Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Paulínia-SP | FGV | cód.11228
Se você for prestar o concurso Prefeitura de Paulínia-SP, não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis 📝.
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Paulínia-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Paulínia-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Paulínia-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FGV
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Paulínia-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Paulínia-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Paulínia-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Paulínia-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Paulínia-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Paulínia-SP.
Ver apostilas para Prefeitura de Paulínia-SP
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Paulínia-SP
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Paulínia-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Paulínia-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #165208
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A formação de advérbios em -mente é feita com o acréscimo desse sufixo à forma feminina do adjetivo.
Assinale a opção que indica a frase em que o advérbio não mostra claramente essa formação.
- a) Os prazos do concurso serão religiosamente respeitados.
- b) Os candidatos devem ser imediatamente contratados.
- c) Alguns candidatos estudaram desesperadamente.
- d) Brevemente os candidatos aprovados serão chamados.
- #165209
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Na sequência textual “A menina passeava pela calçada da avenida elegante do bairro e olhava as vitrinas que exibiam uma imensa variedade de roupas elegantes” exemplifica-se uma estrutura
- a) narrativa, com narrador onisciente.
- b) narrativa, com narrador em primeira pessoa.
- c) descritiva.
- d) argumentativa.
- #165210
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O ensino escolar, em relação às variedades linguísticas, deve adotar a seguinte posição:
- a) contemplar todas as variedades, dando-lhes igual importância.
- b) ensinar exclusivamente a variedade culta da língua.
- c) mostrar as vantagens advindas do domínio da norma culta.
- d) priorizar a língua falada, já que a oralidade é desprezada no ensino.
- #165211
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um cartaz de um colégio religioso mostrava o seguinte pensamento de Santo Agostinho:
“Não te gabes, nem mesmo quando és bom. Não aconteça que, gabando-te, te faças mal”.
(In ps. 25, 2,20).
Na frase traduzida de Santo Agostinho, há um problema de norma culta, identificado
- a) na forma verbal do imperativo “Não te gabes”.
- b) na seleção de modo verbal em “és”.
- c) na colocação pronominal em “gabando-te”.
- d) na colocação pronominal em “te faças mal”.
- #165212
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O texto da notícia considera como de conhecimento geral um conjunto de elementos; os elementos que estão nesse caso são
- a) Aleppo e Médico sem Fronteiras.
- b) Médico Sem Fronteiras e Bashar al-Assad.
- c) Bashar al-Assad e ONU.
- d) Aleppo e cidade síria.
- #165213
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O elemento de maior destaque na notícia veiculada pelo jornal O Globo é
- a) a morte do pediatra e das crianças.
- b) o bombardeio desproporcional e criminoso.
- c) o local bombardeado: um hospital.
- d) a condenação das forças de Bashar al-Assad.
- #165214
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No título dado ao texto há uma marca desse gênero textual, que é
- a) a estratégia de despertar a curiosidade do leitor.
- b) a utilização de uma estrutura narrativa.
- c) a localização temporal no presente do indicativo.
- d) a presença de sinais de parcialidade.
- #165215
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Os textos possuem um conjunto de marcas que os identificam.
As opções a seguir apresentam marcas caracterizadoras de textualidade, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) Coesão.
- b) Conotação.
- c) Informatividade.
- d) Intertextualidade.
- #165216
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A frase “Bom é tomar vinho no inverno!”
Nessa frase a forma do adjetivo sublinhado
- a) concorda em gênero e número com “inverno”.
- b) representa o gênero neutro em língua portuguesa.
- c) adota o gênero masculino por referir-se a “vinho”.
- d) adota o número singular por referir-se a “tomar”.
- #165217
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O tipo de concordância realizada em “ar puro” e “chão seco” é denominado de gramatical ou lógico.
Esse tipo de concordância se repete em
- a) compramos mesa e banco amarelo.
- b) vendemos legumes e frutas frescas.
- c) chegou o móvel: é amarela!
- d) chegaram cansados o empregado e o patrão.
- #165218
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Muitos elementos do poema mostram-se em oposição.
Assinale a opção que apresenta exemplo dessas oposições.
- a) ar puro X poça de lama.
- b) realidade X imagem.
- c) chuva X chão seco.
- d) lavado X refletido.
- #165219
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
No poema de Manuel Bandeira há uma série de elementos de coesão anafórica; o elemento que não serve de exemplo desse tipo de coesão é
- a) a realidade.
- b) a imagem.
- c) que.
- d) as.
- #165220
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
O poema trata da produção poética (uma imagem da realidade).
Segundo o poema, essa imagem
- a) reproduz integral e fielmente a realidade.
- b) mostra-se desvalorizada diante da realidade.
- c) idealiza a realidade que lhe serve de base.
- d) seleciona elementos adequados da realidade.
- #165221
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
As opções a seguir apresentam os desafios da educação segundo o Plano Municipal de Educação de Paulínia, à exceção de uma.
Assinale-a
- a) Oferecer a todas as pessoas oportunidades de educação ao longo da vida.
- b) Aumentar a oferta da Educação Infantil em creches e potencializar o seu caráter assistencialista.
- c) Aumentar gradativamente a permanência dos educandos na escola, incentivando a escola de tempo integral.
- d) Ampliar as condições de formação e capacitação dos profissionais do magistério.
- #165222
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Paulínia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Sobre os fundamentos para a organização do currículo por competências, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As disciplinas passam a servir como instrumentos para o desenvolvimento dessas competências. ( ) Os conteúdos a serem ensinados estão subordinados à competência a ser desenvolvida. ( ) Os conteúdos têm um fim em si mesmos e devem ser trabalhados apenas em um período letivo.
As afirmativas são, respectivamente,
- a) F, V e F.
- b) V, F e F.
- c) F, F e V.
- d) V, V e F.