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Simulado Prefeitura de Piracicaba-SP | Professor de Educação Física | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Piracicaba-SP | Professor de Educação Física

SIMULADO PREFEITURA DE PIRACICABA-SP | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Prefeitura de Piracicaba-SP para o cargo de Professor de Educação Física.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca RBO para o concurso Prefeitura de Piracicaba-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Física, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Prefeitura de Piracicaba-SP | Professor de Educação Física contém um total de 19 questões de concursos com um tempo estimado de 57 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Prefeitura de Piracicaba-SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#49085
Banca
RBO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 1 - 

A diretora da Escola Municipal de Piracicaba reuniu sua equipe de professores de Educação Física e lhes informou que, de acordo com a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB), os docentes desta unidade escolar deverão incumbir-se de

  • a) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
  • b) elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta filosófica do Estado.
  • c) comparar graficamente o desempenho dos alunos.
  • d) ministrar os dias letivos e horas-aula desejáveis, além de participar opcionalmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento educacional.
  • e) tolher as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
#49086
Banca
RBO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 27, declara que os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes:

I. a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
II. consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
III. orientação para o trabalho.
IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

É correto o que se afirma em

 

  • a) I e IV, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) I, II e III, apenas.
  • d) I, III e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#49087
Banca
RBO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Para as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a requisitos, tais como:

I. revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela.
II. consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando os direitos humanos, individuais e coletivos e as várias manifestações de cada comunidade.
III. alinhamento da organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como foco a universalização do ensino.
IV. inconsonância entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.
V. integração dos profissionais da educação, os estudantes, as famílias, os agentes da comunidade interessados na educação.

É correto o que se afirma em

 

  • a) III e IV, apenas.
  • b) I, II e V, apenas.
  • c) I, II, III e V, apenas.
  • d) II, III, IV e V, apenas.
  • e) I, II, III, IV e V.
#49088
Banca
RBO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, a Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações _________________, ____________________, _________________, _______________ e ________________, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

 

  • a) morais / multiculturais / sociopolíticas / afetivas / psicológicas
  • b) corporais / afetivoemocionais / socioemocionais / cognitivas / socioculturais
  • c) acadêmicas / etnicorraciais / socioculturais / morais / psicossociais
  • d) éticas / afetivoemocionais / multiculturais / civis / afetivoculturais
  • e) sociais / políticoculturais / cognitivas / econômicas / socioculturais
#49089
Banca
RBO
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
Tipo
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difícil

(1,0) 5 - 

Todos os professores das Escolas da Rede Municipal de Piracicaba foram alertados que deveriam cumprir à risca as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e comunicar ao Conselho Tutelar

  • a) desacato aos dirigentes, professores e colaboradores da instituição.
  • b) mau comportamento e atitudes de bullying entre as crianças.
  • c) reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
  • d) elevados índices de notas baixas e falta de acesso à escola a crianças inclusivas.
  • e) negligência nos programas assistenciais dedicados às crianças e adolescentes.
#49090
Banca
RBO
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Prefeitura de Piracicaba-SP
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(1,0) 6 - 

O professor de educação física da Escola Municipal de Piracicaba percebeu que seu estagiário colocava apelidos nos alunos, ressaltando negativamente alguns aspectos físicos, depreciando os alunos e colocando-os numa situação desagradável e vulnerável perante toda a escola. Diante deste contexto, ele alertou seu estagiário que isso não poderia mais acontecer, pois com sua atitude, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 17, ele estava

  • a) violando o direito de respeito à integridade física, psíquica e moral das crianças e dos adolescentes, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia.
  • b) tutelando o dever de velar pela dignidade das crianças e dos adolescentes, pondo-os a salvo de qualquer tratamento vexatório ou constrangedor nos ambientes acadêmicos.
  • c) tratando as crianças e adolescentes como objetos passíveis de brincadeiras, integração, socialização e opressão.
  • d) facultando a garantia parcial de prioridade que compreende primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
  • e) deixando de levar em conta os fins sociais da lei, os direitos e deveres coletivos e a condição comum da criança e do adolescente como pessoas que ainda não estão em desenvolvimento.
#49091
Banca
RBO
Matéria
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Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
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(1,0) 7 - 

São diretrizes do Plano Nacional de Educação:

I. promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
II. superação das desigualdades sociais, políticas e econômicas, com ênfase na promoção da inclusão e na erradicação de todas as formas de discriminação.
III. formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.
IV. universalização do atendimento escolar.

É correto o que se afirma em

 

  • a) I e IV, apenas.
  • b) II, III e IV, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#49092
Banca
RBO
Matéria
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Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
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(1,0) 8 - 

O trabalho docente realiza-se em meio à diversidade. Assim, "por trabalhar com a diversidade humana, comporta uma ampliação de horizontes para o professor e para o aluno, uma abertura para a consciência de que a realidade em que vivem é apenas parte de um mundo complexo". De acordo com a discussão trazida por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997; p.19), esse trabalho evidencia a importância "de um elemento universal subjacente e definidor das relações intersociais e interpessoais", que será a

  • a) Solidariedade.
  • b) Alteridade.
  • c) Ética.
  • d) Justiça social.
  • e) Igualdade.
#49093
Banca
RBO
Matéria
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Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
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(1,0) 9 - 

Cristina é diretora de uma escola pública há 5 anos. Quando ela assumiu essa escola, todas as ações estavam centralizadas na figura da antiga diretora e eram socializadas para toda a comunidade escolar por meio dos murais de aviso. Cristina teve que conter seus impulsos e, sob maior racionalidade, iniciou a estruturação do que ela chamou de "mudança de cultura" a partir de pequenos gestos e ações. Para tanto, cabe lembrar que nem todos os sujeitos da comunidade escolar apreciaram sua gradativa intervenção em prol de mudar algumas coisas por ali. Um exemplo que ela sempre cita indignada refere-se ao modo conceptivo das reuniões pedagógicas que não aconteciam com todos, mas todos opinavam após a ação já estar em prática. Cristina tentou sensibilizar todos os docentes "a comprar a causa da mudança" que vislumbrava. De acordo com o disposto, é correto afirmar que essa diretora defendia

  • a) seus próprios interesses e olhava a coletividade quanto aos anseios individuais.
  • b) seus próprios valores, disseminando-os e consultando os principais envolvidos.
  • c) ações baseadas no princípio constitucional esperadas numa gestão democrática.
  • d) ações baseadas no Estatuto do Servidor que não são iguais aos prepostos da LDBEN.
  • e) a realidade escolar que já conhecia anteriormente e que em sua opinião foi bem-sucedida.
#49094
Banca
RBO
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(1,0) 10 - 

Elisa iniciou sua carreira docente com receio de não ter obtido uma formação adequada para lidar com os desafios diários que poderiam emergir no contexto escolar. Na primeira aula ministrada, elaborou o que chamou de plano A e plano B e, por fim, acabou utilizando o plano B por considerar que o mesmo não perderia a essência prevista no plano A. Contudo, Elisa ficou decepcionada ao finalizar a aula, pois algo em sua percepção não tinha sido, desde o início, bem definido e perseguido nas ações posteriores. Essa situação remete à reflexão de que o exercício docente deve ser compreendido em sua totalidade. Contudo, a prática docente deve ser planejada. Assim, no planejamento das ações de ensino e aprendizagem, um elemento em especial deverá ser claro, constituindo-se como um norteador de todos os outros ao se pensar "no que, como e por que ensinar". Trata-se

  • a) do Conteúdo.
  • b) dos Objetivos.
  • c) da Avaliação.
  • d) do Cronograma.
  • e) do Espaço.
#49095
Banca
RBO
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(1,0) 11 - 

Freire (1997) dizia que o trabalho do professor é o trabalho do ______________com os ____________ e não do _____________ consigo mesmo. Para o autor, o papel do educador, em suas intervenções, é o de __________, __________ e _________.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas acima.

 

  • a) professor / alunos / professor / estimular / observar / mediar
  • b) aluno / alunos / professor / balizar / direcionar / objetivar
  • c) professor / alunos / aluno / ponderar / nortear / indicar
  • d) aluno / professores / aluno / estimular / reformular / sinalizar
  • e) professor / professores / professor / indicar / sistematizar / orientar
#49096
Banca
RBO
Matéria
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Prefeitura de Piracicaba-SP
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(1,0) 12 - 

Sobre o uso das novas tecnologias na educação, é INCORRETO afirmar que

  • a) favorecem as práticas educativas.
  • b) permitem aos alunos novas descobertas e visões de mundo.
  • c) trazem modificações à abordagem pedagógica.
  • d) facilitam o processo comunicativo.
  • e) inutilizam a presença do professor nos processos de aprendizagem.
#49097
Banca
RBO
Matéria
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(1,0) 13 - 

O padrão de comportamento motor modifica-se ao longo da vida. Da vida pueril até à velhice, estamos envolvidos com situações motoras que nos exigem um aprendizado e, por consequência, um tipo de resposta condizente com o ambiente vivido que está em constante transformação. Temos a capacidade de verificar diferenças desenvolvimentais no comportamento do movimento. Tal análise se justifica por meio das seguintes razões:

  • a) análise das mudanças temporais (tempo) e no processo (forma).
  • b) prática diária (produto) e mudanças temporais (tempo).
  • c) análise da aptidão física (corpo) e dos aspectos psicomotores (força motriz).
  • d) observação de mudanças nos processos (forma) e no produto (performance).
  • e) observação da prática diária (produto) e na repetição (forma).
#49098
Banca
RBO
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Concurso
Prefeitura de Piracicaba-SP
Tipo
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(1,0) 14 - 

A unidade mais elementar que constitui o ensino e a aprendizagem é atividade ou tarefa, e sobre ela incide um conjunto de variáveis. Esta unidade básica, em uma abordagem construtivista, terá importância fundamental na formulação de possibilidades a cada aluno. Formalmente, ela é unidade básica do ensino e dentre suas características estão:

  • a) relações interativas entre escola/aluno, aluno/aluno e aluno/professor.
  • b) conteúdos de aprendizagem, recursos didáticos e discussões entre os professores da sala.
  • c) relações interativas professor/aluno, conteúdos de aprendizagem e discussões entre os professores da sala.
  • d) abordagens provenientes do projeto pedagógico com o delineamento dos conteúdos de aprendizagem e recursos didáticos.
  • e) recursos didáticos, interação aluno/aluno e critério avaliador.
#49099
Banca
RBO
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Prefeitura de Piracicaba-SP
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(1,0) 15 - 

Recentemente, verificou-se que estudiosos e professores, de maneira geral, têm-se debruçado mais sobre os aspectos voltados não somente ao organismo, mais fisiológico, mas também ao corpo, dentro de um contexto social. Há dimensões que devem ser consideradas e que interagem com o indivíduo, promovendo maior reflexão. Assim, é correto afirmar que

  • a) a Educação Física pode ser entendida como uma área de conhecimento da cultura corporal de movimento, e a Educação Física escolar como uma disciplina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento.
  • b) é fundamental unificar os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta.
  • c) a Educação Física escolar oportuniza que todos desenvolvam suas potencialidades. Seu princípio é democrático e não seletivo, porém, ao detectar um talento esportivo, ele poderá ser absorvido pelo alto rendimento.
  • d) esta nova reflexão surgiu em decorrência da necessidade de aproximar a cultura corporal com o rendimento padronizado.
  • e) a descoberta de um talento esportivo existe na Educação Física escolar, muito embora tenha que coexistir com a dança e a ginástica.