Simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP gratuito | cód.10188
Um bom desempenho começa com preparação. Faça o simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP agora mesmo! 📊
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP.
Ver apostilas para Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #149373
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro
Certamente a empatia não é uma habilidade fácil de se colocar em prática. Além de as relações humanas serem complexas, há o fato de o individualismo ser uma característica cada vez mais recorrente, em razão da escassez de tempo das pessoas para se preocupar com o próximo. A empatia, caso você não saiba, é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de entendê-lo, de tentar compreender o que se passa em sua mente não a partir da nossa perspectiva, mas tentando pensar como ele, com as suas crenças e valores, e imaginando se teríamos a mesma atitude se estivéssemos na situação dele.
De qualquer forma, com uma coisa todo mundo concorda: a empatia é um antídoto poderoso para esses tempos de individualismo e uma ferramenta eficaz para uma vida melhor.
“Ver o mundo conectado no olhar do outro facilita a comunicação, cria laços, fortalece, promove a solidariedade e permite aprender com a experiência do outro”, diz a psicoterapeuta Socorro Leite. Se você deseja se relacionar saudavelmente, precisa aceitar e compreender os sentimentos e emoções das outras pessoas. “Essa conduta nos leva a agir com mais respeito, lealdade, transparência e generosidade.
Afinal, todos queremos um mundo mais pacífico, justo, colaborativo e sustentável”, ressalta.
Mas por que algumas pessoas têm a capacidade de se colocar no lugar dos outros enquanto outras não? A falta de empatia pode ser ocasionada pela falta de carinho e atenção ao longo da vida.
Segundo pesquisa de uma universidade norte-americana, o brasileiro não está entre os povos mais empáticos do mundo. O Brasil ficou em 51º lugar na lista entre os 63 países pesquisados. A boa notícia é que a empatia pode ser aprendida. Graças à maleabilidade dos circuitos neurais do nosso cérebro, a chamada neuro plasticidade, a tendência de empatia e compaixão do cérebro nunca é fixa; ou seja, é possível reprogramá-lo para que seja mais compreensivo em pequenas escolhas do dia a dia.
(Gisele Bortoleto, Revista Be Bem-estar, 20-05-2018. Adaptado)
De acordo com o texto, entre os fatores que dificultam a prática da empatia está
- a) a rigidez dos conceitos aprendidos ao longo da vida.
- b) a incapacidade de mudança das redes cerebrais.
- c) a propensão ao distanciamento por falta de comunicação.
- d) a tendência a privilegiar os interesses particulares.
- #149374
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Para Santos (1996), o crescimento econômico assim obtido, fundado em certos setores produtivos e baseado em certos lugares, veio a agravar a concentração da riqueza e as injustiças, já grandes, de sua distribuição. Como tal crescimento se fazia paralelamente ao apelo a um consumo impossível de se generalizar, as linhas de crédito abertas para fortalecer os produtores ajudaram a agravar as desigualdades e santificar as distorções.
Em linhas gerais, foram estes os mecanismos que criaram a sociedade dos não-cidadãos brasileiros durante o período
- a) do Estado-Novo.
- b) do Brasil-colônia.
- c) da ditadura militar.
- d) neoliberal.
- #149375
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Observe a imagem.

(https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/03/1868250-acesso
a-rede-de-esgoto-ainda-deixa-de-fora-a-metade-dos-brasileiros.shtml)
Para Cavalcanti (2008), imagens como essa mostram que os problemas ambientais nas grandes cidades brasileiras
- a) são produzidos pela falta de educação formal de grande parte da população mais pobre.
- b) estão vinculados à condição social, pois não são iguais para todos que nela moram ou nela circulam.
- c) estão relacionados ao clima quente e úmido, responsável pela ocorrência das enchentes.
- d) devem-se à existência de uma superpopulação urbana que não respeita os limites do ambiente.
- #149376
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
De acordo com os PCNs, a linha de divisão que separava esses dois blocos comandava a maioria das decisões nas relações internacionais, como também aquela que acontecia no interior de cada Estado, colocados em posição de confronto no interior desses blocos. Dessa forma, definia-se uma ordem mundial caracterizada pela
- a) bipolaridade, que se manifestava na forma da Guerra Fria, conflito latente entre o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, liderado pela União Soviética.
- b) organização de uma divisão internacional do trabalho: de um lado, países industrializados e, do outro, países exportadores de matérias-primas agrícolas e minerais.
- c) divisão do mundo entre países desenvolvidos do norte, liderados pelos Estados Unidos, e países subdesenvolvidos do sul, representados pela China.
- d) estratificação do mundo entre dois grupos: 1º mundo, liderado pelos Estados Unidos; e 2o mundo, liderado pela União Soviética.
- #149377
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Leia a letra da música.
O Bom Filho a Casa Torna
João do Vale
Eu vou contar seu moço
Por que deixei meu sertão
Não foi por falta de inverno
Não foi pra fazer baião
É que todo sertanejo
Sempre tem essa ilusão
Conhecer cidade grande
Põe nas costas um matulão
Pensa que cá na cidade
Não existe exploração
Óia os bens que eu deixei
Um roçado de algodão
Bem cheinho de mandioca
De arroz e de feijão
Mas também só na mulher
É que eu não tinha sócio não
Com apoio das orientações dos PCNs, o professor de Geografia pode utilizar a música/letra como ponto de partida para discutir os seguintes temas:
- a) fome no Brasil, meio ambiente e êxodo rural.
- b) meio técnico-científico e relação campo-cidade
- c) região polarizada, fixos e fluxos econômicos.
- d) estrutura agrária, migração e urbanização no Brasil.
- #149378
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para Santos (1996), desde a década de 1990, a globalização tem produzido novos fluxos migratórios no mundo. No Brasil, por exemplo, merece destaque a chegada de imigrantes através de fluxos migratórios com origem
- a) em países vizinhos, como a Bolívia.
- b) nos países asiáticos, como o Japão.
- c) em países do Oriente Médio, como Israel.
- d) na Europa, com destaque para a Espanha.
- #149379
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Observe a imagem.

(https://www.revistafatorbrasil... base na imagem, o professor pode, na perspectiva de Cavalcanti (2008), abordar os seguintes aspectos da globalização:
- a) aceleração tecnológica, desemprego estrutural e precarização do trabalho.
- b) tecnologias de comunicação e informação, cultura e consumo globais e relação local-global.
- c) blocos econômicos, acordos comerciais e livre circulação de pessoas.
- d) problemas ambientais, comunidades virtuais e redes de mobilização internacionais.
- #149380
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Para Carlos (1996), este conceito da Geografia se produz na articulação contraditória entre o mundial que se anuncia e a especificidade histórica do particular. Deste modo, ele se apresentaria como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta, enquanto momento.
A autora define os atributos do conceito de
- a) lugar.
- b) região.
- c) metrópole.
- d) território.
- #149381
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Leia os textos I e II, a seguir
I. Nos últimos 20 anos, o crescimento anual da produção de soja no Brasil foi de 3,5 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 13,4% a cada ano. A produção brasileira saltou, na safra 1996/1997, de 26 milhões de toneladas para 95 milhões de toneladas, na safra 2015/2016. De acordo com avaliação da Embrapa Soja, o incremento na produção brasileira tem relação direta com o aumento da produtividade e da área cultivada. A área cresceu um milhão de hectares por ano e o aumento da produtividade foi de aproximadamente 34 kg por hectare por ano.
(https://www.embrapa.br/busca-d... producao-de-soja-no-brasil-cresce-mais-de-13-ao-ano)
II. O debate sobre o uso de agrotóxicos ganhou um novo capítulo, e ele não é bom para o Brasil. Estudo inédito revelou o abismo que existe entre a legislação brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa.
(http://reporterbrasil.org.br/2... agrotoxicos-alimentos-brasil-estudo)
Com base nos PCNs, o professor de Geografia pode utilizar esses textos para abordar as seguintes temáticas:
- a) a Reforma Agrária, a violência no campo e o crescimento da agroindústria da cana.
- b) o Êxodo Rural, as migrações inter e intrarregionais e as relações de trabalho no campo.
- c) a Revolução Verde, as formas de produzir no campo e seus impactos ambientais e as formas alternativas de produção no campo
- d) os Domínios Morfoclimáticos brasileiros, biodiversidade e hot-spots e as áreas em processo de desertificação.
- #149382
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Analisando as consequências da urbanização nos países subdesenvolvidos no final do século XX, sob a influência da globalização econômica, Cavalcanti (2008) entende que o crescimento descontrolado e desregrado da população urbana, acompanhado do aumento da violência e da degradação ambiental são aspectos da
- a) explosão demográfica.
- b) megalopolização.
- c) suburbanização.
- d) desconcentração urbana.