Processando...

Simulado Polícia Militar-PB - Português 1 | CONCURSO

Simulado Polícia Militar-PB - Português 1

📚 Simulado Polícia Militar-PB | Soldado da Polícia Militar | cód.3656

Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso Polícia Militar-PB! 💡

 

🔗 Vejam mais simulados Polícia Militar-PB

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado Polícia Militar-PB foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado Polícia Militar-PB e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões Polícia Militar-PB

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso Polícia Militar-PB


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso Polícia Militar-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Polícia Militar-PB


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso Polícia Militar-PB.

Ver apostilas para Polícia Militar-PB


📢 Concursos Abertos para Polícia Militar-PB

Veja os concursos abertos da instituição Polícia Militar-PB. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para Polícia Militar-PB


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#40941
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Ao analisar a estrutura do texto, percebe-se que se trata de um grande “bloco”, formado por um único parágrafo. Assinale a opção que melhor estabelece uma relação entre a forma do texto e o conteúdo abordado.

  • a) A forma do texto sugere a sensação de liberdade apresentada pelo autor.
  • b) A forma do texto simboliza o sentimento de opressão vivenciado pelos escreventes.
  • c) A forma do texto inviabiliza o ideal de liberdade proposto no texto.
  • d) A forma livre do texto invalida a percepção de que os escreventes estão oprimidos.
#40942
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

É possível perceber que há, no texto, várias referências a um interlocutor ou receptor. Desse modo, indique a opção que nãoevidencia essa característica.

  • a) “largue tudo de repente sob os olhares à sua volta,”
  • b) “faça os gestos mais calmos quanto os tais escribas mais severos”
  • c) “os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários”
  • d) “Mas nao exagere na medida e suba sem demora ao quarto”
#40943
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O texto começa com a expressão “Nesta sala”. Sobre o emprego do pronome demonstrativo “esta” que se encontra contraído em tal expressão, é correto afirmar que:

  • a) indica que uma ideia citada anteriormente está sendo retomada.
  • b) revela proximidade entre o enunciador e o espaço narrado.
  • c) indica que o leitor encontra-se no espaço narrado.
  • d) revela distanciamento entre o enunciador e o espaço narrado.
#40944
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

No fragmento “onde invejáveis escreventes dividiram entre si o bom-senso do mundo”, o pronome “onde” poderia ser substituído, mantendo-se o sentido original do texto, pela seguinte estrutura:

  • a) para a qual
  • b) a qual
  • c) na qual
  • d) sobre a qual
#40945
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

O texto pode ser entendido também como um convite ao leitor para mudar de realidade. Um elemento gramatical que contribui para esse efeito e:

  • a) a grande quantidade de vocativos.
  • b) a escassez de adjetivos no texto.
  • c) o uso da Norma Culta da Lingua.
  • d) o emprego recorrente do modo imperativo.
#40946
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Em “Feito um banhista incerto”, percebe-se que se indica, corretamente, a classe gramatical de uma dessas palavras em:

  • a) “incerto” - advérbio
  • b) “um” - artigo indefinido
  • c) “um” - numeral
  • d) “banhista” - adjetivo
#40947
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Os parênteses, geralmente, introduzem um comentário acessório no texto. Assim, em “(espécie da qual voce, milenarmente cansado, talvez se sinta um tanto excluído)”, considerando o contexto, com o trecho em destaque; o autor pretende dizer que o interlocutor:

  • a) sente-se antiquado, obsoleto.
  • b) não é muito sociável.
  • c) não se sente ser humano.
  • d) fala pouco no trabalho.
#40948
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Em “Desça, sem pressa, degrau por degrau, sendo tolerante com o espanto”, além de um papel sintático a pontuação cumpre um efeito importante, pois:

  • a) impede duplas interpretações.
  • b) isola o aposto.
  • c) reforça a ideia de lentidão.
  • d) indica uma enumeração de termos de mesma função.
#40949
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Considerando a tipologia que caracteriza o texto em análise, é correto afirmar que se trata da:

  • a) argumentativa
  • b) narrativa
  • c) descritiva
  • d) expositiva
#40950
Banca
IDECAN
Matéria
Português
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Considerando o contexto e o fragmento “os que estiveram em casa ocupados na limpeza dos armários, que você não sabia antes como era conduzida.", conclui-se o seguinte motivo pelo qual a condução da limpeza não fora conhecida pelo interlocutor:

  • a) falta de interesse do interlocutor
  • b) incapacidade das empregadas.
  • c) desconhecimento das tarefas diárias.
  • d) falta de tempo em função do trabalho