Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Maricá-RJ | Orientador Pedagógico | cód.4619
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Maricá-RJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Maricá-RJ
- 👔 Cargo: Orientador Pedagógico
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: COSEAC-UFF
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📖 Questões Prefeitura de Maricá-RJ
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Questões do concurso Prefeitura de Maricá-RJ
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Concursos abertos para Prefeitura de Maricá-RJ
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- #52446
- Banca
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- Concurso
- Prefeitura de Maricá-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
As contribuições da Sociolinguística, da Sociologia e da Antropologia para a compreensão do que acontece na escola e na sala de aula, intensificaram-se a partir da década de 1960, quando pesquisadores dessas áreas passaram a colaborar com as suas análises para a reflexão sobre o fracasso escolar de crianças pertencentes a classes sociais menos favorecidas.
O sociólogo W. Hutmacher usou a expressão "familiaridade que provoca cegueira" para designar tudo o que acontece de maneira naturalizada na escola, tudo o que faz parte do funcionamento ‘normal', do ‘sempre foi assim', para se referir:
- a) à rotina escola.
- b) à monotonia pedagógica.
- c) ao comportamento dos alunos.
- d) ao currículo oculto.
- e) ao conjunto de instruções.
- #52447
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- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
As práticas avaliativas classificatórias fundam-se na competição e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presente nas relações entre professores e alunos. À medida que novos estudos apontam para o caráter interativo e intersubjetivo da avaliação, alertam também para a necessidade de práticas dialógicas entre todos os envolvidos no processo. Nesse sentido, é essencial dar importância:
- a) às relações interpessoais e aos projetos coletivos.
- b) aos suportes culturais e à inserção da Arte.
- c) ao mundo do trabalho e à capacitação individual.
- d) ao contexto escolar e ao ranking educacional.
- e) às interações sociais e às atividades esportivas.
- #52448
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(1,0) 18 -
Jussara Hoffmann afirma que "Alguns países, e alguns Estados e Municípios do Brasil, vêm adotando diferentes organizações curriculares, visando uma educação democrática, que garanta uma escola de direito a todas as crianças e jovens, no que se refere à Educação Básica. São alternativas válidas por quem entende desenvolvimento como sinônimo de educação e cultura para todos os cidadãos." São elas:
- a) menos disciplinas nos Anos Finais da Educação Fundamental.
- b) carga horária ampliada em regime semi-integral.
- c) aulas de reforço no contraturno e em espaços diferentes.
- d) intensificação das aulas de Artes e Educação Física.
- e) os ciclos de formação e os regimes não seriados.
- #52449
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(1,0) 19 -
Para Celso Vasconcellos, as dificuldades que a avaliação escolar apresenta e as consequências, às vezes, drásticas que podem trazer para a educação são de conhecimento de todos. De um modo geral pode-se dizer que, praticamente, houve uma inversão na sua lógica, ou seja, a avaliação que deveria ser um acompanhamento do processo educacional, acabou tornando-se o objetivo deste processo. Na prática dos alunos e da escola é o famoso "estudar para passar". O senso comum dos professores parece aceitar a afirmação de que a avaliação está ligada à "estrutura de poder da sociedade" ou que "é coisa do sistema".
O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que seus resultados devem servir para:
- a) ajudar os alunos a conseguir bons resultados nas avaliações externas.
- b) o professor prosseguir com os conteúdos contidos no programa oficial.
- c) garantir melhores posições em comparação a outras escolas.
- d) transformar as atitudes indisciplinadas em atitudes adequadas.
- e) perceber a necessidade dos alunos e intervir para ajudá-los a superá-la.
- #52450
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(1,0) 20 -
Numa sala de aula tradicional, lugar privilegiado da prática docente, desenvolve-se uma relação de natureza pedagógica que envolve fundamentalmente a transmissão de saberes, mediante interações de caráter intelectual e afetivo. No tocante à disciplina nessa sala de aula, pode-se dizer que o professor assume dois papéis básicos:
- a) professor amigo e tutor intelectual.
- b) agente normativo e organizador da aula.
- c) docente engajado e mediador crítico.
- d) dono do saber e coordenador das atividades.
- e) árbitro justo e mantenedor da ordem.