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Simulado Prefeitura de Garça - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Garça - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#158023
Banca
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Garça-SP
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(1,0) 16 - 

Naura Syria Carapeto Ferreira, em Ferreira e Aguiar (org., 2004), afirma que “a gestão da educação não só coloca em prática as diretrizes emanadas, como, também, interpreta e subsidia as políticas públicas na trama conturbada das relações econômicas, políticas e sociais globais que atravessamos e que se refletem no espaço escolar”. Argumenta que, nesse sentido, “a relação entre sociedade, educação/formação, políticas educacionais e gestão da educação é intrínseca e forte e necessita ser ressignificada nos contextos das determinações que se põem a cada ‘minuto histórico’”. A autora analisa a potencialidade da gestão democrática, da participação, da construção coletiva de uma sociedade mundial solidária. Nessa perspectiva, Ferreira entende que ressignificar a gestão da educação é fortalecer seu estatuto teórico/prático de conteúdos destinados a salvar a unidade humana e salvar a diversidade humana”. Para isso, com apoio na teoria crítica, é preciso encarar a realidade, sempre, como

  • a) fatos a reconhecer e aceitar.
  • b) um campo de possibilidades.
  • c) conjunto de acertos e erros.
  • d) visões subjetivas de cada um.
  • e) ponto de partida para agir.
#158024
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Garça-SP
Tipo
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(1,0) 17 - 

A escola é uma organização social complexa, que demanda trabalho sobre o trabalho educativo, de natureza interdisciplinar, necessariamente coletivo e compartilhado, mediante objetivos comuns. O sistema de organização e de gestão da escola, compreende, de acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), as seguintes funções: planejamento; organização e racionalização dos recursos e condições para realizar o planejado; direção/coordenação do esforço humano coletivo; avaliação/comprovação do funcionamento da escola. Explicitando a função “direção/coordenação”, esses autores afirmam que ela corresponde a tarefas agrupadas sob o termo “gestão”, a qual significa

  • a) elaborar grade curricular e horário de aulas, montagem das turmas de alunos por série e período.
  • b) exercer e documentar atividades de comunicação com órgãos superiores e com a comunidade.
  • c) organizar e supervisionar os serviços de apoio ao trabalho docente: secretaria, limpeza, merenda.
  • d) confrontar a realização do trabalho de cada setor com suas metas, estipuladas no planejamento.
  • e) assumir, no grupo, a responsabilidade por fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto.
#158025
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 18 - 

Diogo, professor de escola pública em Garça, está estudando o texto de Wolf e Carvalho (s.d.) sobre o Regimento Escolar (RE) para prestar concurso de diretor de escola, naquele município. Verificou, nesse artigo, ser frequente que tanto profissionais da educação, quanto pais e alunos, desconhecem o RE dos estabelecimentos a que estão vinculados. Em geral, só recorrem a ele em situações que envolvem indisciplina, embora a pesquisa de Wolf, citada pelas autoras, aponte que 60% dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer esse documento da escola. Mediante considerações de Wolf e Carvalho, Diogo concluiu que, conforme a legislação educacional vigente, o RE deve ser construído coletivamente e para sanar os problemas aqui descritos, ele precisa

  • a) refletir o projeto político-pedagógico e tornar-se um código de normas consensuais a permear as questões disciplinares e administrativas, mas principalmente as pedagógicas.
  • b) se tornar o marco situacional do projeto político-pedagógico, oferecendo assim as coordenadas para a organização administrativa, didático-pedagógica e disciplinar da unidade escolar.
  • c) se constituir em um recurso controlador do projeto político-pedagógico, restringindo-se a emitir normas disciplinares e as regulamentadoras das atividades didáticas.
  • d) se transformar em marco filosófico que norteará o projeto político-pedagógico e a organização disciplinar, administrativa e didática da escola.
  • e) ser para a escola mais importante do que o projeto político-pedagógico.
#158026
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. Bancas Diversas
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(1,0) 19 - 

A obra Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, de Vasconcellos (2002), explica que o projeto político-pedagógico envolve uma construção coletiva do conhecimento. Como diz o autor, tal projeto é uma tentativa, no âmbito da educação, de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. Ele pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, sendo, então, um instrumento teórico-metodológico

  • a) para estabilização da sociedade.
  • b) para intervenção e mudança da realidade.
  • c) a ser controlado pelo diretor e coordenador pedagógico.
  • d) que define a formação partidária da maioria dos cidadãos.
  • e) complexo que deve ser apresentado pronto a todos os pais.
#158027
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
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(1,0) 20 - 

Geraldo, diretor de escola pública, atendeu a um pedido de seus professores para analisar e debater com eles alguns fundamentos do projeto político-pedagógico. Os docentes sugeriram que se examinasse esse tema a partir do Parecer CNE /CEB nº 07/2010, no qual consta que aquele projeto representa mais que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Em busca de ampliar essa reflexão, Geraldo sugeriu que o grupo se recordasse do que cada um já havia estudado sobre o assunto, no artigo de Veiga (In: Veiga – org. – 1995). Assim, eles debateram o artigo da autora com a participação de Geraldo e concluíram que, de acordo com Veiga, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: um deles, o da organização da escola como um todo, e o outro o da

  • a) organização da disciplina, buscando que os alunos sejam mais atentos nas suas aulas, independentemente de sua idade e origem.
  • b) organização dos conteúdos curriculares, de modo que os alunos venham a dominá-los em sua integralidade e especificidade.
  • c) organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a sua totalidade.
  • d) mudança integral na didática de ensino atualizando-a totalmente, por meio das tecnologias da informação e da comunicação.
  • e) introdução obrigatória da metodologia de projetos em todas as aulas para que o ensinar e aprender seja muito atraente e variado.