Processando...

Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Professor de Educação Básica - Educação Física | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Professor de Educação Básica - Educação Física

SIMULADO PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP para o cargo de Professor de Educação Básica - Educação Física.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca VUNESP para o concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica - Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE RIO CLARO – SP | Professor de Educação Básica - Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE RIO CLARO – SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#136743
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Ao iniciar o ano letivo, o professor de Educação Física solicitou que cada turma elegesse dois colegas para representá-los nas reuniões em que o planejamento das aulas seria realizado. Também disse à turma que não basta eleger representantes, se não conversarem com eles a respeito de suas necessidades e interesses.
Relacionando essa situação com o que as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica afirmam sobre o projeto político pedagógico da instituição educacional, é correto dizer que o professor agiu

  • a) imprudentemente, porque estudantes não possuem maturidade para escolher seus representantes, quanto mais para eleger conteúdos de aprendizagem.
  • b) imprudentemente, porque estudantes são imaturos para participar do planejamento das aulas, o que prejudica o ensino dos conteúdos necessários ao seu desenvolvimento.
  • c) incorretamente, pois desrespeitou os fundamentos da gestão democrática, compartilhada e participativa que preconiza que escolas possuam órgãos colegiados e de representação estudantil.
  • d) corretamente, porque a formação profissional e as reuniões com os professores de outras disciplinas não capacitam o professor para planejar as aulas sozinho.
  • e) corretamente, pois respeitou os fundamentos da gestão democrática, compartilhada e participativa que preconiza que escolas possuam órgãos colegiados e de representação estudantil.
#136744
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Ao elaborar o planejamento anual, o professor de Educação Física sabe que deve contemplar objetivos de natureza conceitual, atitudinal e psicomotora relativos ao desenvolvimento dos estudantes.
Assinale a alternativa que expressa um objetivo de natureza atitudinal ligado ao desenvolvimento da cidadania.

  • a) Participar de um jogo de handebol em um torneio esportivo mostrando compreensão das regras e técnicas do jogo.
  • b) Ser capaz de mencionar uma tática eficaz para superar a defesa individual adversária durante partidas de handebol.
  • c) Identificar as transformações que ocorrem no organismo humano em decorrência da prática regular de exercícios físicos.
  • d) Participar de um grupo de voluntários envolvidos com a conservação e limpeza dos espaços de prática esportiva e lazer em seu bairro.
  • e) Elaborar relatórios de observação de competições esportivas destacando os erros identificados nos gestos técnicos dos competidores.
#136745
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Castellani Filho (1998) menciona que o Decreto nº 69.450/71, que regulamentava a LDB nº 5.692/71, estabelecia que a prática de Educação Física era facultada ao aluno que comprovasse trabalhar mais de 6 horas por dia. Segundo ele, isso reforçava a lógica de que

  • a) caberia aos serviços públicos de saúde a responsabilidade pelo fortalecimento das forças de trabalho.
  • b) caberia ao mercado de trabalho a responsabilidade de capacitar, manter e reproduzir a sua força de trabalho.
  • c) as escolas entrariam em conflito com os empregadores caso exigissem a presença desse aluno-trabalhador nas aulas.
  • d) os empregadores entrariam em conflito com as orientações disciplinares que as escolas davam ao aluno-trabalhador.
  • e) nem a escola nem os empregadores desejavam se comprometer com a capacitação e o fortalecimento das forças de trabalho.
#136746
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Leia o seguinte trecho, extraído de Darido (2003), a respeito da abordagem pedagógica da Saúde Renovada na área da Educação Física, e assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas. “[...] uma das principais preocupações da comunidade científica na área da Educação Física e da saúde pública é levantar alternativas que possam auxiliar na tentativa de reverter a elevada incidência de __________ associados à falta de __________.”

  • a) erros no trabalho … atenção e concentração
  • b) vícios posturais … atividade laboral
  • c) conflitos interpessoais … criticidade
  • d) distúrbios orgânicos … atividade física
  • e) reprodução de movimentos … criatividade
#136813
Banca
VUNESP
Matéria
Educação Física
Concurso
Prefeitura de Rio Claro-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

A rotina de trabalho de um certo professor de Educação Física escolar consiste na realização de exames biométricos em seus alunos, na aplicação de testes de condicionamento físico (início, meio e fim do ano letivo) e na transmissão de conteúdos que mostram ao aluno as modificações no corpo humano decorrentes da prática do treinamento esportivo e da preparação para competições.
Essa rotina de trabalho caracteriza a tendência pedagógica da Educação Física denominada de

  • a) biologização.
  • b) histórico-crítica.
  • c) psicopedagogização.
  • d) desenvolvimentista.
  • e) crítico-emancipatória.