Simulado PREFEITURA DE PARNAMIRIM – RN | Pedagogo | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Parnamirim-RN | Pedagogo | cód.9736
Está se preparando para o concurso Prefeitura de Parnamirim-RN? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Parnamirim-RN
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Parnamirim-RN foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Parnamirim-RN
- 👔 Cargo: Pedagogo
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: COMPERVE-UFS
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Parnamirim-RN e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Parnamirim-RN
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Parnamirim-RN
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Parnamirim-RN. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Parnamirim-RN
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Parnamirim-RN.
Ver apostilas para Prefeitura de Parnamirim-RN
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Parnamirim-RN
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Parnamirim-RN. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Parnamirim-RN
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #141318
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Na história da educação, identificam-se determinadas tendências pedagógicas que tipificam elementos da cultura educacional na sociedade. No quadro abaixo, estão presentes algumas características das tendências pedagógicas adotadas no Brasil.
• O papel fundamental da escola é a formação de atitudes. • Os conteúdos são baseados na busca dos conhecimentos pelos próprios estudantes. • Prioriza métodos baseados na facilitação da aprendizagem. • Aprender é modificar as percepções da realidade. • A educação é centralizada no estudante e o professor é quem garante um relacionamento de respeito.
A tendência pedagógica caracterizada é a
- a) Liberal renovada não-diretiva.
- b) Progressista histórico-crítico.
- c) Liberal tecnicista.
- d) Progressista libertadora.
- #141319
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Em uma reunião pedagógica, um pedagogo respondeu a algumas perguntas formuladas por professores que desconheciam a natureza e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos itens a seguir, estão presentes algumas dessas questões.
I A BNCC aplica-se à educação escolar e à não escolar, tal como as define a LDB, Lei nº 9.394/1996?
II Esse documento adota o conceito de competência para se referir ao que é básico e comum para nortear os currículos nas escolas?
III Esse documento substitui o Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010, relativo a Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica?
IV A BNCC estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica?
As perguntas que devem ser respondidas pelo pedagogo de forma afirmativa estão nos itens
- a) II e III.
- b) I e III.
- c) I e IV
- d) I e IV
- #141320
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Duas professoras recém-formadas discutem sobre o uso das novas tecnologias da informação e das comunicações (TIC) nas atividades de ensino, em contexto formal. No quadro a seguir, apresentam-se algumas ideias surgidas durante a discussão.
I Um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas, elaborar e socializar as produções considerando determinados objetivos.
II O uso dos softwares educativos determina os objetivos de aprendizagem no planejamento de sequências didáticas.
III O professor deve ser um usuário alerta, crítico e seletivo do que propõem os especialistas dos softwares educativos, na tomada de decisão sobre o uso desses recursos didáticos em suas aulas.
IV Na atualidade, as TIC têm avançado de maneira que podem ser usadas para substituir o trabalho educativo do professor e de outros atores na escola.
De acordo com as discussões sobre o papel das TIC na educação, estão corretas as afirmações
- a) I e IV.
- b) II e IV.
- c) I e III.
- d) II e III.
- #141321
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O professor, como profissional, fundamenta sua atividade nos conhecimentos que integram o que se denomina de "Base de Conhecimentos para o Ensino". Caracteriza -se abaixo um desses conhecimentos profissionais.
Permite analisar e responder o porquê de uma dada seleção de conhecimentos, determinar com quais se pretende trabalhar com os estudantes, estabelecer como isso será feito e questionar se esses conhecimentos se constituem como conhecimento relevante e útil no contexto em que se desenvolvem. Permite também selecionar qual é a metodologia didática mais adequada ou a que mais favorece a aprendizagem e a educação.
Essa caracterização se refere ao
- a) conhecimento social.
- b) conhecimento pedagógico.
- c) conhecimento psicológico.
- d) conhecimento epistemológico.
- #141322
- Banca
- COMPERVE-UFS
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- Prefeitura de Parnamirim-RN
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
“O que é o currículo?” ou “Qual é seu papel na educação escolar dos estudantes da Educação Básica?” são algumas das perguntas frequentes nos debates de professores nas reuniões pedagógicas. Em relação ao currículo escolar, considere as afirmações abaixo.
I O currículo deve compreender a interdisciplinaridade como abordagem teórico-metodológica em que a ênfase incide sobre o trabalho de integração das diferentes áreas de conhecimento.
II As políticas curriculares para a educação básica incluem os processos de planejamento vivenciados e reconstruídos em múltiplos espaços e por múltiplas singularidades do corpo social da educação.
III O currículo pode ser considerado como o conjunto de conhecimento científico, objeto de aprendizagem na escola.
IV As políticas curriculares para a educação básica concebem o saber como o conhecimento produzido pelas ciências.
Considerando as Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, estão corretas as afirmações
- a) I e II.
- b) I e IV.
- c) II e III.
- d) III e IV