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Simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Terapeuta Ocupacional | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Terapeuta Ocupacional

SIMULADO PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | TERAPEUTA OCUPACIONAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN para o cargo de Terapeuta Ocupacional .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COMPERVE para o concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN. Estas questões são especificamente para o cargo de Terapeuta Ocupacional , contendo Terapia Ocupacional que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Terapeuta Ocupacional contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#141283
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Tipo
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(1,0) 1 - 

A UTI neonatal é um dos ambientes mais impactantes e emocionalmente estressantes no qual o sujeito precise aprender a conviver. As “agressões ambientais” presentes nesse contexto podem interferir na “poda” dos processos neuronais e provocar desorganização do estado comportamental de Brazelton e demais subsistemas, de acordo com o Modelo Síncrono Ativo de Heidelise Als. Nesse contexto, há três níveis de intervenção do terapeuta ocupacional: no ambiente físico, diretamente com o recém -nascido e com os familiares. Considerando esses três níveis, na UTI neonatal, o terapeuta ocupacional deve

  • a) promover mudanças abruptas e constantes de postura e alternar os decúbitos para prevenir lesão de pele e distribuição do peso corporal.
  • b) evitar a organização do recém-nascido via posicionamento adequado, contenção e medidas de auto-regulação, principalmente diante da dor.
  • c) reduzir sons de alarmes, bipes, campainhas de telefones, falar baixo e utilizar abafadores para lixeiras, portinholas, pias e portas.
  • d) favorecer, em todo o ambiente físico, a iluminação coletiva com reguladores de intensidade luminosa e não utilizar iluminação individual.
#141284
Banca
COMPERVE-UFS
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
Tipo
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(1,0) 2 - 

O desenvolvimento dos conceitos da relação triádica e os elementos constituintes do processo terapêutico da terapia ocupacional na área da saúde mental começaram a ser trabalhados em um movimento que, segundo Solange Aparecida Tedesco, “denomina-se o efeito das ideias psicanalíticas sobre diferentes áreas que enfocam o funcionamento mental e desenvolve estratégias que lidam ou consideram o sofrimento psíquico e influenciam em várias clínicas que estabelecem a relação como fórmula para o tratamento.” Esse conceito de Tedesco é o

  • a) da Psicodinâmica.
  • b) das Ocupações Terapêuticas.
  • c) da Sublimação.
  • d) das Relações Objetais.
#141285
Banca
COMPERVE-UFS
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Terapia Ocupacional
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
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(1,0) 3 - 

Para Hagedorn, a análise da atividade é mais detalhada, decompõe-se em subtarefas e avalia as habilidades motoras, cognitivas, perceptivas e interativas para cada estágio. É possível selecionar uma atividade para atingir um objetivo terapêutico, analisar os déficits ou descobrir a causa do problema de desempenho ocupacional. Acerca da prática terapêutica ocupacional, para a análise da atividade inserida na ocupação do cliente,

  • a) é necessário, no contexto hospitalar, analisar as atividades, e isso é feito de acordo com o interesse e a necessidade do terapeuta, minimizando os efeitos da hospitalização e abreviando o processo de reabilitação.
  • b) é importante analisar a habilidade, os hábitos do paciente, os papéis que el e ocupa e a motivação, mas a competência, o comportamento, e a interação com o meio não devem ser alvo desta análise.
  • c) é necessário verificar os passos e os procedimentos que envolvem a atividade, os materiais e os equipamentos, os movimentos necessários, o ambiente, o resultado esperado do processo e seus possíveis significados sociais e culturais.
  • d) é necessário verificar os passos e os procedimentos que envolvem a atividade, os materiais e os equipamentos, os movimentos necessários, o ambiente, o resultado esperado do processo e seus possíveis significados sociais e culturais.
#141286
Banca
COMPERVE-UFS
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Terapia Ocupacional
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
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(1,0) 4 - 

A medula espinhal é a via de comunicação entre as diversas partes do corpo e o cérebro como também um centro de controle de importantes funções. Um trauma na medula produz alterações motoras, sensitivas, viscerais, tróficas e sexuais. Depois de instalada a lesão aguda, o paciente passa por três etapas, e o terapeuta ocupacional faz parte da equipe multiprofissional no tratamento. O terapeuta ocupacional deve respeitar o nível neurológico da lesão e considerar as características de cada paciente para que este possa conquistar a maior independência possível nas atividades de vida diária. Na intervenção terapêutica ocupacional, é indispensável considerar que

  • a) o posicionamento alternado dos segmentos dos membros superiores no leito deve ser feito logo após a lesão medular. Nesse caso, é de suma importância que o punho e a mão sejam colocados em posição funcional. Na presença de espasticidade, os membros superiores devem ser posicionados a favor do padrão predominante.
  • b) o manejo da cadeira de rodas deve ser feito, preferencialmente, pelo próprio paciente, o que é possível em alguns casos, dependendo da altura da lesão. Mesmo quando a cadeira é motorizada, os pacientes podem controlar manualmente ou impulsionar uma cadeira comum, com pinos nos sobrearos.
  • c) a sensibilidade, de acordo com o nível da lesão, pode se apresentar alterada ou abolida, não devendo, portanto, ser estimulada. O terapeuta ocupacional deve se preocupar com possíveis riscos de queimaduras e ferimentos e orientar os pacientes quanto a isso.
  • d) a órtese elétrica pode ser utilizada em portadores de lesão raquimedular, principalmente aquelas que auxiliam o ortostatismo, ou seja, as que mantêm o paciente sentado graças à emissão de estímulos elétricos contínuos e simultâneos aos dois músculos quadríceps por períodos progressivos.
#141287
Banca
COMPERVE-UFS
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Terapia Ocupacional
Concurso
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(1,0) 5 - 

Em 1965, Cordery já dizia que a análise da AVD (atividade de vida diária) é inerente à abordagem terapêutica ocupacional. Portanto, quando se trata de pacientes portadores de doenças reumáticas, não basta considerar suas capacidades, é fundamental que o t erapeuta ocupacional faça uma exploração completa de suas atividades e da biomecânica utilizada no seu desempenho. Nesse contexto, considere as orientações a seguir sobre a proteção articular e a conservação de energia.
I Respeitar a dor, considerando-a um sinal de que a atividade deve ser interrompida, balanceando a atividade e o repouso. II Manter a força muscular e a amplitude de movimento e usar adaptações e órteses. III Gastar energia e usar as articulações menores e mais fortes. IV Evitar posições de deformidade e usar cada articulação no seu plano anatômicofuncional mais estável. V Ficar na mesma posição por muito tempo e desempenhar atividades que não podem ser interrompidas.
As orientações corretas, de acordo com os princípios da proteção articular e a conservação de energia, estão presentes nos itens

  • a) II, III e V.
  • b) I, II e IV.
  • c) I, IV e V.
  • d) I, II e III.
#141288
Banca
COMPERVE-UFS
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Terapia Ocupacional
Concurso
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(1,0) 6 - 

Na tecnologia assistiva, o seating é a terminologia utilizada para descrever a intervenção de adequação postural, por meio de um sistema de assento e encosto. Durante a intervenção do terapeuta ocupacional na avaliação e prescrição de cadeira de roda especial, utiliza -se a fita métrica para medição básica. Nessa medição, o terapeuta ocupacional precisa saber que

  • a) a profundidade do assento é a medida realizada entre a região sacral das nádegas até a região poplítea com o joelho fletido. Deve-se evitar o contato da borda do assento com a fossa poplítea para não ocorrerem compressão arterial na região e limitação na extensão do joelho.
  • b) a largura do assento é a medida da maior largura do quadril verificada com a pessoa sentada. Deve-se utilizar dois objetos rígidos, de preferência tábuas de madeira, posicionando-as lado a lado no quadril e medindo-se, obrigatoriamente, a distância externa entre os dois objetos.
  • c) a altura do encosto é verificada da base do assento até a borda do ângulo inferior da escápula. Essa altura determina o acesso dos membros superiores para realizar a propulsão da cadeira.
  • d) a altura do apoio de braços é medida com o usuário estabilizado na postura sentado, medindo-se do assento da cadeira até o cotovelo com 70º de flexão, sem poder elevar ou deprimir o ombro.
#141289
Banca
COMPERVE-UFS
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Terapia Ocupacional
Concurso
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(1,0) 7 - 

A paralisia braquial obstétrica (PBO) é uma lesão no plexo braquial do recém -nascido que ocorre no momento do parto. O tratamento da criança com PBO deve ter início o mais precocemente possível, com o apoio do terapeuta ocupacional. Em relação aos objetivos principais da intervenção, o TO deve considerar que

  • a) a indicação de órteses constitui um bom método terapêutico auxiliar. As órteses podem ser articuladas para repouso e estabilidade articular como também para prevenção de deformidades, além de serem dinâmicas para auxiliar nos movimentos funcionais da mão.
  • b) o objeto de interesse do bebê, na estimulação para a movimentação ativa, inicialmente, é a mãe e, aos 3 meses, os objetos sonoros e os contextualizados no ambiente são incorporados à sua vida. Os exercícios passivos devem ser evitados para garantir a mobilidade de todas as articulações.
  • c) o posicionamento do membro acometido deve estar em discreta adução de ombro, semiflexão de cotovelo, punho e dedos em repouso.
  • d) a mãe e/ou cuidador, na estimulação sensorial, devem ser orientados quanto à importância da estimulação adequada associada ao trabalho motor para o desenvolvimento do membro acometido.
#141290
Banca
COMPERVE-UFS
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Terapia Ocupacional
Concurso
Prefeitura de Parnamirim-RN
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(1,0) 8 - 

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é descrito como um déficit neurológico de início súbito, causado por distúrbio vascular que acarreta a interrupção do fluxo sanguíneo para uma área específica, resultando em lesão cerebral e, consequentemente, compromet e as funções motoras e sensoriais, a cognição, a linguagem e a percepção visual. O terapeuta ocupacional que atende indivíduos com esse déficit precisa considerar aspectos importantes, tais como, a localização do acometimento vascular e a sintomatologia apresentada com base nos principais déficits neurológicos, de acordo com a artéria ocluída. Para intervir, o terapeuta deve estar ciente de que, na

    • a) artéria cerebral anterior, há perda contralateral de controle motor, déficits cognitivos e sensoriais além de afasia que ocorre, geralmente, quando o hemisfério direito é acometido.
    • b) artéria cerebral posterior, há perda do controle motor contralateral, ataxia, hemianopsia homônima contralateral e paralisia do III nervo craniano.
    • c) artéria basilar, há visão dupla, paralisia facial, déficits visuais, auditivos, olfativos, e distúrbios do equilíbrio ou vestibulares.
    • d) artéria cerebelar, há perda contralateral de controle motor, principalmente no membro superior, hemianopsia homônima contralateral, déficits sensoriais e de linguagem.
    #141291
    Banca
    COMPERVE-UFS
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    (1,0) 9 - 

    Ao intervir junto ao paciente, o terapeuta ocupacional pode utilizar diversos meios, instrumentos e recursos para avaliá-lo, seja com relação a suas habilidades e capacidades específicas, seja no tocante ao seu desempenho funcional e ocupacional, seja quanto às suas condições ambientais e à sua qualidade de vida. A opção em que há a caracterização correta de um protocolo de avaliação utilizado por terapeutas ocupacionais é:

    • a) Loewenstein Occupational Therapy Cognitive Assessment (LOTCA) – é utilizada para avaliar mais sensivelmente os problemas cognitivos, motores e psicossociais. Está dividida em quatro áreas: orientação, percepção, organização visomotora e operações de raciocínio.
    • b) Health Assessment Questionnaire (HAQ) – é um instrumento de avaliação funcional autoreferente em versões com 20 e com 8 perguntas. Para pontuar, escolhe-se o maior escore de cada uma das perguntas que o compõe, depois todas são somadas e divididas por 8 componentes marcados no instrumento. É mais indicado quando há comprometimento motor.
    • c) Medical Outcomes Short-Form Health Survey (SF-36) – é um questionário multidimensional formado por 36 itens, organizado em oito escalas ou componentes que envolvem a capacidade funcional dos aspectos físicos, da dor, do estado de saúde geral, da vitalidade, dos aspectos sociais, dos aspectos espirituais, dos aspectos emocionais, da saúde mental, além de comparar as condições de saúde atuais e as de um ano antes.
    • d) Medida de Independência Funcional (MIF) – avalia a independência para as AVD, o controle de esfíncteres, a mobilidade, a transferência, a comunicação e as atividades cognitivas de caráter social, que podem variar de 18 a 126 e quanto menor o valor, maior o nível de independência.
    #141292
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    Durante a hospitalização, ocorrem muitas mudanças na vida do indivíduo, desde rupturas do seu cotidiano até o medo da proximidade da morte. O terapeuta ocupacional aparece como profissional que está habilitado a avaliar e intervir na saúde ocupacional do indivíduo, preservando, sempre que possível, sua independência, autonomia, satisfação e qualidade de vida. Considere, a seguir, algumas atribuições do terapeuta ocupacional no contexto hospitalar.
    I Avaliar, exclusivamente, o estado físico dos pacientes e suas habilidades para realizar AVD. II Melhorar a orientação dos pacientes e impedir a confusão mental. III Adaptar os equipamentos. IV Orientar o paciente e sua família. V Avaliar o ambiente anterior à hospitalização. De acordo com Hunt, são atribuições do terapeuta no contexto hospitalar, as que estão presentes nos itens

    • a) I, III e V.
    • b) I, II e V.
    • c) III, IV e V.
    • d) II, III e IV.
    #141293
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    Antes ou depois de uma avaliação, recorre-se à seleção de uma Estrutura Aplicada de Referência (EAR) e de uma abordagem. Em ambos os casos, o terapeuta ocupacional permanece consciente dos princípios e processos centrais da terapia ocupacional. A opção em que há a correspondência correta entre a EAR e sua respectiva abordagem, segundo Rosemary Hagedorn, é:

    • a) Estrutura Aplicada de Referência Cognitivo-Perceptiva: abordagem diagnóstica, terapêutica e compensatória.
    • b) Estrutura Aplicada de Referência de Neurodesenvolvimento: abordagem Bobath, FNP, Rood, integração sensorial (Ayres, King), atividades graduadas e estimulação sensorial.
    • c) Estrutura Aplicada de Referência Cognitiva: tratamento multicontextual, micro e macrofuncional integrativa, incapacidade cognitiva e aliança terapêutica.
    • d) Estrutura Aplicada de Referência do Trabalho em Grupo: habilidades interativas, técnicas de projeção e psicoterapêutica de grupo.
    #141294
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    A rede social primária, um dos elementos relevantes no processo de reabilitação psicossocial, é definida como aquela que se constitui a partir de todas as relações significativas que o sujeito estabelece cotidianamente durante toda sua existência. Fazem parte dessa rede: a família, a rede de serviços e os programas. Sobre os programas e serviços que integram a rede social primária, considere as informações abaixo.
    I Os centros de convivência e cooperativas caracterizam-se como espaços de convivência, referências de trocas sociais e construção produtiva, em que se desenvolvem atividades educacionais, artísticas, culturais, esportivas e dirigidas a núcleos de trabalho e de cooperados. II Os CAPS (centros de atenção psicossocial) são unidades locais/regionais que prestam serviço à população adscrita, definida pelo nível local, oferecendo cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar, por equipe multiprofissional, disponibilizando tratamento intensivo e singular às pessoas com transtorno mental grave e a seus familiares. III Os SRT (serviços residenciais terapêuticos) têm como objetivo oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo. IV O Programa de Volta pra Casa é um programa de reintegração social de pessoas acometidas por transtornos mentais e neurológicos, ingressas, de longas internações, segundo critérios definidos e regulamentados pela Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003, e pela portaria nº 2.077/GM, de 31 de outubro de 2003. Integra esse programa o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial.
    Em relação aos programas e serviços da rede social primária, estão corretas as informações presentes nos itens

    • a) I e II.
    • b) II e III.
    • c) III e IV.
    • d) I e IV.
    #141295
    Banca
    COMPERVE-UFS
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    (1,0) 13 - 

    Desde a década de 1960, tanto nos Estados Unidos quanto nos diversos países da Europa, principalmente Itália, França e Inglaterra, o movimento da reforma psiquiátrica se desenvolveu e passou a figurar como importante elemento de transformação. No Brasil, desde meados dos anos 1970, acontecimentos importantes impulsionaram o movimento de desinstitucionalização. Um desses acontecimentos foi

    • a) a organização dos movimentos dissociais e a luta pela redemocratização do país.
    • b) a crise na Divisão Internacional de Saúde Mental – DINSAM.
    • c) a divulgação da experiência alemã de Trieste.
    • d) a organização e o surgimento do Movimento de Trabalhadores de Saúde Mental – MTSM.
    #141296
    Banca
    COMPERVE-UFS
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    (1,0) 14 - 

    Na resolução do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO 08/78), há normas de habilitação ao exercício das profissões de fisioterap euta e terapeuta ocupacional. De acordo com essa resolução,

    • a) constitui condição dispensável para o exercício da terapia ocupacional a inscrição no CREFITO com jurisdição na área do exercício da atividade funcional, porém, é obrigatória a formação de nível superior em instituição de ensino autorizada nos termos da lei.
    • b) constituem atos privativos comuns ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional elaborar programas de treinamento de atividades de vida diária e outras a serem assumidas pelo cliente.
    • c) constitui exercício legal a prática de ato comum ao fisioterapeuta por terapeuta ocupacional, ou vice-versa, devendo o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) denunciar o fato à autoridade competente.
    • d) constituem atos privativos do terapeuta ocupacional prescrever e ministrar atividades para restaurar a capacidade funcional no lar, escola, trabalho e comunidade.
    #141297
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    (1,0) 15 - 

    O Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) é uma lesão no cérebro, resultante de força física externa, geralmente causando alteração cognitiva, perceptiva e física. Inicialmente, o tratamento terapêutico ocupacional do paciente com TCE deve ser realizado assim que o paciente estiver clinicamente estável, utilizando-se algumas técnicas. Nesse contexto, analise as técnicas de TO apresentadas abaixo.
    I Utilizar a abordagem funcional à estimulação sensorial com pacientes sem respostas aos estímulos sensoriais e aos comandos verbais. II Aplicar estímulos sensoriais para aumentar a atividade do sistema de ativação reticular. III Prescrever o uso de talas quando a espaticidade limitar a independência funcional e a independência nas AVDs. IV Realizar a descompensação de que se utiliza a neuroplasticidade com a finalidade de reaprendizado de funções que foram perdidas na lesão cerebral.
    Dentre as técnicas apresentadas, as que devem ser utilizadas em pacientes com TCE estão nos itens

    • a) II e IV.
    • b) I e IV.
    • c) II e III.
    • d) II e III.