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Simulado PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ | Instrutor de Libras | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ | Instrutor de Libras

SIMULADO PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ | INSTRUTOR DE LIBRAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ para o cargo de Instrutor de Libras.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC para o concurso PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Instrutor de Libras, contendo Libras que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ | Instrutor de Libras contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PETRÓPOLIS – RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

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#140723
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Libras
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa incorreta.

De acordo com o manual Tradutor e Intérprete de Língua Brasileiras de Sinais e Língua Portuguesa (2004), ao se observar as diferenças entre as produções na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais percebe-se uma série de diferenças, sendo elas:

  • a) a língua de sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições assistemáticas. Este processo é comum na língua portuguesa
  • b) a língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço que exclui ambiguidades que são possíveis na língua portuguesa
  • c) a língua de sinais não tem marcação de gênero, enquanto que na língua portuguesa o gênero é marcado a ponto de ser redundante
  • d) a língua de sinais atribui um valor gramatical às expressões faciais. Esse fator não é considerado como relevante na língua portuguesa, apesar de poder ser substituído pela prosódia
#140724
Banca
IBFC
Matéria
Libras
Concurso
Prefeitura de Petrópolis-RJ
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(1,0) 2 - 

Ao se observar as diferenças entre as produções na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais percebe-se uma série de diferenças. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) A língua de sinais é visual-espacial e a língua portuguesa é oral auditiva

( ) A língua de sinais é baseada nas experiências visuais das comunidades surdas mediante as interações culturais surdas, enquanto a língua portuguesa constitui-se baseada nos sons

( ) A língua de sinais apresenta uma sintaxe espacial incluindo os chamados classificadores. A língua portuguesa usa uma sintaxe linear utilizando a descrição para captar o uso de classificadores

( ) A língua de sinais utiliza a estrutura tópico-comentário, enquanto a língua portuguesa evita este tipo de construção

  • a) V; V; V; F
  • b) F; F; F; F
  • c) V; V; F; F
  • d) V; V; V; V
#140725
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(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam correta e respectivamente as lacunas:

Os intérpretes devem criar expectativas em relação aos tipos de discurso que alguém irá usar em determinados contextos. Aos poucos se aprende que algumas expressões estão associadas a um tipo específico de discurso, por exemplo, “por que” e “razão” são frequentemente usados em um discurso__________; “como” e “passos” indicam um discurso __________; “versus”, “ou” e “comparação” são palavras típicas de discursos __________; “estória” e “conto” são frequentemente associados com um discurso narrativo; “descrição” sugere um discurso explicativo. Assim, o intérprete tem condições de identificar os elementos possíveis que serão apresentados de acordo com o tipo de discurso preparando-se de antemão e dispondo de tais elementos de forma mais pronta e imediata durante a sua atuação.

  • a) narrativo; argumentativo; explicativos
  • b) persuasivo; procedural; argumentativos
  • c) persuasivo; argumentativo; explicativos
  • d) narrativo; procedural; argumentativos
#140726
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(1,0) 4 - 

De acordo com Callow (1947, p. 13), existem alguns tipos de discurso existentes, nos quais o intérprete de língua de sinais está constantemente exposto, sendo eles. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Narrativo: reconta uma série de eventos ordenados mais ou menos de forma cronológica

( ) Persuasivo: objetiva influenciar a conduta de alguém

( ) Explicativo: oferece informações requeridas em determinado contexto

( ) Argumentativo: objetiva provar alguma coisa para a audiência

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

    • a) V; V; V; F
    • b) F; F; F; F
    • c) V; V; F; F
    • d) V; V; V; V
    #140727
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    (1,0) 5 - 

    Assinale a alternativa correta.

    De acordo com Ministério da Educação e da Cultura (MEC) (2004, p. 75), assinale a alternativa que apresenta as propostas de modelos de processamento no ato da tradução e interpretação.

    • a) modelo cognitivo; modelo afetivo; modelo interpretativo; modelo comunicativo; modelo sociolinguístico
    • b) modelo cognitivo; modelo interativo; modelo afetivo; modelo interpretativo; modelo sociolinguístico
    • c) modelo cognitivo; modelo interativo; modelo interpretativo; modelo comunicativo; modelo sociolinguístico
    • d) modelo cognitivo; modelo interativo; modelo comunicativo; modelo sociolinguístico; modelo político
    #140728
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    (1,0) 6 - 

    De acordo com Ministério da Educação e da Cultura (MEC) (2004, p. 28), “quando há carência de intérpretes de língua de sinais, a interação entre surdos e pessoas que desconhecem a língua de sinais fica prejudicada. As implicações disso são, pelo menos, as seguintes”:

    ( ) os surdos não participam de vários tipos de atividades (sociais, educacionais, culturais e políticas)

    ( ) os surdos não conseguem avançar em termos educacionais

    ( ) os surdos ficam desmotivados a participarem de encontros, reuniões, etc

    ( ) os surdos têm acesso às discussões e informações veiculadas na língua falada sendo, portanto, inserido da interação social, cultural e política

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

    • a) V; V; V; F
    • b) F; F; F; F
    • c) V; V; F; F
    • d) V; V; V; V
    #140729
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    (1,0) 7 - 

    Assinale a alternativa correta.

    Em Montevidéu, Uruguai, foi realizado um encontro internacional sobre a formação de intérpretes de língua de sinais na América Latina. Este evento foi realizado no período de 13 a 17 de Novembro, com o apoio da Federação Mundial de Surdos. Esse evento propiciou as principais conclusões e recomendações feitas aos intérpretes de sinais. Assinale a alternativa que apresenta o ano em que foi realizado esse evento:

    • a) no ano de 2000
    • b) no ano de 2001
    • c) no ano de 2010
    • d) no ano de 2011
    #140730
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    (1,0) 8 - 

    Assinale a alternativa correta.

    Nas línguas de sinais, as configurações de mãos juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades menores que formam as palavras. A configuração de mão pode ser a mesma de dois sinais, entretanto a localização é diferente: enquanto AZAR é sinalizado no nariz, DESCULPAS é sinalizado no queixo. Ou seja:

    • a) AZAR é sinalizado com um movimento em direção ao nariz, DESCULPAS é sinalizado com um movimento longo em direção ao queixo
    • b) AZAR é sinalizado com um único movimento em direção ao nariz, DESCULPAS é sinalizado com um movimento curto e repetido em direção ao queixo
    • c) AZAR é sinalizado com um único movimento em direção ao nariz, DESCULPAS é sinalizado com um movimento curto em direção ao queixo
    • d) AZAR é sinalizado com um movimento em direção ao nariz, DESCULPAS é sinalizado com um movimento longo e repetido em direção ao queixo
    #140731
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    (1,0) 9 - 

    Assinale a alternativa correta.

    O verbo DIZER na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) tem que concordar com o sujeito e o objeto indireto da frase. Há uma relação entre pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo.

    • a) Esse é um tipo de flexão de todas as línguas
    • b) Esse é um tipo de flexão próprio das línguas de sinais, como observado na língua de sinais americana e na língua brasileira de sinais, para verbos que são chamados verbos de concordância
    • c) Esse é um tipo de flexão de todas as línguas, como observado na língua de sinais americana e na língua brasileira de sinais, para verbos que são chamados verbos impessoais
    • d) Esse é um tipo de flexão de todas as línguas, como observado na língua de sinais americana e na língua brasileira de sinais, para verbos que são chamados verbos auxiliares
    #140733
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    (1,0) 10 - 

    De acordo com a Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências, que o conceito de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), refere-se “a forma de comunicação e expressão, em que o __________ de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil”. Assinale a alternativa que complete a lacuna corretamente.

    • a) sistema linguístico
    • b) sistema binário
    • c) sistema político
    • d) sistema pedagógico
    #140735
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    (1,0) 11 - 

    Assinale a alternativa que contém as palavras que completam correta e respectivamente as lacunas:

    Aos intérpretes de língua de sinais da área da __________ é recomendado redirecionar os questionamentos dos alunos ao __________, pois desta forma o intérprete caracteriza o seu papel na intermediação, mesmo quando este papel é alargado. Neste sentido, o professor também precisa passar pelo processo de aprendizagem de ter no grupo um contexto diferenciado com a presença de alunos __________ e de intérpretes de língua de sinais. A adequação da estrutura física da sala de aula, a disposição das pessoas em sala de aula, a adequação da forma de exposição por parte do __________ são exemplos de aspectos a serem reconsiderados em sala de aula.

    • a) saúde; professor; cegos; professor
    • b) saúde; terapeuta; surdos; intérprete
    • c) educação; professor; surdos; professor
    • d) educação; terapeuta; cegos; intérprete
    #140736
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    (1,0) 12 - 

    Assinale a alternativa que contém as palavras que completam correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo:

    Em relação aos alunos surdos, na sala de recursos ocorre Atendimento Educacional Especializado (AEE) em LIBRAS, realizado pelo _____________, juntamente com os professores de turma comum e os professores de Língua Portuguesa, pois o conteúdo deste trabalho é semelhante ao desenvolvido na sala de aula comum. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) ____________ LIBRAS fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que favorece ao aluno com surdez a compreensão desse conteúdo. Nesse atendimento há explicações das ideias essenciais dos conteúdos estudados em sala de aula comum. Os professores utilizam _____________ e quando o conceito é muito abstrato recorrem a outros recursos, como o teatro, por exemplo.

    • a) intérprete de libras ; de; material concreto
    • b) professor especializado; de; imagens visuais
    • c) professor especializado; de; material concreto
    • d) professor especializado; em; imagens visuais
    #140737
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    (1,0) 13 - 

    No Modelo Bilíngüe e Bicultural há uma consideração especial quanto à postura do intérprete e seu comportamento em relação às línguas e culturas envolvidas. Também, o intérprete tem a autonomia de definir seu papel com base em cada contexto. Quanto ao desenvolvimento de pesquisas na área da interpretação, tem-se como objetivo delinear as características dos bons intérpretes e das boas interpretações. A partir dos resultados, acredita-se que será possível reexaminar os modelos de interpretação e contribuir para a formação de intérpretes.

    Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, de algumas conclusões a partir destes modelos.

    ( ) ênfase no significado e não nas palavras

    ( ) cultura e contexto apresentam um papel importante em qualquer mensagem

    ( ) tempo é considerado o problema crítico (a atividade é exercida em tempo real envolvendo processos mentais de curto e longo prazos)

    ( ) interpretação adequada é definida em termos de como a mensagem original é retida e passada para a língua alvo considerando-se também a reação da audiência

    • a) V; F; F; V
    • b) V; V; F; V
    • c) V; V; V; V
    • d) F; F; V; F
    #140738
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    (1,0) 14 - 

    Assinale a alternativa que contém as palavras que completam correta e respectivamente as lacunas:

    O __________ pelo qual o __________ passa, apresenta os seguintes passos: Mensagem original > Recepção e compreensão > Análise e __________ > Expressão e avaliação > Mensagem interpretada para a língua alvo

    • a) processo; intérprete; internalização
    • b) momento; aluno; internalização
    • c) momento; intérprete; externalização
    • d) processo; aluno; externalização
    #140739
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    (1,0) 15 - 

    Considere:


    O “__________-intérprete” deve ser o profissional cuja carreira é a do magistério e cuja atuação na rede de ensino pode efetivar-se com dupla função:

    1) Em um turno, exercer a função de docente, regente de uma turma seja em classe comum, em classe especial, em sala de recursos, ou em escola especial (nesse caso, __________ atua como intérprete).

    2) Em outro turno, exercer a função de intérprete em contexto de sala de aula, onde há outro professor _________.

    Assinale a alternativa que complete corretamente as lacunas:

    • a) professor; apenas; substituto
    • b) professor; não; regente
    • c) discente; não; substituto
    • d) discente; apenas; regente