Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB de Educação Física para Professor de Educação Física | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB | Professor de Educação Física | cód.8312
O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado Prefeitura de Santa Rita-PB é seu melhor aliado! 🎯
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Santa Rita-PB
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Santa Rita-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Santa Rita-PB
- 👔 Cargo: Professor de Educação Física
- 📚 Matéria: Educação Física
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FACET
- ❓ Quantidade de Questões: 15
- ⏱️ Tempo do Simulado: 45 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Santa Rita-PB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Santa Rita-PB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Santa Rita-PB
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Santa Rita-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Santa Rita-PB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Santa Rita-PB.
Ver apostilas para Prefeitura de Santa Rita-PB
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Santa Rita-PB
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Santa Rita-PB. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Santa Rita-PB
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #124595
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar, são fundamentos básicos da Ginástica. Por serem atividades que traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas, devem estar presentes em todos os ciclos em níveis crescentes de complexidade. De acordo com o Coletivo de Autores (2009), a organização do conteúdo ginástica no 3º ciclo, analise as afirmativas a seguir.
I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade. II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas. III. Experimentar formas técnicas de diversas ginásticas.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- e) I, II e III
- #124596
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
“Nesta proposta o erro deve ser compreendido como um processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras. Para identificar o erro do aluno é preciso conhecer as etapas da aquisição das habilidades motoras básicas. O reconhecimento do erro deve ser realizado através da observação sistemática das fases de aquisição de cada uma das habilidades motoras, de acordo com a faixa etária.” Segundo Darido (2011) a passagem acima explicita características de qual abordagem de ensino?
- a) Crítico-Superadora
- b) Cultura Corporal de Movimento
- c) Desenvolvimentista
- d) Psicomotricidade
- e) Construtivista-interacionista
- #124597
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas as técnicas de ataque e defesa, com objetivo de autoproteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões, ora do movimento esportivo e olímpico.” De acordo com Darido (2011), analise as alternativas a seguir.
I. O Karatê surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média no Japão. II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza. III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- e) I, II e III
- #124598
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes. II. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho. III. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.
Está(ão) correta(s):
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) II e III, apenas
- #124599
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Segundo o Coletivo de Autores, nos Ciclos de escolarização, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, construindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explica-los. De acordo com a organização e características dos ciclos de ensino propostos pelo Coletivo de Autores (2009), assinale a alternativa incorreta.
- a) No segundo Ciclo, o aluno encontra-se no momento da síncrese. Tem uma visão sincrética da realidade.
- b) O quarto Ciclo se dá no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio.
- c) O primeiro Ciclo vai da pré-escola até o 4º ano do ensino fundamental.
- d) O terceiro Ciclo, é o ciclo de ampliação a sistematização do conhecimento.
- e) No quarto Ciclo o aluno lida com a regularidade científica, podendo a partir dele adquirir algumas condições objetivas para ser produtor de conhecimento científico quando submetido à atividade de pesquisa.
- #124603
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Sobre a história da ginástica, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Roma antiga, os exercícios físicos apresentavam três distintas características no tempo. Primeiro militar, depois guerreira e, por último, espetacular.
II. Na Idade Moderna, com o Renascimento, inicia-se a preocupação com a educação. É desse período a obra Da Arte Ginástica, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físicos/ginástica.
III. As obras na Idade Moderna destacavam a importância dos exercícios físicos naturais, ao ar livre, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais, constituindo a educação da criança e do jovem.
Está(ão) correta(s):
- a) I
- b) II
- c) III
- d) II e III
- e) I, II e III
- #124604
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.” A passagem acima retrata um dos aspectos sobre os quais Tubino (2001) classificou as manifestações esportivas. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta
- a) Esporte-participação
- b) Esporte-educação
- c) Esporte-lazer
- d) Esporte-performance
- e) Esporte-jogo
- #124608
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo Darido (2003), os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Analise as alternativas a seguir.
I. A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz. II. Em reforma realizada por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para os homens e que fosse oferecida para as Escolas Normais. III. A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física era calcada na concepção pedagogicista. IV. No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I e IV
- b) Apenas II e III
- c) Apenas I, III e IV
- d) Apenas I, II e IV
- e) Todas
- #124610
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.
I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo. II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas. III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas. IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.
Está(ão) correta(s):
- a) I e IV
- b) II e IV
- c) I, II e IV
- d) I, II e III
- e) Todas
- #124612
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A dança é considerada como um conteúdo presente na perspectiva da Cultura Corporal. Tendo como base o livro Metodologia do ensino da Educação Física, quais as implicações deste conteúdo no 3º ciclo de ensino?
- a) Danças técnicas e expressivamente aprimoradas e/ou mímicas, com temas que atendam às necessidades e interesses dos alunos, criados ou não por eles próprios.
- b) Danças que impliquem conhecimento aprofundado científico/técnico/artístico da dança e da expressão corporal em geral.
- c) Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional e internacional.
- d) Danças de livre interpretação de músicas diferentes para relacionar-se com o universo musical.
- e) Danças de interpretação de temas figurados.
- #124614
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
“Devemos ensinar aos alunos como ser céticos em relação ao que assistem na TV. Para isso, eles devem confrontar as informações vinculadas com outras fontes e diferenciar o que são fatos e o que são opiniões nos meios de comunicação.” Na afirmação acima, Betti (1997) explicita uma das etapas que ele elaborou para auxiliar o docente no desenvolvimento do entendimento crítico da mídia durante as aulas de Educação Física. A passagem faz referência a qual dessas etapas?
- a) Conflito de sentidos
- b) Choque emocional
- c) Formação de opinião
- d) Distanciamento crítico
- e) Reflexão ativa
- #124617
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
“O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.” Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?
- a) Crítico-Superadora
- b) Cultura Corporal de Movimento
- c) Desenvolvimentista
- d) Psicomotricidade
- e) Construtivista-interacionista
- #124619
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
“O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.” A respeito desse conteúdo, segundo o Coletivo de Autores (2012), é correto afirmar:
I. O jogo deve ser entendido como “fator de desenvolvimento”, por estimular a criança no exercício do pensamento. II. O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”. III. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tornando o jogo tenso. IV. Ao selecionar os jogos a serem realizados é importante considerar a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive.
Está(ão) correta(s):
- a) Apenas I, II e IV
- b) Apenas II e III
- c) Apenas I e IV
- d) Apenas I, III e IV
- e) Todas
- #124623
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal. O conteúdo jogo está presente nessa área de conhecimento e a sua abordagem no 2º ciclo de ensino implica em:
- a) Fazer com que o aluno realize uma auto avaliação e a avaliação coletiva das próprias atividades.
- b) Estimular a necessidade do treinamento e da avaliação individual e do grupo para jogar bem tanto tecnicamente quanto taticamente.
- c) Estimular o reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades.
- d) Jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático.
- e) Desenvolver conhecimentos sistematizados e aprofundados sobre o desenvolvimento/treinamento da capacidade geral e específica de jogar.
- #124624
- Banca
- FACET
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- Prefeitura de Santa Rita-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Atualmente coexistem na área várias concepções pedagógicas, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto de uma etapa recente da Educação Física. Estas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Nesse sentido, qual ou quais autor(es) serve(em) de base para a Abordagem Crítico-emancipatória?
- a) Saviani e Libâneo
- b) Gallahue e Connoly
- c) Jean Piaget
- d) Terry Orlick
- e) Habermas