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Simulado PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | Educador Social | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | Educador Social

SIMULADO PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | EDUCADOR SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE MACAPÁ- AP para o cargo de Educador Social.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso PREFEITURA DE MACAPÁ- AP. Estas questões são especificamente para o cargo de Educador Social, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE MACAPÁ- AP | Educador Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE MACAPÁ- AP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#106045
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A educação acontece nos mais diversos contextos e lugares, cada educador tem uma posição frente à comunidade que está inserido e ao trabalho que desenvolve, pois a educação é uma forma de intervenção no mundo. Exige do educador uma postura ética e política, comprometida com a justiça e a equidade social. Assim é preciso que ele assuma

I. a luta contra a miséria, a fome, a injustiça social e qualquer forma de opressão.

II. a manutenção das hierarquias de poder e das classes sociais, prevalecendo os interesses da elite dominante.

III. a busca pela autonomia, liberdade, expressão do pensamento crítico e criativo de homens e mulheres, pelo exercício pleno da cidadania.

IV. a denúncia de qualquer prática preconceituosa, discriminatória e autoritária que seja contrária a um estado democrático.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, III e IV, apenas.
#106046
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
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(1,0) 2 - 

São muitos os brasileiros que não conseguiram frequentar a escolarização básica em virtude de condições econômicas e sociais. Para corrigir essa desigualdade caberá ao governo estadual ou municipal, conforme a legislação de ensino especifica:

I. Garantir as condições necessárias de educação para que todas as crianças frequentem e tenham sucesso na educação escolar em idade adequada.

II. Oferecer novas oportunidades educacionais àqueles que quiserem participar de projetos ou atividades complementares.

III. Possibilitar as condições para que nenhuma criança, adolescente ou jovem deixe de completar a escolarização básica.

IV. Ofertar cursos de educação de jovens e adultos adequados às condições destes para que alcancem a escolarização básica.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
  • e) II e IV, apenas.
#106047
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
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(1,0) 3 - 

Jovens que além de dificuldades sociais apresentam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais são protegidos por legislação específica. Desde 1990, a lei determina que nos concursos públicos para provimento de cargos, as pessoas com deficiência

  • a) recebam tratamento diferenciado e concorram com as demais pessoas sem direito a reserva de cotas.
  • b) fiquem obrigatoriamente em espaços especiais que permitam a observação de seu desempenho.
  • c) tenham até 20% das vagas do concurso, reservadas aos candidatos com deficiência aprovados no concurso.
  • d) tenham garantidas todas as possibilidades de participarem dos concursos, desde que exijam acompanhamento especial durante as provas.
  • e) possam assumir cargos com atribuições que não sejam compatíveis com as suas deficiências.
#106048
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
Tipo
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(1,0) 4 - 

Para superação dos problemas da educação brasileira é preciso algumas ações específicas, dentre elas,

  • a) garantir as condições adequadas de prédios escolares em virtude da falta de verbas públicas para atendimento de qualquer outro tipo de deficiência.
  • b) erradicar o analfabetismo, diminuir o abandono de jovens no ensino médio e ampliar o atendimento das crianças de zero a cinco anos.
  • c) investir na formação e condições de trabalho dos educadores e oferecer aulas de recuperação para crianças e jovens desconectadas da realidade em que vivem.
  • d) erradicar o analfabetismo, mesmo sabendo que esse investimento público prejudicará o atendimento dos outros níveis e modalidades de ensino.
  • e) agilizar as compras de materiais para o atendimento das escolas do país e ampliar a evasão escolar economizando recursos do sistema de transporte.
#106049
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
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(1,0) 5 - 

A população desocupada entre os jovens aumentou em 67% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2017, passando de 4,55 milhões de desempregados para 7,61 milhões de desempregados. Os dados confirmam que

I. um dos maiores problemas da juventude no Brasil é o desemprego, que atinge principalmente famílias com baixa escolaridade nas regiões mais pobres do país.

II. políticas de educação devem garantir a permanência de jovens no sistema educacional possibilitando que estes tenham melhores condições de acesso a ocupações no mercado de trabalho.

III. a criação de processos formativos para a juventude voltados para geração de renda não têm o potencial de ampliar as possibilidades ocupacionais de trabalho para os jovens.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) II e III, apenas.
  • e) III, apenas.
#106050
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Macapá-AP
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(1,0) 6 - 

O Brasil registrou queda nos índices de mortes de crianças menores de 5 anos, no ano de 2015, 73% menor que no ano de 1990. Porém, a taxa de mortalidade infantil ainda é elevada, principalmente em lugares de extrema pobreza e alta vulnerabilidade social, destacando-se as regiões Nordeste e Norte do país. Promovem a mortalidade infantil:

  • a) políticas públicas efetivas na saúde e na educação além do aumento de emprego, principalmente para os jovens.
  • b) áreas de lazer, diversão e campanhas midiáticas que apresentam informações importantes para a população.
  • c) assistência hospitalar adequada, orientação à comunidade de forma objetiva e elevação da renda da população.
  • d) amamentação nas primeiras horas de vida do recém-nascido, contato com a mãe e boa nutrição.
  • e) saneamento básico inadequado ou ausente, desnutrição, falta de assistência às gestantes e ausência de acompanhamento médico aos bebês.
#106051
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Macapá-AP
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(1,0) 7 - 

Não por acaso, o Brasil é o país onde um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, seis mulheres são estupradas a cada hora e, só em 2016, 340 pessoas LGBTs foram assassinadas em crimes de ódio.

A partir desses dados é correto afirmar:

  • a) Tem-se que propor ações educativas junto à população que alterem comportamentos preconceituosos e machistas.
  • b) Muito pouco pode-se fazer para alterar essa realidade em nosso espaço de trabalho.
  • c) O poder público não pode se responsabilizar nem proteger a população LGBT.
  • d) O assassinato de jovens negros ocorre porque geralmente estes jovens cometem crimes ou vivem em comunidades violentas.
  • e) Se as mulheres se comportassem de forma mais recatada e menos provocativa, elas não seriam violentadas.
#106052
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Macapá-AP
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(1,0) 8 - 

A sociedade brasileira é formada por diversas culturas, assim é importante compreender a diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem. Também é urgente constatar as desigualdades no acesso a bens econômicos, educacionais e culturais por parte dos diferentes grupos, em que determinantes de classe social, raça, gênero e diversidade cultural atuam de forma marcante. Em função disso, é correto afirmar que

  • a) políticas públicas como as que reservam cotas de vagas nas universidades públicas colaboram para corrigir as desigualdades sociais.
  • b) as mulheres ocupam funções no mercado de trabalho em condições de igualdade com os homens em ocupações coincidentes.
  • c) todas as crianças negras ao estudarem nas escolas aprendem a valorizar a cultura e as tradições do povo negro.
  • d) os jovens e crianças descendentes de indígenas têm melhores condições de vida nas cidades brasileiras.
  • e) percentual significativo das crianças pobres de nosso país têm acesso às melhores escolas.
#106053
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
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Prefeitura de Macapá-AP
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(1,0) 9 - 

Kauê, um menino de 6 anos, frequenta o 1° ano do Ensino Fundamental. Na sala, sempre quieto, silencioso. A professora e os colegas pouco escutam a sua voz. Um dia, a escola recebeu um grupo indígena para desenvolvimento de oficinas, palestras e um diálogo com as crianças. Para surpresa de todos, Kauê começou a falar e interagir com os indígenas, de forma nunca vista, utilizando a língua palikúr. A partir dessa história, é correto afirmar que é preciso

  • a) promover práticas que ampliem o protagonismo das crianças indígenas e a submissão das crianças não indígenas.
  • b) assegurar que as crianças não indígenas sejam valorizadas em suas identidades étnicas, porque não cabe às crianças indígenas expressarem suas diferenças.
  • c) reconhecer e considerar as especificidades das crianças indígenas que estudam em escolas não indígenas.
  • d) fortalecer as crianças por meio de currículos e programas que desconsideram a cultura da comunidade indígena.
  • e) solicitar às crianças indígenas o retorno para as suas aldeias, para a garantia de sua educação.
#106054
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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(1,0) 10 - 

O Brasil é um país continental, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre suas regiões. A cultura indígena, a cultura africana e a cultura europeia compõem a tradição cultural brasileira. Dessa forma,

I. a população de matriz cultural africana tem valores e tradições inclusive religiosas que devem ser respeitadas e conhecidas por todos os brasileiros.

II. a justiça social e o respeito aos direitos humanos não dependem do acesso das novas gerações aos bens culturais e econômicos produzidos pelas diversas culturas que compõem a sociedade brasileira.

III. os indígenas têm direito a frequentar escolas indígenas bilíngues que preservem suas tradições culturais.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) II e III, apenas.
  • e) III, apenas.
#106055
Banca
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(1,0) 11 - 

Crianças, adolescentes, jovens e adultos dos quilombos reclamam que, muitas vezes, a escola onde estudam não consegue dialogar com suas vivências, experiências. Reclamam também que muitos de seus professores não conhecem a história e realidade dos quilombos, das lutas enfrentadas pelas suas famílias e descendentes. Quanto à educação nos quilombos, é correto afirmar que

  • a) a atuação de profissionais deve buscar a valorização cultural dessas comunidades étnicas, adotando obrigatoriamente um conteúdo comum a todas as escolas como direito à igualdade.
  • b) as aulas e atividades na escola devem dialogar com as necessidades, desejos e realidade dos estudantes e os professores devem conhecer a história das comunidades quilombolas.
  • c) para garantir o direito de todos a uma educação de qualidade social, os conteúdos abordados nas aulas não precisam considerar a identidade étnico racial do grupo.
  • d) a organização das escolas pode ser de uma forma diferente, com um estudo contextualizado da comunidade quilombola, mas que não prejudique a transmissão dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular.
  • e) os valores, tradições e cultura da comunidade quilombola são importantes, mas não podem comprometer a formação básica que toda escola precisa garantir.
#106056
Banca
FCC
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(1,0) 12 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) dispõe que os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo de

  • a) inglês.
  • b) mandarim.
  • c) italiano.
  • d) empreendedorismo.
  • e) técnicas comerciais.
#106057
Banca
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(1,0) 13 - 

De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei n° 12.288/2010), a participação da população negra, em condição de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do País será promovida, dentre outros, prioritariamente, por meio de

I. eliminação dos obstáculos históricos, socioculturais e institucionais que impedem a representação da diversidade étnica nas esferas pública e privada.

II. modificação das estruturas institucionais do Estado para o adequado enfrentamento e a superação das desigualdades étnicas decorrentes do preconceito e da discriminação étnica.

III. inclusão nas políticas públicas de desenvolvimento econômico e social e adoção de medidas, programas e políticas de ação afirmativa.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I, apenas.
  • e) I, II e III.
#106058
Banca
FCC
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Macapá-AP
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(1,0) 14 - 

A Lei “Maria da Penha” (Lei n° 11.340/2006) configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial e ocorre:

I. no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

II. em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor, necessariamente coabite e conviva com a ofendida.

III. no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.

Está correto o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#106059
Banca
FCC
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(1,0) 15 - 

A Lei “Maria da Penha” (Lei n° 11.340/2006) estabelece que a assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente, quando for o caso. É correto afirmar que cabe ao juiz

  • a) assegurar todas as medidas protetivas de emergência desde que não preserve a integridade física e psicológica da mulher em situação de violência.
  • b) determinar, por prazo certo, a inclusão da mulher no cadastro de programas assistenciais do governo federal, estadual e municipal.
  • c) cessar o vínculo trabalhista, uma vez que deve afastá-la do agressor o mais rápido possível.
  • d) impedir o acesso à remoção quando servidora pública, integrante da administração direta ou indireta.
  • e) excluir os serviços de contracepção de emergência, a profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).