Simulado Prefeitura de Santa Fé do Sul-SP de Pedagogia | CONCURSO
📚 Simulado prefeitura de santa fé do sul-SP | CONSESP | cód.8350
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🧪 Este Simulado prefeitura de santa fé do sul-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: prefeitura de santa fé do sul-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CONSESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #125206
- Banca
- CONSESP
- Matéria
- Pedagogia
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- prefeitura de santa fé do sul-SP
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(1,0) 1 -
Em consonância ao afirmado no artigo 13 da Lei Federal nº 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:
I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II. elaborar e cumprir as regras de convivência preestabelecidas pela secretaria de Ensino.
III. zelar pelo bem-estar dos alunos;
IV. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI. elaborar atividades adaptadas para alunos com dificuldades de aprendizagem ficando a cargo do mesmo providenciar sua capacitação.
Está correto, APENAS, o que se afirma em
- a) III, IV e VI.
- b) II, V e VI.
- c) I, II e V.
- d) I, IV e V.
- #125207
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(1,0) 2 -
É afirmado no artigo 13 do Plano Nacional de Educação que: O poder público deverá instituir, em lei específica, o _________________________________, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.
- a) Sistema Nacional de Educação
- b) Exame Nacional do Ensino Médio
- c) Programa de Progressão Continuada
- d) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- #125208
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(1,0) 3 -
Analise o fragmento a seguir.
“O objetivo da educação pública é, portanto, promover a ____________________. A regra vale tanto para instituições de ensino como para indivíduos.”
Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.
- a) autonomia
- b) disciplina
- c) regulamentação da aprendizagem
- d) socialização
- #125209
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(1,0) 4 -
Macedo (2005) afirma que o antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo sua competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender. Para o autor, atualmente espera-se que o professor ensine segundo a lógica da inclusão, o que implica que ensinar e aprender, na perspectiva desse profissional, são considerados:
- a) sequenciais.
- b) organizadores da aprendizagem.
- c) impulsionadores de aprendizagem significativa.
- d) indissociáveis.
- #125210
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(1,0) 5 -
Ramos (2001) afirma que um sistema de competência profissional é integrado por três subsistemas:
I. normalização das competências;
II. memorização e autonomia;
III. formação por competências;
IV. avaliação e certificação de competências;
V. regularização e atualização de competências especiais;
VI. reorganização de competências sociais.
De acordo com Ramos (2001), está correto, APENAS, o que se afirma em
- a) II e VI.
- b) I, III e V.
- c) I, III e IV.
- d) IV, V e VI.
- #125211
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(1,0) 6 -
De acordo com as afirmações de Macedo (2005), a lógica da exclusão se apoia na lógica das
- a) intermediações
- b) classes.
- c) pedagogias mal elaboradas.
- d) análises deterministas.
- #125212
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(1,0) 7 -
De acordo com o artigo 8º do Plano Nacional de Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de:
- a) 10 (dez) anos, contado da publicação desta Lei.
- b) 12 (doze) anos, contado da publicação desta Lei.
- c) 3 (três) anos, contado da publicação desta Lei.
- d) 1 (um) ano, contado da publicação desta Lei.
- #125213
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(1,0) 8 -
Em consonância com o artigo 20 da Lei Federal nº 9.394/96, as instituições privadas de ensino se enquadrarão nas seguintes categorias:
I. multiculturais, assim entendidas as instituições educacionais vinculadas à problemática de uma sociedade multicultural, considerando a formação inicial de professores como um momento primordial no processo de valorização da educação;
II. particulares em sentido estrito, assim entendidas as que são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado que não apresentem as características dos incisos abaixo;
III. comunitárias, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais, sem fins lucrativos, que incluam na sua entidade mantenedora representantes da comunidade;
IV. confessionais, assim entendidas as que são instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas e ao disposto no inciso anterior;
V. filantrópicas, na forma da lei.
Está correto, APENAS, o que se afirma em
- a) II, III, IV e V.
- b) I, III e V.
- c) II e IV.
- d) I e III.
- #125214
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(1,0) 9 -
Macedo (2005) afirma que a escola, organizada pela lógica da exclusão, é:
- a) inclusiva.
- b) seletista.
- c) pluricultural.
- d) organizada.
- #125215
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(1,0) 10 -
Em conformidade com o estabelecido no artigo 12 da Lei Federal nº 9.394/96, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I. elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II. administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
III. assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
IV. velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V. prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI. baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
Está correto, APENAS, o que se afirma em
- a) I, III, V e VI.
- b) I, II, III, IV e V.
- c) II e III.
- d) I, IV, V e VI.
- #125216
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(1,0) 11 -
Em consonância ao afirmado no artigo 13 da Lei Federal nº 9.394/96, os docentes incumbir-se-ão de:
I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II. elaborar e cumprir as regras de convivência preestabelecidas pela secretaria de Ensino.
III. zelar pelo bem-estar dos alunos;
IV. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI. elaborar atividades adaptadas para alunos com dificuldades de aprendizagem ficando a cargo do mesmo providenciar sua capacitação.
Está correto, APENAS, o que se afirma em
- a) III, IV e VI.
- b) II, V e VI.
- c) I, II e V.
- d) I, IV e V.
- #125217
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(1,0) 12 -
É afirmado no artigo 13 do Plano Nacional de Educação que: O poder público deverá instituir, em lei específica, o _________________________________, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.
- a) Sistema Nacional de Educação
- b) Exame Nacional do Ensino Médio
- c) Programa de Progressão Continuada
- d) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
- #125218
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(1,0) 13 -
Analise o fragmento a seguir.
“O objetivo da educação pública é, portanto, promover a ____________________. A regra vale tanto para instituições de ensino como para indivíduos.”
Assinale a alternativa que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Educação, completa corretamente a lacuna.
- a) autonomia
- b) disciplina
- c) regulamentação da aprendizagem
- d) socialização
- #125219
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(1,0) 14 -
Macedo (2005) afirma que o antigo professor atuava no contexto da lógica da exclusão, sendo sua competências de ensinar dissociadas de suas competências de aprender. Para o autor, atualmente espera-se que o professor ensine segundo a lógica da inclusão, o que implica que ensinar e aprender, na perspectiva desse profissional, são considerados:
- a) sequenciais.
- b) organizadores da aprendizagem.
- c) impulsionadores de aprendizagem significativa.
- d) indissociáveis.
- #125220
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(1,0) 15 -
Ramos (2001) afirma que um sistema de competência profissional é integrado por três subsistemas:
I. normalização das competências;
II. memorização e autonomia;
III. formação por competências;
IV. avaliação e certificação de competências;
V. regularização e atualização de competências especiais;
VI. reorganização de competências sociais.
De acordo com Ramos (2001), está correto, APENAS, o que se afirma em
- a) II e VI.
- b) I, III e V.
- c) I, III e IV.
- d) IV, V e VI.