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Simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos

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(1,0) 1 - 

Ao analisar as definições de língua, Marcuschi (2008) explica uma delas “como forma ou estrutura – um sistema de regras que defende a autonomia do sistema diante das condições de produção”. Trata-se da posição assumida pela visão

  • a) formalista, que vê a língua como um sistema homogêneo, concepção questionada na BNCC.
  • b) instrumental, que relaciona a língua aos aspectos cognitivo e social, concepção adotada pela BNCC.
  • c) cognitiva, que entende a língua como sistema de representação, concepção alinhada à BNCC.
  • d) sociohistórica, que reconhece a língua como atividade sociointerativa, concepção adotada na BNCC.
  • e) estruturalista, que entende a língua como produção histórica de sentido, concepção negada na BNCC.
#140037
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(1,0) 2 - 

As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. (BNCC)
Considerando-se as práticas de linguagem contemporâneas, de acordo com a BNCC, uma demanda que se coloca para a escola é

  • a) mostrar o perigo dessas práticas tanto dentro como fora do ambiente escolar.
  • b) privilegiar o texto escrito e impresso e ocasionalmente valer-se dessas práticas.
  • c) evitar debates a respeito dessas práticas, que são externas ao ambiente escolar.
  • d) fomentar essas práticas, prevendo-se substituir rapidamente as tradicionais.
  • e) contemplar de forma crítica essas práticas de linguagem e produções.
#140038
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(1,0) 3 - 

De acordo com Maria Auxiliadora Bezerra (“Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos”, em Machado A.B. e Bezerra M.A. [orgs.], 2002), os estudos sobre letramento investigam

  • a) a alfabetização escolar, como processo dinâmico e significativo para as crianças, que envolve escrita e oralidade.
  • b) as práticas sociais que envolvem a escrita, seus usos, funções e efeitos sobre o indivíduo e a sociedade como um todo.
  • c) as práticas de linguagem relativas à oralidade, com vistas a categorizar os diferentes níveis de uso da fala.
  • d) os processos de desenvolvimento cognitivo da linguagem, tanto em produções orais quanto em produções escritas.
  • e) os gêneros discursivos orais e escritos e suas esferas de circulação social, chegando-se às condições de produção discurso.
#140039
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(1,0) 4 - 

Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação

  • a) simples-complexo.
  • b) oral-escrita.
  • c) culto-popular
  • d) social-escolar.
  • e) errado-certo.
#140040
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(1,0) 5 - 

Leia a tira para responder à questão.

(Bill Watterson, “O melhor de Calvin”. https://cultura.estadao.com.br... base nos suportes discursivos apresentados em Marcuschi (2008), a tira de Calvin tem como suporte

  • a) o jornal impresso, que abarca muitos gêneros discursivos, podendo ser veiculada também em outros suportes convencionais impressos.
  • b) a internet, que abarca uma infinidade de gêneros, sendo que, antes de seu advento, gêneros dessa natureza tinham como suporte convencional o jornal.
  • c) o livro didático, que trata de muitos gêneros possíveis pela exemplificação com fins pedagógicos, sendo possível encontrá-la também em jornais.
  • d) a revista de variedades, que explora diferentes gêneros discursivos para atender a diferentes públicos conforme suas intenções de leitura.
  • e) o encarte em um jornal diário, que reproduz alguns gêneros voltados à diversão, os quais também podem circular nos meios digitais.
#140041
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(1,0) 6 - 

Em um triângulo retângulo, fixou-se um dos ângulos internos agudos e este foi nomeado de θ. Após, dividiu-se a medida da hipotenusa desse triângulo pela medida do cateto oposto ao ângulo θ. O resultado obtido correspondeu

  • a) ao seno de θ.
  • b) ao cosseno de θ.
  • c) à tangente de θ.
  • d) à secante de θ.
  • e) à cossecante de θ.
#140042
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(1,0) 7 - 

Sobre as matrizes Amxn e Bpxq é correto afirmar que existe a operação:

  • a) A + B, se n = p
  • b) B – A, se n = p
  • c) A · B, se m = q
  • d) B · A, se m = q
  • e) A ÷ B, se n = p
#140043
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(1,0) 8 - 

Considere o sistema linear S, representado da seguinte forma matricial:



O sistema linear S é:

  • a) impossível se ad – bc = 0
  • b) impossível se ad – bc ≠ 0
  • c) possível e determinado se ad – bc = 0
  • d) possível e determinado se ad – bc ≠ 0
  • e) possível e indeterminado se ad – bc ≠ 0
#140044
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(1,0) 9 - 

Duas grandezas y e x, diretamente proporcionais, são representadas, graficamente, por uma função cuja expressão algébrica é:

  • a) y = ax2 + bx + c, com a, b e c reais e a · b · c ≠ 0
  • b) y = ax2 + bx, com a e b reais e a · b ≠ 0
  • c) y = ax2, com a ≠ 0, real
  • d) y = ax + b, com a e b reais e a · b ≠ 0
  • e) y = ax, com a ≠ 0, real
#140045
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(1,0) 10 - 

Considere a função f: IR→R, dada por y = f(x) = ax2 + bx + c, com a ≠ 0.
A forma canônica da função f é y = f(x) = a(x – h)2 + k, em que h e k indicam elementos importantes na construção da representação gráfica da função f.
Os valores de h e de k são, correta e respectivamente,

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#140046
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(1,0) 11 - 

Um prisma com, no total, 9 faces, tem como base um

  • a) eneágono.
  • b) octógono.
  • c) heptágono.
  • d) hexágono.
  • e) pentágono.
#140047
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(1,0) 12 - 

Assinale a alternativa contendo uma afirmação correta sobre retas ortogonais e retas perpendiculares.

  • a) Os termos retas ortogonais e retas perpendiculares têm o mesmo significado e indicam que duas retas formam ângulo de 90º entre si.
  • b) Os termos retas ortogonais e retas perpendiculares têm o mesmo significado e indicam que duas retas formam ângulo diferente de 90º entre si.
  • c) Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo diferente de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas que formam ângulo de 90º entre si.
  • d) Retas ortogonais são retas que formam ângulo de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas coplanares que formam ângulo diferente de 90º entre si.
  • e) Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas coplanares que formam ângulo de 90º entre si.
#140048
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(1,0) 13 - 

No conjunto dos números reais, a equação ax2 + bx + c = 0, com a ≠ 0, tem:

  • a) somente uma raiz se b2 – 4ac = 0
  • b) duas raízes iguais se b2 – 4ac = 0
  • c) somente uma raiz se b2 – 4ac > 0
  • d) duas raízes distintas se b2 – 4ac < 0
  • e) somente uma raiz se b2 – 4ac < 0
#140049
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(1,0) 14 - 

No conjunto dos números complexos, a equação x2 – 2x + 2 = 0 tem como raízes os números:

    • a) 1 + i e 1 – i
    • b) –1 + i e –1 – i
    • c) 2 + i e 2 – i
    • d) –2 + i e –2 – i
    • e) 2 + 2i e 2 – 2i
    #140050
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    (1,0) 15 - 

    Assinale a alternativa que apresenta uma operação cujo resultado é, necessariamente, um número irracional.

    • a) O quociente das medidas da diagonal e do maior lado de um retângulo.
    • b) O quociente das medidas da diagonal e do lado de um quadrado.
    • c) O produto das medidas dos catetos de um triângulo retângulo.
    • d) O produto das medidas dos lados de um hexágono.
    • e) A soma das medidas dos lados de um trapézio.