Processando...

Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado Prefeitura de Paulínia-SP | FGV | cód.11228

Se você for prestar o concurso Prefeitura de Paulínia-SP, não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis 📝.

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Paulínia-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de Paulínia-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Paulínia-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de Paulínia-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de Paulínia-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Paulínia-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Paulínia-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Paulínia-SP.

Ver apostilas para Prefeitura de Paulínia-SP


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Paulínia-SP

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Paulínia-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de Paulínia-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#165208
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A formação de advérbios em -mente é feita com o acréscimo desse sufixo à forma feminina do adjetivo.

Assinale a opção que indica a frase em que o advérbio não mostra claramente essa formação.

  • a) Os prazos do concurso serão religiosamente respeitados.
  • b) Os candidatos devem ser imediatamente contratados.
  • c) Alguns candidatos estudaram desesperadamente.
  • d) Brevemente os candidatos aprovados serão chamados.
#165209
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Na sequência textual “A menina passeava pela calçada da avenida elegante do bairro e olhava as vitrinas que exibiam uma imensa variedade de roupas elegantes” exemplifica-se uma estrutura

  • a) narrativa, com narrador onisciente.
  • b) narrativa, com narrador em primeira pessoa.
  • c) descritiva.
  • d) argumentativa.
#165210
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O ensino escolar, em relação às variedades linguísticas, deve adotar a seguinte posição:

  • a) contemplar todas as variedades, dando-lhes igual importância.
  • b) ensinar exclusivamente a variedade culta da língua.
  • c) mostrar as vantagens advindas do domínio da norma culta.
  • d) priorizar a língua falada, já que a oralidade é desprezada no ensino.
#165211
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Um cartaz de um colégio religioso mostrava o seguinte pensamento de Santo Agostinho:

“Não te gabes, nem mesmo quando és bom. Não aconteça que, gabando-te, te faças mal”.

(In ps. 25, 2,20).

Na frase traduzida de Santo Agostinho, há um problema de norma culta, identificado

  • a) na forma verbal do imperativo “Não te gabes”.
  • b) na seleção de modo verbal em “és”.
  • c) na colocação pronominal em “gabando-te”.
  • d) na colocação pronominal em “te faças mal”.
#165212
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O texto da notícia considera como de conhecimento geral um conjunto de elementos; os elementos que estão nesse caso são

  • a) Aleppo e Médico sem Fronteiras.
  • b) Médico Sem Fronteiras e Bashar al-Assad.
  • c) Bashar al-Assad e ONU.
  • d) Aleppo e cidade síria.
#165213
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O elemento de maior destaque na notícia veiculada pelo jornal O Globo é

  • a) a morte do pediatra e das crianças.
  • b) o bombardeio desproporcional e criminoso.
  • c) o local bombardeado: um hospital.
  • d) a condenação das forças de Bashar al-Assad.
#165214
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No título dado ao texto há uma marca desse gênero textual, que é

  • a) a estratégia de despertar a curiosidade do leitor.
  • b) a utilização de uma estrutura narrativa.
  • c) a localização temporal no presente do indicativo.
  • d) a presença de sinais de parcialidade.
#165215
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Os textos possuem um conjunto de marcas que os identificam.
As opções a seguir apresentam marcas caracterizadoras de textualidade, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Coesão.
  • b) Conotação.
  • c) Informatividade.
  • d) Intertextualidade.
#165216
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A frase “Bom é tomar vinho no inverno!”

Nessa frase a forma do adjetivo sublinhado

  • a) concorda em gênero e número com “inverno”.
  • b) representa o gênero neutro em língua portuguesa.
  • c) adota o gênero masculino por referir-se a “vinho”.
  • d) adota o número singular por referir-se a “tomar”.
#165217
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O tipo de concordância realizada em “ar puro” e “chão seco” é denominado de gramatical ou lógico.
Esse tipo de concordância se repete em

  • a) compramos mesa e banco amarelo.
  • b) vendemos legumes e frutas frescas.
  • c) chegou o móvel: é amarela!
  • d) chegaram cansados o empregado e o patrão.
#165218
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Muitos elementos do poema mostram-se em oposição.

Assinale a opção que apresenta exemplo dessas oposições.

  • a) ar puro X poça de lama.
  • b) realidade X imagem.
  • c) chuva X chão seco.
  • d) lavado X refletido.
#165219
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

No poema de Manuel Bandeira há uma série de elementos de coesão anafórica; o elemento que não serve de exemplo desse tipo de coesão é

  • a) a realidade.
  • b) a imagem.
  • c) que.
  • d) as.
#165220
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

O poema trata da produção poética (uma imagem da realidade).

Segundo o poema, essa imagem

  • a) reproduz integral e fielmente a realidade.
  • b) mostra-se desvalorizada diante da realidade.
  • c) idealiza a realidade que lhe serve de base.
  • d) seleciona elementos adequados da realidade.
#165221
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

As opções a seguir apresentam os desafios da educação segundo o Plano Municipal de Educação de Paulínia, à exceção de uma.
Assinale-a

  • a) Oferecer a todas as pessoas oportunidades de educação ao longo da vida.
  • b) Aumentar a oferta da Educação Infantil em creches e potencializar o seu caráter assistencialista.
  • c) Aumentar gradativamente a permanência dos educandos na escola, incentivando a escola de tempo integral.
  • d) Ampliar as condições de formação e capacitação dos profissionais do magistério.
#165222
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Sobre os fundamentos para a organização do currículo por competências, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As disciplinas passam a servir como instrumentos para o desenvolvimento dessas competências. ( ) Os conteúdos a serem ensinados estão subordinados à competência a ser desenvolvida. ( ) Os conteúdos têm um fim em si mesmos e devem ser trabalhados apenas em um período letivo.
As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e F.
  • b) V, F e F.
  • c) F, F e V.
  • d) V, V e F.