Simulado Prefeitura de Barra Mansa - RJ | CONCURSO
📚 Simulado Prefeitura de Barra Mansa-RJ gratuito | cód.13514
Estude com estratégia: o simulado Prefeitura de Barra Mansa-RJ foi criado pensando em você! 📘
🔗 Vejam mais simulados Prefeitura de Barra Mansa-RJ
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado Prefeitura de Barra Mansa-RJ foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado Prefeitura de Barra Mansa-RJ e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões Prefeitura de Barra Mansa-RJ
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso Prefeitura de Barra Mansa-RJ
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Prefeitura de Barra Mansa-RJ. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Prefeitura de Barra Mansa-RJ
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Prefeitura de Barra Mansa-RJ.
Ver apostilas para Prefeitura de Barra Mansa-RJ
📢 Concursos Abertos para Prefeitura de Barra Mansa-RJ
Veja os concursos abertos da instituição Prefeitura de Barra Mansa-RJ. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para Prefeitura de Barra Mansa-RJ
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #192588
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses. Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular:
- a) aos interesses da classe trabalhadora;
- b) aos interesses da gestão capitalista;
- c) aos interesses opostos ao pequeno burguês;
- d) à mais-valia;
- #192589
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.
Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
- a) associacionista;
- b) sócio-histórica;
- c) empirista;
- d) ambientalista;
- #192590
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”.
Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
- a) é pessimista, pois não valoriza a Escola e é a que exprime o processo “deixar como está ”;
- b) é otimista, mas ao mesmo tempo, ingênua, por atribuir à escola uma autonomia absoluta na inserção social e na capacidade de extinguir a pobreza;
- c) está bastante presente no cotidiano pedagógico, atribuindo à escola um papel político de pouca relevância;
- d) atribui um otimismo ingênuo à sociedade, entendendo a escola como politicamente interessada na manutenção da desigualdade social;
- #192591
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Cada sociedade possui seu ethos, ou se compõe de um conjunto de ethos. Os papéis sociais têm seu fundamento no ethos de uma sociedade. Nesse sentido, quando se fala em conjunto de ethos, deseja-se referir a:
I - uma reflexão crítica sobre a moralidade, independente da dimensão moral do comportamento do homem;
II - um desempenho, ao dever fazer do educador;
III - à sociedade burocrática e à política que a sustenta;
IV - jeitos de ser, que conferem um caráter a uma organização social.
Está correto o que se afirma em:
- a) I e II;
- b) II, apenas;
- c) III, apenas;
- d) IV, apenas.
- #192592
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Neidson Rodrigues (1985) diz que a filosofia é análoga a um farol e não a um indicador de caminhos. Esse autor, simbolicamente, quis dizer que:
- a) o farol é algo concreto e que emite luz para os navegantes localizarem cardumes;
- b) o farol tem a função de iluminar caminhos, que podem ser múltiplos, para que se alcancem os objetivos;
- c) o farol faz parte dos recursos de uma sociedade contemporânea que tem por base fazer o conhecimento pela imagem;
- d) o farol possibilita a visão do trabalho numa perspectiva tradicional que assegura a obtenção de respostas já comprovadas;
- #192593
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.
Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
- a) trata-se simplesmente de uma solução pedagógica, visando a eliminação da seriação;
- b) os tempos e espaços da escola são postos a serviço de novas relações de poder entre o aluno e o professor;
- c) a eliminação da avaliação, possibilitando o acesso automático do aluno em todas os anos escolares do ensino fundamental;
- d) atende à lógica política somente, na eliminação e retenção de alunos reprovados nos anos do ensino fundamental;
- #192594
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O que Weiss (2000) entende como sendo “o conjunto dinâmico que estrutura os conhecimentos que o sujeito já possui, os estilos usados nessa aprendizagem, o ritmo e áreas de expressão da conduta, a mobilidade e o funcionamento cognitivos, os hábitos adquiridos, as motivações presentes, as ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender, as relações vinculares com o conhecimento em geral e com o objeto de conhecimento escolar, em particular, e o significado da aprendizagem escolar para o sujeito, sua escola e sua família”, chama-se:
- a) Modelo de Ensino;
- b) Modelo de Conhecimento;
- c) Modelo de Aprendizagem;
- d) Modelo de Ensino-Aprendizagem;
- #192595
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Como sabemos, existem diferentes níveis de interpretação nos desenhos feitos no teste do par educativo. Provavelmente, o mais valioso é o de análise de conflito representado pelas defesas representadas. Nele veremos representadas cenas de hostilidade, incomunicabilidade entre os personagens e também cooperação e integração emocional. Dentre as características atribuídas pelos alunos, podemos inferir algumas referências de como aparecem expostos os seus conteúdos de aprendizagem e finalmente ao clima emocional característicos da situação total. Com esses dados em mãos, o psicopedagogo deve:
- a) realizar o diagnóstico psicopedagógico;
- b) iniciar o tratamento com base nos dados levantados;
- c) entrar em contato com o docente e pais buscando uma interação entre eles;
- d) realizar outros testes e integrá-los, na busca por um diagnóstico mais completo;
- #192596
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Segundo nos ensina Jorge Visca a aprendizagem se desenvolve de uma maneira específica, sendo um processo continuo que passa por sucessivos níveis de evolução. De acordo com seus estudos, esse esquema evolutivo passa por quatro níveis qualitativos sequenciais sucessivos que são:
1 - dêutero-aprendizagem;
2 - aprendizagem assistemática;
3 - proto-aprendizagem;
4 - aprendizagem sistemática.
Assinale abaixo a alternativa na qual os níveis qualitativos estabelecidos por Visca se encontram na sequência de desenvolvimento evolutivo correta:
- a) 1, 2, 3 e 4;
- b) 3, 1, 2 e 4;
- c) 2, 3, 1 e 4;
- d) 4, 2, 3 e 1;
- #192597
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- Prefeitura de Barra Mansa-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.
Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica:
- a) a anamnese não analisa fatos, mas a historia de vida;
- b) os atos falhos representam um valioso indicativo das dissonâncias do processo cognitivo;
- c) a anamnese não se limita a um questionário;
- d) a anamnese é realizada apenas durante a primeira sessão de entrevista;