Simulado Prefeitura de Porto Calvo - AL | CONCURSO
SIMULADO PREFEITURA DE PORTO CALVO - AL
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Prefeitura de Porto Calvo - AL.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Prefeitura de Porto Calvo - AL que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores Prefeitura de Porto Calvo - AL, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Prefeitura de Porto Calvo - AL contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Prefeitura de Porto Calvo - AL.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Prefeitura de Porto Calvo - AL. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Prefeitura de Porto Calvo - AL
Para realizar o simulado Prefeitura de Porto Calvo - AL você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Prefeitura de Porto Calvo - AL você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Prefeitura de Porto Calvo - AL é aqui!
- #200148
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- . Bancas Diversas
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- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Porto Calvo-AL
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(1,0) 1 -
[...] os recursos públicos estão sendo privatizados e o financiamento de novos fundos não têm mais a responsabilidade pública. Trata-se da implementação de uma ideologia da responsabilização do indivíduo segundo o qual, se não conseguir competir, deve viver como “pária”, como excluído. Como há menos condições de competição nos indivíduos, ou porque sejam cada vez mais exigentes, a consequência desse processo é a produção, cada vez maior, de párias sociais.
FALEIROS, Vicente de Paula. Desafios do serviço social na era da globalização. In: Serviço social e Sociedade, São Paulo, n. 61, 1999.
Acerca da oração destacada, é linguisticamente adequado afirmar que, em relação à última oração, ela expressa uma circunstância de
- a) causa.
- b) concessão.
- c) comparação.
- d) conformidade.
- e) consequência.
- #200149
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- Prefeitura de Porto Calvo-AL
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(1,0) 2 -
[...]
Ilustro com modestíssimo exemplo de proatividade. Em minha rua morava um senhor, a quem eu cumprimentava todo santo dia, sem receber sequer um sorriso. Quem sairia vencedor: ele, trancado em si mesmo, ou eu, insistindo em aproximação? [...]
SAVARY, Flávia. Revista CidadeNova. Ed. 587. Ano LVII. n. 3, mar. 2015.
Dadas as expressões,
I. Ação ou efeito de manter-se ativo.
II. Atenção às oportunidades.
III. Antecipação aos fatos.
IV. Vigilância de forma altiva.
verifica-se que pode(m) substituir, sem prejuízos semânticos, a palavra proatividade
- a) IV, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II e IV, apenas.
- d) I, II e III, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #200150
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- . Bancas Diversas
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- Matérias Diversas
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- Prefeitura de Porto Calvo-AL
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(1,0) 3 -
Dadas as orações,
I. Perguntei àquele garoto se gostaria de estudar em outro turno.
II. Normalmente, não gosto de ir à reuniões.
III. Passarei aqui à uma hora qualquer para te levar ao shopping.
IV. Minha encomenda chegou à uma hora da tarde do dia cinco de maio de 2004.
verifica-se que estão corretas quanto ao emprego do acento grave apenas
- a) I e III.
- b) I e IV.
- c) II e III.
- d) II e IV.
- e) I, II e III.
- #200152
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(1,0) 4 -
O que as pesquisas recentes dizem sobre a parte da nossa mente que não temos acesso.
NEGRETTI, Natália e AGUIAR, Érica. Segredos da mente. Ano 2. n. 6, 2015.
Considerando o excerto referente, bem como as orientações gramaticais normativas de que o pronome relativo poderá aparecer precedido de preposição, caso haja um vocábulo que assim a exija, a ausência da preposição no fragmento destacado acarreta uma inadequação gramatical que diz respeito à
- a) regência verbal.
- b) regência nominal.
- c) concordância verbal.
- d) concordância nominal.
- e) colocação pronominal.
- #200154
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- Prefeitura de Porto Calvo-AL
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(1,0) 5 -
Solar, feliz. É assim que Gustavo Black Alien, ex Planet Hemp, descreve seu segundo trabalho, Babylon by gus – Vol. II – No princípio era o verbo, que chega ao mercado mais de uma década após seu primeiro disco solo. Depois de anos de luta contra a dependência de álcool, o rapper, há um ano sem beber, diz que compor sóbrio lhe fez bem. “Demoro mais, porém, estou mais rigoroso, reflito melhor”, diz Alien, que, na faixa “Terra”, o primeiro single do álbum, fala sobre sua busca pela espiritualidade. Há versos mais duros, como em “Rolo compressor”, que abordam a opressão. “O papel do artista é também o de informar o povo, dar educação que o governo não oferece”, diz.
Revista GOL, set. 2015, p. 72.
Como se pode conferir, o texto apresenta uma série de variáveis significativas e expressivas, ou seja, aponta para diferentes linhas temáticas que servem para apresentar um trabalho artístico. Esse fenômeno está presente no texto da seguinte forma:
- a) o principal argumento está relacionado ao alcoolismo de Gustavo Black, já que o fato interfere em sua forma original de compor e refaz uma trajetória artística.
- b) há duas linhas significativas: o trabalho de Gustavo Black e sua forma de ver o papel do artista. Essas duas linhas compõem o conjunto de elementos significativos de sua trajetória.
- c) as informações sobre o trabalho de Gustavo Black estão intermediadas por alguns elementos expressivos paralelos, tais como: dependência do álcool, sua forma de compor, o papel do artista, a educação estatal.
- d) há uma recorrência na conceituação do segundo trabalho como “solar, feliz”. Esse elemento significativo é objeto de um processo de exploração da mensagem em toda a extensão do texto, ou seja, há afirmações claras que concorrem para esse conceito.
- e) as linhas de significação convergem diretamente para a descrição do trabalho de Gustavo Black. Todos os argumentos servem de suporte à conceituação de um trabalho artístico. Isso também quer dizer que todas as informações relevantes não estão isoladas no interior do texto, mas concorrendo para a finalização de um conceito objetivo sobre a obra do artista.
- #200155
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(1,0) 6 -
Os termos destacados no período “Os funcionários manifestaram interesse em discutir com o proprietário da fábrica sobre o aumento salarial, já que o diretor financeiro mostrou-se insensível à situação.” exercem a função de
- a) objeto direto.
- b) objeto indireto.
- c) objeto pleonástico.
- d) adjunto adnominal.
- e) complemento nominal.
- #200156
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(1,0) 7 -
Sonetos: III
[...]
Se a quereis conhecer, vinde comigo,
Vereis a formosura, que eu adoro;
Mas não; tanto não sou vosso inimigo:
Deixai, não a vejais; eu vo-lo imploro;
Que se seguir quiserdes, o que eu sigo,
Chorareis, ó pastores, o que eu choro.
COSTA, Cláudio Manuel. Poemas. São Paulo: Círculo do Livro, 1979.
As formas verbais destacadas no texto são atos de fala
- a) injuntivos orientados para o código linguístico explicitando o jogo de linguagem presente no eulírico.
- b) do presente do indicativo orientados para a mensagem com total certeza de parte do autor sobre o conselho apresentado.
- c) imperativos negativos orientados para uma situação que descreve o nível de experiência no assunto por parte do autor do texto.
- d) imperativos orientados para o destinatário com reconhecimento consentido para a realização da ordem e do conselho.
- e) do futuro do subjuntivo orientados para o remetente que duvida da veracidade para a realização da ordem e do conselho.
- #200158
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(1,0) 8 -
[...] Que pena que só sei escrever quando espontaneamente a “coisa” vem. Fico assim à mercê do tempo. E, entre um verdadeiro escrever e outro, podem-se passar anos. Lembro-me agora com saudade da dor de escrever livros.
LISPECTOR, Clarisse. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Dadas as frases,
I. Lembro-me agora com saudade a dor de escrever livros.
II. Lembro agora com saudade da dor de escrever livros.
III. Lembro agora com saudade a dor de escrever livros.
verifica-se que é(são) reescrita(s) correta(s) da sentença destacada no texto
- a) II, apenas.
- b) III, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) I e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #200159
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(1,0) 9 -
Cada criança que nasce num grupo [...] adquire hábitos de fala e de resposta nos primeiros anos de sua vida. Este é, indubitavelmente, o maior feito que a qualquer um de nós é requerido. Exatamente como as crianças aprendem a falar não se sabe; o processo parece ser algo como o que se segue:
(1) Sob estimulação variada, a criança produz e repete sons vocais. Isso parece ser um traço hereditário. Suponha-se que ela faça um ruído que possa ser representado como da, embora, por certo, os movimentos e os sons resultantes difiram de quaisquer dos que são usados na fala convencional em inglês. As vibrações sonoras atingem os ouvidos da criança enquanto ela repete os movimentos. O resultado é um hábito: onde quer que um som semelhante atinja seu ouvido, é provável que ela faça esses mesmos movimentos bucais, repetindo o som da. Tal balbucio treina-a na reprodução de sons vocais que cheguem a seus ouvidos.
[...]
BLOOMFIELD, Leonard. Language. Chicago: The University of Chicago Press, 1984. p. 29.
O vocábulo que apresenta correta classificação quanto à função em:
- a) “[...] ela faça um ruído que possa ser representado [...]” – função de aposto.
- b) “[...] o processo parece ser algo como o que se segue [...]” – função de objeto direto.
- c) “[...] que nasce num grupo [...] adquire hábitos de fala e de resposta [...]” – função de sujeito.
- d) “[...] reprodução de sons vocais que cheguem a seus ouvidos [...]” – função de adjunto adverbial.
- e) “[...] que nasce num grupo [...] adquire hábitos de fala e de resposta [...]” – função de objeto direto.
- #200160
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(1,0) 10 -
[...]
Durante os dois primeiros anos do Ensino Médio, eu tinha apenas dois cadernos e quase nada escrito neles. Era difícil me adaptar a uma educação que não provocava minha inteligência. Alguns naquela época, vendo meu aparente desinteresse, achavam que eu não seria nada na vida. Mas, dentro de mim, havia uma explosão de ideias. Pensar era uma aventura que me encantava. [...]
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003, p. 70.
Considerando o texto, o autor acredita que
- a) toda forma de educação busca uma aventura que encanta.
- b) qualquer forma de educação limita a criatividade e a explosão de ideias.
- c) a educação verdadeira deve provocar nos indivíduos a inteligência.
- d) a educação ideal nasce nas estruturas formais de aprendizagem.
- e) os aprendentes procuram na educação a capacidade de adaptação aos sistemas instituídos.