Simulado Prefeitura de Garça - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Garça-SP gratuito | cód.10826
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Garça-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Garça-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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📖 Questões Prefeitura de Garça-SP
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Questões do concurso Prefeitura de Garça-SP
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Concursos abertos para Prefeitura de Garça-SP
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- #158023
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Garça-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
Naura Syria Carapeto Ferreira, em Ferreira e Aguiar (org., 2004), afirma que “a gestão da educação não só coloca em prática as diretrizes emanadas, como, também, interpreta e subsidia as políticas públicas na trama conturbada das relações econômicas, políticas e sociais globais que atravessamos e que se refletem no espaço escolar”. Argumenta que, nesse sentido, “a relação entre sociedade, educação/formação, políticas educacionais e gestão da educação é intrínseca e forte e necessita ser ressignificada nos contextos das determinações que se põem a cada ‘minuto histórico’”. A autora analisa a potencialidade da gestão democrática, da participação, da construção coletiva de uma sociedade mundial solidária. Nessa perspectiva, Ferreira entende que ressignificar a gestão da educação é fortalecer seu estatuto teórico/prático de conteúdos destinados a salvar a unidade humana e salvar a diversidade humana”. Para isso, com apoio na teoria crítica, é preciso encarar a realidade, sempre, como
- a) fatos a reconhecer e aceitar.
- b) um campo de possibilidades.
- c) conjunto de acertos e erros.
- d) visões subjetivas de cada um.
- e) ponto de partida para agir.
- #158024
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Garça-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
A escola é uma organização social complexa, que demanda trabalho sobre o trabalho educativo, de natureza interdisciplinar, necessariamente coletivo e compartilhado, mediante objetivos comuns. O sistema de organização e de gestão da escola, compreende, de acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), as seguintes funções: planejamento; organização e racionalização dos recursos e condições para realizar o planejado; direção/coordenação do esforço humano coletivo; avaliação/comprovação do funcionamento da escola. Explicitando a função “direção/coordenação”, esses autores afirmam que ela corresponde a tarefas agrupadas sob o termo “gestão”, a qual significa
- a) elaborar grade curricular e horário de aulas, montagem das turmas de alunos por série e período.
- b) exercer e documentar atividades de comunicação com órgãos superiores e com a comunidade.
- c) organizar e supervisionar os serviços de apoio ao trabalho docente: secretaria, limpeza, merenda.
- d) confrontar a realização do trabalho de cada setor com suas metas, estipuladas no planejamento.
- e) assumir, no grupo, a responsabilidade por fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto.
- #158025
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(1,0) 18 -
Diogo, professor de escola pública em Garça, está estudando o texto de Wolf e Carvalho (s.d.) sobre o Regimento Escolar (RE) para prestar concurso de diretor de escola, naquele município. Verificou, nesse artigo, ser frequente que tanto profissionais da educação, quanto pais e alunos, desconhecem o RE dos estabelecimentos a que estão vinculados. Em geral, só recorrem a ele em situações que envolvem indisciplina, embora a pesquisa de Wolf, citada pelas autoras, aponte que 60% dos entrevistados manifestaram interesse em conhecer esse documento da escola. Mediante considerações de Wolf e Carvalho, Diogo concluiu que, conforme a legislação educacional vigente, o RE deve ser construído coletivamente e para sanar os problemas aqui descritos, ele precisa
- a) refletir o projeto político-pedagógico e tornar-se um código de normas consensuais a permear as questões disciplinares e administrativas, mas principalmente as pedagógicas.
- b) se tornar o marco situacional do projeto político-pedagógico, oferecendo assim as coordenadas para a organização administrativa, didático-pedagógica e disciplinar da unidade escolar.
- c) se constituir em um recurso controlador do projeto político-pedagógico, restringindo-se a emitir normas disciplinares e as regulamentadoras das atividades didáticas.
- d) se transformar em marco filosófico que norteará o projeto político-pedagógico e a organização disciplinar, administrativa e didática da escola.
- e) ser para a escola mais importante do que o projeto político-pedagógico.
- #158026
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- Prefeitura de Garça-SP
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(1,0) 19 -
A obra Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, de Vasconcellos (2002), explica que o projeto político-pedagógico envolve uma construção coletiva do conhecimento. Como diz o autor, tal projeto é uma tentativa, no âmbito da educação, de resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento. Ele pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, sendo, então, um instrumento teórico-metodológico
- a) para estabilização da sociedade.
- b) para intervenção e mudança da realidade.
- c) a ser controlado pelo diretor e coordenador pedagógico.
- d) que define a formação partidária da maioria dos cidadãos.
- e) complexo que deve ser apresentado pronto a todos os pais.
- #158027
- Banca
- . Bancas Diversas
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- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Geraldo, diretor de escola pública, atendeu a um pedido de seus professores para analisar e debater com eles alguns fundamentos do projeto político-pedagógico. Os docentes sugeriram que se examinasse esse tema a partir do Parecer CNE /CEB nº 07/2010, no qual consta que aquele projeto representa mais que um documento, sendo um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Em busca de ampliar essa reflexão, Geraldo sugeriu que o grupo se recordasse do que cada um já havia estudado sobre o assunto, no artigo de Veiga (In: Veiga – org. – 1995). Assim, eles debateram o artigo da autora com a participação de Geraldo e concluíram que, de acordo com Veiga, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: um deles, o da organização da escola como um todo, e o outro o da
- a) organização da disciplina, buscando que os alunos sejam mais atentos nas suas aulas, independentemente de sua idade e origem.
- b) organização dos conteúdos curriculares, de modo que os alunos venham a dominá-los em sua integralidade e especificidade.
- c) organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a sua totalidade.
- d) mudança integral na didática de ensino atualizando-a totalmente, por meio das tecnologias da informação e da comunicação.
- e) introdução obrigatória da metodologia de projetos em todas as aulas para que o ensinar e aprender seja muito atraente e variado.