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Simulado PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | Fonoaudiólogo | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | Fonoaudiólogo

SIMULADO PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | FONOAUDIÓLOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC para o cargo de Fonoaudiólogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca AMEOSC para o concurso PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Fonoaudiólogo, contendo Fonoaudiologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC | Fonoaudiólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE PALMA SOLA – SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#141820
Banca
AMEOSC
Matéria
Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Na perda auditiva de grau leve se consegue ouvir sem amplificação:

  • a) Todos os sons da fala.
  • b) As vogais são ouvidas claramente. Pode apresentar discreta dificuldade com as consoantes surdas.
  • c) Ouve somente alguns dos sons da fala; os fonemas sonoros mais fortes.
  • d) Perde a maior parte dos sons da fala em um nível de conversação normal.
#141821
Banca
AMEOSC
Matéria
Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

O desenvolvimento dos movimentos corporais realizados pelos grandes músculos refere-se á:

  • a) Motricidade fina.
  • b) Motricidade ampla.
  • c) Motricidade básica.
  • d) Motricidade complexa.
#141822
Banca
AMEOSC
Matéria
Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Com relação às percepções sobre Psicomotricidade, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - É a capacidade de reconhecer e compreender estímulos recebidos. Está ligada à atenção, consciência e memória.
II - É o fenômeno de captar, distinguir, associar e interpretar as sensações. Divide-se em espacial, temporal, visual, auditiva, olfativa, gustativa, termotátil e de análise e síntese.

  • a) Apenas o item I está correto.
  • b) Apenas o item II está correto.
  • c) Os itens I e II estão corretos.
  • d) Os itens I e II estão incorretos.
#141823
Banca
AMEOSC
Matéria
Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
Tipo
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(1,0) 4 - 

O teste de Bonnier no paciente com otosclerose e fixação de cadeia, o som emitido pelo diapasão pode ser escutado quando ele é colocado exceto:

  • a) No cotovelo e patela.
  • b) No punho e maléolo lateral do tornozelo.
  • c) No esterno.
  • d) No quadril e calcâneo.
#141824
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 5 - 

O diapasão é colocado alternadamente na mastóide do paciente e do examinador, a audição deste é considerada normal. Se o paciente ouvir por mais tempo que o examinador, sugere perda auditiva condutiva e diz-se que o teste está prolongado. O texto traz a descrição do:

  • a) Teste de Weber.
  • b) Teste de Rinne.
  • c) Teste de Schwabach.
  • d) Teste de Friedreich.
#141825
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 6 - 

Com relação aos níveis de medidas de intensidade de som, analise as definições abaixo e assinale a alternativa que traz os conceitos corretos:
X - O dB mostra quanto uma intensidade é maior ou menor do que a intensidade relativa. Está relacionado à mínima intensidade de energia audível que é 10 (16cm2).
Y - O dB mostra quanto uma pressão sonora é maior ou menor do que a pressão sonora de referência. Está relacionada á mínima pressão sonora audível que é 20 µPA. Ao dobrar a pressão sonora de um som este está acrescido de 6dB, ou seja, um altofalante que emite 20 dB, ao ligar outro altofalante que emite 20 dB tem-se uma intensidade de 26 dB.
Z - Realizando diversos estudos para medir a audição de adultos jovens estabeleceu-se uma medida padronizada do que seria a audição normal.

  • a) X - Nível de Intensidade Sonora (NIS); Y - Nível de Pressão Sonora (NPS); Z - Nível de Audição (NA).
  • b) X - Nível de Pressão Sonora (NPS); Y - Nível de Intensidade Sonora (NIS); Z - Nível de Audição (NA).
  • c) X - Nível de Intensidade Sonora (NIS); Y - Nível de Audição (NA); Z -. Nível de Pressão Sonora (NPS).
  • d) X - Nível de Audição (NA); Y - Nível de Pressão Sonora (NPS); Z - Nível de Intensidade Sonora (NIS).
#141826
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 7 - 

É incorreto afirmar sobre as disortografias:

  • a) Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos.
  • b) A construção frásica é pobre e geralmente longa e prolixa.
  • c) As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos.
  • d) Observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica.
#141827
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
Concurso
Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 8 - 

Analise os grupos de causas psicomotoras das disgrafias e assinale a alternativa correta:
I - Distúrbios na motricidade ampla e fina, relacionados com a falta de coordenação entre o que a criança se propõe fazer (intenção) e o que realiza (perturbações no domínio do corpo); Distúrbios na coordenação visomotora, associada à dificuldade no acompanhamento (visual) do movimento dos membros superiores e/ou inferiores; Deficiência na organização temporoespacial (direita/esquerda, frente/atrás/lado e antes/depois).
II - Problemas na lateralidade e direcionalidade (dominância manual); Erros pedagógicos, relacionados com falhas no processo de ensino, estratégias inadequadamente escolhidas pelos docentes ou mesmo desconhecimento deste problema.

  • a) Apenas o item I está correto.
  • b) Apenas o item II está correto.
  • c) Os itens I e II estão corretos.
  • d) Os itens I e II estão incorretos.
#141828
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
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Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 9 - 

Responsável pela atenção ao estímulo sonoro. Também tem um papel importante nos reflexos auditivos como o “startle” (sobressalto) e também para o desenvolvimento de crises audiogênicas e respostas motoras, resultantes de hipersensibilidade auditiva causadas pela privação sensorial, desde muito cedo, na vida do indivíduo:

  • a) Núcleos do complexo olivar superior.
  • b) Núcleos do colículo superior.
  • c) Núcleos do colículo inferior.
  • d) Corpo geniculado medial.
#141829
Banca
AMEOSC
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(1,0) 10 - 

A organização das informações acústicas pelo sistema auditivo central está relacionada com a capacidade biológica e experienciação auditiva do indivíduo, sendo que as estruturas envolvidas localizam-se a partir do:

  • a) Tronco Cerebral.
  • b) Córtex.
  • c) Hipotálamo.
  • d) Cerebelo.
#141830
Banca
AMEOSC
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(1,0) 11 - 

Considera-se o processamento auditivo incorretamente como:

  • a) Todo o processo que envolve a detecção de eventos acústicos.
  • b) A capacidade de discriminação quanto ao local, espectro, amplitude e tempo.
  • c) A habilidade para agrupar sons em figura-fundo (como por exemplo, agrupar o som de uma voz de outra).
  • d) A habilidade para identificar um som, denominá-lo verbalmente e ter acesso ao seu significado.
#141831
Banca
AMEOSC
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(1,0) 12 - 

Com relação às práticas fonoaudiológicas em crianças com dificuldades na linguagem escrita é incorreto o que se afirma em:

  • a) Salienta-se a importância da estimulação da consciência fonológica em pré-leitores, visto que muitos estudos demonstram sua eficiência no aprendizado da leitura.
  • b) A principal indicação atual para o tratamento de crianças com dificuldades de linguagem escrita é a intervenção direta nas habilidades de leitura, associada a atividades relacionadas ao processamento fonológico da linguagem.
  • c) Práticas anteriores buscavam estimular habilidades consideradas pré-requisitos para o aprendizado da leitura, como percepção visuoespacial, habilidades psicomotoras, etc.
  • d) Nem todas as atividades de estimulação da linguagem escrita devem ser realizadas de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras, para que a criança não se interesse apenas pela brincadeira e dificulte a abordagem.
#141832
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
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Prefeitura de Palma Sola-SC
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(1,0) 13 - 

São princípios básicos do trabalho em linguagem escrita com a criança, exceto:

  • a) Estimular a descoberta e utilização da lógica de seu pensamento na construção de palavras e textos e na representação de fonemas.
  • b) Oferecer oportunidades para a escrita e leitura espontâneas; explorar constantemente as diversas funções da escrita (não apenas produção textual mas também cartas e bilhetes).
  • c) Explicitar as diferenças entre língua falada e língua escrita.
  • d) É importante que a criança tenha adequada consciência de que a fala e a escrita são formas iguais de expressão da linguagem.
#141833
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
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(1,0) 14 - 

São características da Dislexia fonológica, exceto:

  • a) Incapacidade de decodificação fonológica.
  • b) Maior facilidade para leitura de palavras concretas e frequentes.
  • c) Danos na via de conversão grafema-fonema.
  • d) Dificuldades em tarefas de memória fonológica.
#141834
Banca
AMEOSC
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Fonoaudiologia Diversas
Concurso
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Tipo
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(1,0) 15 - 

“Na __________________________ identifica-se uma desconexão temporo-parieto-occipital e uma desconexão com o córtex frontal esquerdo, assim como anormalidades do córtex temporoparietal e do cerebelo em relação a outras regiões do cérebro.” Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:

  • a) Dislalia.
  • b) Disfonia.
  • c) Dislexia.
  • d) Disortografia.