Simulado Prefeitura de Olímpia - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Olímpia-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Olímpia-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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📖 Questões Prefeitura de Olímpia-SP
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Questões do concurso Prefeitura de Olímpia-SP
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Concursos abertos para Prefeitura de Olímpia-SP
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- #151218
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Olímpia-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
A diretora da Escola Estadual LMM, situada no território da Unidade de Saúde da Família, preocupada com o aumento progressivo do número de estudantes grávidas, que frequentam a escola, procurou a Unidade de Saúde da Família, para que sejam adotadas medidas conjuntas de prevenção. Nesse contexto, a proposta está ancorada em qual princípio do Sistema Único de Saúde-SUS?
- a) Hierarquização: que deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços disponíveis numa dada região.
- b) Participação Popular: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema, formulando estratégias, para controlar e avaliar a execução da política de saúde.
- c) Integralidade: atenção integral e integração de ações, incluindo a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, bem como a articulação da saúde com outras políticas públicas.
- d) Equidade: apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas.
- e) Universalidade: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar esse direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas.
- #151219
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Prefeitura de Olímpia-SP
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- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
A Estratégia Saúde da Família é composta por equipe multiprofissional, responsável pelas pessoas de uma determinada área, que juntos passam a ter corresponsabilidade no cuidado com a saúde. Dentre as atividades básicas de uma equipe da Estratégia Saúde da Família, destaca-se
- a) conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis, identificando os problemas de saúde mais comuns e situações de risco.
- b) prestar assistência à saúde, de acordo com a qualificação de cada profissional, priorizando ações curativas, nos diversos ciclos da vida.
- c) privilegiar os determinantes biológicos das doenças crônicas na atenção à saúde da população.
- d) responder de forma contínua e preferencial à população cadastrada da unidade, encaminhando a outros serviços demanda espontânea.
- e) promover cursos de qualificação de usuários para atuarem junto às organizações sociais formais e informais da comunidade.
- #151220
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- Prefeitura de Olímpia-SP
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(1,0) 3 -
Além das abordagens individuais, os grupos de educação para o autocuidado com portadores de doenças crônico- -degenerativas, como diabetes e hipertensão, são fundamentais. Nesse contexto, sobre o trabalho em grupo, é correto afirmar:
- a) o grupo é um espaço para o estabelecimento de metas individuais de tratamento.
- b) o protagonismo do grupo deve estar focado no enfermeiro/coordenador.
- c) a participação no grupo substitui o plano de cuidado individual.
- d) a adesão ao grupo deve ser obrigatória, garantindo a vinculação do paciente ao programa.
- e) o grupo estimula a autonomia, ampliando as potencialidades de cada pessoa para o autocuidado.
- #151221
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(1,0) 4 -
A promoção à saúde por meio da educação sanitária visa promover e ampliar o controle dos indivíduos, sobre suas vidas e sobre os determinantes de saúde, por meio da participação em grupos e ou oficinas educativas. Nessa perspectiva, a abordagem do enfermeiro que coordena trabalhos em grupos deve
- a) definir previamente um programa de palestras, priorizando a transferência de informações e experiências.
- b) utilizar recursos facilitadores da expressão e autoconhecimento, estimular a troca de experiências, com participação voluntária.
- c) privilegiar a escuta, promover a troca de informações e experiências, com participação obrigatória.
- d) pré definir os temas, estabelecer as regras de funcionamento do grupo e verificar a compreensão do usuário.
- e) utilizar preferencialmente recursos audiovisuais adequados, que favoreçam a transmissão dos padrões de comportamento desejáveis.
- #151222
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(1,0) 5 -
J.F., sexo masculino, 47 anos de idade, diabético, passa em consulta de enfermagem seguimento. Ao exame físico, a enfermeira examina seus pés, procedendo às quatro fases da avaliação. A perda da sensibilidade protetora é verificada na última fase, na avaliação neurológica, que é composta, entre outros itens, por:
- a) palpação dos pulsos pedioso e tibial. Pelo menos um deles deve estar presente.
- b) verificação de hiperextensão metarsofalangeana (dedos em garra).
- c) análise da coloração da pele e distribuição de pelos em toda superfície dos pés.
- d) teste para o reflexo aquileu, considerado normal na ausência de flexão do pé.
- e) teste para sensação de picada, considerado alterado na ausência de percepção do objeto.
- #151223
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(1,0) 6 -
Em visita domiciliar a uma paciente do sexo feminino, 59 anos de idade, diabética, que não compareceu à consulta de rotina agendada na Unidade de Saúde da Família, a enfermeira identifica um déficit cognitivo associado ao analfabetismo da paciente, como fatores determinantes da ausência na consulta e da baixa adesão ao tratamento prescrito. A enfermeira, fundamentada na competência comunicacional, reitera as orientações para a paciente e familiares presentes, devendo, para certificar- -se da compreensão das medidas de controle,
- a) perguntar, a cada orientação, se todos compreenderam a instrução.
- b) perguntar, ao final da visita, se ficou alguma dúvida sobre os cuidados.
- c) solicitar aos presentes que após cada orientação, relatem o que entenderam.
- d) repetir a explicação de cada item, usando linguagem técnica e objetiva.
- e) oferecer material impresso sobre a doença para ser lido posteriormente.
- #151224
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(1,0) 7 -
V.M., sexo feminino, 50 anos de idade, diabética, IMC 26 kg/m2 , glicemia em jejum igual a 96mg/dL e hemoglobina glicada igual a 7,8% passa em consulta de enfermagem. A enfermeira sabe que, na prática, é importante priorizar alguns diagnósticos de enfermagem, uma vez que eles devem compor a base das intervenções. Considerando as informações disponíveis de V.M. para compor o plano de assistência, ela deve priorizar o diagnóstico de enfermagem:
- a) risco de sobrepeso.
- b) risco de glicemia instável.
- c) risco de desequilíbrio eletrolítico.
- d) risco de infecção.
- e) risco de integridade tissular prejudicada.
- #151225
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(1,0) 8 -
B.M., sexo feminino, 63 anos de idade, submetida a uma herniorrafia abdominal, recebe alta hospitalar com recomendação de repouso. O enfermeiro orienta sobre cuidados preventivos de tromboembolismo, durante o período de recuperação, que abrange:
- a) permanecer no leito pelo máximo de tempo possível, com travesseiro sob os joelhos.
- b) evitar movimentos de rotação e dorsiflexão dos pés.
- c) alternar períodos deitada e sentada no leito, mantendo as pernas pendentes.
- d) manter os pés elevados com apoio, sempre que estiver sentada.
- e) sentar, preferentemente, com as pernas cruzadas com o pé em posição neutra.
- #151226
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(1,0) 9 -
I.C., sexo feminino, 49 anos de idade, deu entrada na unidade de pronto atendimento apresentando vômitos persistentes há 16 horas, acompanhados do aumento do número de evacuações e diminuição da consistência das fezes, atualmente com aspecto aquoso. Nega febre e presença de sangue ou muco nas fezes. Apresenta olhos encovados, mucosas secas, pulso palpável e pressão arterial normal. O enfermeiro realiza o acolhimento reconhecendo os sinais de desidratação e, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a conduta preconizada para o caso é:
- a) atendimento prioritário, com indicação de terapia endovenosa.
- b) atendimento imediato, com indicação de terapia de reidratação oral.
- c) observação na unidade, com indicação de terapia de reidratação oral.
- d) observação na unidade, com indicação de reidratação endovenosa.
- e) orientação para reidratação oral no domicílio. Retorno se necessário.
- #151227
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(1,0) 10 -
A.L., sexo masculino, 67 anos de idade, hipertenso há 7 anos, com sobrepeso e histórico de dificuldades na adesão ao tratamento não medicamentoso. Chegou à Unidade de Saúde da Família, com a ajuda de um vizinho, queixando-se de cefaleia e vômitos persistentes. A aferição da pressão arterial indicou valores de 170 x 130 mmHg. Diante desse quadro, a enfermeira de plantão no acolhimento da unidade deve
- a) acionar o sistema de referência e contra referência, investigar as causas de não adesão ao tratamento não medicamentoso e estimular o retorno ao grupo terapêutico.
- b) medicar, segundo protocolos da unidade, referenciar para um pronto atendimento e agendar retorno para consulta de rotina em um mês.
- c) avaliar a condição clínica do paciente, agendar consulta médica para possível correção do tratamento anti-hipertensivo e inscrição em grupo terapêutico.
- d) medicar, segundo protocolos da unidade, deixar o paciente em repouso e monitorar a pressão arterial. Caso não haja redução adequada, referenciar para um pronto atendimento.
- e) referenciar ao serviço de urgência mais próximo e agendar visita domiciliar com equipe multiprofissional para avaliação de vulnerabilidade social do paciente.