Processando...

Simulado Polícia Militar-PB - História e Geografia da Paraíba | CONCURSO

Simulado Polícia Militar-PB - História e Geografia da Paraíba

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Polícia Militar-PB.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca IBFC, para nível Médio do cargo de Soldado da Polícia Militar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Polícia Militar-PB.

*Conteúdo Programático do Simulado de História e Geografia da Paraíba do concurso Polícia Militar-PB.

GEOGRAFIA DA PARAÍBA

  1. Formação do território paraibano.
  2. Geografia física: relevo, clima, vegetação, hidrografia. 3. Geografia humana: aspectos econômicos, sociais e culturais.
    HISTÓRIA DA PARAÍBA
    O sistema de Capitanias Hereditárias e a anexação do território da Paraíba à capitania de Pernambuco; A criação da Capitania da Paraíba: As expedições de conquista da Paraíba(1574-1585); O europeus na Paraíba; Os povos indígenas na Paraíba; A fundação da Paraíba; Os Holandeses na Paraíba; A Inquisição na Paraíba e a expulsão dos Jesuítas; A Paraíba e a independência do Brasil; A Paraíba e a Revolução Praieira; O Ronco da Abelha na Paraíba; A Paraíba e a Guerra do Paraguai; A Revolta do Quebra-Quilos; A Revolta de Princesa; O Movimento Revolucionário de 1930; A Paraíba e a Revolução constitucionalista de 1932; A Paraíba e a intentona Comunista de 1935; A Paraíba e a Segunda Guerra Mundial; A Paraíba e as ligas Camponesas.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de História e Geografia de Estados e Municípios.

#41036
Banca
IBFC
Matéria
Geografia e História da Paraíba
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Quando o governador geral Dom Luis de Brito recebeu a ordem para separar Itamaracá, recebeu também do rei de Portugal a ordem de punir os índios responsáveis pelo massacre, expulsar os franceses e fundar uma cidade. Assim, começaram as cinco expedições para a conquista da Paraíba. Faça a associação correta: 

I. 1.574. 
II. 1.575.
III. 1.579.
IV. 1582.
V. 1.584.

( ) Frutuoso Barbosa volta decidido a conquistar a Paraíba, mas desiste após perder um filho em combate. 
( ) Expedição comandada pelo governador geral Dom Luis de Brito, que foi prejudicada por ventos desfavoráveis e eles nem chegaram às terras paraibanas. 
( )A expedição chega a Paraíba e captura cinco navios de traficantes franceses, solicitando mais tropas de Pernambuco e da Bahia para assegurar os interesses portugueses na região.
( ) Dom Fernão da Silva, comandante da expedição, teve sua tropa surpreendida por indígenas e teve que recuar para Pernambuco.
( ) Ainda sob forte domínio “de fato" dos franceses, foi concedida, por dez anos, ao capitão Frutuoso Barbosa a Capitania da Paraíba, desmembrada de Olinda.

A seqüência correta de cima para baixo é:

  • a) I, II, III, IV, V.
  • b) IV, II, V, I, III.
  • c) V, IV, III, II, I.
  • d) III, V, I, II, IV
#41037
Banca
IBFC
Matéria
Geografia e História da Paraíba
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Leia o enunciado a seguir. 

Os europeus que vieram para o estado eram predominantemente__________________________ , isso desde o início da colonização no século . Estes chegaram à Paraíba provenientes principalmente da Capitania de___________________. O pequeno número de mulheres__________ na época estimulou logo cedo a miscigenação com mulheres das tribos locais e, em menor escala, com as mulheres__________ , sedimentando a base da população atual. 

Assinale a alternativa que preencham adequa e respectivamente as lacunas.

  • a) Portugueses - XVI - Pernambuco - brancas - escravas.
  • b)     Holandeses - XV - Ceará - brancas - índias.
  • c) Italianos - XVI - Rio Grande do Norte - pardas - brancas.
  • d) Portugueses - XV - Rio Grande do Norte - negras - caboclas
#41038
Banca
IBFC
Matéria
Geografia e História da Paraíba
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em relação a população indígena analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.

( ) Os índios Cariris se encontravam em maior número que os tupis e ocupavam uma área que se estendia desde o planalto da Borborema até os limites do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 
( ) Os índios Tabajaras - eram mais numerosos que os Potiguaras e ocupavam uma pequena região nos limites do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
( ) Os índios Potiguaras na época da fundação da Paraíba, os Potiguaras formavam um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas. A aliança que firmaram com os portugueses foi de grande proveito para os índios quando da conquista da Paraíba e fundação de João Pessoa.

A seqüência correta das assertivas é:

  • a) F-V-V.
  • b) V-V-V.
  • c) F-F-V.
  • d) V-F-F
#41039
Banca
IBFC
Matéria
Geografia e História da Paraíba
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Em relação à presença holandesa na Paraíba, é correto afirmar:

I. A instalação da empresa açucareira no Brasil contou com a participação holandesa, desde o financiamento das instalações até a comercialização no mercado europeu. 

II. O primeiro governador da província holandesa da Paraíba e Rio Grande do Norte foi Duarte Gomes da Silveira, que em nome do Príncipe de Orange dos Estados Gerais e da Companhia, fez aos paraibanos, em ata de 13 de janeiro de 1.635 várias promessas. 

III. O controle holandês sobre a Paraíba durou apenas 10 anos, de 1.634 a 1.644. 

IV. Na época da invasão holandesa, a população era dividida em dois grupos: os homens livres (holandeses, portugueses e brasileiros) e os escravos (de procedência brasileira ou africana).

V. Quando da invasão holandesa ao nordeste do Brasil, a Paraíba era a terceira capitania em ordem de grandeza e importância econômica na colônia, sendo precedida pela Bahia e Pernambuco. Era esta riqueza e prosperidade que atraía os invasores. 

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • a) I, IV e V.
  • b) II e III.
  • c) I, III e V.
  • d) II e IV.
#41040
Banca
IBFC
Matéria
Geografia e História da Paraíba
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Em 1.930 um grupo armado, sediado na cidade de Princesa, no alto sertão paraibano, tentou conturbar a ordem pública no interior do Estado. Os acontecimentos mais marcantes desse confronto foram: 

I. O desastre da Água Branca, em que cerca de 200 (duzentos) policiais foram mortos em uma emboscada.
II. A tomada, pela Polícia, das cidades de Teixeira, Imaculada e Tavares.
III. Cerco de Tavares, que se achava ocupada pela Polícia e foi cercada por grupos de cangaceiros, durante 18 dias. 

Estão corretas as afirmações:

  • a) I e II.
  • b) I, II e III.
  • c) lI e III.
  • d) I e III
#41041
Banca
IBFC
Matéria
Geografia e História da Paraíba
Concurso
Polícia Militar-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O movimento popular ocorrido entre dezembro de 1.851 e fevereiro de 1.852, que envolveu vilas e cidades de cinco províncias do Nordeste, ficou conhecido como a Revolta do Ronco da Abelha. Os incidentes foram provocados por dois decretos imperiais, de junho de 1.851, que são:

  • a) Decretos 796 e 797.
  • b) Decretos 797 e 798
  • c) Decretos 798 e 799.
  • d) Decretos 795 e 796