Simulado Prefeitura de Nilópolis - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Nilópolis-RJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Nilópolis-RJ
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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📖 Questões Prefeitura de Nilópolis-RJ
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- #151328
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Nilópolis-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Emilia Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança - ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita. Disponível em:http://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que-revolucionou-alfabetizacao. Acesso em: 20 out. 2016. A partir das produções teóricas de Emilia Ferreiro, é possível compreender a escrita infantil. Com base no referencial de Emília Ferreiro, está CORRETA a afirmação contemplada na seguinte alternativa:
- a) observa-se que a criança elabora hipóteses acerca da língua escrita, sendo função da escola promover o avanço dessas hipóteses até a escrita convencional.
- b) a criança sempre aprende, naturalmente, a ler e escrever, sem interferência da escola.
- c) desde que viva numa sociedade letrada, a criança aprenderá a escrita convencional, sem interferência da escola.
- d) somente no ambiente escolar, aplicando-se métodos e técnicas de alfabetização, com etapas demarcadas, é possível levar a criança ao uso correto da escrita convencional.
- #151329
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(1,0) 2 -
Atualmente, Ana Maria Machado, atuando como escritora há mais de quarenta anos, ocupa a cadeira número um da Academia Brasileira de Letras. Sua biografia nos informa o seguinte: Uma das coisas que dão mais alegria à Ana é ficar sabendo das atividades feitas com as histórias dela nas escolas pelo mundo afora. Principalmente quando são as turmas de alfabetização, tendo os primeiros contatos com a leitura através da “Coleção Mico Maneco” Ana Maria sempre lembra que começou a escrever essas histórias para ajudar seu filho a aprender a ler, quando moravam longe do Brasil e ele estava sendo alfabetizado em outra língua. Agora, ela fica feliz em ver que, além de ter dado certo com ele, funciona até hoje com muita gente mais. Disponível em:http://www.anamariamachado.com/curiosidades. Acesso em: 15 out.2016. Os métodos de alfabetização que partem do texto para posterior análise das partes (frases, palavras, sílabas e fonemas) são conhecidos como
- a) fônicos.
- b) sintéticos.
- c) palavração.
- d) analíticos.
- #151330
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(1,0) 3 -
Saneamento básico pode ser definido como o conjunto de procedimentos adotados numa determinada região, visando proporcionar uma situação higiênica para os habitantes. Entre os procedimentos básicos, pode-se afirmar que é INCORRETA a seguinte alternativa:
- a) tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos.
- b) limpeza pública de ruas e avenidas.
- c) coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através de reciclagem).
- d) distribuição de cestas básicas à população carente.
- #151331
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(1,0) 4 -
Numa caixa de bombons, a quantidade de bombons crocantes é o triplo da quantidade de bombons de caramelo. Se tirarmos 21 bombons crocantes e acrescentarmos 9 bombons de caramelo à caixa, a quantidade de bombons de cada sabor ficará igual. Então, a quantidade inicial de bombons crocantes e de caramelo, respectivamente, era igual a
- a) 15 e 45.
- b) 30 e 10.
- c) 45 e 15.
- d) 10 e 30.
- #151332
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(1,0) 5 -
A distância entre duas cidades é de 360 km. No mapa de um livro de Geografia, a distância é representada por um segmento de reta medindo 1,5 cm. Logo, pode-se dizer que a escala em que foi feito esse mapa é a de
- a) 1 : 24.000.000.
- b) 1 : 2.400.000
- c) 1 : 240.000.
- d) 1 : 2.400.
- #151333
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(1,0) 6 -
A área do município de Nilópolis, um dos menores 2 municípios do Brasil, é de aproximadamente 19,2 km2 . Essa superfície pode ser escrita como
- a) 19.200 m2 .
- b) 192.000 m2 .
- c) 1.920.000 m2 .
- d) 19.200.000 m2 .
- #151334
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(1,0) 7 -
Após decompor o numeral 162.704, usando o princípio multiplicativo, analise as afirmativas a seguir, identificando-as como V(verdadeira) ou F (falsa) dentro de cada parênteses. ( ) Não possui dezenas. ( ) Possui mais de 105 unidades simples. ( ) Possui 4 x 1000 unidades simples. ( ) Pode ser escrito como 162 x 103 + 704 x 100 . Logo, a ordem correta de preenchimento do parênteses, de cima para baixo, é a seguinte:
- a) V -V- V- V.
- b) F -V- V- V.
- c) F -V- F- V.
- d) V -V- F- F.
- #151335
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(1,0) 8 -
Com relação ao currículo do Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração, a Resolução Nº 07 de 14 de dezembro de 2010/CNE/CEB prevê que
- a) aos órgãos executivos dos sistemas de ensino compete a produção e a disseminação de materiais subsidiários ao trabalho docente, que contribuam para a eliminação de discriminações, racismo, sexismo, homofobia e outros preconceitos.
- b) em sua parte diversificada será incluído obrigatoriamente, a partir do 6º ano, o ensino de, pelo menos, duas Línguas Estrangeiras modernas.
- c) o Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui componente curricular oferecido, preferencialmente, no contraturno das escolas públicas do Ensino Fundamental.
- d) a Música se constitui em conteúdo facultativo do componente curricular Arte, assim como o Teatro e a Literatura.
- #151336
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(1,0) 9 -
Analise, com base na Lei Nº 12.796 de 04 de abril de 2013 que altera a Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, as assertivas relacionadas sobre a organização da Educação Infantil, de acordo com as seguintes regras comuns: I. avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, exceto para o acesso ao Ensino Fundamental. II. carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por um mínimo de 180 dias de trabalho educacional. III. atendimento à criança de, no mínimo, 4 horas diárias para o tuno parcial e 7 horas para jornada integral. Logo, segundo a Lei Nº 12.796 de 04/04/ 2013, estão contempladas, correta e plenamente, as regras comuns relacionadas na alternativa
- a) I.
- b) I e II.
- c) II e III
- d) III.
- #151337
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(1,0) 10 -
As escolas das populações do campo, dos povos indígenas e dos quilombolas, ao contar com a participação ativa das comunidades locais nas decisões referentes ao currículo, estarão ampliando as oportunidades de reconhecimento de seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e memórias coletivas, como fundamentais para a constituição da identidade das crianças, adolescentes e adultos. Parecer Nº11/2010//CNE/CEB Analise, com base no exposto pelo Parecer Nº 11/2010/CNE/CEB, as seguintes oportunidades a serem ampliadas: I. valorização dos saberes e do papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o mundo, seu ambiente natural e cultural, assim como as práticas ambientalmente sustentáveis que utilizam. II. integração das comunidades quilombolas e dos povos indígenas mediante o acesso ao ensino da Língua Portuguesa padrão como elemento importante da reafirmação do pertencimento social. III. flexibilização, se necessário, do calendário escolar, das rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças relativas às atividades econômicas e culturais, mantido o total de horas anuais obrigatórias no currículo. Portanto, segundo o Parecer Nº11/2010/CNE/CEB , as oportunidades de ampliação estão, plena e corretamente, contempladas na alternativa
- a) I e II.
- b) II e III.
- c) I e III.
- d) II.