Simulado PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO -SP | Professor de Educação Básica I | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Ribeirão Preto-SP | Professor de Educação Básica I | cód.9537
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Ribeirão Preto-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- 👔 Cargo: Professor de Educação Básica I
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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📖 Questões Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
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Questões do concurso Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
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- #138240
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Básica. Considerando que a BNCC respeita os princípios de autonomia pedagógica e gestão democrática determinados pela legislação educacional, é correto dizer que as propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino devem
- a) ser elaboradas e executadas com efetiva participação de seus docentes.
- b) ser elaboradas por gestores, mas executadas com a participação de seus docentes.
- c) ser executadas por seus docentes, tendo em vista que sua elaboração já está integralmente concluída na própria BNCC.
- d) ser elaboradas com participação de seus docentes, tomando os parâmetros da BNCC como altamente recomendados, mas não obrigatórios.
- e) ser democraticamente elaboradas em consonância com os valores das famílias e da comunidade escolar local, os quais são prioritários perante os parâmetros da BNCC.
- #138241
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Ao discutir princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico, Ilma Passos A. Veiga, em seu livro Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível, aborda o princípio da liberdade. Para a autora, tal princípio está sempre associado à ideia de
- a) subversão.
- b) independência.
- c) autonomia.
- d) arbítrio.
- e) individualidade.
- #138242
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
No livro Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, Celso dos S. Vasconcellos refere-se a diferentes níveis de abrangência do planejamento no contexto educacional.
Assinale a alternativa que apresenta uma definição correta, de acordo com a perspectiva do autor.
- a) O planejamento da escola é o planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula. Diz respeito mais ao aspecto didático.
- b) O planejamento curricular é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares.
- c) O planejamento do sistema de educação consiste no que chamamos de Projeto Político-Pedagógico, que se compõe de marco referencial, diagnóstico e programação.
- d) O projeto de ensino-aprendizagem é o planejamento da ação educativa baseado no trabalho por projeto. Trata-se, muitas vezes, mais de uma metodologia de trabalho que incorpora a concepção de projeto.
- e) O planejamento setorial é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Enfrenta os problemas de atendimento à demanda, alocação e gerenciamento de recursos etc.
- #138243
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
No que diz respeito à relação entre os profissionais da Educação Infantil e as famílias, os documentos oficiais nacionais definem que o atendimento aos direitos da criança em sua integralidade depende, entre outros aspectos, do respeito e da valorização das diferentes formas em que as famílias se organizam. Tendo isso em vista, o Parecer CNE/CEB nº 20/2009 determina que eventuais preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa (descuido, violência, discriminação, superproteção e outras) devem ser
- a) mantidas em sigilo absoluto, obedecendo aos deveres éticos do professor perante o compromisso de acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar as opiniões dos pais sobre seus filhos.
- b) comunicadas, pelos professores, diretamente aos familiares envolvidos, a fim de conduzir a situação de forma discreta e respeitosa.
- c) discutidas diretamente com a criança envolvida, a fim de conduzir a situação de forma pedagógica e didática, respeitando o escopo estritamente escolar.
- d) discutidas com a direção de cada instituição, para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados.
- e) documentadas em diário de classe a fim de ser apresentado apenas em caso de o Conselho Tutelar recorrer à escola para colher testemunhos.
- #138244
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Ribeirão Preto-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Conforme Terezinha A. Rios, considerando a discussão proposta pela autora no livro Ética e competência, a especificidade do processo educativo que se desenvolve na escola tem como objetivo
- a) ser alavanca da mudança social, nos termos do seguinte slogan: “Deem-nos uma boa escola e teremos a sociedade desejada”.
- b) algo que infelizmente é irrealizável no contexto social em que se insere, uma vez que não há o que efetivamente fazer na escola enquanto a sociedade se apresentar com tantas limitações.
- c) evitar configurar-se como um conjunto de práticas capazes de, ao mesmo tempo, manter e transformar a estrutura do social, uma vez que a escola deve ter autonomia.
- d) garantir o cumprimento de uma função política e de uma função ética, esquivando-se do que seria da ordem de uma função caracterizada como técnica.
- e) a socialização do conhecimento elaborado, ou seja, a transmissão do saber historicamente acumulado pela sociedade, levando à criação de novos saberes.