Processando...

Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Paulínia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado Prefeitura de Paulínia-SP | FGV | cód.11213

Mostre que você está preparado! Resolva agora o simulado Prefeitura de Paulínia-SP 🚀

 

🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Paulínia-SP

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Prefeitura de Paulínia-SP foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Paulínia-SP e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Prefeitura de Paulínia-SP

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Prefeitura de Paulínia-SP


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Paulínia-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Paulínia-SP


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Paulínia-SP.

Ver apostilas para Prefeitura de Paulínia-SP


📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Paulínia-SP

Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Paulínia-SP. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Prefeitura de Paulínia-SP


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#164908
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

“A crise hídrica transformou a paisagem urbana em muitas cidades paulistas.”

Assinale a opção que indica a forma inadequada de reescrever-se essa frase.

  • a) A paisagem urbana em muitas cidades paulistas foi transformada pela crise hídrica.
  • b) Em muitas cidades paulistas, a crise hídrica transformou a paisagem urbana.
  • c) Transformou-se a paisagem urbana em muitas cidades paulistas pela crise hídrica.
  • d) A crise hídrica, em muitas cidades paulistas, transformou a paisagem urbana.
  • e) A paisagem urbana foi transformada, em muitas cidades paulistas, pela crise hídrica.
#164909
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

“...revelaram que 36,3% dos pontos de coleta analisados apresentam qualidade ruim ou péssima.”

A relação semântica entre “ruim ou péssima” se repete em

  • a) distante ou longe.
  • b) perto ou próximo.
  • c) amado ou adorado.
  • d) variado ou diversificado.
  • e) fácil ou difícil.
#164910
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Assinale a opção em que o segmento transcrito mostra a opinião do autor sobre o tema veiculado.

  • a) “A crise hídrica transformou a paisagem urbana em muitas cidades paulistas.”
  • b) “Casas passaram a contar com cisternas e caixas-d'água azuis se multiplicaram por telhados, lajes e até em garagens.”
  • c) “(...) jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso.”
  • d) "As discussões sobre a gestão da água, nos mais diversos aspectos, saíram dos setores tradicionais e técnicos (...)”
  • e) “Divulgamos esse grave retrato no Dia Mundial da Água (22 de março), com base nas análises realizadas entre março de 2015 e fevereiro de 2016.”
#164911
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

“Dados do monitoramento da qualidade da água – que realizamos em rios, córregos e lagos de onze Estados brasileiros e do Distrito Federal – revelaram que 36,3% dos pontos de coleta analisados apresentam qualidade ruim ou péssima. Apenas 13 pontos foram avaliados com qualidade de água boa (4,5%) e os outros 59,2% estão em situação regular, o que significa um estado de alerta. Nenhum dos pontos analisados foi avaliado como ótimo.”

A função principal desse parágrafo do texto é

  • a) demonstrar o valor das pesquisas para os textos jornalísticos.
  • b) mostrar a seriedade da pesquisa realizada.
  • c) comprovar a qualidade do veículo divulgador da notícia.
  • d) indicar a qualidade dos autores do texto.
  • e) alertar contra a péssima qualidade da água.
#164912
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

“Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo, mascarando, de certa forma, o enorme volume de esgoto que muitos desses corpos de água recebem diariamente.”
Segundo o texto, as chuvas

  • a) poluem os rios ao trazer o esgoto para eles.
  • b) destroem as instalações de saneamento.
  • c) trazem uma falsa noção de abundância de água.
  • d) produzem esgoto em abundância.
  • e) mostram claramente os problemas de saneamento público.
#164913
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

“Porém, vieram as chuvas, as enchentes e os rios urbanos voltaram a ficar tomados por lixo, mascarando, de certa forma, o enorme volume de esgoto que muitos desses corpos de água recebem diariamente”.

Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.

  • a) A forma verbal “vieram” se refere a “chuvas”, “enchentes” e “rios”.
  • b) O termo “corpos de água” se refere a chuvas e enchentes.
  • c) O adjetivo “enorme” indica uma quantidade específica.
  • d) A expressão “de certa forma” indica uma quantidade aproximada.
  • e) O particípio “tomados” se refere exclusivamente a “rios”.
#164914
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

“As pessoas mudaram seu comportamento, economizaram e cobraram soluções.”

Segundo esse período final do primeiro parágrafo, o comportamento anterior das pessoas era marcado por

  • a) desperdício e passividade.
  • b) passividade e cidadania.
  • c) cidadania e revolta.
  • d) revolta e participação.
  • e) participação e desperdício.
#164915
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Em termos de linguagem figurada, o fato de a divulgação do texto ter sido feita no Dia Mundial da Água funciona como

  • a) metáfora.
  • b) pleonasmo.
  • c) eufemismo.
  • d) ironia.
  • e) hipérbole.
#164916
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

“A crise hídrica transformou a paisagem urbana em muitas cidades paulistas. Casas passaram a contar com cisternas e caixas-d'água azuis se multiplicaram por telhados, lajes e até em garagens. Em regiões mais nobres, jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso.”


Infere-se corretamente desse segmento do texto que

  • a) a utilização da água de reúso é uma estratégia menos sofisticada.
  • b) a reutilização da água traz perigo à saúde, daí as placas de alerta.
  • c) as caixas-d’água se localizam em telhados para recolherem água da chuva.
  • d) as lajes passaram a substituir telhados por serem mais seguras.
  • e) as garagens são a localização mais comum para as caixas-d’água.
#164917
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

“A crise hídrica transformou a paisagem urbana em muitas cidades paulistas. Casas passaram a contar com cisternas e caixas-d'água azuis se multiplicaram por telhados, lajes e até em garagens. Em regiões mais nobres, jardins e portarias de prédios ganharam placas que alertam sobre a utilização de água de reúso.”

Nesse segmento há três períodos. O segundo e o terceiro períodos, em relação ao primeiro, funcionam como

  • a) explicação da transformação ocorrida.
  • b) exemplificação de mudanças a partir da crise hídrica.
  • c) conclusão do que é dito anteriormente.
  • d) exemplificação de mudanças a partir da crise hídrica.
  • e) ironia sobre as medidas inócuas adotadas.
#164918
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A respeito das condutas adequadas no socorro a uma pessoa que está apresentando convulsões, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Molhar a cabeça da vítima com água fria para evitar que as convulsões se prolonguem. ( ) Colocar um objeto rígido entre os dentes da vítima para evitar que esta morda a língua. ( ) Não interferir nos movimentos convulsivos, mas assegurar-se de que a vítima não está se machucando.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, F e V.
  • b) V, F e V.
  • c) F, V e V.
  • d) F, V e F.
  • e) V, V e F.
#164919
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

O método mais indicado para conter uma hemorragia com pressão direta é fazer um curativo simples.
Se essa conduta não estancar a hemorragia, recomenda-se

  • a) aplicar compressa morna.
  • b) fazer um torniquete.
  • c) usar borra de café.
  • d) fazer um curativo compressivo.
  • e) aplicar compressa gelada.
#164920
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Assinale a opção que indica a conduta imediata a ser adotada no socorro de uma vítima de queimadura por ácido ou qualquer outra substância química.

  • a) Aplicar compressa de gelo no local.
  • b) Lavar a área atingida com água abundante.
  • c) Cobrir a vítima para evitar perda de calor.
  • d) Lavar a área com vinagre para neutralizar o ácido.
  • e) Aplicar creme ou pomada antiqueimaduras.
#164921
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Sobre o socorro a uma vítima de desmaio, analise as afirmativas a seguir.
I. Se a pessoa apenas começou a desfalecer, deve ser orientada a sentar-se, colocar a cabeça entre as pernas e pressioná-la para baixo. II. Caso já tenha ocorrido o desmaio, a vítima deve ser deitada de modo que sua cabeça e ombros fiquem em posição mais baixa em relação ao resto do corpo. III. Se, durante o desmaio, houver vômito, o socorrista deve lateralizar a cabeça da vítima para evitar sufocamento.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.
#164922
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Paulínia-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Com relação aos aspectos do direito à liberdade de crianças e adolescentes no ambiente escolar, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de opinião e expressão. ( ) Crianças e adolescentes têm direito à liberdade de crença e culto religioso. ( ) Crianças e adolescentes têm direito ao trabalho e à escolha profissional.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e F.
  • b) F, V e V.
  • c) V, F e F.
  • d) V, V e F.
  • e) V, F e V.