Simulado Prefeitura de Mangaratiba - RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Mangaratiba-RJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Mangaratiba-RJ
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #140036
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(1,0) 1 -
Ao analisar as definições de língua, Marcuschi (2008) explica uma delas “como forma ou estrutura – um sistema de regras que defende a autonomia do sistema diante das condições de produção”. Trata-se da posição assumida pela visão
- a) formalista, que vê a língua como um sistema homogêneo, concepção questionada na BNCC.
- b) instrumental, que relaciona a língua aos aspectos cognitivo e social, concepção adotada pela BNCC.
- c) cognitiva, que entende a língua como sistema de representação, concepção alinhada à BNCC.
- d) sociohistórica, que reconhece a língua como atividade sociointerativa, concepção adotada na BNCC.
- e) estruturalista, que entende a língua como produção histórica de sentido, concepção negada na BNCC.
- #140037
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(1,0) 2 -
As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web. (BNCC)
Considerando-se as práticas de linguagem contemporâneas, de acordo com a BNCC, uma demanda que se coloca para a escola é
- a) mostrar o perigo dessas práticas tanto dentro como fora do ambiente escolar.
- b) privilegiar o texto escrito e impresso e ocasionalmente valer-se dessas práticas.
- c) evitar debates a respeito dessas práticas, que são externas ao ambiente escolar.
- d) fomentar essas práticas, prevendo-se substituir rapidamente as tradicionais.
- e) contemplar de forma crítica essas práticas de linguagem e produções.
- #140038
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(1,0) 3 -
De acordo com Maria Auxiliadora Bezerra (“Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos”, em Machado A.B. e Bezerra M.A. [orgs.], 2002), os estudos sobre letramento investigam
- a) a alfabetização escolar, como processo dinâmico e significativo para as crianças, que envolve escrita e oralidade.
- b) as práticas sociais que envolvem a escrita, seus usos, funções e efeitos sobre o indivíduo e a sociedade como um todo.
- c) as práticas de linguagem relativas à oralidade, com vistas a categorizar os diferentes níveis de uso da fala.
- d) os processos de desenvolvimento cognitivo da linguagem, tanto em produções orais quanto em produções escritas.
- e) os gêneros discursivos orais e escritos e suas esferas de circulação social, chegando-se às condições de produção discurso.
- #140039
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(1,0) 4 -
Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação
- a) simples-complexo.
- b) oral-escrita.
- c) culto-popular
- d) social-escolar.
- e) errado-certo.
- #140040
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(1,0) 5 -
Leia a tira para responder à questão.

(Bill Watterson, “O melhor de Calvin”. https://cultura.estadao.com.br... base nos suportes discursivos apresentados em Marcuschi (2008), a tira de Calvin tem como suporte
- a) o jornal impresso, que abarca muitos gêneros discursivos, podendo ser veiculada também em outros suportes convencionais impressos.
- b) a internet, que abarca uma infinidade de gêneros, sendo que, antes de seu advento, gêneros dessa natureza tinham como suporte convencional o jornal.
- c) o livro didático, que trata de muitos gêneros possíveis pela exemplificação com fins pedagógicos, sendo possível encontrá-la também em jornais.
- d) a revista de variedades, que explora diferentes gêneros discursivos para atender a diferentes públicos conforme suas intenções de leitura.
- e) o encarte em um jornal diário, que reproduz alguns gêneros voltados à diversão, os quais também podem circular nos meios digitais.
- #140041
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(1,0) 6 -
Em um triângulo retângulo, fixou-se um dos ângulos internos agudos e este foi nomeado de θ. Após, dividiu-se a medida da hipotenusa desse triângulo pela medida do cateto oposto ao ângulo θ. O resultado obtido correspondeu
- a) ao seno de θ.
- b) ao cosseno de θ.
- c) à tangente de θ.
- d) à secante de θ.
- e) à cossecante de θ.
- #140042
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(1,0) 7 -
Sobre as matrizes Amxn e Bpxq é correto afirmar que existe a operação:
- a) A + B, se n = p
- b) B – A, se n = p
- c) A · B, se m = q
- d) B · A, se m = q
- e) A ÷ B, se n = p
- #140043
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(1,0) 8 -
Considere o sistema linear S, representado da seguinte forma matricial:

O sistema linear S é:
- a) impossível se ad – bc = 0
- b) impossível se ad – bc ≠ 0
- c) possível e determinado se ad – bc = 0
- d) possível e determinado se ad – bc ≠ 0
- e) possível e indeterminado se ad – bc ≠ 0
- #140044
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(1,0) 9 -
Duas grandezas y e x, diretamente proporcionais, são representadas, graficamente, por uma função cuja expressão algébrica é:
- a) y = ax2 + bx + c, com a, b e c reais e a · b · c ≠ 0
- b) y = ax2 + bx, com a e b reais e a · b ≠ 0
- c) y = ax2, com a ≠ 0, real
- d) y = ax + b, com a e b reais e a · b ≠ 0
- e) y = ax, com a ≠ 0, real
- #140045
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(1,0) 10 -
Considere a função f: IR→R, dada por y = f(x) = ax2 + bx + c, com a ≠ 0.
A forma canônica da função f é y = f(x) = a(x – h)2 + k, em que h e k indicam elementos importantes na construção da representação gráfica da função f.
Os valores de h e de k são, correta e respectivamente,
- a)
- b)
- c)
- d)
- e)
- #140046
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(1,0) 11 -
Um prisma com, no total, 9 faces, tem como base um
- a) eneágono.
- b) octógono.
- c) heptágono.
- d) hexágono.
- e) pentágono.
- #140047
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(1,0) 12 -
Assinale a alternativa contendo uma afirmação correta sobre retas ortogonais e retas perpendiculares.
- a) Os termos retas ortogonais e retas perpendiculares têm o mesmo significado e indicam que duas retas formam ângulo de 90º entre si.
- b) Os termos retas ortogonais e retas perpendiculares têm o mesmo significado e indicam que duas retas formam ângulo diferente de 90º entre si.
- c) Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo diferente de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas que formam ângulo de 90º entre si.
- d) Retas ortogonais são retas que formam ângulo de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas coplanares que formam ângulo diferente de 90º entre si.
- e) Retas ortogonais são retas reversas que formam ângulo de 90º entre si, e retas perpendiculares são retas coplanares que formam ângulo de 90º entre si.
- #140048
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(1,0) 13 -
No conjunto dos números reais, a equação ax2 + bx + c = 0, com a ≠ 0, tem:
- a) somente uma raiz se b2 – 4ac = 0
- b) duas raízes iguais se b2 – 4ac = 0
- c) somente uma raiz se b2 – 4ac > 0
- d) duas raízes distintas se b2 – 4ac < 0
- e) somente uma raiz se b2 – 4ac < 0
- #140049
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(1,0) 14 -
No conjunto dos números complexos, a equação x2 – 2x + 2 = 0 tem como raízes os números:
- a) 1 + i e 1 – i
- b) –1 + i e –1 – i
- c) 2 + i e 2 – i
- d) –2 + i e –2 – i
- e) 2 + 2i e 2 – 2i
- #140050
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(1,0) 15 -
Assinale a alternativa que apresenta uma operação cujo resultado é, necessariamente, um número irracional.
- a) O quociente das medidas da diagonal e do maior lado de um retângulo.
- b) O quociente das medidas da diagonal e do lado de um quadrado.
- c) O produto das medidas dos catetos de um triângulo retângulo.
- d) O produto das medidas dos lados de um hexágono.
- e) A soma das medidas dos lados de um trapézio.