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Simulado PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS | Auditor Fiscal da Receita Municipal | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS | Auditor Fiscal da Receita Municipal

SIMULADO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS | AUDITOR FISCAL DA RECEITA MUNICIPAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDATEC para o concurso PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Municipal, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS | Auditor Fiscal da Receita Municipal contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PORTO ALEGRE – RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#139625
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa na qual a supressão do acento gráfico levaria à formação de palavra existente em Língua Portuguesa e pertencente à mesma classe gramatical da palavra originalmente acentuada.

  • a) Até.
  • b) Edifício.
  • c) História.
  • d) Música.
  • e) País.
#139626
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
Tipo
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(1,0) 2 - 

Considerando o Acordo Ortográfico vigente, assinale a alternativa na qual o emprego do hífen esteja INCORRETO.

  • a) Grã-Bretanha.
  • b) Mini-saia.
  • c) Couve-flor.
  • d) Além-mar.
  • e) Mal-humorado.
#139627
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
Tipo
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(1,0) 3 - 

Nas linhas 29-30, temos o seguinte trecho: “Todo criador real luta contra as próprias formas que ele produz, cria falhas nos edifícios que levanta”. Caso empregássemos a forma plural do substantivo “criador”, quantas outras alterações deveriam, obrigatoriamente, ser feitas para que se mantivessem as corretas relações de concordância no período?

  • a) 5.
  • b) 6.
  • c) 7.
  • d) 8.
  • e) 9.
#139628
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
Tipo
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(1,0) 4 - 

Na linha 15, temos o trecho “ela se encontrava na bossa-nova”. A transposição do excerto para a voz passiva analítica, mantendo-se o mesmo tempo verbal, é dada corretamente em:

  • a) Ela foi encontrada na bossa-nova.
  • b) A bossa-nova encontrou nela.
  • c) A bossa-nova encontra-se nela.
  • d) Ela fora encontrada na bossa-nova.
  • e) Ela era encontrada na bossa-nova.
#139629
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 5 - 

Analise as assertivas a seguir, a respeito do emprego dos sinais de pontuação no texto, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na linha 04, o emprego da vírgula deve-se à separação de orações coordenadas.

( ) Na linha 11, o emprego da dupla vírgula deve-se à separação de um adjunto adverbial intercalado.

( ) Na linha 36, a vírgula está separando um adjunto adnominal do restante do período.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – F – V.
  • b) F – V – F.
  • c) F – V – V.
  • d) V – F – F.
  • e) V – V – V.
#139630
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 6 - 

Analise as seguintes assertivas sobre a expressão “Toda criação” (l. 28):

I. A palavra “toda” pode ser classificada como pronome indefinido.

II. Caso inseríssemos um artigo definido antes do substantivo “criação”, manteríamos o mesmo sentido da expressão original.

III. O pronome em questão está em posição de pronome substantivo.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) Apenas I e III.
#139631
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 7 - 

Na linha 25, observando a colocação do pronome oblíquo “nos”, percebemos a ocorrência de próclise. Assinale a alternativa na qual o pronome oblíquo está colocado INCORRETAMENTE, de acordo com a norma culta.

  • a) Trata-se de algo que me dá arrepios.
  • b) Não me venha com desculpas esfarrapadas.
  • c) Dar-te-ia meu coração se pudesse.
  • d) Me dá cá uma ajuda.
  • e) Ninguém se machucou naquele jogo.
#139632
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa na qual a palavra “que” NÃO esteja empregada como pronome relativo.

  • a) “que podiam ir do jazz até lembranças das harmonias não-funcionais” (l. 04-05).
  • b) “que se acreditava destinado a produzir” (l. 05-06).
  • c) “do que agora” (l. 24).
  • d) “que nos lembra de movimentos raros” (l. 26-27).
  • e) “em que a música popular conseguiu unir” (l. 32-33).
#139633
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 9 - 

Considere o seguinte período do texto: “Essa música só poderia mesmo vir de um país que, por um momento, parecia acreditar em sua capacidade de saltar por cima do atraso e de abraçar seu destino de espaço de hibridação contínua das formas” e, em seguida, analise as afirmações que são feitas a respeito dele, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O período é composto por três orações.

( ) Temos nesse período duas orações adjetivas coordenadas entre si através da conjunção “e”.

( ) O período é composto por uma oração principal, uma oração assindética e uma oração coordenada sindética aditiva.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) V – V – F.
  • b) V – F – F.
  • c) F – V – F.
  • d) F – F – F.
  • e) F – V – V.
#139634
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 10 - 

Na linha 01, temos o seguinte trecho: “Havia aquilo que fazia da trajetória de João Gilberto algo profundamente singular”. Assinale a alternativa que classifica corretamente a função sintática do termo sublinhado.

  • a) Sujeito.
  • b) Adjunto Adnominal.
  • c) Adjunto Adverbial.
  • d) Complemento Nominal.
  • e) Objeto Indireto.
#139635
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 11 - 

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uso de linguagem figurada através do emprego de figuras de linguagem.

  • a) um país que se acreditava destinado a produzir novas conciliações (l. 05-06).
  • b) enfim (as travas) estavam presumidamente a ponto de se dissolver (l. 09).
  • c) sua capacidade de saltar por cima do atraso (l. 21).
  • d) É como se sua música ficasse como uma promessa não realizada (l. 24-25).
  • e) que parecia precisar complexificar cada vez mais (l. 40).
#139636
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 12 - 

Considerando os aspectos relativos à regência verbal, assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade de reescrita do trecho a seguir, de maneira correta, sem que haja prejuízo da correção gramatical:

“que nos lembra de algo que queríamos” (l. 25).

    • a) “que lembra de algo de que queríamos”.
    • b) “que lembra algo que queríamos”.
    • c) “que lembra nós algo que queríamos”.
    • d) “que lembra de algo que queríamos”.
    • e) “que lembra a nós algo de que queríamos”.
    #139637
    Banca
    FUNDATEC
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    (1,0) 13 - 

    Na linha 24, o vocábulo “como” (segunda ocorrência) tem valor ____________ e poderia ser substituído por _________ desde que ___________ as alterações necessárias no período.

    Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    • a) conformativo – consoante – se fizessem
    • b) conformativo – consoante – não se fizessem
    • c) conformativo – igual a – se fizessem
    • d) comparativo – igual a – não se fizessem
    • e) comparativo – igual a – se fizessem
    #139638
    Banca
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    (1,0) 14 - 

    Na linha 41, no trecho “no qual um país vê ir embora um grande criador”, encontra-se sublinhada uma figura de linguagem. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo mecanismo empregado no trecho destacado, ou seja, a mesma figura de linguagem.

    • a) Comi o saco de salgadinhos sozinho.
    • b) Choramos rios de lágrimas pela perda do campeonato.
    • c) A Cidade Luz está mais iluminada do que de costume.
    • d) Dei a ele meus pensamentos, meu amor, meu ser inteiro.
    • e) Aquele homem enriqueceu por meios ilícitos.
    #139639
    Banca
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    (1,0) 15 - 

    Analise as assertivas a seguir, a respeito da palavra “decomposição” (l. 28):

    I. Trata-se de substantivo comum de dois gêneros, não apresentando, portanto, flexão de gênero.

    II. É uma palavra formada a partir de derivação sufixal, tendo como origem a palavra “composição”.

    III. Um dos sentidos da palavra destacada é “redução a elementos simples”.

    Quais estão corretas?

    • a) Apenas I.
    • b) Apenas II.
    • c) Apenas III.
    • d) Apenas I e II.
    • e) Apenas I e III.