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Simulado Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP | CONCURSO

Simulado Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP

Simulado Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP

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Este Simulado Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP

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#230379
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Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP
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(1,0) 1 - 

O último programa de política industrial adotado no Brasil, do qual resultou uma profunda transformação da estrutura produtiva da economia e um aumento considerável da participação das exportações de produtos manufaturados no total dos bens exportados brasileiros está relacionado ao(à)

  • a) I Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND), implementado entre 1972 e 1974, no Governo Médici
  • b) II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), implementado entre 1975 e 1979, no Governo Geisel
  • c) Plano Brasil Maior, implementado em 2011, no Governo Dilma Rousseff (1º mandato)
  • d) Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), implementado em 2008, no Governo Lula (2º mandato)
  • e) Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), implementada em 2004, no Governo Lula (1º mandato)
#230380
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Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP
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(1,0) 2 - 

Em 2008, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o "tsunami" sofrido pela economia mundial resultaria em apenas uma "marolinha" no Brasil.

O país inicialmente escapou do risco de contágio da crise de subprime que assolava os EUA. Em meio a uma política de subsídios, gastos governamentais e incentivo ao crédito, o Brasil registrou 7,5% de crescimento em 2010 - o maior ritmo em 24 anos.

Com relação a crise financeira de 2008, pode-se afirmar que:

  • a) Houve um grande endividamento por parte do governo e foi necessário tomar um novo empréstimo junto ao FMI para não quebrar o país.
  • b) “o crescimento muito baixo” no período de crise foi alavancado por uma onda especulativa gerada pela política de aumento da liquidez internacional do Banco Central Norte-Americano (FED).
  • c) O Brasil atravessou bem o período posterior a crise devido às medidas tomadas para fortalecer a economia nacional, como a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e o Programa de sustentação do Investimento (PSI).
  • d) A crise obrigou a classe média a apertar o cinto ante o aumento de até 100.000% no preço da luz, do gás e da água em relação às tarifas hiper-subsidiadas. Além disso, o poder aquisitivo diminuiu com reajustes salariais inferiores à inflação.
  • e) Com o esgotamento da política de crédito, a redução no consumo, a má situação das contas públicas, a deterioração no cenário internacional, a queda no preço das commodities, uma crise política interna e um enorme escândalo de corrupção, o país viu sua economia se contrair, entrando na que é hoje a maior recessão de sua história.
#230381
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(1,0) 3 - 

A Portaria Interministerial nº 170, de 4 de agosto de 2010, visa disciplinar a composição e o funcionamento do Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos, denominado GT-PPB, e regulamentar os procedimentos de análise e aprovação de Processo Produtivo Básico - PPB. Dessa forma, na análise prévia do PPB, deverão ser observados os seguintes critérios básicos:

  • a) buscar o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus, ainda que necessário o deslocamento de indústrias de regiões tradicionais produtoras do bem em análise ou a simples transferência de plantas industriais da empresa pleiteante já instaladas no País;
  • b) frear o crescimento de oferta de emprego na região envolvida, de modo a evitar uma migração interna no país;
  • c) agregar valor nacional à produção, por meio da atração de investimentos que, efetivamente, gerem níveis crescentes de produtividade e de competitividade, incorporem tecnologias de produtos e de processos de produção compatíveis com o estado da arte e da técnica e contemplem a formação e a capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • d) buscar independência em relação às macro-metas contidas na Política de Desenvolvimento Produtivo - PDP e em futuras políticas governamentais que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico;
  • e) estabelecer a setorização do processo produtivo, unificando as atividades por região, de modo a formar polos estratificantes.
#230382
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(1,0) 4 - 

Acerca da inovação, assinale a opção correta.

  • a) A PDP e a PITCE são políticas públicas que direta ou indiretamente envolvem o tema da inovação.
  • b) No Brasil, as empresas, independentemente do tamanho, têm mais chances de inovarem se estiverem presentes em um arranjo produtivo local.
  • c) Ao se pensar em inovação em empresas de pequeno porte, percebe-se que elas pouco inovam, pois há poucas patentes registradas por empresas desse porte.
  • d) A inovação sempre é classificada em dois tipos: radical e incremental.
  • e) Se uma empresa quiser manter sua vantagem competitiva, ela necessita investir em pesquisa e em desenvolvimento para inovar.
#230383
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(1,0) 5 - 

Há uma corrente dentro do pensamento econômico brasileiro que afirma que, a partir da orientação econômica liberalizante assumida pelos gestores de nossa política econômica, nos anos 90 e início do século XXI , o país abandonou a ideia de uma política industrial, outrora presente. Nesse contexto,

  • a) o documento publicado pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, durante o primeiro governo FHC, intitulado Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, ao enumerar uma série de instrumentos, tais como políticas de investimento, de capacitação tecnológica, de comércio exterior, de capacitação de recursos humanos e de apoio às microempresas e empresas de pequeno porte, corrobora essa perspectiva.
  • b) o denominado Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (IPND), ao elencar “grandes programas de investimentos”, com o propósito de consolidar a infraestrutura econômica e as indústrias básicas, contraria essa afirmação.
  • c) o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em sua primeira fase, de 2007 a 2010, focava apenas os investimentos em infraestrutura urbana, nas regiões mais carentes do país, sem vislumbrar qualquer impacto sobre o produto industrial, o que vem ao encontro da perspectiva dessa corrente.
  • d) a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), reforça a perspectiva acima, ao propor-se enfrentar quatro desafios, a saber: ampliação da capacidade de oferta para enfrentar uma demanda em expansão, mantendo-se o controle sobre a inflação; preservar a robustez do balanço de pagamentos brasileiro; elevar a capacidade de inovação das empresas brasileiras; e ampliar as condições de acesso a mercados para micro e pequenas empresas, o que corrobora essa perspectiva.
  • e) a afirmação contida em relatório de 1998 do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) de que bastaria estabelecer um ambiente macroeconômico favorável para que as forças autônomas do mercado se encarregassem de transformar nosso país em importante base de produção industrial do mundo, corrobora essa perspectiva.