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Simulado Prefeitura de Porto Alegre- RS | Auditor de Controle Interno | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Porto Alegre- RS | Auditor de Controle Interno

SIMULADO PREFEITURA DE PORTO ALEGRE- RS | AUDITOR DE CONTROLE INTERNO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Porto Alegre- RS para o cargo de Auditor de Controle Interno.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNDATEC para o concurso Prefeitura de Porto Alegre- RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Auditor de Controle Interno, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Porto Alegre- RS | Auditor de Controle Interno contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Porto Alegre- RS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#99988
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Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 1 - 

Analise as assertivas a seguir a respeito dos aspectos contábeis da Dívida Ativa, segundo as leis e as novas normas aplicadas à contabilidade do setor público:

I. Em face de sua liquidez e certeza, a Dívida Ativa classifica-se no Ativo Circulante.

II. A inscrição do crédito em Dívida Ativa configura fato contábil permutativo, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público.

III. Atualização monetária, juros e outros encargos incidentes sobre os créditos inscritos em Dívida Ativa só serão registrados como Variação Patrimonial Aumentativa quando do seu recebimento.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#99989
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FUNDATEC
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Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 2 - 

Conforme previsto expressamente na legislação vigente, o Município deve manter registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles. Analise as assertivas abaixo sobre o que essa mesma legislação estabelece:

I. Os registros analíticos dos bens móveis e imóveis devem identificar os agentes responsáveis pela sua guarda e administração.

II. A contabilidade manterá obrigatoriamente os registros analíticos dos bens móveis e imóveis.

III. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário físico de cada unidade administrativa, não os valores registrados na contabilidade.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#99990
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Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 3 - 

Suponha que, no mês de março, a Prefeitura tenha feito entrega de numerário a um servidor que foi viajar a serviço. O referido desembolso foi feito pelo regime de adiantamento previsto em lei (art. 68 da Lei nº 4.320/1964). Após o retorno da viagem, no mês seguinte, o servidor prestou contas do valor recebido, no prazo e de acordo com as demais condições estabelecidas em instrução normativa da Controladoria-Geral do Município. Considere que o servidor não utilizou todo o valor que lhe fora adiantado, devolvendo a parte não utilizada. Considerando que a Prefeitura adotou todos os procedimentos administrativos e contábeis de acordo com as leis e normas vigentes, está correto afirmar que:

  • a) A liquidação da despesa foi feita no momento da prestação de contas, pelo valor utilizado.
  • b) O empenho da despesa foi feito no momento da prestação de contas, pelo valor total adiantado.
  • c) O empenho e a liquidação foram feitos na prestação de contas, pelo valor efetivamente utilizado.
  • d) O empenho foi emitido no momento da prestação de contas, pelo valor efetivamente utilizado.
  • e) Tanto empenho quanto liquidação foram feitos antes da entrega do numerário, pelo valor total.
#99991
Banca
FUNDATEC
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Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 4 - 

Em relação aos créditos adicionais, segundo a Lei nº 4.320/1964 (Art. 40: são créditos adicionais as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento), analise as assertivas a seguir:

I. Os créditos adicionais especiais, desde que haja recurso disponível, podem ser abertos por decreto, para ulterior conhecimento e homologação legislativa.

II. Os créditos adicionais extraordinários são os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

III. Os créditos adicionais suplementares são os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#99992
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(1,0) 5 - 

De acordo com as novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público, o Município deve reconhecer a Variação Patrimonial Diminutiva (VPD) quando elas ocorrem, independentemente de empenho, liquidação e pagamento. No caso do 13º salário, por exemplo, o trabalhador não recebe sua “gratificação natalina” todo mês, todavia, adquire, mensalmente a esse título, o direito à fração de 1/12 de sua remuneração. Esse valor a contabilidade deve apropriar a cada mês trabalhado. De acordo com o MCASP, qual o lançamento corresponde a essa apropriação mensal?

  • a) D 3.1.1.x.x.xx.xx Remuneração a Pessoal. C 2.1.1.1.x.xx.xx Pessoal a Pagar – 13º Salário (P).
  • b) D 3.1.1.x.x.xx.xx Remuneração a Pessoal. C 6.2.1.2.x.xx.xx Crédito Empenhado a Liquidar.
  • c) D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível. C 2.1.1.1.x.xx.xx Pessoal a Pagar – 13º Salário (P).
  • d) D 6.2.2.1.1.xx.xx Crédito Disponível. C 6.2.2.1.3.01.xx Crédito Empenhado a Liquidar.
  • e) D 8.2.1.1.x.xx.xx Execução da Disponibilidade de Recursos. C 8.2.1.1.2.xx.xx DDR Comprometida por Empenho.
#99993
Banca
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Prefeitura de Porto Alegre-RS
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(1,0) 6 - 

Analise as assertivas abaixo sobre o Balanço Financeiro, à luz do que dispõem as normas brasileiras aplicadas ao setor público:

I. O Balanço Financeiro possibilita a apuração do resultado financeiro do exercício, que pode ser feita deduzindo-se o saldo em espécie do exercício anterior do saldo em espécie para o exercício seguinte.

II. O Balanço Financeiro possibilita a apuração do resultado financeiro do exercício mediante a soma da receita orçamentária, mais as transferências financeiras recebidas, mais os recebimentos extraorçamentários, menos a despesa orçamentária, as transferências financeiras concedidas e os pagamentos extraorçamentários.

III. As receitas orçamentárias são apresentadas líquidas de deduções. O detalhamento das deduções da receita orçamentária por fonte/destinação de recursos pode ser apresentado em quadros anexos ao Balanço Financeiro e em Notas Explicativas.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) I, II e III.
#99994
Banca
FUNDATEC
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(1,0) 7 - 

De acordo com o Demonstrativo da Despesa com Pessoal contido no Relatório de Gestão Fiscal de certo Município relativo ao primeiro quadrimestre de 2019, a Receita Corrente Líquida no período de maio/18 a abril/19 foi de R$ 12.000,00, e a Despesa Total com Pessoal do Poder Executivo no mesmo período foi de R$ 6.000,00. Considerando os valores mencionados e os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) (alínea b do inciso III do art. 20 e parágrafo único do art. 22), chegamos à conclusão de que os valores calculados a título de Limite Máximo e Limite Prudencial para as despesas com pessoal do Poder Executivo foram, respectivamente, de:

  • a) R$ 5.832,00 e 6.156,00.
  • b) R$ 6.480,00 e 5.832,00.
  • c) R$ 6.480,00 e 6.156,00.
  • d) R$ 7.200,00 e 6.480,00.
  • e) R$ 7.200,00 e 6.840,00.
#99995
Banca
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(1,0) 8 - 

As características qualitativas da informação incluída nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral das entidades do setor público são:

    • a) Autenticidade, objetividade, compreensibilidade, representação fidedigna, comparabilidade e verificabilidade.
    • b) Autenticidade, relevância, objetividade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade.
    • c) Objetividade, autenticidade, compreensibilidade, relevância, comparabilidade e verificabilidade.
    • d) Objetividade, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, autenticidade e verificabilidade.
    • e) Relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade.
    #99996
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    (1,0) 9 - 

    Analise o seguinte lançamento contábil, levando em conta o que estabelecem as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público

    D 3.3.3.X.X.XX.XX Depreciação, Amortização e Exaustão

    C 1.2.3.8.X.XX.XX (-)Depreciação, Exaustão e Amortização Acumuladas

    Em relação a esse lançamento, está correto afirmar que:

    • a) Corresponde ao encerramento da conta de Variação Patrimonial Diminutiva (VPD) para apuração do resultado do exercício financeiro.
    • b) Corresponde ao estorno de lançamento de depreciação, amortização ou exaustão.
    • c) Esse lançamento nunca pode ocorrer, pois as contas da classe 3 nunca são contrapartidas das contas da classe 1.
    • d) Lançamento da redução de valor do ativo em decorrência de depreciação, amortização ou exaustão
    • e) Lançamento de contas cuja natureza da informação é a de controle.
    #99997
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    De acordo com a norma brasileira de contabilidade que estabelece a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público, sobre o Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP), NÃO está correto:

    • a) A implantação do SICSP não é obrigatória em todas as entidades do setor público.
    • b) A responsabilidade pela consistência conceitual e apresentação das informações contábeis do subsistema de custos é do profissional contábil.
    • c) A responsabilidade pela fidedignidade das informações originadas de outros sistemas é do gestor da entidade onde a informação é gerada.
    • d) Denomina-se Custeio Direto o custeio que aloca todos os custos, fixos e variáveis, diretamente a todos os objetos de custo, sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
    • e) Um dos atributos da informação de custos é o Valor Social, ou seja, deve proporcionar maior transparência e evidenciação do uso dos recursos públicos.
    #99998
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    De acordo com a Resolução CFC nº 1.374/2011 – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, se a informação contábil-financeira é para ser útil, ela precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. Assinale a alternativa correta, de acordo com a Estrutura Conceitual.

    • a) Os relatórios contábil-financeiros de propósito geral não atendem e não podem atender a todas as informações de que investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, necessitam
    • b) Relatórios contábil-financeiros de propósito geral não são elaborados para se chegar ao valor da entidade que reporta a informação.
    • c) Usuários primários individuais têm diferentes, e possivelmente conflitantes, desejos e necessidades de informação.
    • d) Em larga extensão, os relatórios contábil-financeiros são baseados em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições ou retratos exatos.
    • e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
    #99999
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    (1,0) 12 - 

    Uma entidade apresenta, em um balanço encerrado, as contas patrimoniais abaixo. Classifique os saldos patrimoniais apresentados, de acordo com a sua apresentação no Balanço Patrimonial.

    • Caixa R$ 15.865

    • Contas a Pagar R$ 5.290

    • Duplicatas a Receber R$ 14.100

    • Duplicatas a Receber a Longo Prazo R$ 5.050

    • Empréstimos a Pagar R$ 12.340

    • Estoques R$ 10.575

    • Financiamentos a Pagar a Longo Prazo R$ 17.625

    • Máquinas R$ 21.150

    • Veículos R$ 13.925

    Com base nos saldos acima, é possível afirmar que:

    • a) O valor do Passivo Circulante é de R$ 12.340.
    • b) O valor do Ativo Circulante é de R$ 21.155.
    • c) O valor do Patrimônio Líquido é de R$ 45.410
    • d) O valor do Ativo Não Circulante é de R$ 35.075.
    • e) O valor do Imobilizado é de R$ 21.150.
    #100000
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    (1,0) 13 - 

    Uma Sociedade Empresária apresentou, em 31/12/2018, antes da apuração do resultado do exercício, o seguinte Patrimônio Líquido:

    Contas Saldos

    • Reserva de Capital – Ágio na Emissão de Ações: R$ 9.800,00

    • Capital Subscrito e Integralizadado: R$ 92.000,00

    • Reserva Estatutária: R$ 2.100,00

    • Reserva Legal: R$ 17.300,00

    O Lucro Líquido apurado em 31/12/2018 foi de R$ 25.500,00.

    Nesse caso, de acordo com a Lei nº 6.404/1976 e alterações posteriores, o valor a ser destinado no período para Reserva Legal é de, obrigatoriamente:

    • a) R$ 2.550,00.
    • b) R$ 1.325,00.
    • c) R$ 1.100,00.
    • d) R$ 2.462,00.
    • e) R$ 5.100,00.
    #100001
    Banca
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    (1,0) 14 - 

    Uma empresa de prestação de serviços de transporte vendeu à vista, em dezembro de 2018, uma passagem para uso no mês de março de 2019. Caso o cliente desista de fazer a viagem, ele terá direito a ressarcimento do valor pago e, caso deseje mudar a data, deverá pagar a diferença para a tarifa em vigor na data da mudança. O registro da operação de venda da passagem será feito a crédito de:

    • a) Receita com Vendas de Passagens no Resultado.
    • b) Resultados de Exercícios Futuros no Patrimônio Líquido.
    • c) Adiantamentos de Clientes no Passivo.
    • d) Serviços a Faturar no Ativo.
    • e) Adiantamento de Clientes redutora do Ativo.
    #100002
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    (1,0) 15 - 

    O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. NÃO representa um exemplo de como um ativo pode gerar benefícios econômicos para uma entidade quando:

    • a) Usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade.
    • b) Trocado por outros ativos.
    • c) Usado para liquidar um passivo.
    • d) Manifesta intenção de aquisição de estoques.
    • e) Distribuído aos proprietários da entidade.