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Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Pedagogia

📚 Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB | FACET | cód.8316

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#124648
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Pedagogia
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Prefeitura de Santa Rita-PB
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(1,0) 1 - 

Na tendência pedagógica liberal tradicional o relacionamento professor-aluno manifesta-se numa prática em que o professor:

  • a) Exerce autoridade e exige atitude receptiva do aluno.
  • b) Auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo do educando.
  • c) Garante um clima de relacionamento pessoal autêntico com os educandos evitando intervir em suas ações.
  • d) Administra as condições de transmissão da matéria de forma que o aluno possa ser sujeito de sua própria formação.
  • e) Não atua com autoridade. Educador e educandos se posicionam como sujeitos do ato de conhecimento.
#124651
Banca
FACET
Matéria
Pedagogia
Concurso
Prefeitura de Santa Rita-PB
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(1,0) 2 - 

A pedagogia crítico-social dos conteúdos assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997. Em relação a pedagogia crítico-social dos conteúdos analise as afirmações abaixo.
I. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. II. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora. III. Os métodos de ensino consistem nos procedimentos necessários ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações. IV. O grau de envolvimento na aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno, quanto do professor e do contexto da sala de aula. V. A escola atua como modeladora do comportamento humano. Os conteúdos decorrem da ciência objetiva eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.

São características da pedagogia crítico-social dos conteúdos o que se afirma em:

    • a) I, II e IV
    • b) I, III e V.
    • c) II, III e IV.
    • d) IV e V.
    • e) III e V.
    #124653
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    (1,0) 3 - 

    Leia as afirmações abaixo:
    I. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. II. Democratização do acesso e da permanência com sucesso do aluno na escola. III. Valorização dos profissionais da educação. IV. Relação entre a escola e a comunidade. V. Centralização dos recursos financeiros.

    As afirmativas que caracterizam princípios orientadores do Projeto Político-Pedagógico são:

      • a) I e IV.
      • b) II e III.
      • c) I, II e III.
      • d) II, III e IV.
      • e) III, IV e V.
      #124655
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      (1,0) 4 - 

      Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade. Em qual dos princípios do ensino citados abaixo se expressa o eixo da liberdade?
      I. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. II. Valorização da experiência extraescolar. III. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. IV. Gestão democrática do ensino público. V. Consideração com a diversidade étnico-cultural.

      Está correto o que consta em:

      • a) I, II e III.
      • b) II, III e IV.
      • c) III, IV e V.
      • d) I e IV.
      • e) I e V.
      #124658
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      (1,0) 5 - 

      O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos. O ensino tem um caráter pedagógico e sua principal tarefa é assegurar a difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade. A relação entre ensino e aprendizagem é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. LIBÊNEO, José Carlos. Didática. São Paulo Cortez, 1994. Alguns professores acreditam que o mais importante na aula é o seu ensino, o que eles dizem, o que fazem, o que pensam, o que decidem, o que organizam. Para esses professores:

        • a) a mediação do professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos.
        • b) ensinar e aprender são dois processos indissociáveis.
        • c) o principal propósito da escola é transmitir conhecimentos.
        • d) o ensino é um processo de interação entre o professor e o aluno.
        • e) o ensino deve suscitar o envolvimento ativo dos alunos.
        #124660
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        (1,0) 6 - 

        Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Em relação aos PCNs, está correto o que se afirma em:

        • a) PCNs são leis que dão as metas e os objetivos a serem buscados em cada curso.
        • b) nos PCNs, o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.
        • c) PCNs são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino.
        • d) segundo os PCNs, sob nenhuma hipótese a memorização pode ser considerada no processo de ensino-aprendizagem.
        • e) os PCNs foram elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.
        #124666
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        (1,0) 7 - 

        A nova era do conhecimento situa a educação no centro da sociedade, mas com uma ampla projeção, uma vez que a educação deve estender-se ao longo de toda a vida, como companheira do desenvolvimento incessante da pessoa. Na educação escolar, valores e saberes devem conjugar-se em total harmonia, dirigindo a formação integral de cada educando. Para atender a tal exigência, os PCNs abordam os conteúdos em três grandes categorias:

          • a) conteúdos procedimentais, dependentes de habilidades individuais; conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes; conteúdos factuais, com estratégias de aprendizagem simples.
          • b) conteúdos transversais, que perpassam todas as disciplinas; conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais.
          • c) conteúdos factuais; conteúdos conceituais; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais.
          • d) conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
          • e) conteúdos transversais, que perpassam todas as disciplinas; conteúdos factuais, com estratégias de aprendizagem simples e conteúdos conceituais.
          #124667
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          (1,0) 8 - 

          O ato de planejar está presente no cotidiano das pessoas. Saber planejar bem é fundamental para obtenção de bons resultados. Planejar é estudar, organizar e coordenar ações para qualificação do trabalho que se pretende realizar para chegar a resultados positivos. O planejamento orienta as ações para atingir os objetivos, aumenta as possiblidades de acertos e, consequentemente, diminui as possibilidades de erros. Na educação o planejamento é uma ferramenta fundamental para todos os profissionais que atuam nesse campo. Do planejamento resulta o plano. No campo educacional há diferentes tipos de planos. Observe o esquema abaixo.



          Este esquema refere-se a:

          • a) Plano de unidade.
          • b) Plano de aula.
          • c) Plano bimestral.
          • d) Plano curricular.
          • e) Pequeno projeto.
          #124668
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          (1,0) 9 - 

          De acordo com a redação dada ao art. 31 da LDB nº 9.394/96, pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 a frequência mínima exigida para a educação préescolar é de:

          • a) sessenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • b) setenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • c) setenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • d) sessenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          • e) cinquenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.
          #124669
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          (1,0) 10 - 

          Conforme o art. 35 da LDB - Lei nº 9.394/96, uma das finalidades da última etapa da educação básica é:

          • a) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
          • b) o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
          • c) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
          • d) o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
          • e) o desenvolvimento integral do educando, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
          #124670
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          (1,0) 11 - 

          Segundo a Lei nº 9.394/96, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é incumbência:

          • a) Dos estabelecimentos de ensino.
          • b) Dos docentes.
          • c) Dos monitores.
          • d) Das secretarias municipais de educação.
          • e) Dos professores que coordenam bancas de estudo.
          #124671
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          (1,0) 12 - 

          A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, dá nova redação ao art. 26-A da LDB nº 9.394/96 que trata da inclusão da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. Conforme a art. 26-A da LDB:

          • a) A história e cultura afro-brasileira é um componente curricular da área de ciências humanas e integra o currículo do ensino fundamental.
          • b) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar do ensino fundamental e do ensino médio.
          • c) A história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão trabalhadas obrigatoriamente nas áreas de Geografia e História, no ensino médio.
          • d) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena torna-se obrigatório somente nas escolas públicas de ensino médio.
          • e) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados exclusivamente nos estabelecimentos privados de ensino fundamental.
          #124672
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          (1,0) 13 - 

          O parágrafo 6º do art. 26 da LDB nº 9.394/96 foi alterado pela Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Conforme essa alteração:

            • a) A música será conteúdo obrigatório e exclusivo do ensino da arte na educação básica.
            • b) A música passa a ser componente curricular obrigatório do currículo do ensino fundamental.
            • c) As artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular arte.
            • d) Artes plásticas, artes cênicas e música serão componentes curriculares obrigatórios.
            • e) As artes visuais serão conteúdo exclusivo do ensino de arte no ensino médio.
            #124673
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            (1,0) 14 - 

            O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. As modalidades de ensino foram criadas com a intenção de:

              • a) ampliar os anos de estudo do ensino fundamental.
              • b) garantir maior número de vagas de emprego para professores.
              • c) adequar a educação escolar às novas demandas e exigências do mercado de trabalho.
              • d) mostrar a atuação do Estado cobrada pela sociedade civil organizada
              • e) aplicar ao sistema educacional os princípios da equidade, da democratização do ensino, da universalização, da isonomia e da igualdade.
              #124674
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              (1,0) 15 - 

              A atual LDB - Lei nº 9.394/96, foi alterada pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Com relação às alterações estabelecidas pela Lei nº 12.796/2013, está INCORRETO o que se afirma em:

                • a) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Préescola, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
                • b) A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A educação Infantil será gratuita às crianças de até 5(cinco) anos de idade.
                • c) É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança de 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
                • d) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
                • e) A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5(cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.