Simulado Prefeitura de Candeias - BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado Prefeitura de Candeias-BA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Candeias-BA
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #160308
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(1,0) 1 -
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20 de Dezembro de 1996, apresenta critérios para “[...] a verificação do rendimento escolar”.
Sobre o processo de avaliação do rendimento escolar, é correto afirmar que a LDB
- a) indica como dever do professor utilizar variadas modalidades didáticas ao longo do ano letivo.
- b) normatiza a obrigatoriedade do professor escolher e divulgar à instituição escolar e aos pais a teoria de aprendizagem que norteará suas aulas e atividades.
- c) define que a avaliação deve ser única e objetiva para avaliar o desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
- d) determina a obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
- #160309
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(1,0) 2 -
Segundo Luckesi (1995, p. 44), “dificilmente os professores definem com clareza, no ato do planejamento do ensino, qual é o padrão de qualidade que se espera da conduta de um aluno, após ser submetido a uma determinada aprendizagem”.
Sobre o processo de ensino e aprendizagem analisado pelo autor, é correto afirmar que ele se refere
- a) ao plano de ensino.
- b) às modalidades didáticas.
- c) aos critérios de avaliação.
- d) aos instrumentos de avaliação.
- #160310
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(1,0) 3 -
Avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado pelo professor como um direcionamento de suas ações educativas e servir para reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa.
Sobre a avaliação, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A avaliação possibilita à equipe escolar definir prioridades em suas ações educativas. ( ) A avaliação deve estender-se durante toda a situação escolar dos estudantes, não restringindo-se apenas ao momento final do processo de ensino. ( ) O instrumento intitulado prova escrita é a única forma de avaliação possível e eficiente para avaliar a aprendizagem dos estudantes. ( ) A avaliação, quando realizada pelo professor, deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos estudantes com relação à aprendizagem somente de conceitos, pois avaliar os procedimentos e as atitudes é função do setor pedagógico da instituição escolar.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V V F F
- b) V F V F
- c) F F V V
- d) F V V V
- #160311
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(1,0) 4 -
Nos últimos anos, a Teoria da Aprendizagem Significava tem recebido destaque na literatura especializada sobre o ensino de Ciências Naturais.
Sobre a Aprendizagem Significativa, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A aprendizagem significativa é um referencial presente e discutido nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (PCN). ( ) A aprendizagem significativa é explicada pela teoria de assimilação do cientista bielorrusso Lev Semenovitch Vygotsky, na qual não negou a aprendizagem mecânica, mas reconheceu que sua teoria diferenciava-se desta última proposta. ( ) O pressuposto principal é a relação de conteúdos, que vão se agregando de forma hierarquizada e mais complexa de acordo com a ligação a conhecimentos prévios, os subsunçores, os quais funcionam como “âncoras”, propiciando tanto a aprendizagem quanto o crescimento cognitivo dos indivíduos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V V F
- b) V F V
- c) F F V
- d) F V F
- #160312
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(1,0) 5 -
No ensino de Ciências, há muitos instrumentos didáticos para utilização nas aulas pelo professor. Desta forma, durante a utilização da _________________________________ devem ser consideradas as seguintes etapas desempenhadas pelos estudantes: 1) propor a realização de uma tarefa; 2) executar esta tarefa transpondo o obstáculo; 3) apresentar um sistema de restrições a fim de que os estudantes não executem a tarefa sem enfrentar os obstáculos; 4) fornecer recursos materiais e instrucionais para que os estudantes possam vencer o obstáculo.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto acima é
- a) observação
- b) experimentação
- c) situação-problema
- d) consulta a fontes de pesquisa
- #160313
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(1,0) 6 -
A experimentação no ensino de Ciências é bastante discutida e investigada por pesquisadores da área. Krasilchik (2008), por exemplo, defende a importância das aulas práticas na formação dos estudantes do Ensino Fundamental. Desta forma, as aulas práticas possuem funções importantes para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.
As funções principais das aulas práticas no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes são
- a) despertar o interesse dos estudantes e os atrair para que se tornem futuros profissionais técnicos.
- b) fazer com que os estudantes compreendam conceitos específicos e adquiram uma visão mais detalhada dos conteúdos teóricos.
- c) envolver os estudantes em experimentos científicos que possuem resultados concretos e positivos ao final e, assim, fazer com que percebam que a ciência tem o poder de comprovação.
- d) desenvolver a capacidade de resolver problemas e adquirir habilidades como manipular equipamentos e instrumentos, gerenciar tempo e trabalhar em grupo.
- #160314
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(1,0) 7 -
“Na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária.” (BRASIL, 1998, p.22).
Sobre o ensino e aprendizagem de ciências naturais no Ensino Fundamental II, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de ciências naturais no Ensino Fundamental, analise as assertiva e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O propósito do ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental é a descrição de suas teorias e o relato de experiências, sem refletir sobre seus aspectos éticos e culturais. ( ) O planejamento das aulas sob a perspectiva da aprendizagem significativa deve contemplar a seleção de problemas, que correspondem a situações interessantes a serem interpretadas pelos alunos, visando abordar o tema com maior profundidade. ( ) A aprendizagem será significativa à medida que, considerando o desenvolvimento cognitivo do estudante, relacionando suas experiências, sua idade, sua identidade cultural e social, considera os diferentes significados e valores que os conteúdos abordados nas aulas de ciências naturais podem ter para ele.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V F V
- b) V V F
- c) F V F
- d) F V V
- #160315
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(1,0) 8 -
A inclusão da perspectiva da História e da Filosofia das Ciências no ensino de ciências é defendida por muitos pesquisadores desta área, como por exemplo, Matthews (1995).
Sobre o potencial de desenvolvimento dos estudantes a partir dessa perspectiva, é correto afirmar que
- a) os estudantes desenvolverão a capacidade de analisar criticamente a ciência, sua problemática e seus limites.
- b) os estudantes são capazes de utilizar o conhecimento científico de uma maneira mais simplificada e desinformada.
- c) os estudantes aprenderão aspectos filosóficos e terão a capacidade de reconhecer e discutir as teorias filosóficas construídas ao longo dos anos.
- d) os estudantes terão uma visão mais ampla da história na disciplina de Ciências, comparada à disciplina de História, que apresenta uma visão mais específica.
- #160316
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(1,0) 9 -
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências “os eixos temáticos representam uma organização articulada de diferentes conceitos, procedimentos, atitudes e valores para cada um dos ciclos da escolaridade”. A proposta feita foi a indicação de quatro eixos temáticos para serem trabalhados ao longo do ensino fundamental.
Com base nos eixos temáticos, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando a pergunta norteadora com o eixo correspondente.
( 1 ) Vida e Ambiente ( ) O que são estrelas? ( 2 ) Terra e Universo ( ) Por que os insetos existem? ( 3 ) Ser Humano e Saúde ( ) A alimentação de todas as crianças é igualmente nutritiva? ( 4 ) Tecnologia e Sociedade ( ) Por que algumas famílias vivem com luz elétrica e outras não?
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) 1 3 4 3
- b) 2 4 3 1
- c) 2 1 3 4
- d) 4 1 3 2
- #160317
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(1,0) 10 -
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências sugerem que os professores trabalhem com os chamados “temas transversais”.
Sobre os temas transversais propostos pelos PCN, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os temas transversais devem ser abordados em diferentes contextos e momentos, em níveis crescentes de complexidade e articulados à escolha e tratamento dos conteúdos. ( ) Os conteúdos que abarcam os temas transversais são conteúdos científicos relacionados à Biologia e à Física, porém devem ser trabalhados de forma integrada por toda a escola. ( ) A proposta do trabalho com estes temas destaca a necessidade de dar sentido prático às teorias e aos conceitos científicos trabalhados na escola e de favorecer a análise de problemas atuais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V V F
- b) V F V
- c) F F V
- d) F V F
- #160318
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(1,0) 11 -
“O poder público deve assegurar o aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.” (BRASIL, 2015, p.7).
Analise a Figura 4.

Sobre a figura 4, de acordo com o Estatuto da pessoa com deficiência, é correto afirmar que a combinação rampa e escada constitui
- a) uma barreira urbanística.
- b) uma barreira no transporte.
- c) uma adaptação inadequada.
- d) uma adaptação arquitetônica.
- #160319
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(1,0) 12 -
Considerando as disposições da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e suas alterações posteriores, que estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas sobre o currículo do ensino fundamental e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A inclusão de pelo menos uma língua estrangeira, compulsoriamente inglês, a partir da quinta série/sexto ano, é obrigatória. ( ) O ensino da arte é um componente curricular obrigatório, podendo ou não incluir o ensino de música, de acordo com o projeto político pedagógico da unidade escolar. ( ) O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. ( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V F V F
- b) V V F F
- c) F F V V
- d) F V F V
- #160320
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(1,0) 13 -
A finalidade do Programa Mais Educação, instituído pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, é “[...] contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da _______________, mediante __________________”(BRASIL, 2010, p.1).
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do texto acima é
- a) valorização dos profissionais de educação / implantação da gestão democrática da escola.
- b) superação das desigualdades educacionais / erradicação de todas as formas de discriminação.
- c) melhoria da qualidade na educação / ampliação do tempo de permanência das crianças até a conclusão do Ensino Fundamental II.
- d) ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola pública / oferta de educação básica em tempo integral.
- #160321
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(1,0) 14 -
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), estabelecendo que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida.
Sobre o direito à educação, de acordo com o Estatuto da Pessoa com deficiência, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A escola inclusiva, que tem classes bilíngues, deverá oferecer a língua portuguesa como primeira língua e LIBRAS como segunda língua, assegurando o desenvolvimento de aspectos linguísticos da língua pátria. ( ) O Estado, a família, a comunidade escolar e a sociedade têm o dever de assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. ( ) O Estado deve assegurar a acessibilidade para todos os estudantes, trabalhadores da educação e demais integrantes da comunidade escolar, às edificações, aos ambientes e às atividades relacionadas a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino. ( ) O Estado tem o dever de assegurar que as instituições de ensino da rede pública ofereçam educação bilíngue, sendo LIBRAS a segunda língua, bem como o uso do sistema Braille, em todos os níveis e modalidades de ensino, independente de ter ou não alunos deficientes na unidade de ensino.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
- a) V F V F
- b) V V F F
- c) F V V F
- d) F F V V
- #160322
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(1,0) 15 -
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, considera(m)-se “[...] ______________________: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social” (BRASIL, 2015, p.1-2).
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto acima é
- a) acessibilidade
- b) tecnologia assistiva
- c) apoio técnico escolar
- d) adaptações razoáveis