Simulado Prefeitura de Santa Rita - PB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB gratuito | cód.10008
Quer subir no ranking e garantir sua aprovação no concurso Prefeitura de Santa Rita-PB? Comece pelo simulado certo! 🥇
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Santa Rita-PB
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Santa Rita-PB
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Santa Rita-PB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Santa Rita-PB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Santa Rita-PB
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Santa Rita-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Santa Rita-PB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.
Ver apostilas para Prefeitura de Santa Rita-PB
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Santa Rita-PB
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Santa Rita-PB. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Santa Rita-PB
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #146204
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar, são fundamentos básicos da Ginástica. Por serem atividades que traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas, devem estar presentes em todos os ciclos em níveis crescentes de complexidade. De acordo com o Coletivo de Autores (2009), a organização do conteúdo ginástica no 3º ciclo, analise as afirmativas a seguir.
I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade. II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas. III. Experimentar formas técnicas de diversas ginásticas.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- #146205
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
“Nesta proposta o erro deve ser compreendido como um processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras. Para identificar o erro do aluno é preciso conhecer as etapas da aquisição das habilidades motoras básicas. O reconhecimento do erro deve ser realizado através da observação sistemática das fases de aquisição de cada uma das habilidades motoras, de acordo com a faixa etária.” Segundo Darido (2011) a passagem acima explicita características de qual abordagem de ensino?
- a) Crítico-Superadora
- b) Cultura Corporal de Movimento
- c) Desenvolvimentista
- d) Psicomotricidade
- #146206
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas as técnicas de ataque e defesa, com objetivo de autoproteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões, ora do movimento esportivo e olímpico.” De acordo com Darido (2011), analise as alternativas a seguir.
I. O Karatê surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média no Japão. II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza. III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- #146207
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. II. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. III. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.
Está(ão) correta(s):
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- #146208
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Segundo o Coletivo de Autores, nos Ciclos de escolarização, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, construindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explica-los. De acordo com a organização e características dos ciclos de ensino propostos pelo Coletivo de Autores (2009), assinale a alternativa incorreta.
- a) No segundo Ciclo, o aluno encontra-se no momento da síncrese. Tem uma visão sincrética da realidade.
- b) O quarto Ciclo se dá no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
- c) O primeiro Ciclo vai da pré-escola até o 4º ano do ensino fundamental
- d) O terceiro Ciclo, é o ciclo de ampliação a sistematização do conhecimento.
- #146209
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Sobre a história da ginástica, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Roma antiga, os exercícios físicos apresentavam três distintas características no tempo. Primeiro militar, depois guerreira e, por último, espetacular.
II. Na Idade Moderna, com o Renascimento, inicia-se a preocupação com a educação. É desse período a obra Da Arte Ginástica, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físicos/ginástica.
III. As obras na Idade Moderna destacavam a importância dos exercícios físicos naturais, ao ar livre, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais, constituindo a educação da criança e do jovem.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- #146210
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.” A passagem acima retrata um dos aspectos sobre os quais Tubino (2001) classificou as manifestações esportivas. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta.
- a) Esporte-participação
- b) Esporte-educação
- c) Esporte-laze
- d) Esporte-performance
- #146211
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo. II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas. III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas. IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.
Está(ão) correta(s):
- a) I e IV
- b) II e IV
- c) I, II e I
- d) Todas
- #146212
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo. II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas. III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas. IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.
Está(ão) correta(s):
- a) I e IV
- b) II e IV
- c) I, II e IV
- d) Todas
- #146213
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. De acordo com os princípios apresentados pelos autores, assinale a alternativa incorreta.
- a) A relevância social do conteúdo, o que implica compreender seu significado na reflexão pedagógica da escola.
- b) A contemporaneidade do conteúdo, o que garante a seleção dos temas mais atuais.
- c) A adequação do conteúdo às práticas sociais e à capacidade cognitiva do aluno.
- d) A hierarquização dos conteúdos, o que exige pré-requisitos, reforçando o etapismo.
- #146214
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:
- a) de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.
- b) do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.
- c) da classificação, objetivos, atividades e estratégias.
- d) de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.
- #146215
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A dança é considerada como um conteúdo presente na perspectiva da Cultura Corporal. Tendo como base o livro Metodologia do ensino da Educação Física, quais as implicações deste conteúdo no 3º ciclo de ensino?
- a) Danças técnicas e expressivamente aprimoradas e/ou mímicas, com temas que atendam às necessidades e interesses dos alunos, criados ou não por eles próprios.
- b) Danças que impliquem conhecimento aprofundado científico/técnico/artístico da dança e da expressão corporal em geral.
- c) Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional e internacional.
- d) Danças de livre interpretação de músicas diferentes para relacionar-se com o universo musical.
- #146216
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
“Devemos ensinar aos alunos como ser céticos em relação ao que assistem na TV. Para isso, eles devem confrontar as informações vinculadas com outras fontes e diferenciar o que são fatos e o que são opiniões nos meios de comunicação.” Na afirmação acima, Betti (1997) explicita uma das etapas que ele elaborou para auxiliar o docente no desenvolvimento do entendimento crítico da mídia durante as aulas de Educação Física. A passagem faz referência a qual dessas etapas?
- a) Conflito de sentidos
- b) Choque emocional
- c) Formação de opinião
- d) Distanciamento crítico
- #146217
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
“O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.” Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?
- a) Crítico-Superadora
- b) Cultura Corporal de Movimento
- c) Desenvolvimentista
- d) Construtivista-interacionista
- #146218
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular. De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.
I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos. II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades. III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I
- b) Apenas II
- c) Apenas III
- d) Apenas II e III