é transmitir conhecimentos.
- d) o ensino é um processo de interação entre o professor e o aluno.
- e) o ensino deve suscitar o envolvimento ativo dos alunos.
- #124660
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(1,0) 6 -
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Em relação aos PCNs, está correto o que se afirma em:
- a) PCNs são leis que dão as metas e os objetivos a serem buscados em cada curso.
- b) nos PCNs, o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.
- c) PCNs são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino.
- d) segundo os PCNs, sob nenhuma hipótese a memorização pode ser considerada no processo de ensino-aprendizagem.
- e) os PCNs foram elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.
- #124666
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(1,0) 7 -
A nova era do conhecimento situa a educação no centro da sociedade, mas com uma ampla projeção, uma vez que a educação deve estender-se ao longo de toda a vida, como companheira do desenvolvimento incessante da pessoa. Na educação escolar, valores e saberes devem conjugar-se em total harmonia, dirigindo a formação integral de cada educando. Para atender a tal exigência, os PCNs abordam os conteúdos em três grandes categorias:
- a) conteúdos procedimentais, dependentes de habilidades individuais; conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes; conteúdos factuais, com estratégias de aprendizagem simples.
- b) conteúdos transversais, que perpassam todas as disciplinas; conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais.
- c) conteúdos factuais; conteúdos conceituais; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
- d) conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
- e) conteúdos transversais, que perpassam todas as disciplinas; conteúdos factuais, com estratégias de aprendizagem simples e conteúdos conceituais.
- #124667
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(1,0) 8 -
O ato de planejar está presente no cotidiano das pessoas. Saber planejar bem é fundamental para obtenção de bons resultados. Planejar é estudar, organizar e coordenar ações para qualificação do trabalho que se pretende realizar para chegar a resultados positivos. O planejamento orienta as ações para atingir os objetivos, aumenta as possiblidades de acertos e, consequentemente, diminui as possibilidades de erros. Na educação o planejamento é uma ferramenta fundamental para todos os profissionais que atuam nesse campo. Do planejamento resulta o plano. No campo educacional há diferentes tipos de planos. Observe o esquema abaixo.

Este esquema refere-se a:
- a) Plano de unidade.
- b) Plano de aula.
- c) Plano bimestral.
- d) Plano curricular.
- e) Pequeno projeto.
- #124668
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(1,0) 9 -
De acordo com a redação dada ao art. 31 da LDB nº 9.394/96, pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 a frequência mínima exigida para a educação préescolar é de:
- a) sessenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
- b) setenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
- c) setenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
- d) sessenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
- e) cinquenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
- #124669
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(1,0) 10 -
Conforme o art. 35 da LDB - Lei nº 9.394/96, uma das finalidades da última etapa da educação básica é:
- a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
- b) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
- c) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
- d) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
- e) o desenvolvimento integral do educando, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
- #124670
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(1,0) 11 -
Segundo a Lei nº 9.394/96, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é incumbência:
- a) Dos estabelecimentos de ensino.
- b) Dos docentes.
- c) Dos monitores.
- d) Das secretarias municipais de educação.
- e) Dos professores que coordenam bancas de estudo.
- #124671
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(1,0) 12 -
A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, dá nova redação ao art. 26-A da LDB nº 9.394/96 que trata da inclusão da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. Conforme a art. 26-A da LDB:
- a) A história e cultura afro-brasileira é um componente curricular da área de ciências humanas e integra o currículo do ensino fundamental.
- b) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar do ensino fundamental e do ensino médio.
- c) A história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão trabalhadas obrigatoriamente nas áreas de Geografia e História, no ensino médio.
- d) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena torna-se obrigatório somente nas escolas públicas de ensino médio.
- e) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados exclusivamente nos estabelecimentos privados de ensino fundamental.
- #124672
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(1,0) 13 -
O parágrafo 6º do art. 26 da LDB nº 9.394/96 foi alterado pela Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Conforme essa alteração:
- a) A música será conteúdo obrigatório e exclusivo do ensino da arte na educação básica.
- b) A música passa a ser componente curricular obrigatório do currículo do ensino fundamental.
- c) As artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular arte.
- d) Artes plásticas, artes cênicas e música serão componentes curriculares obrigatórios.
- e) As artes visuais serão conteúdo exclusivo do ensino de arte no ensino médio.
- #124673
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(1,0) 14 -
O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. As modalidades de ensino foram criadas com a intenção de:
- a) ampliar os anos de estudo do ensino fundamental.
- b) garantir maior número de vagas de emprego para professores.
- c) adequar a educação escolar às novas demandas e exigências do mercado de trabalho.
- d) mostrar a atuação do Estado cobrada pela sociedade civil organizada
- e) aplicar ao sistema educacional os princípios da equidade, da democratização do ensino, da universalização, da isonomia e da igualdade.
- #124674
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(1,0) 15 -
A atual LDB - Lei nº 9.394/96, foi alterada pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Com relação às alterações estabelecidas pela Lei nº 12.796/2013, está INCORRETO o que se afirma em:
- a) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Préescola, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- b) A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A educação Infantil será gratuita às crianças de até 5(cinco) anos de idade.
- c) É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança de 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
- d) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- e) A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5(cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.