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Simulado PREFEITURA DE CASCAVEL-PR | Terapeuta Ocupacional | CONCURSO

Simulado PREFEITURA DE CASCAVEL-PR | Terapeuta Ocupacional

SIMULADO PREFEITURA DE CASCAVEL-PR | TERAPEUTA OCUPACIONAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso PREFEITURA DE CASCAVEL-PR para o cargo de Terapeuta Ocupacional.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CONSULPLAN para o concurso PREFEITURA DE CASCAVEL-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Terapeuta Ocupacional, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado PREFEITURA DE CASCAVEL-PR | Terapeuta Ocupacional contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso PREFEITURA DE CASCAVEL-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#112337
Banca
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cascavel-PR
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Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

“O terapeuta ocupacional especialista em tecnologia assistiva funciona como um agente de inclusão escolar e como mediador entre a família, a clínica e outas instituições, possibilitando o acesso do aluno aos recursos de tecnologia assistiva e coordenação do seu programa em tecnologia assistiva.” (Pelosi, 2007, p. 466.)

Diante do exposto, qual o papel do terapeuta ocupacional na adaptação de atividades escolares?

  • a) Utilizar recursos artesanais e adaptações complexas para auxiliar nas habilidades de realizar tarefas específicas como teclar no computador.
  • b) Usar apenas recursos gráficos para adaptar as atividades escolares, tomando como exemplo o uso de aventais e pranchas de comunicação.
  • c) Orientar o professor quanto às possibilidades de adaptação das atividades escolares e ao uso dos recursos alternativos de comunicação.
  • d) Definir tão somente a atividade escrita devendo ser realizada com o auxílio de adaptações como engrossadores de lápis, pulseira de pesos e ímãs.
  • e) Sugerir sempre adaptações complexas, como a utilização de símbolos pictográficos ou a transformação de atividades de interpretação de texto em atividades de múltipla escolha.
#112338
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Prefeitura de Cascavel-PR
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(1,0) 2 - 

“A cadeira de rodas faz parte da gama de recursos disponíveis em Tecnologia Assistiva. Tal recurso permite a mobilidade e objetiva maximizar a função através de estabilidade, alinhamento e conforto na postura sentada.” (Cavalcanti, et al, 2007.) Na prescrição de uma cadeira de rodas, a avaliação abrange as habilidades físicas, sensoriais, cognitivas e funcionais do usuário, bem como a identificação de suas necessidades. As medidas básicas de cadeiras de rodas verificadas são:

  • a) Altura do controle de cabeça, profundidade do apoio de cabeça, dimensões do suporte de tronco e dimensões dos apoios laterais.
  • b) Altura do encosto, largura do assento, profundidade do assento, altura do assento, altura do apoio de pés e altura do apoio de braços.
  • c) Altura da cadeira tipo manual, profundidade do sistema de inclinação do encosto, tipo de sistema de recline e tipo de sistema recline acionado.
  • d) Dimensão do ângulo entre o assento e o encosto, tipo de corte e modelagem da cadeira, altura do chão até o assento e altura do chão até o apoio de braço.
  • e) Comprimento do cinto e da faixa pélvica, dimensão do abdutor do assento anatômico, largura da mesa do tipo bandeja e comprimento da almofada lombar.
#112339
Banca
CONSULPLAN
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Cascavel-PR
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(1,0) 3 - 

A oncologia pode ser definida como a ciência que estuda o câncer nas suas diferentes formas. Dentre os serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), Palm (2007) relata que as pessoas que realizam tratamento oncológico no Brasil são cadastradas pelo Ministério da Saúde como CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia). Os CACONs são unidades hospitalares públicas e filantrópicas que dispõem de todos os recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente com câncer. Os CACONs se classificam da seguinte forma:

  • a) CACON I; CACON II; CACON III; Centro de cuidados primários; Centro de cuidados secundários.
  • b) CACON I; CACON II; CACON III; Centro de cuidados preventivos; Centro de cuidados primários.
  • c) CACON I; CACON II; CACON III; Serviço isolado de quimioterapia; Serviço isolado de radioterapia.
  • d) CACON I; CACON II; CACON III; Centro de cuidados paliativos; Centro de cuidados intermediários.
  • e) CACON I; CACON II; CACON III; Serviço isolado intermediário; Serviço isolado de cuidados paliativos.
#112340
Banca
CONSULPLAN
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Matérias Diversas
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Prefeitura de Cascavel-PR
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(1,0) 4 - 

“O CRAS é uma unidade pública estatal, responsável pela organização e oferta dos serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de maior vulnerabilidade e risco social dos municípios.” (Silva e Silva, 2013.)

Qual o tipo de equipe de referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)?

  • a) Equipe unidisciplinar.
  • b) Equipe interdisciplinar.
  • c) Equipe transdisciplinar.
  • d) Equipe multidisciplinar.
  • e) Equipe transdisciplinar e interdisciplinar.
#112341
Banca
CONSULPLAN
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Matérias Diversas
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(1,0) 5 - 

De acordo com a Resolução Coffito nº 415, de 19 de maio de 2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro em prontuário pelo terapeuta ocupacional, da guarda e do seu descarte, é correto afirmar que:

  • a) É obrigatório o registro em prontuário das atividades assistenciais prestadas pelo terapeuta ocupacional aos seus clientes/pacientes/usuários.
  • b) O terapeuta ocupacional não é obrigado a manter sigilo de todas as informações contidas no prontuário do cliente/paciente/usuário, quando for necessária a sua divulgação para a sociedade.
  • c) A guarda do prontuário do cliente/paciente/usuário não é de responsabilidade do terapeuta ocupacional e/ou da instituição onde a assistência terapêutica ocupacional for prestada, mas, sim, do paciente, pois ele é responsável pelo seu prontuário.
  • d) É permitido ao terapeuta ocupacional negar ao cliente/paciente/usuário ou seu responsável legal o acesso ao seu prontuário, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o cliente/paciente ou a terceiros.
  • e) Em caso de assistência terapêutica ocupacional prestada em regime de estágio obrigatório ou não obrigatório, o registro em prontuário não necessariamente deverá constar a identificação e assinatura do responsável/técnico/ supervisor/preceptor que responderá pelo serviço prestado, bem como do estagiário.
#112342
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Matérias Diversas
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Prefeitura de Cascavel-PR
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(1,0) 6 - 

Cordeiro (2007) relata que as doenças cardíacas possuem um efeito psicológico devastador sobre o paciente e sua família, pois considera-se a ameaça de morte súbita do indivíduo. Dentro da abordagem do terapeuta ocupacional, no que concerne à hipertensão arterial, assinale a afirmativa correta.

  • a) Realiza a análise e organização de rotina ocupacional.
  • b) Realiza prevenção primária em relação aos fatores de risco cardiovascular.
  • c) Restringe a sua abordagem às atividades para o retorno das atividades instrumentais de vida diária.
  • d) Aborda eventuais distúrbios sociais, voltados para a revascularização dentro das cardiopatias coronarianas.
  • e) os cognitivos de postura do tronco e a movimentação nas atividades terapêuticas dentro da revascularização.
#112343
Banca
CONSULPLAN
Matéria
Matérias Diversas
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(1,0) 7 - 

“A estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo (AOTA, 2015) visa definir e guiar a prática e foi um dos instrumentos utilizados para o planejamento do grupo.” (Penkal, 2015, p. 111.)

No que diz respeito aos conceitos adotados na publicação da AOTA (2015) é correto afirmar que:

  • a) Os clientes são definidos como pessoas, grupos e populações.
  • b) A participação social é o envolvimento desejado em atividades comportamentais.
  • c) A análise da atividade é um processo importante para compreender as demandas de atividades globais do indivíduo.
  • d) Os terapeutas ocupacionais são habilitados a avaliar apenas alguns domínios, como o ambiente e o processo educacional.
  • e) A intervenção grupal é a utilização de conhecimentos de técnicas de liderança distintas para facilitar a aquisição da leitura e das habilidades motoras do indivíduo.
#112344
Banca
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Matérias Diversas
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(1,0) 8 - 

“A Atenção Básica (AB) integra-se como centro de comunicação das necessidades de saúde da população, responsabilizando-se, de forma contínua e integral, por meio do cuidado multiprofissional, do compartilhamento de objetivos e compromissos, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os problemas mais comuns em saúde.” (Brasil, 2013.) O papel da AB não se limita a ações de prevenção e de promoção, sendo norteado pelas:

  • a) Políticas do INAMPS; políticas públicas de saúde da família.
  • b) Políticas da 58ª assembleia da organização mundial da saúde; saúde mental.
  • c) Políticas da estratégia da saúde da família; reabilitação baseada na comunidade.
  • d) Políticas de humanização; programas de saúde da criança, do homem e do idoso.
  • e) Políticas do Estatuto da Criança e do Adolescente; política mundial da pessoa deficiente.
#112349
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(1,0) 9 - 

“Amputação é o termo utilizado para definir a retirada total ou parcial de um membro, sendo este um método de tratamento para diversas doenças.” (Brasil, 2013, p. 7.)

No que concerne aos níveis de amputação do membro inferior, analise a figura a seguir.

Simulado PREFEITURA DE CASCAVEL-PR | Terapeuta Ocupacional A



(Disponível em: http://www.ottobock.com.br/prosthetics/informação-para-amputados/da-amputação-a-reabilitação/nível-de-amputação/.

figura corresponde a qual nível de amputação em membro inferior

  • a) Transtibial.
  • b) Transfemural.
  • c) Hemipelvectomia.
  • d) Desarticulação do joelho.
  • e) Desarticulação do quadril.
#112350
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(1,0) 10 - 

“O terapeuta ocupacional identifica, analisa e interpreta as desordens da dimensão ocupacional do ser humano e utiliza como instrumento de intervenção as diferentes atividades humanas quais sejam as artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, o autocuidado, as atividades cotidianas e sociais, dentre outras.”

(Brasil, 2002, apud Barros, 2010, p. 65.)

Dentro da abordagem do terapeuta ocupacional no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), as atividades desenvolvidas são:

  • a) Grupo de coleta de dados das doenças físicas, oficina de tecelagem, oficina de corte e costura, oficina de higiene e vestuário.
  • b) Entrevista inicial com a população, mapeamento de pessoas com doenças virais, grupo de gestantes e grupo de tecelagem e colagem.
  • c) Anamnese com a família, anamnese com o paciente, grupo terapia para desenvolvimento da coordenação física e oficina de orientação ao uso correto da órtese.
  • d) Grupo terapia, oficina de colagem, oficina de orientação ao membro amputado, oficina de atividades de vida diária e oficina de atividades instrumentais de vida diária.
  • e) Avaliação de terapia ocupacional, atendimento individual, grupo de convivência, atenção domiciliar, grupo de famílias, grupo de terapia comunitária e oficinas de habilitação social.
#112351
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(1,0) 11 - 

“A terapia ocupacional no campo da saúde mental apresenta diferentes estratégias de intervenção, entre elas as oficinas e grupos terapêuticos.” (Montrezor, 2013.) Tomando como abordagem os grupos de atividades dentro da saúde mental, é possível observar nos pacientes melhorias nas seguintes áreas:

  • a) Interação social, acessibilidade arquitetônica e comunicação.
  • b) Instrumental, pragmática, interação social e relação social e afetiva.
  • c) Programática, metodológica, interação social e comunicação e linguagem.
  • d) Linguagem e comunicação, interação social e acessibilidade metodológica.
  • e) Socialização dos pacientes, relacionamentos grupais e aceitação da doença.
#112353
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(1,0) 12 - 

Foti (2005) descreve que as atividades de vida diária requerem capacidades básicas, abrangendo a mobilidade funcional, os cuidados pessoais, a comunicação funcional, a administração de hardware e dispositivos ambientais, e a expressão sexual. Para que o paciente com sequela de hemiplegia possa se vestir com independência, o terapeuta ocupacional poderá orientar a melhor forma para que ele o faça sozinho. A seguir serão apresentados três métodos para retirar uma camisa. Analise os métodos que foram indicados para que o paciente com sequela de hemiplegia realize a atividade de vestuário com independência.

Método I

A. desabotoe a camisa;

B. incline-se para frente;

C. com a mão não plégica, segure o colarinho ou junte o tecido nas costas do colarinho até a bainha inferior;

D. incline-se para frente, abaixe a cabeça e puxe a camisa por cima da cabeça; e,

E. retire a manga do braço não plégico e depois do braço afetado.

Método II

A. desabotoe a camisa;

B. com a mão plégica, tire a camisa dos ombros, primeiro do lado não afetado, depois do lado plégico;

C. tire o punho do lado não afetado com a mão afetada;

D. tire a manga alternando os movimentos de sacudir o ombro e puxar para baixo pelo punho; e,

E. incline-se para frente, traga a camisa das costas para frente e puxe a manga do braço não plégico.

Método III

A. desabotoe a camisa;

B. com a mão não plégica, tire a camisa dos ombros, primeiro do lado afetado, depois do lado não plégico;

C. tire o punho do lado não afetado com a mão não afetada;

D. tire a manga alternando os movimentos de sacudir o ombro e puxar para baixo pelo punho; e,

E. incline-se para frente, traga a camisa das costas para frente e puxe a manga do braço plégico.

Está(ão) correto(s) o(s) método(s)

  • a) I, II e III.
  • b) I, apenas.
  • c) II, apenas.
  • d) III, apenas.
  • e) I e III, apenas.
#112356
Banca
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(1,0) 13 - 

Conforme Pelosi (2005), o trabalho do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensoriais. De acordo com o exposto, analise a figura a seguir.

Simulado PREFEITURA DE CASCAVEL-PR | Terapeuta Ocupacional B



Para qual indicação terapêutica o recurso copo recortado de tecnologia assistiva é indicado?

  • a) Indivíduos com dificuldades de interação social.
  • b) Indivíduos com dificuldades psíquicas e mentais.
  • c) Indivíduos com dificuldades em levantar a cabeça.
  • d) Indivíduos com dificuldades comportamentais e sociais.
  • e) Indivíduos com dificuldades motoras em membros inferiores.
#112358
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(1,0) 14 - 

Fonseca (1988 – in Coutinho e Zulian – s/d) relata que “a psicomotricidade é concebida com integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio”. Existem quatro áreas que podem estar envolvidas no atraso psicomotor; assinale-as.

  • a) Desenvolvimentos perceptivo, motor, visual e auditivo.
  • b) Desenvolvimentos motor, na linguagem, cognitivo e social.
  • c) Desenvolvimentos cultural, acessível, atitudinal e comunicacional.
  • d) Desenvolvimentos cognitivo, da memória, do comportamento e físico.
  • e) Desenvolvimentos neurológico, físico, sensorial, da linguagem e da comunicação.
#112360
Banca
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(1,0) 15 - 

Dentre as abordagens do terapeuta ocupacional, o profissional realiza uma análise da atividade para as atividades que se deseja, ou requer que o paciente desempenhe, de acordo com Sabari, (2005). Tomando como base tal intervenção, o terapeuta ocupacional depara-se com dois conceitos básicos, adaptação e síntese da atividade. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Adaptação da atividade é a modificação de tarefas bem conhecidas.

( ) Síntese da atividade é o desenvolvimento de atividades antigas e familiares.

( ) Uma razão para a realização da análise da atividade é determinar o efeito a longo prazo da atividade sobre a saúde do paciente.

A sequência está correta em

  • a) V, V, V.
  • b) F, V, F.
  • c) F, F, F.
  • d) V, F, V.
  • e) F, V, V.