Simulado Políticas Educacionais | CONCURSO
Simulado Políticas Educacionais
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Políticas Educacionais não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Políticas Educacionais
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Políticas Educacionais foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: CONCURSO
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Políticas Educacionais
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Políticas Educacionais
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Políticas Educacionais e saiam na frente em seus estudos.
Questões Políticas Educacionais
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Políticas Educacionais, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Políticas Educacionais
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #220447
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Artes, as oportunidades de aprendizagem de arte, dentro e fora da escola, mobilizam a expressão e a comunicação pessoal e ampliam a formação do estudante como cidadão, principalmente por:
- a) debates e manifestações de educadores, na atual legislação educacional brasileira
- b) vigorar como área de conhecimento e trabalho com as várias linguagens.
- c) intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo interior como com o exterior.
- d) criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio.
- e) favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana.
- #220448
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Ana Mae Barbosa (1991) propõe três aspectos da aprendizagem artística, denominados:
- a) produtivo, crítico e cultural.
- b) fruição, estesia e apreciação.
- c) social, cultural e emocional.
- d) realístico, abstrato e concreto.
- e) filosófico, psicológico e teológico.
- #220449
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na área de linguagens, na Disciplina de Língua Portuguesa, temos a descrição da seguinte habilidade:
“A formação desse leitor-fruidor exige o desenvolvimento de habilidades, a vivência de experiências significativas e aprendizagens que, por um lado, permitam a compreensão dos modos de produção, circulação e recepção das obras e produções culturais e o desvelamento dos interesses e dos conflitos que permeiam suas condições de produção e, por outro lado, garantam a análise dos recursos linguísticos e semióticos necessária à elaboração da experiência estética pretendida”.
Dessa habilidade, especificamente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, aponta algumas competências, das quais citamos:
I - Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
II - Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendoos como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.
III - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs.
Partindo da ideia de interdisciplinaridade entre Língua Portuguesa e Artes, quais das competências, citadas, podem ser desenvolvidas por ambas as disciplinas?
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II e III, apenas.
- d) I, II e III.
- e) Nenhuma delas.
- #220450
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No contexto pedagógico atual, a atitude do professor de Artes ao propor a interação com as linguagens artísticas e outros saberes e de proporcionar momentos de diálogos, trocas e interação entre professor e estudante, entre os estudantes, entre artistas, obras e apreciadores é reconhecida como:
- a) Ação Propositora.
- b) Expedição Dialógica.
- c) Conexão Rizomática.
- d) Dinamização Cultural.
- e) Proposta Interdisciplinar.
- #220451
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:
1.( )O Projeto Político Pedagógico é um documento criado pelo gestor escolar.
2.( )Uma das finalidades do Projeto Político Pedagógico é definir as atividades e os projetos educativos a serem desenvolvidos na unidade de ensino.
3.( )Os Planos de Ensino dos professores, com todos os seus detalhamentos, devem ser contemplados no Projeto Político Pedagógico.
A sequência CORRETA é:
- a) V, V, F.
- b) V, F, V.
- c) F, V, F.
- d) V, V, V.
- e) V, F, F.
- #220452
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento. Nesse sentido, NÃO seria uma das dimensões, a seguinte:
- a) Fruição.
- b) Reflexão.
- c) Crítica.
- d) Expressão.
- e) Historicidade.
- #220453
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A chamada _____________ se refere a um processo pedagógico pelo qual há uma ligação entre as disciplinas por conta de algo em comum entre elas. Já a ____________ seria uma intercomunicação entre os componentes curriculares de forma, a se abolir complemente as fronteiras entre eles.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
- a) intradisciplinaridade - interdisciplinaridade
- b) transdisciplinaridade - interdisciplinaridade
- c) interdisciplinaridade - transdisciplinaridade
- d) interdisciplinaridade - intradisciplinaridade
- e) intradisciplinaridade - transdisciplinaridade
- #220454
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre a interface entre o Currículo e a Didática, assinale a alternativa CORRETA:
- a) Enquanto a Didática tem como enfoque os conteúdos a serem ensinados, o Currículo se dedica aos métodos de ensino.
- b) O currículo escolar deve ir além de apenas indicar o que a escola deve ensinar.
- c) O currículo escolar é rígido, ou seja, não é sujeito a mudanças estruturais.
- d) A construção do currículo escolar é pautada, sobretudo, no senso comum.
- e) O Currículo e a Didática apresentam uma mesma identidade e se referem ao mesmo campo do saber pedagógico.
- #220455
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Acerca da atuação do professor de Arte é importante que ele:
- a) Atue de maneira interdisciplinar.
- b) Dê um enfoque a apenas uma das linguagens da Arte.
- c) Também seja formado em História de modo a ter capacidade de abordar História da Arte em sala de aula.
- d) Seja um artista plástico, músico, dramaturgo ou dançarino.
- e) Não se preocupe em aperfeiçoar a criatividade dos estudantes.
- #220456
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Políticas Educacionais
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Assinale a alternativa que apresenta a melhor e mais usada forma de avaliação para se conhecer o que o estudante aprendeu na série/ano anterior:
- a) Autoavaliação.
- b) Avaliação somativa.
- c) Avaliação comparativa.
- d) Avaliação diagnóstica.
- e) Avaliação formativa.