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Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia

SIMULADO PREFEITURA DE SANTA FÉ DO SUL-SP DE PEDAGOGIA PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP que foi organizado pela CONSESP. Estas questões são de Pedagogia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP
Para realizar o simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP é aqui!


#125246
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Pedagogia
Concurso
prefeitura de santa fé do sul-SP
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(1,0) 1 - 

Em consonância com o artigo 20 da Lei Federal nº 9.394/96, as instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:

I. multiculturais, assim entendidas as instituições educacionais vinculadas à problemática de uma sociedade multicultural, considerando a formação inicial de professores como um momento primordial no processo de valorização da educação;

II. particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características dos incisos abaixo;

III. comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade;

IV. confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior;

V. filantrópicas, na forma da lei.

Está correto, APENAS, o que se afirma em:

  • a) II, III, IV e V.
  • b) I, III e V.
  • c) II e IV.
  • d) I e III.
#125247
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(1,0) 2 - 

Macedo (2005) afirma que a escola, organizada pela lógica da exclusão, é:

  • a) inclusiva.
  • b) seletista.
  • c) pluricultural.
  • d) organizada.
#125248
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(1,0) 3 - 

Analise o fragmento a seguir.

“O objetivo da educação pública é, portanto, promover a ____________________. A regra vale tanto para instituições de ensino como para indivíduos.”

Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.

  • a) autonomia
  • b) disciplina
  • c) regulamentação da aprendizagem
  • d) socialização
#125249
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(1,0) 4 - 

Macedo (2005) afirma que o antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo sua competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender. Para o autor, atualmente espera-se que o professor ensine segundo a lógica da inclusão, o que implica que ensinar e aprender, na perspectiva desse profissional, são considerados:

    • a) sequenciais.
    • b) organizadores da aprendizagem.
    • c) impulsionadores de aprendizagem significativa.
    • d) indissociáveis.
    #125250
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    (1,0) 5 - 

    De acordo com as afirmações de Macedo (2005), a lógica da exclusão se apoia na lógica das

    • a) intermediações.
    • b) classes.
    • c) pedagogias mal elaboradas.
    • d) análises deterministas.
    #125251
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    (1,0) 6 - 

    De acordo com o artigo 8º do Plano Nacional de Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de:

    • a) 10 (dez) anos, contado da publicação desta Lei.
    • b) 12 (doze) anos, contado da publicação desta Lei.
    • c) 3 (três) anos, contado da publicação desta Lei.
    • d) 1 (um) ano, contado da publicação desta Lei.
    #125252
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    (1,0) 7 - 

    Em consonância com o artigo 20 da Lei Federal nº 9.394/96, as instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:

    I. multiculturais, assim entendidas as instituições educacionais vinculadas à problemática de uma sociedade multicultural, considerando a formação inicial de professores como um momento primordial no processo de valorização da educação;

    II. particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características dos incisos abaixo;

    III. comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade;

    IV. confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior;

    V. filantrópicas, na forma da lei.

    Está correto, APENAS, o que se afirma em:

      • a) II, III, IV e V.
      • b) I, III e V.
      • c) II e IV.
      • d) I e III.
      #125253
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      (1,0) 8 - 

      Em conformidade com o estabelecido no artigo 12 da Lei Federal nº 9.394/96, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

      I. elaborar e executar sua proposta pedagógica;

      II. administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

      III. assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

      IV. velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

      V. prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

      VI. baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

      Está correto, APENAS, o que se afirma em

      • a) I, III, V e VI.
      • b) I, II, III, IV e V.
      • c) II e III.
      • d) I, IV, V e VI.
      #125254
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      (1,0) 9 - 

      Ramos (2001) afirma que a importância da relação trabalho-educação justifica-se porque justamente a partir dela, a formação humana se configura como processo contraditório e marcado pelos valores:

        • a) deterministas.
        • b) socialistas.
        • c) profissionais.
        • d) capitalistas.
        #125255
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        (1,0) 10 - 

        Analise o fragmento a seguir.

        “É preciso, inicialmente, dizer que compreendemos por ___________________ o processo de conhecimento e de realização individual, que se expressa socialmente e que ultrapassa a dimensão do agir unicamente determinado pela necessidade de subsistência.”

        Assinale a alternativa que, de acordo com Ramos (2001), completa corretamente a lacuna acima.

          • a) Psicologia
          • b) Investimento Social
          • c) Formação Humana
          • d) Capital Humano
          #125256
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          (1,0) 11 - 

          De acordo com a afirmação contida no artigo 19 da Lei Federal nº 9.394/96, as instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:

          • a) públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público; e privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
          • b) preferencialmente públicas, onde o ensino é oferecido a todos os indivíduos pelo Estado, custeado por meio de impostos.
          • c) públicas e filantrópicas, sendo ambas financiadas pelo Estado.
          • d) públicas e filantrópicas, tendo como principal finalidade o sistema de cotas, suavizando as desigualdades, ampliando oportunidade de acesso a instituições federais aos estudantes considerados carentes.
          #125257
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          (1,0) 12 - 

          Afirma-se no artigo 14 Lei Federal nº 9.394/96 que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

          I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
          II. organização dos conteúdos educacionais com auxílio da equipe pedagógica.
          III. comprometimento da comunidade escolar para com o desempenho da instituição escolar.
          IV. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
          V. garantia de acesso escolar.


          Estão corretos, APENAS, os princípios contidos em

            • a) I, II e V.
            • b) II e III.
            • c) III, IV e V.
            • d) I e IV.
            #125258
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            (1,0) 13 - 

            Em conformidade com a afirmação de Ramos (2001), em relação aos conteúdos da formação, o sistema de competência poderia orientar e renovar as políticas e as ações educacionais, gerando parâmetros

            • a) de relação.
            • b) permanentemente renováveis.
            • c) especiais.
            • d) educacionais estáveis.
            #125259
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            (1,0) 14 - 

            Assinale a alternativa falsa, de acordo com Paulo Freire.

            • a) Não é fundamental que os estudantes percebam o respeito e a lealdade com que um professor analisa e critica a postura dos outros.
            • b) É profundamente importante que os estudantes percebem as diferenças de compreensão dos fatos, as posições às vezes antagônicas entre professores na apreciação dos problemas e no equacionamento de soluções.
            • c) O preparo do professor deve coincidir com a sua retidão ética.
            • d) Formação científica, correção ética, respeito aos outros, coerência, capacidade de viver e de aprender com o diferente, são características essenciais ao bom professor.
            #125260
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            (1,0) 15 - 

            Avalie as proposições a seguir.

            I. São atividades ou tarefas: uma exposição, um debate, uma leitura, uma pesquisa bibliográfica, tomar notas, uma ação motivadora, uma observação, uma aplicação, um exercício, o estudo etc.
            II. Desde uma perspectiva dinâmica e desde o ponto de vista dos professores, a prática deve ser entendida como reflexiva e não pode se reduzir ao momento em que se produzem os processos educacionais na aula.
            III. Atividades ou tarefas são unidades básicas dos processos de ensino/aprendizagem, cujas diversas variáveis apresentam estabilidade e diferenciação.
            IV. Atividades são determinadas relações interativas professor/alunos e alunos/alunos, uma organização grupal, determinados conteúdos de aprendizagem, certos recursos didáticos, uma distribuição do tempo e do espaço, um critério avaliador; tudo isto em torno de determinadas intenções educacionais, mais ou menos explícitas.
            V. As atividades têm importância suficiente para proporcionar uma análise ilustrativa dos diferentes estilos pedagógicos.

              • a) Apenas I, III, IV e V são corretas.
              • b) Apenas II, III e IV são corretas.
              • c) Apenas I, III e V são corretas.
              • d) I, II, III, IV e V são corretas.