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Simulado Políticas Educacionais | CONCURSO

Simulado Políticas Educacionais

Simulado Políticas Educacionais

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Este Simulado Políticas Educacionais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Políticas Educacionais
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Políticas Educacionais

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#243591
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Remete às condições sociais e à forma como cada condição desperta a necessidade de ação. Problemas podem ser percebidos a partir de indicadores (por ex: taxas de mortalidade), de eventos, crises e símbolos (por ex: desastres, acontecimentos), ou no feedback de ações governamentais (por ex: no acompanhamento de atividades implementadas, retorno de metas e outros). Um problema, quando identificado por dados quantitativos, por crises, ou pelo retorno de ações governamentais, assume grande importância no debate de formulação de políticas, contribuindo para a construção de argumentos em favor de uma política que busque resolver tais questões. A definição refere-se ao fluxo (de):

  • a) soluções.
  • b) decisão.
  • c) político.
  • d) problemas.
  • e) alternativas.
#243592
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

A concepção de interculturalidade que vem sendo incorporada ao discurso oficial de estados e organismos internacionais e que não questiona o modelo sociopolítico vigente na maior parte dos países compreende-se como interculturalidade

  • a) relacional.
  • b) crítica.
  • c) funcional.
  • d) dialógica.
  • e) dialética.
#243593
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Dentre os organismos multilaterais que orientam a reforma educacional brasileira, a partir da década de 1990, destaca-se o Banco Mundial, cujo diagnóstico acerca da educação brasileira aponta, como razões para o baixo desempenho do país nessa área:

I) Precária organização do sistema educacional nos níveis estadual e municipal.

II) Gerenciamento e clima para aprendizado ineficientes no âmbito da escola.

III) Demanda insuficiente de escolaridade de qualidade no âmbito da comunidade.

IV) Preparação e remuneração inadequadas do pessoal do setor de educação.

É correto o que está dito em:

  • a) I, II e III
  • b) II, III e IV
  • c) I, III e IV
  • d) I, II e IV
  • e) I, II, III e IV
#243594
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

1o período analisado
Nos anos 90, todo o espectro de políticas sociais e econômicas esteve sob a influência da chamada Agenda Neoliberal. O conjunto de propostas assumiu um caráter abrangente, com implicações para além das fronteiras nacionais, o que confere especificidade à década.
2o período analisado
Quanto à política para o ensino superior, no quadro de esgotamento do crescimento privado, trata-se não mais de priorizar a expansão de matrículas, cursos e instituições particulares, mas de criar condições para a sustentação financeira dos estabelecimentos já existentes. O Programa Universidade para Todos (ProUni) surgiu, em 2003, acompanhado por um discurso de justiça social (...) e, novamente, mantém-se o incentivo recomendado pelo BIRD à iniciativa privada.
Conclusão
É possível concluir que a agenda de reformas do ensino superior nos dois períodos analisados é permeável às políticas macroeconômicas no que tange à reestruturação da produção e à reforma do Estado.
CARVALHO, C. H. A. de. Política para o Ensino Superior no Brasil (1995-2006): ruptura e continuidade nas relações entre público e privado. Adaptado. Disponível em: <;. Acesso em: 24 out. 2013.


Nesse sentido, segundo o texto, a política educacional nas últimas décadas tem ficado a reboque dos interesses da(s)

  • a) tecnocracia acadêmica, nos moldes dos interesses corporativos
  • b) economia, nos moldes das recomendações de organismos transnacionais
  • c) identidade cultural, nos moldes do reconhecimento das origens do povo brasileiro
  • d) pesquisa científica, nos moldes do avanço dos cursos de pós-graduação
  • e) demandas da sociedade, nos moldes das estratégias eleitorais dos políticos
#243595
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Políticas Educacionais
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 5 - 

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) consiste em universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos.
Assinale a alternativa que apresenta as estratégias para que tal meta seja cumprida.

  • a) Fomentar e priorizar o atendimento às crianças da área urbana e oferecer transporte para que as crianças da área rural possam se deslocar até as áreas urbanas.
  • b) Avaliar a educação infantil com base em instrumentos nacionais, a fim de aferir a proficiência dos alunos e verificar se os mesmos estão aptos para ingressar no ensino fundamental.
  • c) Formar parcerias com ONGs e empresas privadas visando à ampliação da oferta de vagas somente em creches institucionais.
  • d) Estimular a oferta de matrículas em creches com valores correspondentes a 30% do salário mínimo vigente, para que todos possam matricular seus filhos.
  • e) Manter e aprofundar o programa nacional de reestruturação e aquisição de equipamentos para a rede escolar pública de educação infantil.